segunda-feira, junho 04, 2007

O Melhor da Época 2006 / 2007



Simão Sabrosa foi eleito o melhor jogador da Bwin Liga esta temporada. O capitão dos encarnados foi o futebolista mais votado pelos 16 treinadores da liga portuguesa com 24 pontos. Ricardo Quaresma (FC Porto) ficou na segunda posição com 21 pontos, seguindo-se João Moutinho (Sporting) com 15.
.
Miguel Veloso (Sporting) mereceu a distinção de jogador-revelação, com Dady (Belenenses) e Anderson (FC Porto) a fecharem o pódio.
.
Pessoalmente, sou da opinião que é um prémio justo para um jogador que desiquilibrou em variadissimos jogos e que muito raramente esteve discreto. É daqueles jogadores que parece nao saber jogar mal e em que a regularidade exibicional é caracteristico nele. Joga, faz jogar, assume o jogo, dá golos a marcar e marca (até se lesionar era um dos melhores marcadores do campeonato). Este foi um prémio atribuido pelos treinadores do campeonato e nao pela imprensa. Isso a meu ver faz muita diferença. É que o marketing, a chamada "boa imprensa" faz milagres!! Milagres e injustiças!
.
Pena que à semelhança do que se faz em Inglaterra, nao exista também uma votaçao em que são os próprios jogadores a dar a sua opinião.
.
No jogador revelação, era impossivel haver outro vencedor. Acredito que tenha existido unanimidade! Miguel Veloso foi impressionante!


Comentários:
Esta votação tem tanto de difícil como de ingrata. Mas vamos por partes:
Simão fez uma época notável. Diria mesmo que a época mais constante desde que está no Benfica e onde o vi a aproveitar melhor a mão cheia dos recursos de qualidade que tem. Uma vénia a Fernando Santos por consegui-lo aproveitar a nº 10, algo que muitos achavam impossível (Jorge Batista, o comentador, é um deles).
Depois Ricardo Quaresma esteve também a um nível muito alto. Foi mais de sobe e desce que Simão mas possivelmente não ficou aquém do capitão benfiquista. Mas, em termos de números, Quaresma foi superado por Simão.
Por fim, João Moutinho. Desde há muito que sou completamente fã do seu futebol. Continuo a dizer que é o médio do futuro, encarna aquilo que um centro campista deve ser: é dinâmico, mas sabe acalmar o jogo, bom na circulação de bola, excelente posicionamento, sabe explorar as alas se necessário, óptimo nos triângulos de meio campo. Com um remate poderoso, estaria no top-5 do futebol europeu. Mas terá sido o melhor da época? Possivelmente não porque não foi um jogador de desiquilibrios, até porque ele está lá pelo contrário: para equilibrar. E o equilibrio serve para os título colectivos, não individuais.
Veja-se outro caso: Liedson. É hoje um jogador muito mais colectivo do que aquilo que era antes de Paulo Bento chegar a Alvalade e parece que o seu rendimento baixou desde então. Na realidade, o seu trabalho para a equipa cresceu ainda mais mas ele deixou de parecer tão (constantemente) desiquilibrador.
A minha votação seria:
1º Simão
2º Liedson
3º Quaresma
 
Liedson é de longe o melhor jogador em Portugal. Por tudo o que traz ao futebol do Sporting, é o mais determinante numa equipa, nenhum jogador influencia como ele o rendimento da sua equipa.

Recupera bolas, é o melhor marcador do campeonato, faz assistencias, dribla, passa, remata, corre 90 minutos por jogo.

Nao ganhar é triste, não estar nos três primeiros é ridiculo.
Futebol é mais que golos, e Liedson é muito, mas muito mais do que golos.

Quanto ao Simão, fez uma excelente época. SE realmente o Liedson não pode ganhar por algum motivo que não percebo, acho que aceito esta votação.
 
Curiosamente Paulo Bento votou em Simao como o melhor!!
 
Geralmente os treinadores não votam nos gajos da mesma equipa...
 
Pá essa história do Simão ser o melhor do campeonato só pode ser para rir. Especialmente estando nós a falar do Quaresma e do Liedson!!! Quem acompanha os jogos do Porto (onde na 1ª volta o Quaresma esteve em alta) e do SCP (onde o Liedson na 2ª volta foi o melhor) vê as coisas como elas são - o Simão nunca pode ser o melhor do campeonato!! Ridículo!!!

PS: Simão faz de facto a diferença no Benfica, mas ao mesmo nível do Simão esteve o Katsouranis, Pepe, Moutinho, etc.

PS2: O facto da votação ter sido efectuada pelos treinadores diz tudo, basta ver a qualidade do futebol apresentado pela maioria das equipas, ahahah!! estou a brincar. A sério, acho que o Simão foi o mais votado porque é aquele que nos jogos com os adversários os deixa menos chateados - já estou a ver perguntarem ao Jesus, qual o melhor treinador, e ele: - prontos pá sabem que o melhor treinador do Belém do mundo sou eu, apesar de a taça ter deixado fugi-la mas prontos, deixa ver, melhor jogador, hum... é pá talvez o Quaresma, é pá espera esse não que massacrou os rins do Rolando e do Alvim. Olha o Liedson... é pá esse também não que me encavou duas vezes ainda por cima uma na taça. É pá já sei - o Simão!! agora de Muletas é capaz de não fazer muito mal... é isso Simão!!
 
O Jesualdo votou no Quaresma, o Dauto Faquirá votou no Tiago Gomes para revelação do ano, o Fernando Mira votou no China para 3º melhor jogador, o Jorge Costa votou João Pinto para 3º, o Fernando Santos votou Simão, etc. Não é por aí.
Simão esteve nos 4 melhores jogadores do campeonato, aí não há dúvidas. Quaresma foi o melhor da 1ª volta, Liedson o melhor da 2ª, mas e o resto da época? Terão sido assim tão bons? Simão foi mais regular. E digo regular colocando a fasquia que apresentou bem alta. Adaptou-se muito bem à nova posição; quando foi necessário voltou a jogar na ala; chegou a jogar como 2º avançado.
 
Liedson!! O resto é conversa!

Todos viram, todos sabem, todos conhecem. Quantas vezes desde que chegou a Portugal, foi o Levezinho o melhor??? E há quanto tempo é o melhor?? Dêem ao homem o crédito que ele merece. É O MELHOR! Justifica-o em campo, está sempre à altura nos grandes jogos, está sempre à altura nos jogos pequenos.
O Paulo Bento até pode votar no Louçã se quiser. Liedson é o melhor jogador em Portugal, de longe, mas mesmo de muito longe. Ao ponto de chega para aí à decima jornada com dois golos marcados (e atenção que o futebol do homem é muito, ms muito, muito mais do que golos) e toda a gente saber que ia chegar ao fim como o melhor marcador. E assim foi.
D-E-T-E-R-M-I-N-A-N-T-E
 
Sem dúvida o melhor!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!