segunda-feira, maio 07, 2007

O Fenómeno Derlei


Começo por dizer (para que se perceba melhor depois o que vou dizer) que sou sócio do Benfica. Dito isto, falemos então do caso Derlei.
Derlei chegou ao Benfica vindo do Dínamo de Moscovo, clube para o qual se transferiu após ter ganho tudo o que havia para ganhar no FC Porto. À semelhança de Maniche, Costinha e Seitaridis, Derlei foi para a Rússia em busca de muito dinheiro num curto espaço de tempo. No FC Porto era figura de proa e um jogador absolutamente fabuloso, de uma entrega fantástica (era muita vez o primeiro defesa do Porto, tal era a pressão que colocava nos defesas adversários) e que marcou muitos golos decisivos.
Na Rússia, à semelhança dos seus ex-companheiros não vingou. Foi desejado em Alvalade, mas as 3 partes (Sporting, Dínamo de Moscovo e Derlei) nunca chegaram a acordo e no mercado de Inverno, o Benfica aproveitando a divida que o Dínamo de Moscovo tem para com os encarnados ((800 Mil Euros resultantes dos direitos de formação de Maniche) acabou por acordar o empréstimo até ao final da época.
Ainda nem tinha assinado e logo muitas vozes se levantaram colocando em causa a vinda e o valor do jogador! Ainda nem tinha jogado! Isto para um jogador que pouco ou nada tinha a provar! A grande questão é que Derlei tinha por assim dizer, um “cadastro”: jogou no FC Porto!!!
É um facto que na sua estreia Derlei não foi feliz e acabou expulso no jogo contra o Boavista após ter atingido com a mão um jogador axadrezado. Teve o seu quê de rigoro mas ate aceito a expulsão. Se já estava marcado pelos adeptos, ainda mais o ficou após esse jogo. Dai em diante a margem de manobra de Derlei ficou reduzida a pouco mais de zero. Jogo a jogo ao mínimo erro , Derlei começou a ser assobiado. Jogo os assobios elevaram de tom. Exigia-se e exige-se a Derlei que faça milagres!
Neste jogo com a Naval, deu-se o expoente máximo do ridículo! Não vi pela TV, mas ouvi pela rádio. Vergonhoso!! Mas vergonho mesmo!! A certa altura os locutores dizem: “incrível o que se está a assistir! Vamos inclusive ficar em silêncio para que os srs. ouvintes possam ouvir o que se está a passar!” Era praticamente o estádio todo a assobiar de forma frenética Derlei aquando da sua substituição! Mais parecia um assobio de ódio! Adversário algum foi alvo de tamanha humilhação!! O ridículo atingia o auge quando vendo que a bola iria parar aos pés de Derlei, logo os sócio / adeptos do Benfica começavam a assobiar! Mesmo que o fazia bem (como o lance do primeiro golo) era alvo de assobios / apupos!! Não há jogador que aguente tamanha pressão e depois tenha a confiança para fazer bem as coisas!
Sempre o disse e mantenho: Os sócios / adeptos do Benfica são uma vergonha!! Falo de forma geral. Claro que há excepções. Mas generalizando são uma vergonha! Intimidam mais os seus próprios jogadores do que os jogadores adversários! Quando o Benfica está empatado ou a perder são os primeiros a assobiar / apupar! Não dão apoio confiança nos momentos em que a equipa mais precisa. Quando se está a ganhar é fácil! Vergonhosos!
Além disso têm pouca capacidade de “encaixe”! Isto é, têm dificuldade em lidar / aceitar alguém que jogou e teve sucesso nos grandes rivais e que depois vêm vestir a camisola encarnada. Assim de repente , pensando em jogadores que tivessem vestido a camisola de Porto ou Sporting e que tenham tido sucesso e sido aceites pelo universo benfiquista, só me lembro de Simão Sabrosa!! Todos os outros foram engolidos (parece que comeram um sapo!) mas logo trucidados pelos adeptos após meia dúzia de jogos (as vezes nem tanto!). Nós últimos anos, recordo-me de Zahovic, Drulovic, Peixe, João Manuel Pinto, Marco Ferreira, Marinho, Argel. Uns melhores que outros é certo. Mas todos eles foram trucidados !! Margem de manobra = zero!Derlei é mais um que vai sair com o rotulo de fraco. A meu ver?? Injusto!!! Muito injusto! Derlei é um grande jogador, veio de uma lesão prolongada, que tenta entrar numa equipa já formada e que tem tido uma postura e um profissionalismo exemplar! O Benfica é um cemitério para alguns jogadores! Está pior que o Real Madrid! É muito difícil atingir o sucesso quando se tem adeptos assim! “Matam” um jogador e condicionam toda a equipa!! Será que não percebem isso!!? Condicionam porque a equipa apercebendo-se que um companheiro está a ser trucidado, acabar por ou evitar passar a bola a esse jogador para que ele não seja ainda mais humilhado ou então faz o oposto, jogando e procurando insistentemente esse jogador na tentativa de o mesmo brilhar (sobretudo marcando um golo.
Nota: poderia referir também exemplos de treinadores que passaram pelos rivais e que também na Luz passaram um mau bocado e com margem zero. Recordo me por exemplo de Manuel José, Tomislav Ivic, Artur José e Fernando Santos. Mas penso que treinadores são uma situação diferente. Por norma os treinadores tem pouca margem de manobra e a empatia com os adeptos é algo dificil de entender. Veja se o caso de Camacho!

