terça-feira, abril 03, 2007

Incidentes

É importante referir os factos mais importantes dos incidentes que aconteceram no clássico e algumas questões pertinentes. Troca de acusações à parte, considero fundamental identificar onde ocorreram as falhas que levaram ao ferimento de 3 adeptos.
- Independentemente da decisão do Benfica (ou da PSP) em colocar os adeptos portistas no 3º anel, alguns deles teriam sempre que ficar lá porque o número de 3.500 (aproximadamente) não caberiam no sector do piso 0. A exemplo de outras ocasiões onde tal se sucedeu.
- Como foi possível o lançamento de petardos? Terão sido os adeptos portistas revistados? E os adeptos benfiquistas? Eu estive no estádio e ninguém me revistou...
- Se os adeptos estivessem no piso 0, lançassem um petardo ou um cadeira e acertassem num jogador, a responsabilidade seria de quem os pôs no piso 0? Ou seria da falta de controlo nas suas entradas?
- Terá o Porto legitimidade para dizer que os principais responsáveis são o Benfica e a PSP, defendendo assim o comportamento dos seus adeptos?
- Deveria ter agido, através da força, a Policia de Intervenção depois do 2º lançamento de cadeiras?
- Será correcta a postura de LFV ao dizer, se bem que em contexto determinado, que não entregará bilhetes ao Sporting?
- A todos aqueles que irão ver o Benfica-Sporting, um recado: vão mais cedo porque serão certamente revistados de cima a baixo. E, se tal acontecer, estes incidentes não se deverão repetir...

Comentários:
claro que lançar um petardo é completamente lamentável,em relação as revistas: num estádio que enche em duas horas é completamente impossivel revistar 65 mil pessoas, quanto mais descobrir objectos que medem 10 cm, temos de ser sérios nessa situação e apostar no castigo daqueles que podem ser identificados a ter comportamentos inadequados
 
Não percebo nada das normas de segurança... Não sei a quem assiste a responsabilidade nestes casos, não sei quem define estratégias, não sei... E como não sei, não falo.

Mas há uma coisa que eu sei: A atitude de Luís Filipe Vieira, dizendo que não dá bilhetes ao Sporting é absolutamente ridícula, essencialmente por duas razões:
a) Se o SCP solicitar bilhetes, por lei, ele não se pode negar a cedê-los, podendo é definir um certo limite
b) Começa a incendiar desnecessariamente um jogo, que por si só não precisa de gasolina. Quantos jogos fará o Benfica em casa antes de receber o Sporting? E esses clubes, terão bilhetes?? Como por exemplo o Espanhol de Barcelona... Ou ele só se considera acima da lei em Portugal? Complicado...

Com isto pretende-se perguntar: A culpa, no entender de Luís Filipe Vieira é da polícia que não tem condições para manter a segurança na luz (e nesse caso nenhum clube deve ter bilhetes, ainda que a lei o consagre desse modo). Ou será das claques de FCP e SCP, as únicas em Portugal com vândalos (sendo que há imagens de confrontos entre claques do Benfica e a Polícia fora do estádio, e antes do jogo... curioso...) e assim as outras equipas podem trazer quem quiserem, inclusive as da UEFA.
Ou então será do próprio Benfica, e aí também não há volta a dar e ninguém tem que entrar na luz, porque o Benfica e as autoridades competentes não se entendem na definição de estratégias.

É nestas alturas que apetece dizer que o Benfica é liderado por um papagaio.
 
Na minha opiniao todos têm culpa. Todos!
A colocação de adeptos adversários em bancadas de topo é algo que o Benfica ja tinha feito. Recordo que contra o Man Ut e o Celtic isso aconteceu. A questao é que é os outros têm a fama mas os nossos é que têm o proveito.
Ainda assim se a Policia considerava mesmo que os adeptos nao deveria ali ficar, entao tinha que se impor. Falhou ai e falhou no controlo das entradas (a sub-comissária e que tao criticada foi por LFV foi a propria a dar a indicaçao para os adeptos do Porto salterem sobre os torniquetes. ) e falhou depois durante o decorrer do jogo. Entendo que é dificil detectar os petardos, mas de certeza que com gente infiltrada havia que detectar quem tantos petardos arremessou durante o jogo e que ate cadeiras atiravam.
Depois ha os deficientes dos adeptos das claques do Porto...
Uma nota: os petardos seriam sempre arremessados estando eles no 3º anel ou no piso 0 junto ao relvado. Nao atiravam para baixo, atiravam para o lado!
 
Bom, as declarações de LFV não são felizes quando refere que talvez não ceda bilhetes ao Sporting. Atenção, a lei obriga-o a isso, mas há quem já o tenha feito (não dar bilhetes). Portanto, não seria o 1º.
Quanto à colocação da claque do Porto, não é novidade estarem adeptos de equipas rivais naquele sector. Aliás, não era possível colocar 3.500 adeptos no sector do piso 0, logo alguns teriam que ir para ali. Agora se a estratégia adoptada foi juntar todos no mesmo sector para facilitar entradas e saídas e pela facilidade de organização, qual é o problema disso? A questão aqui passa, essencialmente, por 2 pontos:
- bom senso do adepto em não levar objectos perigosos nem ter comportamentos violentos.
- revista efectuada pela polícia.
Os adeptos estavam bem rodeados por stewards e a polícia foi relativamente rápida a chegar ao local. Inclusivamente, chegou a intervir.
Realmente, os pontos negativos passam por estes 2 detalhes. E, claro, LFV poderia ter direccionado baterias para outros sítios...
 
O que é que interessa se é primeiro ou não? Se não é o primeiro, então não é o primeiro a PREVARICAR. Há tanta gente que mata, logo se ele matar, atenção que não é o primeiro...
O que é que quer dizer ele não ser o primeiro? É menos ridiculo por isso?
 
Não, não quer dizer que seja menos ridiculo por isso. Quer apenas dizer que não ia abrir nenhum precedente em Portugal e que este tipo de argumentos não é novo no nosso país.
 
So tenho pena de não apanhar o Luis Filipe Porco Vieira na passadeira porque nem ai ele me escapava...porco ridiculo nojento
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!