terça-feira, julho 24, 2007

Ciclismo

O ciclista cazaque Alexander Vinokourov, que integra a equipa italiana Astana na Volta à França que hoje teve o segundo e último dia de descanso, revelou positivo a prática de transfusão sanguínea homóloga como resultado de um controlo anti-doping a que foi sujeito.
A notícia, esta tarde adiantada pelo diário francês L´Equipe, na sua edição on-line, revela que Vinokourov sujeitou-se a um controlo anti-doping no sábado à noite depois da sua vitória no contra-relógio individual disputado em Albi.
Perguntam-me vocês: "E qual é a novidade???!!!"
Pois! A resposta é óbvia.
Eu gostava de ver as grandes competições, em especial o "Tour" e a "Vuelta". Habituei-me nos meus tempos de estudante e em na altura destas grandes competiçoes nao tinhas aulas (ja nao sei por causa do horario ou se entao estava de férias) e assistia a grandes duelos e vitórias quase épicas de fantásticos ciclistas como eram os casos de Pedro Delgado, Miguel Indurain, Giagni Bugno, ou até mais recentemente Marco Pantanni e Lance Armstrong. Eram várias as referências e o espectáculo era garantido!
Agora??? Nos ultimos 2 ou 3 anos, só se vê escandalos de casos de doping. Alias o vencedor no final dos anos 90 (Byarne Riis) ja veio entretanto admitir que venceu com a ajuda do doping! O ano passado os 2 primeiros classificados do Tour foram entretanto desclassificados!
Ja na actual a edição e após mais um escando de ums dos mais prestigiados ciclistas alemães, a TV Alemã decididiu cancelar as emissões da prova.
Acho muito bem! Eu por exemplo ja nao acompanho nada! Nem sei quem está em primeiro! Nao quero saber. Já nao acredito neste desporto! Bem sei que há doping em TODOS os desportos, mas no clicismo é uma coisa por demais! Além disso , mesmo nao percebendo eu nada da modalidade, o que eu penso é que ali o fundamental é o fisico, é a força. Logo o doping altera tudo.
Por exemplo noutras modalidades como o futebol ou basket, etc, sendo importante, o doping nao assume contudo um caracter tao decisivo. Eu podia me dopar até à raiz dos cabelos, que nunca contudo aprenderia a jogar, a fintar, a passar com um Luis Figo ou um Rui Costa.
Mas se calhar no ciclismo já acompanhava outros a subir uma montanha.
Faça-se como fizeram os alemães! Castiguem-nos!!


Comentários:
Eu gosto muito de ciclismo. Há muito tempo que acompanho todo este mundo. E ainda hoje vejo as provas quando posso e acompanho pela internet. Posso dizer que por vezes gosto, ou gostava, desta modalidade mais que o prório futebol.
Depois do ano de 1998 pensou se que finalmente tinha se varrido do ciclismo esta história do doping em grande escala mas as noticias dos ultimos tempos vem a desmentir essa ideia.
O que eu acho é que realmente ninguém consegue fazer uma etápa de 7 horas com inúmeras contagens de montanha de grau especial sem ter tomado qualquer coisa... é impossível e não se pense que os Indurains e Delgados , etc também não tomavam alguma coisa. Estamos é numa época é que o ciclismo tem um números de análises aos ciclistas que não é em números normais. Eu gostava de realmente em que todas as modalidades também se fizessem em grande número análises e de certeza que as noticias sobre essas modalidades seriam em maior números no que respeita a este assunto.
Mas aqui eu seria radical, e em vez de se fazer as análises apenas aos primeiros classificados do tour e mais alguns que calham em sorteio, seria fazer se a todos os corredores e assim acabava se a desconfiança.
Hoje foi retirado o camisola amarela do tour, mas sem provas algumas que se tenha dopado e as análises a que tem sido sujeito nesta prova sem resultado positivo, apenas porque falhou uma chamada aqui há uns tempos para uma análise. E ontem equipas francesas protestaram por ele estar em prova quando ao fim do dia se soube que um Atleta de uma dessas equipas francesas tinha se dopado... Estes episódios é que destroem este desporto que acreditem é espectacular. A Volta à França é o evento desportivo mais visto e acompanhado enm topo o mundo a seguir aos Campeonato do Mundo de futebol e aos Jogos Olimpicos.
 
Sim, o Tour tem um tremendo prestigio, mas com o que tem vindo a acontecer o próprio ciclismo caminha para um beco sem saida.
Eu, ganhe quem ganhar, nao acredito no vencedor.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!