segunda-feira, outubro 01, 2007

Benfica - Sporting: O Jogo..... O Futebol!!

Ora......falemos de Futebol!! É disso que gosto, é isso que gosto de ver. O jogo no relvado. As emoções, a adrenalina, o vibrar, as tacticas, a criatividade, o talento.

Este era contudo um derby que jà à partida despertava menos interesse do que o normal, sobretudo se tivermos em conta que estamos na 6ª jornada. A pouco afluência do público reflectiu isso mesmo.
Nenhuma equipa podia dar-se ao luxo de perder e mesmo o empate poderia ser muito mau. Contenção era no entanto a palavra dominante no pensamento dos treinadores.
Paulo Bento, fiel aos seus principios, jogou com a sua estrutura habitual, apostanto contudo na velocidade Yannick no lugar do possante Purovic e dada a ausência de Ismailov, a titulidade de Vukcevic era óbvia.
Já Camacho, optou por reforçar o meio campo. Com o regresso de Luisão, Katsouranis voltou ao meio campo e contou com a companhia de Maxi Rodriguez, jogando com Rodriguez na esquerda e Di Maria na direita, os quais contudo iam alternando de flanco. Na defesa, para além de Luisão, verificou-se o regresso (do agora saudado) Nélson.
O jogo começou animado com 2 lances de perigo para cada das balizas. A expectativa de um jogo animado crescia. Havia alguma velocidade, e parecia haver isntruções para rematar à baliza. Nesse capitulo Miguel Veloso estava em destaque. Ora Miguel Veloso acaba por ser figura central no jogo. Defensivamente caiu um cima de Rui Costa, mesmo quando Rui Costa caía para um dos flancos, Veloso estava muito forte a fazer a tal pressao alta, ocupando muito bem os espaços e ofensivamente criava desiquilibrios. Ao contrário do que é normal, o Sporting nao priveligiava a posse de bola. Acho que viram com muita atenção o jogo Milan - Benfica e tentaram jogar de forma semelhante, fazendo lançamentos longos, tentanto explorar a velocidade de Liedson e sobretudo Yannick, e explorando os espaços entre o lateral e o central. Aqui tb Romagnoli aparecia muito e bem. Via se que havia ali trabalho de casa!
Já o Benfica apostava tudo em jogadas de Rui Costa e em jogadas pela direita com Nélson e Rdoriguez ou Di Maria. Mas Rui Costa teve dificuldades em se soltar e com isso o Benfica sofreu. Eu teria posto Di Maria no meio, para complicar a vida a Miguel Veloso e dando total liberdade a Rui Costa. Nélson teria mais liberdade para atacar pelo flanco, ficando salvaguardado por Maxi Pereira, até porque Vukcevik nao deu trabalho nenhum.
Jogo repartido, Benfica com mais posse de bola, mas o Sporting era mais objectivo e quase sempre mais perigoso. A grande ou a maior oportunide do jogo foi do Benfica após aquele falhanço inacreditável de Nuno Gomes após defesa incompleta de Stojkovic a grande remate de Rui Costa. Com o passar do tempo, o medo apoderou-se e nesse aspecto Paulo Bento foi ainda mais comedido e a entrada de Farnereud é disso exemplo.
Individualmente, grande , mas grande jogo de Polga e muito bom de Miguel Veloso e de Romagnoli.
No Benfica gostei muito de Nélson (atacou bem e secou por completo Vukcevic), Quim e Cristian Rodriguez.
Resultado justo e que prejudica gravemente as 2 equipas.

Etiquetas: ,


Comentários:
Como o Carlitos diz relativamente ao futebol creio que a haver um vencedor, e se tem havido um golo, claramente que teria que ser o SCP. Mais perigoso, mais objectivo, sempre com um controlo do jogo(às vezes sem bola, como disse e bem o Karlos). O Benfica foi mais coração e o SCP mais cabeça.

