segunda-feira, outubro 22, 2007

Formula 1


Ontem à tarde fiz questão de ficar em casa. Queria mesmo ver a ultima prova do Campeonato do Mundo de F1.

Já nem me lembro da ultima vez que fiz mesmo questão de ver uma corrida. O ano passado ainda tentava as vezes ver (mas era daquelas coisas: se estivesse em casa via, se nao estivesse era indiferente) dado que tinhamos lá o Tiago Monteiro. De resto, confesso que perdi o interesse por tal modalidade. Já nao há pilotos como Nélson Piquet, Senna, Prost, Mansell, etc e cada vez mais são os motores e os pneus a decidir e em que os pilotos são menos determinantes. De à varios anos que regra geral (exceptuando quando lá esteve Tiago Monteiro) que vejo os resultados e pouco mais.

Este ano, saiu o portuga, saiu tb Schumacher (com quem sempre embirrei) e entrou um tal de Lewis Hamilton. Normalmente há sempre alguém por quem se tem sempre preferência. O miudo é inglês, teve uma infancia atipica (comparativamente aos meninos endinheirados que correm na F1) e desde muito pequeno que percorria o sonho de correr na maior competição de carros. Comecei e simpatizar com ele e a torcer para que fosse campeão.

Esqueci-me de dizer que odeio Fernando Alonso e que Raikkonen é tao frio e táo ramboiano que dfinitivamente nao tinha muita vontade que vencesse.

Sentei-me, ou melhor, deitei-me entao no sofá para ver a grande final e não é entao que contrariando todos os prognósticos, Kimi Raikkonen (Ferrari) conquistou ontem, no Grande Prémio do Brasil, o título de campeão mundial de F1 !!! Ha coisas fantásticas não há???!!

Com sete pontos de atraso sobre Lewis Hamilton e três para Fernando Alonso, Raikkonen deveria não apenas ganhar a corrida, como esperar por circunstâncias de corrida bastante favoráveis. E foi isso que veio a suceder, pois se Alonso foi terceiro, Hamilton, vítima de problemas na caixa de velocidades nas primeiras voltas, não conseguiu melhor que o sétimo lugar. Os dois pilotos da McLaren-Mercedes terminaram o campeonato com o mesmo número de pontos (109).

Dizer se este titulo é justo ou é injusto é sempre complicado. Mas sei que Hamilton dominou todo o campeonato e perdeu o mesmo nas 2 ultimas corridas. Talvez a inexperiência justique um pouco o que aconteceu. Ontem a sua corrida foi mesmo inglória! 1º meteu água e saiu de pista e depois foi a caixa de velocidades a trai-lo e remeteu-lo para 18º!! Ainda recuperou para 7º mas mais que isso era impossivel.

Parabéns ao Campeão e espero que para o ano Hamilton vença e que tenhamos lá um portuga!!


Comentários:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Eu fiquei contentissimo com esta vitória da Ferrari.
Sempre que fui pela primeira vez à fórmula 1, aos 9 anos,habituei me a torcer, não por um piloto em especial, como os meus pais torciam pelo Senna, mas sim pela Ferrari.
Nunca torci por um piloto em especial, claro que uma especial atenção com alguns, como foi o caso do Monteiro ou mesmo do Prost, Mansell ou Rubinho. Cresci a gostar e a torcer pela Ferrari, estivesse quem la estivesse.
Eu que detestava o Senna (grandes guerras com a minha mãe quando eu torcia pelo Prost), se fosse para marca de Maranello eu ia torcer por ele como se não houvesse mais nenhum piloto no mundo.
Eu nunca gostei da Mclaren por isso vibrei mesmo com esta vitória, a má gestão de estratégia em todo o campeonato deu a vitória a quem consegui ser uma verdadeira equipa.

Parabéns à Ferrari e ao Raikkonen.
Nota para dizer que também não vou à bola com o Alonso e que se ganhasse alguém da Mclaren que fosse o Hamilton.

PS: Ontem fui ao Estoril ver as corridas da renault. Atenção a um Felipe Albuquerque que corre na mesma categoria onde correram Raikkonen, Kovailannen, Monteiro e outros que estiveram ou estão na F1.
 
Pois essa é uma questão sensivel: torcel sempre por uma equipa independentemente de quais os pilotos que correm com os seus carros ou torcer pelos pilotos em si, nao ligando às equipas.
Eu pessoalmente ligo sobretudo aos pilotos. Torço por um piloto, independentemente da equipa que represente.
Claro que sempre tive uma simpatia pela Ferrari ( lá está.. o vermelho!!) e por acaso nunca fui fã da Maclaren.
Mas para mim o importante é ver um piloto com qualidade e a ser determinante no sucesso.

Quanto a esse Filipe Albuquerque: pelo que sei é piloto da "equipa junior" da Red Bull. Parece que tem tido uns resultados interessantes. O problema é que por muito bom que até possa vir a ser, se nao tiver dinheiro (patrocinadores) nao se safa.

Atençao é ao Kubica. Esse miudo com o carro que tem faz milagres! Ainda vai lutar para o titulo!
 
Karlos, para veres lá um Português, será já um milagre alinhar numa das "equipas vassoura"; sem um grande patrocínio é impossível.
Alonso, que ainda é de um pais de 2ª classe, apareceu na Minardi e subiu na carreira porque SÓ tem por trás a TELEFÓNICA, que é a 2ª maior Telefónica Europeia e o SANTANDER, que penso que é o 2º banco Europeu.

Um piloto Português teria que ter um forte patrocínio, mesmo a sério.
Ora em Portugal só temos meia dúzia de empresas com dimensão:
- Galp
- PT
- EDP
- SONAE
- Alguns bancos

O problema é que estas empresas trabalham essencialmente para o mercado interno Português, mesmo a GALP que poderia ser eventualmente a mais forte, tem para já apenas algumas perspectivas em Espanha, e ainda assim mais junto à fronteira Portuguesa, vivendo essencialmente dos portugueses que vão a Espanaha atestar o depósito, aproveitando a VERGONHOSA diferença de 60$00 por litro (0,30€).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!