segunda-feira, abril 30, 2007

Derby_Análise_4

O jogo começou tal e qual tinha começado o derby de Alvalade onde Ricardo Rocha marcou aos 2 minutos. Agora foi Liedson a aproveitar um bom centro de Abel e um falhanço de Nélson para, como habitualmente, marcar ao Benfica. O Sporting teve então 15 minutos de grande qualidade, a criar muitos espaços à entrada da área (principalmente das movimentações dos 3 homens da frente a caírem nas zonas das laterais) para poder ampliar a vantagem. Moutinho e Veloso não estavam de pontaria afinada. O Benfica demorava a encontrar o seu ritmo e apenas via nos lançamentos em profundidade a solução para chegar-se um pouco mais à frente. Nuno Gomes e Miccoli poucas hipóteses tiveram em bolas pelo ar. Até que, numa boa jogada de Leo na esquerda, Katsouranis rematou para boa defesa de Ricardo e no desenrolar da jogada, Miccoli (o melhor do Benfica, bem secundado por Leo, Petit e Karagounis) marcou o golo do empate num tiro de belo efeito. Dois belos golos mas esse empate não trazia verdade a um jogo onde o Sporting merecia estar a vencer. Depois, o Benfica cresceu, nivelou a partida até ao intervalo e foi já no segundo tempo que subiu de produção e foi superior ao Sporting sobretudo pela correcção nos posicionamentos de Katsouranis e Karagounis. Apesar disso, foi Tello que ficou perto do golo, não fosse o corte de Anderson. Chegaram então as substituições e Paulo Bento lança Pereirinha e Alecsandro saíndo Abel (bela exibição) e Djalló e ainda corrige a posição de Miguel Veloso, já desgastado e encosta Caneira à linha onde caía Karagounis. Duas substituições que pouco trouxeram ao jogo. Fernando Santos respondeu ao tirar o apagadíssimo Nuno Gomes e a lançar Manu que, numa fase inicial, foi encostar nos centrais leoninos o que, a seu tempo, foi corrigido tendo Manu aparecido mais na linha. Uma boa substituição mas sem efeitos práticos porque faltava presença na área para acompanhar as investidas de Manu. Apesar disso, doi da direita depois de um cruzamento de Nelson que Miccoli, de cabeça, fez brilhar Ricardo. Até final, Paulo Bento decidiu não arriscar para vencer o jogo e lançou Tonel no lugar de Romagonli enquanto que Fernando Santos, com a lesão de Petit (faria alguma alteração se ele não se lesionasse?) lançou Mantorras passando a jogar num claro 4*3*3 mas com Katsouranis e Rui Costa inoperantes para fazer chegar a bola à frente. Incrível como nenhum dos dois foi substituído e como Paulo Bento não aproveitou melhor essa lacuna física para empurrar a sua equipa para a frente. Na minha opinião, também o meio campo do Sporting foi-se abaixo fisicamente (Romagnoli, Nani e Miguel Veloso decresceram muito na segunda parte).
Destaques pela positiva para Liedson, sempre ele a decidir e para Polga do lado do Sporting (Abel também a um bom nível) e do lado do Benfica para Miccoli (com a inoperância de Nuno Gomes e a ausência de Simão é o italiano quem marca a diferença) e para Leo, Petit e Karagounis.
O árbitro Pedro Henriques esteve um pouco aquém do exigido. Eis as suas decisões nos lances mais controversos (desculpem se me esqueço de algum):
- Caneira puxa Miccoli ligeiramente e o italiano aproveita e cai para o chão. O árbitro assistente assinala a falta e Pedro Henriques exibe o amarelo. Decisão correcta porque Miccoli não tinha a bola dominada.
- Falta à entrada da área de Polga sobre Miccoli, ficou por mostrar o amarelo a Polga.
- Falta dura de Petit sobre Pereirinha, ficou por mostrar cartão amarelo a Petit.
- Karagounis simula uma falta de Caneira que Pedro Henriques considera que existiu. Se a decisão é essa, deveria ter mostrado amarelo a Caneira. Afinal, o que viu Pedro Henriques nesse lance?
- Alecsandro parece dominar a bola com o braço na área leonina, mas foi bola no peito. Decisão correcta ao mandar jogar.

Sobretudo, Pedro Henriques, como é habitual, falhou a nível disciplinar. A nível técnico, também não foi muito convincente mas, de uma forma geral, nenhuma das equipas tem excessivas razões de queixa do árbitro.

Comentários:
Foi o derbi dos fracos, especialmente dos treinadores, um que está lá sempre para falhar na hora H, o outro porque se borrou todo e não teve tomates para ir ganhar um jogo que chegou a dominar.
Quanto ao resto, gorou as minhas expectativas, se uma derrota do Porto não serve de estímulo para correr, lutar, tentar ganhar e chegar á frente para lutar pelo título, então não sei que raio de profissionais temos nós a actuar em Portugal.
Toda a époco defendi o Nelson, condisero que tens muitas culpas no golo,a falta de concorrência também não ajuda á concentração competitiva (sim porque o engenheiro não lança jogadores jovens nacionais, só estrangeiros), mas é da desconcentração do flanco esquerdo do Benfica que sai o lance do golo muito mal todos os jogadores que la estavam, Porque será que Leo esteve tão apagado na primeira parte...
Quanto ao resto os leõezinhos dominaram na primeira parte porque o meio-campo do benfica está todo roto (não é engenheiro, não á jogadores para rodar , temos que espremer os que já não têm sumo), é gritante a falta de poderio fisico nesta altura da época, e como o plantel está mal estruturado,nem vale a pena falar do Amélia porque esse já entrou de férias á 3 meses.
Muito bem M. Veloso, Liedson, Moutinho e Polga, mas a estrela para mim foi Ricardo duas defesas de golo que não deixaram acontecer a vitória injusta do SLB.
 
