domingo, junho 17, 2007

Sub-21

Terminou a prestação lusa no Europeu Sub-21 realizado na Holanda. Expectativas existiam muitas, principalmente pelos nomes sonantes que apresentámos: Hugo Almeida, Nani, Moutinho, Miguel Veloso e Manuel Fernandes eram os cabeças de cartaz numa equipa que obteve o rótuko de equipa-maravilha sem nunca o ter sido. Importante relembrar que o apuramento no playoff frente à Russia foi bastante complicado e que este grupo não era demasiado complicado. Sendo a Holanda a principal favorita (por jogar em casa), competia-nos ganhar os outros dois jogos frente a Bélgica e Israel, equipas teoricamente ao nosso alcance.
E, na realidade (mesmo sem ter visto os jogos), posso garantir que Portugal não se qualificou por uma simples razão: não venceu um jogo que era obrigatório vencer: frente à Bélgica. Sabendo de antemão que o segundo jogo era frente aos anfitriões, era fundamental vencer o primeiro jogo. E, pelos vistos, não fizémos o suficiente para ganhá-lo. Depois, com a derrota frente à Holanda, quando foi necessário no último jogo vencer Israel e esperar uma derrota belga, foi quando os portugueses demonstraram brio e orgulho. Insuficiente, diria eu.

Nota: o discurso inflamado de Couceiro e Caçador sobre o poderio da UEFA é totalmente descabido. Uma competição de sub-21 não pode ter este tipo de declarações de treinadores que andam há demasiado tempo no futebol juvenil para só agora se queixarem de algo sério (principalmente Rui Caçador). Desde dizer que os latinos foram afastados à partida (quando Itália e Portugal estão no Euro) e que há combinações entre Alemanha e Holanda (rivais de peso desde os tempos do Mundial 1974) para o poder da UEFA se concentrar unica e exclusivamente na Europa Central e Nórdica é absurdo e evitável.

Comentários:
O velho problema de sempre: alguns muito bons jogadores (Joao Moutinho, Manuel Fernandes, Miguel Veloso, Nani, e até Hugo Almeida e Manuel da Costa) com outros do mais mediano que pode haver (Paulo Ribeiro, Semedo) e que no geral enquanto equipa sao um zero.
Individualidades até as há. Mas como equipa nao valem um chavo. Depois outros há que pensam que sao bons jogadores e pior que isso é que continua a haver os lobbies que faz com que alguns jogadores sem a minima categoria sao convocados para as selecçoes sem o minimo valor para isso.Lembram-se de no Europeu em Portugal onde a nossa participaçao foi um desastre completo, eu entre outros ter posto em causa de um zero à esquerda que se chamava Pedro Ribeiro??? Eu alertei, esse miudo vai desaparecer assim que se acabar o ciclo das seleccoes jovens! So que Pedro Ribeiro pertencia aos quadros do Porto! Logico que tinha de la estar. De fora ficou por exemplo Jose Fonte que havia feito uma excelente época.
Repare-se neste europeu. Paulo Ribeiro nao fez um unico jogo esta época. Nem um! Ricardo Batista em Inglaterra (ate foi titular contra o Chelsea ! )e Joao Botelho no Santa Clara foram titulares ao longo da época e em variadas vezes foram elogiados. A questao é que Paulo Ribeiro pertence ao Porto!
Tiago Gomes do Estrela. Epoca fantastica! Mas ficou de fora!
.
Vao aos sub-20 1 sub-19 e por ai fora e a historia é a mesma! Lobbies e mais lobbies! Titulos? nem ve-los! À anos! Vejo por exemplo um jogador nos sub-20 de nome Joao Pedro e que joga aqui no Portimonense. Pertence contudo aos quadros do Porto. Vergonha! Nao vale 10 euros!! Para quem conhece, eu digo que prefiro o Matine do Damaiense!!
Nao vamos a lado nenhum enquanto o corporativismo vigorar.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!