Comentários:
Também sou sócio do Benfica (há 17 anos), mas vi o jogo pela televisão.

Confesso que me fez confusão o coro de assobios. Achei despropositado e, de certa forma, injusto.

Sinceramente?? Antes tivessem assobiado, apupado, gritado, barafustado...contra o treinador, que andou a época toda a fazer asneira e já se viu que não tem perfil para liderar o Benfica.
 
Ora ai está! Estamos perfeitamente de acordo Catenaccio!!
Alias neste jogo, Fernando Santos não ajudou nada Derlei! Tendo em conta o que se estava a passar, jamais Derlei poderia ser substituido! Ao tira-lo da equipa iria e sujeitar aos assobios , apupos, achincalhar dos adeptos! Meteu dó! Assim se "mata" um jogador!!!
 
Boas...
Antes de mais queria felicita-lo pelo blog. Tambem gostava de o felicitar por ser benfiquista mas não o vou fazer pois alguém que diz que por vezes tem vergonha de ser benfiquista não merece tal elogio.
Quero dizer que tambem nunca fui a favor da vinda de Derlei para o Benfica, de certeza que haveriam mais alternativas para o clube, ou então apostavam na formação.
Concordo consigo em bastantes aspectos, nomeadamente de o Derlei nao ser o jogador nem no Dinamo nem no Benfica que era no Porto. A idade e a vontade são outras concerteza...
Na parte em que diz que Derlei nao foi feliz na estreia e foi expulso contra o Boavista nao foi assim. Derlei nao viu cartão nenhum, porque supostamente o árbitro não viu a agressão ao jogador adversário, foi sim suspenso posteriormente pela Liga.
Eu não acho que Derlei já viesse marcado para o Benfica, espera sim é que Derlei mostrasse resultados a curto prazo, afinal foi para isso que ele foi contratado. Não se exige milagres a Derlei, mas um jogador que tem níveis exibicionais reduzidos jogo após jogo é normal que encha a cabeça a quem paga os bilhetes para assistir aos jogos.
E depois diz que no geral os adeptos do Benfica são "ridículos"!. Como benfiquista já se deve ter apercebido que não lhe fica bem dizer isso... Há adeptos que há minima coisa virão as costas ao jogo ou apupam, mas há também adeptos que apoiam a equipa e os jogadores em todas as circunstancias. A mim não me cairam bem aqueles assobios mas não digo que foram injustos.
Quem mostrou uma profunda falta de caracter foi o treinador que ao ver o cenário substituiu o Derlei, e foi o que foi...
Enfim.
Saudações benfiquistas, e para terminar digo que tenho orgulho de ser benfiquista, pois apesar dos maus resultados, exibiciões lalalala aquele clube é uma grande parte de mim.
Amo-te Benfica
 
Acho q nunca ninguem pôs em causa o valor do Derlei q, até acho q vingou na Russia, ao marcar bastantes golos. As dúvidas, pelo menos as minhas, eram sobre a sua condição fisica. E pelo seu preço. E, acima de tudo, pelo seu comportamento anti desportivo enquanto jogador dos andrades. Era e foi esta a grande questão pela qual nunca quis o Derlei no SLB. Era muitíssimo bom jogador e sempre cheio de garra e fibra, mas, muitas vezes tb era violento e ofensivo. E se isso faz escola no clube de contumil no Benfica não. Por isso nunca o quis no Benfica.

