quarta-feira, maio 23, 2007

A nossa Seleccao


Os campeonatos europeus na sua grande maioria ja terminaram (Portugal, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Bélgica, Grécia, Escócia) e as (poucas) atenções viram-se agora para os jogos das selecções.

É um calendário um pouco esquisito, este o definido pela FIFA, em que se chega ao final de uma época extramemente desgastante e ainda têm que se jogar jogos decisivos para o apuramento do Campeonato da Europa. Jogadores de rastos, enúmeras lesões, o que obriga os seleccionadores (sobretudo os de paises mais pequenos) a recorrer a jogadores que raramente sao primeiras escolhas.

Portugal é um excelente exemplo. Scolari, privado dos lesionados Simao, Nuno Gomes, Ricardo Carvalho e do lesionado Cristiano Ronaldo, viu-se obrigado a efectuar novas escolhas. Mas às vezes há males que vêm por bem!! Falo da tao esperada chamada de Joao Tomás!!

Finalmente!!! Que jeito nos taria dado em jogos quer do campeonato do mundo que ja do apuramento para este mesmo campeonato da europa.

Quando toda a gente esperava que depois da saida para o Qatar, Joao Tomás fosse definitivamente carta fora do baralho, Scolari surpreendeu tudo e tudos. Que agradavel surpresa! Mesmo contando com um Hugo Almeida em boa forma, sou da opiniao que J.Tomás sera muito util.

Duda foi outra enorme surpresa. Nunca havia jogado pela seleção principal, esteve algum tempo lesionado e nao é titular do Sevilha. Talvez seja um bom suplente para Nani e Quaresma que contra a Bélgica certamente serao os titulares.

Também as chamadas de Bruno Alves e de Bosingwa tiveram alguma efeito surpresa. Ambos tiveram uma boa época, mas as posições que ocupam sao posiçoes em que Portugal esta muito bem servido. Sobretudo na lateral direita onde Miguel e Paulo Ferreira sao a garantia de qualidade.

Nos centrais e com Ricardo Carvalho de fora o "campeao alemao" Fernando Meira regressa à titularidade, existindo sempre Caneira como excelente opcao.

Nota: numa convocatoria de surpresas, tenho pena de nao ver Jose Pedro (Belenenses) na convocatoria.


Comentários:
O José Pedro, se fosse à selecção, era para ser suplente do suplente Hugo Viana.
Relativamente ao critério de Scolari, mantém o mesmo desde que chegou cá o que é bom.
Acho que ele tem uma tabela em excel com os jogadores ordenados por posição e, em função da prioridade que lhes dá, vai chamando 22. Tudo é geométrico no futebol de Scolari. Tira-lhe beleza e emoção, mas dá-lhe resultados. Ou não?
 
Continuamos é sem defesas esquerdos! Pena que o Miguelito não jogue no Benfica pois seria uma boa opção!
 
Nao concordo muito com a parte de tirar beleza e emoçao. Acho que o futebol que a nossa selecçao apresenta é muito agradavel e emotivo. Scolari nao é um treinador que se agarre muito a questoes tacticas do ponto de vista defensivo.

Quanto à questao do defesa esquerdo, essa é uma realidade que infelizmente nao parece existir solucao a curto prazo. De facto Miguelito pode até ser uma soluçao credivel, mas nao jogando nao tem qualquer hipotese.
 
Miguelito???!! Esse homem nunca jogou no benfica, quanto mais ir À selecção... abram o olho lampionada!!
 
Mas oh Santo, por nao jogar no Benfica nao presta?? Se quando estava no Nacional, dizias que prestava, agora que esta no Benfica ja nao presta???
O Miguelito tem é o azar de ter como concorrente o Sr. chamado Leo!
Em Portugal todo e qualquer defesa esquerdo com Leo como concorrente fica a aquecer o banco!!
 
AHAHAH. O miguelito era bom no Nacional e no Rio Ave, mas isso não quer dizer que tenha nível para ir à selecção. O Amaral e o Cabral também eram bons no Belém e não era por isso que foram à selecção. De facto não temos defesa esquerdo de raiz mas isso não interessa desde que os resultados apareçam. Para defender acho que o Caneira chega.

Quanto ao Leo é bom jogador mas para 30 anos acho que não é isso tudo que o pintam.
 
Agora lembro que o Scolari quando devia ter convocado o J. Tomás que tin ha uma grande projecção no Braga e na altura nem tinhamos pontas de lança disponíveis (até se falava do derlei) ignorou o rapaz. Parece que o Scolari apenas olha para os jogadores de fora, ignorando os jogadores "nacionais".
 
Que é isso de Scolari?Alguma marca de perfumes?
 
Eu sou fã de Scolari!!!
Alias gostaa muito de o ver no Benfica!!
Essa observaçao sobre a nao convocação de Joao Tomás quando estava em grande no Braga é pertinente. Acho que foi um grande injustiça nao ter sido chamado antes.

Quanto ao defesa esquerdo,acho que de facto Caneira ou Paulo Ferreira podem dar conta do recado. Consoante o adversário, jogaria um ou outro.Tudo depende se é para atacar mais (Paulo Ferreira) ou para defender mais (Caneira) sobretudo se o adversário for forte no jogo aereo.
 
Tanto Caneira como Paulo Ferreira fazem bem o lado esquerdo, temos mais razões de queixa relativamente a outras posições, por exemplo, o ponta de lança.
Vamos ter que nos adaptar a outro futebol, talvez a solução passe mesmo por utilizar um grandalhão como Hugo Almeida ou João Tomás na frente. E porque não?
Miguelito? Não tem que ser opção neste momento.
Já agora, para que jogadores "nacionais" deve Scolari olhar?
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!