quinta-feira, junho 21, 2007

Duelo Imortal

Estávamos no ano 2001. Jogava-se o mais tradicional e prestigiante Grand Slam de Ténis.
Em campo aquele que o incontestado numero 1 do mundo e considerado o melhor jogador de sempre: Pete (Pistol) Sampras. Do outro lado um ilustre desconhecido para a maioria dos espectadors: Roger Federer.
Vitorioso em 1993, 94, 95, 97, 98, 99 e 2000, Sampras era praticamente imbativel em Wimbledon, o seu quintal como era conhecido aquele cantinho tao especial.
Em 2001, Sampras tinha já 29 anos e já só jogava os Grand Slam´s e mais uma duzia de torneios por ano. A obcessao era Roland Garros. Mas Wimbledon era o seu torneio. Era sempre para ganhar! Nos oitovos de final encontrou um tal de Roger Federer. Na altura nao vi o jogo (jogos durante a semana e para quem trabalha......) mas ontem a Sportv deu aos seus assinantes de rever um jogo fantástico!! Recordo me de na altura ter ficado espantado por ver Sampras eliminado por um zé ninguem. De facto ninguem na altura deu valor a um jogo que foi do outro mundo! Que pena ter sido um unico encontro entre aqueles que provavelmente terao sido os 2 melhores tenistas de sempre! Um jogo discutido em 5 sets! O mais desiquilibrado (chamemos-lhe assim) teve o parcial de 6-4 ! Federer venceu com os parcias de 7/6, 5/7, 6/4, 6/7 e 7/5 ! Federer venceu mas vi Sampras fazer bolas, subidas à rede, amortys, respostas de esquerda que foram coisas do outro mundo! Ninguem faz aquilo! Claro que Federer (que viria depois a ser eliminado por Tim Henman e só 2 anos mais tarde em 2003 viria a ganhar o seu 1º Wimbledon, ele que ja tem 4 seguidos!) tambem teve bolas impressionantes, mas Sampras....
Sao provavelmente os meus 2 jogadores preferidos. Nao so pelo seu jogo, mas tambem pelo seu low-profile. Sao tipos calmos, discretos, pouco exuberantes, nao têm nada de vedetas, sao excelentes desportistas. Idenfico me com essas posturas, pelo que sempre torci por eles (tal como antigamente torcia por Stefan Edberg) em deterimento de outros grandes jogadores como foram os casos de Boris Becker, Andre Agassi ou Rafa Nadal.
Ficou a agua na boca. Duelos como aquele (tal como dantes havia entre Sampras, Agassi, Courier, etc) deveriam ter existido muito mais. Hoje em dia o Tenis é Federer. Depois ha os outros! So nao ha Federer a esse nivel na enfadonha terra batida. Ai é Nadal e depois ha os outros!

Etiquetas: , ,


Comentários:
Que pena só ter visto a parte final do jogo...! Mas na altura lembro-me que vi o jogo.
São jogadores parecidos pela forma de estar, sem dúvida, os dois melhores que vi jogar. Federer é mais completo, a sua esquerda derrota a de Sampras com KO técnico. Não encontro em Federer nenhum ponto fraco, é possivelmente o melhor jogador de todos os tempos.
Nesse dia, passou-se um testemunho. Como já se havia passado de Lendl para Becker e deste para Sampras.
(continuo depois...)
 
Eu gosto de ténis. Foi durante anos o meu desporto de eleição. Eu gosto de Sampras, gosto de Federer. Rapazes calmos, seguros de si, cheios de qualidade. Frios como gelo. A Direita de Sampras provavelmente era melhor que a de Federer é seguramente melhor que a de Sampras. O Serviço de Sampras é o melhor de sempre. O jogo de Federer é mais completo, porque fisicamente tb é melhor.

Mas gosto acima de tudo de personalidades. E ppor isso sempre preferi Agassi, Becker, Courier... gajos malucos, que fazem o que querem pela simples razão de que é o que querem fazer. Mas isso tem pouco a ver com Ténis.
Faz falta a Federer um rival, como Sampras teve vários ao longo dos anos. Sampras era incontestado, porque o seu nível era demasiado elevado mesmo para outros grandiosos jogadores. Federer é incontestado porque não há ninguém que o possa testar, tirando Nadal em terra batida. E é por isso que Roland Garros é o grand slam mais interessante do momento. A Federer faz falta um rival...

E é por isso que entre os dois, escolherei Sampras como o maior de sempre.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!