Mas, infelizmente, ele veio. E a partir desse momento era mais um jogador do Benfica e só desejei q ele representasse condignamente o clube e q mostrasse em campo as qualidades boas q mostrou lá em cima.

Infelizmente não mostrou.

Nunca assobiei e abomino quem é capaz de se deslocar à Catedral e assobiar um dos nosso. Não sei como isso é possivel.
 
Como referiu o Pedro, Derlei até deixou marca na Rússia, já que em 57 jogos marcou 20 golos, como pode ver aqui.
Saiu porque o campeonato é de baixo nível de competitividade, a equipa é fraca, e porque a limpeza aos jogadores tuga já estava no fim.
Portanto, acaba no SLB, com um empréstimo acoplado de opção de compra, sendo que lhe pagamos uma parte do ordenado (cerca de 100 mil Euros, segundo parece), estando o Dínamo encarregue de outra parte. Convenhamos que é uma bela maquia.

Como disse em Janeiro, desde que em forma, e mantendo a velocidade e espírito de sacríficio que o caracterizavam, podíamos estar perante um reforço a sério.

Na sua estreia, com o Boavista não existe expulsão; existe sim uma cotovelada a um adversário, que deu direito a sumaríssimo e correspondentes 2 jogos de suspensão. Nada contra, é a aplicação da lei, pura e simples.

Daí para cá, sempre o mesmo. Um avançado que não marca, que corre mas que não consegue fazer a diferença. É este tipo que coloca o Mantorras como 4ª opção no ataque?
Estamos a brincar, simplesmente. Para assistir a isto, promovam já o Yu Dabao. Pode ser que renda mais!

Diz a determinada altura,"...Isto para um jogador que pouco ou nada tinha a provar!...". Obviamente tem de demonstrar o seu valor, de forma a que o SLB considere proveitoso comprá-lo. Derlei jogou, e muito, no Porto. Mas isso eram outros tempos, meu caro.
A Derlei não se exigem milagres; exige-se sim que jogue à bola, como deve ser. Para nulidades ou incógnitas, mais vale a pena ficar quieto, não acha? Para este tipo de rendimento, já tínhamos Marcel (outro barrete gigantesco, e que merecia ser assobiado assim que estava nas imediações do estádio).

Em relação ao jogo com a Naval, a única coisa que Derlei fez bem foi a arrancada e o passe para Miccoli. De resto, como nos outros jogos, niente.

Existe um estigma para com Derlei? Sim, claro. Tal como existiu com Drulovic, ou João Manuel Pinto.
Aliás, como dos rivais só vieram jogadores maus, ou em final da carreira, é normal que nenhum deixe marca...
O facto de ele não jogar nada é o principal facto para os assobios. Isso, e a insistência de FS em apostar nele, esquecendo-se de Mantorras. Mas aí já lidamos com outro problema.

Para finalizar, os assobios não me chocam.
Gosto de pensar que existe algum espírito crítico, e que não andamos todos a ver a banda a passar. Derlei não merece ficar no clube, porque não provou nada em campo.
 