Análise Individual:

Benfica
Quim - seguro e decisivo;
Nelson - Esforçado a desiquilibrar, mas pouco perigoso;
Luisão - Sereno e seguro e forte no pontapé para a frente - não comprometeu;
ED Carlos - Deu-se melhor com o Yanick do que com o Inzaghi, boa exibição;
Maxi Pereira - Fechou bem, excepto quando levou com Romagnoli;
Katsouranis - uma exibição com dois penaltys, rins trocados pelo Pipi não pode ser considerada positiva;
Di Maria - Bom pé esquerdo, mau lóbulo esquerdo - tem de jogar mais para a equipa;
Rui Costa - 10 minutos em cada parte. 2 bons remates. o Melhor do SLB;
Cebola Rodrigues - O mais lutador, rematador e esforçado. Podia ter sido mais feliz se tivesse facturado;
Nuno Gomes - é zero e provou mais uma vez que é zero. Dizer que rende mais atrás do PL é invenção da imprensa, ou desculpa de quem o protege.

Sporting.

Stojkovic - comprometeu na única chance de perigo que foi chamado.
Abel - Seguro a defender e forte a atacar;
Ronny - bom a defender, insipiente a atacar;
Tonel - Nuno Gomes foi pêra doce;
Polga - Excelente forma, aquele cabrito ficou na retina;
Miguel Veloso - nos primeiros 5/10 minutos andou perdido, depois rectificou. Anda a falhar passes que não costumava;
Moutinho - Longe da boa forma de outros tempos. Algo nervoso;
Vuckcevic - Ainda não se adaptou tacticamente. Com bola é fantástico. O problema é que tem pouca bola;
Romagnoli - fantástico! Rupturas e desiquilibrios que podiam ter outra eficacia não fosse a azelhice dos companheiros e Quim;
Yanick - Não continuem a insistir nele, sff;
Liedson - discutiu mais do que jogou, não foi decisivo, apesar de interessante como 1ª defesa.
 
Li algures que foi um jogo fraco, mas não concordo. Acho que foi um bom jogo de futebol, com nuances tácticas, com treinadores interventivos, com boas exibições de jogadores, com oportunidades de golo, com casos de arbitragem que despoletam a paixão.

Francamente gostei. Futebol é isto. benfica-Sporting é isto... Está longe de ser um jogo de amigos.

O Benfica entrou melhor na partida, a acercar-se da baliza do Sporting, aproveitando a descompensação defensiva pelo lado esquerdo do Sporting (sobretudo a partir do meio campo). Foi quase sempre a partir daí que as àguias atacaram.

Entretanto Paulo Bento corrigiu o posicionamento do meio campo leonino, pediu contenção a Vukcevic, maior apoio a Romagnoli... E o Sporting equilibrou a contenda por volta dos 15-20 minutos. À meia hora, já se sentia um controlo leonino. Romagnoli a provocar rupturas (passa e vai), e a verdade é que no Benfica ninguém sabia quem o marcava.
Lamentavelmente, via-se boa circulação de bola, mas não se viam lances de perigo junto das balizas. Lembro-me de um remate de Miguel Veloso que o Quim defendeu para a frente, e de umas entradas na àrea do Sporting dos jogadores do Benfica mas que nunca deram remate (enorme POLGA).

Na segunda parte, ambas as equipas quiseram ganhar, mas assistimos ao crescimento de Rui Costa, ao mesmo tempo que Miguel Veloso rebentou completamente. Colou-se aos centrais... Se a isso juntarmos a propensão ofensiva de Vukcevic, vimos um Sporting com um losango demasiado alongado, a deixar demasiados espaços, sujeito a sofrer com as rápidas transições defesa ataque do Benfica (Rui Costa, Di Maria e Rodriguez podiam ter feito o Sporting pagar). Paulo Bento viu isso... olhou para o seu banco e deparou-se com duas hipóteses: Ou tirava Miguel Veloso e deixava Moutinho a trinco e tentava claramente vencer o jogo, ou recuava as linhas e tentava o contra golpe rápido nas costas dos jogadores encarnados. Todos sabiam que a+i viria o muito criticado Farnerud. E o jogador foi tacticamente útil. O Sporting retomou o controlo do jogo e nessa altura poderia ter vencido o jogo, numa altura em que passou então a beneficiar das rápidas transições. Nesse aspecto, mais uma vez Paulo Bento revelou excelente leitura de jogo, com substituições que tinham um propósito e que o alcançaram. Diferente de Camacho, que tirou jogador por jogador... No meio de toda a sua ambição, foi pouco ambicioso. Paulo Bento merece nota mais alta.

Penso que pelo que os dois conjuntos fizeram o empate se ajusta perfeitamente, mas repito, se algum dos dois vencesse também não chocaria nada. Bom jogo de futebol.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!