domingo, maio 27, 2007

Desilusões_4

1º - Rui Costa. Quando jogou não se pode dizer que Rui Costa tenha deixado ficar mal o seu nome. Mas claro que as expectativas benfiquistas perante o regresso do seu nº 10 favorito exigiam mais nas suas prestações. Até começou bem a marcar na eliminatória da Liga dos Campeões mas as sucessivas lesões impediram-no de ser constante ao longo da época. Sempre que voltou a equipa teve que se readaptar a ele e já se sabe que isso leva tempo. Não é que tenha jogado mal, a questão é que jogou pouco tempo e a fasquia que se lhe exigia era muito alta. Terá segunda oportunidade para o ano mas as condições físicas serão ainda mais precárias.



2º - Carlos Martins. Não eram só os adeptos sportinguistas que o esperavam, também ele era o especto da esperança em arrancar a melhor época da sua vida. Houve, inclusivamente, uma altura em que se pensou num substituto para Deco e o único nome em cima da mesa era o seu (Moutinho e Viana também o podem fazer mas são outras características). Num meio campo onde a concorrência nunca foi demasiado forte, partia-se do princípio que Carlos Martins encaixaria de forma quase perfeita naquele losango. Acabou o ano esquecido, sem ser convocado por opção durante 2 meses. Terá espaço no Sporting de Paulo Bento?



3º - Nuno Gomes. Ver Nuno Gomes com 29 anos e pensar nele quando tinha 21 anos e um potencial incrível faz-nos pensar que o avançado não evoluíu na sua carreira. Se sempre lutou contra as críticas de pouco batalhador com inteligência a jogar de costas para a baliza. Ainda para mais, Nuno Gomes sempre marcou golos e encontrou aí forma de contornar os críticos. Mas este ano a época foi demasiado má: 6 golos no ano inteiro, o fim dos 90 sobre 90 minutos apenas pela falta de produtividade e não por cansaço e até a adaptação a uma nova posição, nas costas dos dois avançados mais rápidos e móveis que ele próprio. Perdeu crédito na Luz, para o ano terá que fazer muito melhor.

Comentários:
o Rui Costa não mostrou mais devido em grande parte ao departamento médico do Benfica!
 
Esta é uma corrente que tem vindo a passar e ainda a época ia com uns 2/3 de campeonato. A corrente que Rui Costa é a desilusao da época. Ridiculo! Absurdo!
É que nao faz sentido nenhum! Rui Costa passou 3/4 do campeonato lesionado. Fez 3 ou 4 jogos no incio da epoca (onde até marcou um golo na pre-eliminatoria que deu acesso à Liga dos Campeoes) lesionou-se esteve de fora uns meses, voltou lesionado (culpa dos medicos), fez um jogo e logo ficou novamente de fora mais uns meses. Quando voltou, apanhou a época na fase decisiva, foi entrando aos poucos, alias até o fez entrando sempre na 1º parte em razao de o Benfica estar a perder e logo recorreu ao nº10, o qual entrou e sobretudo nos jogos da UEFA (Dinamo Bucareste, PSG e Espanhol) foi determinante nas exibiçoes do Benfica. Fez muito poucos jogos (talvez 20%) dos jogos do Benfica, nao porque o técnico abdicasse dele, mas sim porque nao podia jogar!!
Alguem que nao pode jogar por estar lesionado nao pode ser considerado uma desilusao!
Se querem ser coerentes entao por exemplo (e falando de nomes sonantes) tem de ser ir a Inglaterra e dizer que THIERRY HENRY foi uma desilusao e ir a Itália e dizer que PATRICK VIEIRA foi outra desilusao!!
.
Para mim desilusões foram Nuno Gomes, Nélson e Anderson, Carlos Martins e Paredes. Época desastrosa!
 
Atenção, Rui Costa participou em quase metade dos jogos do campeonato, 14 tendo efectuado aproximadamente 940 minutos o que dá uma média de 67 minutos por jogo.
Não esteve tanto tempo afastado. Concordo que se leva tempo a recuperar de 3 lesões como ele teve que recuperar, mas esperava-se mais do tempo em que esteve em campo. Apesar disso, não jogou mal. A questão é que se esperava mais!
Por exemplo, Eto'o também não jogou metade da época mas quando jogou marcou e jogou bem. Está nos 10-12 melhores marcadores do campeonato com apenas 17 jogos realizados!
Sei que não se pode comparar os momentos da carreira que cada um vive mas é só para se perceber que os 14 jogos de Rui Costa deveriam ter tido mais conteúdo, só isso.
 
O Rui Costa é meio jogador, porque s+o joga qdo a sua equipa tem bola. É penoso vê-lo não ter vontade de correr qdo o Benfica perde a bola (VAI A PASSO!!!! É VERGONHOSO), e sprintar que nem um louco qdo o clube da luz tem a bola.
A sua entrada em campo, coincidiu com a pior série de resultados do Benfica e isso não é coincidência. Hoje em dia é incomportável defender com menos 1 no meio campo.

Para não dizer que face às expectativas gerais (que não as minhas) fica claramente abaixo.

Ainda assim, para mim a maior desilusão é Carlos Martins, de quem muito esperava e realmente não cumpriu aquilo que o seu potencial promete ano dentro e ano fora. Espero que saia (apesar do seu enorme sportinguismo - repare-se que nunca, mas nunca reclamou na sua condição de suplente e os jornalistas andaram pelo menos 4 semanas a picar intensaMENTE) e que seja muito feliz no estrangeiro.

A seguir vem Nuno Gomes... Que dor vê-lo assim. É dos poucos jogadores do Benfica que alguma vez admirei, e o único que nunca veio para o Sporting (os outros são JVP e Paulo Sousa - cheguei a vibrar com jogadas deles de vermelho ao peito, nomeadamente a ida de Paulo Sousa para a baliza do Bessa na época 92/93... Memorável. Divaguei, mas recupero um grande momento do futebol nacional). É inadmissivel a época que faz. Tem responsabilidades directas no insucesso do Benfica.

Por fim Ricardo Sousa. Quem??? Pois, esse mesmo. Esteve cá este ano. Há jogadores que vão para o estrangeiro regredir. Espero que tenha amealhado bom dinheiro, porque a nivel de realização profissional, tem vindo a cair a pique.

Rui Costa não é uma decepção. É uma confirmação.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!