Caros "amo-te benfica" e "jota": começo desde já por corrigir a minha afirmaçao relativamente ao jogo com o Boavista, em que efectivamente Derlei nao foi expulso mas sim suspenso pela liga após um dos ja famosos sumarissimos.
Relativamente ao benfiquismo. Quando fiz as criticas aos adeptos / sócios do benfica, fi-lo numa perspectiva generalista. É um pouco como quando se diz que os alentejanos ou os brasileiros sao isto e aquilo! Ou quando se diz que as mulheres sao assim e assado! Generalizei! Obvio (e felizmente!) que nem todos sao assim! Eu proprio sou um incondicional adepto (e sócio) do Benfica, mas nao me revejo minimamente naquele tipo de comportamentos!! Vai contra a minha maneira de ser!! Eu admito aplaudir um jogador se o mesmo demonstar falta de caracter, de querer, de vontade. Nao posso humilhar alguem que faz o que sabe e que se nao faz mais é porque nao pode ou nao consegue! Derlei tem sido um profissional a quem nada se pode apontar! Os assobios começaram logo ao 2º ou 3ºjogo!! E sim pedem a Derlei que faça maravilhas! Derlei sendo um excelente jogador nunca foi um goleador por excelencia e mesmo que o fosse não é facil marcar golos sendo 70% dos jogos suplente utilizado entrando em fase de desespero!!
Nao digo que Derlei nao tenha culpa no cartorio, porque as tem! Mas caramba é preciso calma!! Humilhar como o têm feito só prejudica o jogador e sobretudo a equipa!!
O participante "Pedro" tem a meu ver toda a razao! Assobiar um dos nossos nunca!!
Eu por exemplo tenho um odio de estimaçao pelo Quim. Quando vou à Luz, e sobretudo na fase da apresentaçao do 11 inicial feita pelo speaker, quando anunciam no nome dele, limito-me a nao bater palmas! Nao gosto dele (tal como odeio o Beto!) mas nao assobio!
Espirito critico?? Sim claro! Mas com limites! Com boa educaçao!
Outro exemplo é Fernando Santos! Nao posso com o homem! Mas nao posso mesmo!! E nem ele ajudou nada nesta situaçao sobretudo a partir do momento em que o substituiu.
Quando digo que as vezes tenho vergonha de ser benfiquista (claro que estou a exagerar) é por isto! O universo benfiquista tem de ser mais unido! Eu sou um incondicional adepto do Newcastle (Inglaterra) e vejo muitos jogos deste clube tal, como vejo de Liverpool e Chelsea e vejo que a realidade é tao diferente! Apoiam de inicio ao fim! Apoiam mesmo estando a perder! Dai a famosa frase "You´ll never walk alone!"
É isto que faz falta no Benfica!
 
Parabens, de A a Z acertou em cheio em todas as questões.

Será que aqueles que por dá cá aquela palha assobiam ou apupam, no lugar dos jogadores faziam melhor que eles?

E se lhe dessem a oportunidade de um a um poder entrar no relvado também tinha coragem de cara a cara assobiarem?

É facil por trás de uma multidão ser-mos todos os maiores, mas agora de um a um, ningém assobiou nem concordam que se assobie, mas é certo que assobiaram e certamente não foi um nem dois.

Na politica nunca ninguém vota neles, mas lá que ganharam com maioria lá isso ganharam.

Cumps.
 
Bom, não creio que se tenha que separar os sócios do Benfica em função dos que assobiam o Derlei ou não assobiam. Não sou a favor de criticar demasiado os jogadores mas no caso do Derlei não me parece que haja grande defesa possível. Estamos a falar de um dos jogadores mais caros do plantel e que já deu provas em Portugal que é capaz de correr, lutar e marcar. No Benfica, ainda não se viu nada disso: viu-se um caso de indisciplina, falta de aplicação e atrapalhação inesperada com a bola nos pés.
Breves observações aos comentários:
- O Benfica é um cemitério de jogadores e treinadores mas Derlei quando chegou parece que já vinha morto...
- Quem criticar assobiar-se tanto Derlei, deveria dar mais tempo a Fernando Santos.
- Não vi o jogo mas penso que Fernando Santos, ao tirar Derlei, tentou sim ganhar o jogo.
- O facto de ser benfiquista não impede que se seja isento e se no estádio ouvires atrás de ti que a culpa do golo do Liedson é do Quim, decerto sentirás pena que aquela pessoa seja benfiquista porque é um ser burro.
- Concordo que Derlei veio com um objectivo a curto prazo, daí o empréstimo. Não provou, sai. E foi um custo excessivo no orçamento.
 
Quando Derlei assinou eu disse logo que se fizesse metade do que tinha feito no Porto, já iria ser uma boa contratação para o Benfica. Mas a verdade é que nem metade fez, e teve várias oportunidades! Dizes que foi muitas vezes suplente utilizado, mas também é verdade que já entrou 6x a titular!
Também não gosto que se assobie a equipa nem jogadores em particular, mas temos que deixar de dar oportunidades a quem já provou que não vai fazer nada. Olha, se calhar até tinhamos um bom jogador no plantel, mas como nunca teve oportunidades de jogar nunca apareceu a marcar golos...o Mantorras, que esteve apto para todos os jogos deste ano, tem menos 200 minutos de jogo que o Derlei que só veio em Janeiro.

Claro que o Derlei não tem culpa que o metam a jogar, e quando entra faz sempre o melhor que pode em campo, mas o melhor dele parece que nesta fase da carreira dele não serve para o Benfica!
 
" (...) nota final para a inqualificável atitude de parte dos adeptos presentes para com um profissional ao serviço do seu clube que, feliz ou infeliz, não pode ser atacado na sua entrega e empenho. Derlei não esteve inspirado na concretização, mas não vejo o que a(s) sua(s) exibição(ões) tenham de muito diferente por exemplo em relação a Mantorras, que quando entra em campo é extremamente acarinhado pelos benfiquistas.
Como já tive oportunidade de salientar noutras ocasiões, esta questão dos assobios, sendo sempre cruel, é por vezes também falaciosa. Em trinta mil pessoas, mil assobios bem puxados constituem-se numa mentirosa unanimidade. Mas esses, os que assobiam a sua própria equipa e os seus jogadores, poderiam muito bem ficar em casa a ver o jogo pela televisão pois não fazem falta nenhuma na Luz. O que se passa com Derlei, passava-se na época passada com Beto, e outrora com jogadores que acabaram por seguir a sua carreira fora da Luz, nalguns casos com bastante sucesso (Abel Xavier, Maniche, Vítor Paneira etc). Talvez seja esta também uma das razões porque o Benfica apenas ganhou um título nos últimos catorze anos…"

in "www.vedetadabola.blogspot.com"
 
Alguns adeptos do Benfica têm de decidir o que vão fazer ao estádio.
Se vão apoiar a equipa e ajudá-la a vencer, ou pelo contrário se lá vão apenas para descarregar frustrações.
Ser adepto de um clube não é usar um cachecol ao pescoço. É muito mais que isso.
Qualquer pessoa minimamente lúcida, que conheça o futebol, eu direi mesmo, que conheça a vida e o ser humano, sabe que qualquer profissional que esteja a ser hostilizado não rende metade daquilo que pode render em condições normais.
Os adeptos (ou que se dizem sê-lo) que adoptam este tipo de atitude, estão na verdade a apoiar a equipa adversária.
Será que acham que o treinador, que treina todos os dias o plantel, vai substituir ou fazer entrar determinado jogador por ser aquele que eles, ignorantes na matéria, pretendem que jogue ou que não jogue - até porque essa nunca seria uma opinião unânime ?
Não os percebo.
Mas creio que não são a maioria. Felizmente.
 
LF: Nao diria melhor!! É muito bem respondido!!
As vezes basta inverter os papeis. Algum de nós acharia justo e suportaria se no nosso emprego nos andassem a assobiar e a chamar nomes????
 
Esta do emprego até era bem atirada... O problema é que a esmagadora maioria das vezes não temos público no trabalho.

Em relação aos assobios, qual é o problema? Têm medo que o jogador fique fragilizado psicologicamente?
Ponham os olhos na época do Cristiano Ronaldo, que foi assobiado por tudo o que era inglês (expulsão de Rooney no Mundial), e está a jogar nas horas.

Os bons jogadores sabem superar isso, demonstrando aquilo que podem e sabem fazer; os outros, ficam a ver navios...
 
O Cristiano Ronaldo foi apupado pelos adversários!! Em Manchester foi acarinhado e protegido do forma excepcional!!
Isso faz toda a diferença!!! Toda!! Ser apupado pelo publico adversário é normal e sabe-se que nao é nada pessoal. Tudo isso é compensado pelo conforto que é depois dado pelos seus adeptos! È por isso que faz toda a diferença entre jogar fora e jogar em casa!! O factor psicológico é determinante!!
 
O Derlei foi assobiado porque tem que ser assobiado! Não produz! Mas, mesmo assim, eu até acho que o que os sócios assobiam mesmo é...aquele cabelo...! RIDICULO!!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!