À ultima da hora (com a derrota do Porto), o grande derby nacional ganhou um interesse inesperado.
Uma vitoria de qualquer um dos dois (mas sobretudo do Sporting) relançaria o campeonato. Era contudo um jogo tipico de empate. O Benfica não tinha perdido ainda em casa (embora nao tivesse ganho a nenhuma das tradicionais equipas mais fortes nos ultimos ano, isto é, Porto, Braga e Boavista) e o Sporting não perde fora à mais de 20 jogos.
Ainda estava a malta a sentar-se confortavelmente e já estava o Sporting a marcar! Nem deram tempo para respirar!
Uma vez mais uma desatençao num lançamento lateral do flanco esquerdo (foi assim que perdemos contra o Porto no Dragao com o golo de Bruno Moraes), Abel centra à vontade, e à matador e com pura classe, Liedson resolveu!
Ao contrário do que a maioria vaticina, para mim o principal reu não é Nelson!! São os centrais!! Onde andavam os centrais??!! Nem um lá andava! Nelson recorde-se é um lateral!! Limitou-se a ir tentar emendar um erro dos colegas! Colocar Nelson a tentar marcar um ponta de lança em lances de futebol aereo é suicida!! Liedson é pequeno mas tem um excelente jogo de cabeça! Centrais como Ricardo Rocha e Luisao ja perderam lances de jogo aereo que resultou em golo de Liedson! Nelson foi somente tentar minimizar os estragos! O homem que Nelson tinha que controlar era Nani! A marcação é por norma feita à zona, mas à jogadores que tem de ser marcados HxH !! Para mim Anderson e David Luiz (este jogo definitivamente tirou-me as duvidas: de momento é fraco! Pode e deve evoluir mas neste momento é fraco! E que perca rapidamente a mania de fintar nas zonas recuadas do terreno!) foram de uma burrice atrós! Ainda ontem vi Essien constantemente de volta de Crouch e por vezes Paulo Ferreira ia ajudar para fazer o 2x1 ! Com Liedson tem de ser feito o mesmo! Marcação em cima!
Com um treinador burro como Fernando Santos tudo se espera!
Voltando ao jogo, o Sporting marcou cedo, e todo o jogo muda. Benfica treme, Sporting estabiliza, troca com mais à vontade a bola e nos primeiro 20 minutos as dificuldades do Benfica eram mais que muitas.
Os centrais pareciam aqueles dos anos 80, em que assim que tinham a bola era pontapé para a frente. Tendo como avançados Nuno Gomes e Micolli, ganhar por bolas por alto é 1 em 10! O meio campo do Benfica só as via passar. Por 2 vezes se viu Rui Costa aos gritos com os seus centrais para nao fazerem isso dando indicaçoes para fazerem circulacao de bola. Fernando Santos? Abanava o nó da gravata! Claro que circular a bola nao era facil fruto do excelente pressing do Sporting! Muito bem tacticamente! Moutinho e Veloso tacticamente sao mt bons! No Benfica a bola a queima e Nelson (que está assustadoramente fora de forma!) é um excelente exemplo! So Leo , Karagounis, Micolli e Rui Costa nao tinham problema em ter a bola nos pés e em assumir o jogo. Diga-se que Rui Costa esteve pessimo no capitulo do passe!
Ainda assim o Benfica la equilibrou o jogo, fez o 1-1 e por mais do que uma ocasião teve oportunidade de fazer o 2-1. Mas quem tem Ricardo, arrisca-se a ser feliz!
Eu penso que o empate é o resultado mais justo, mas a haver vencedor esse vencedor deveria ser o Benfica.
Tive alguma dificuldade em entender as substituições de Paulo Bento. Mexeu com vários sectores e revelou falta de ambição.
Ja as substituiçoes de Fernando Santos nem vou comentar! Por Manu nao frente ao lado de Micolli nao lembra nem ao diabo!!
 
Mad Dog,
Quantos jogadores jovens nacionais lançou o Koeman?
Leo fez uma boa exibição, conta antes as vezes que foi à direita dobrar o Nelson, esse sim, um jogador fraco e a quem faz falta concorrência.
Concordo quando dizes que o meio campo estava roto e tal deve-se ao treinador. Mas, de todas as maneiras, não me venham dizer que o Katsouranis anda roto há 5 meses!!

Prof. Karlos,
Também achei tipico jogo de empate, tanto que acertei no resultado.
Se tivesses visto o jogo atrás da baliza como eu, terias reparado no posicionamento de Liedson, sempre a colocar-se mais perto do lateral do que do central porque a principal falha da defesa do Benfica (não é de agora, escusas de acusar o engenheiro) é a ligação entre central e respectivo lateral. O lance do golo é culpa do Nelson!!! Não há que inventar. Liedson está no segundo poste, pensa que foi um lançamento para o Benfica, Anderson tem que ir à linha da grande área (não pode ter culpas no golo, tás louco?!) e David Luiz está ao primeiro poste, talvez um pouco mal posicionado mas não está de todo mal que esteja ali. Não é suposto perder-se ali a bola por isso o lateral pode marcar um dos dois avançados se ele estiver nas suas COSTAS!
Mas desde que não digas que a culpa é do Quim (como disseram alguns no estádio), aceita-se.
Quanto à burrice do Fernando Santos que o faz sofrer golos do Liedson, pergunta ao Koeman como é porque ele o ano passado à custa do levezinho levou 3...
Aliás, fui ver as fichas de jogo ao www.zerozero.pt e espero que vejas bem o 11 do benfica nesses jogos e me digas o que pensas desse 11!! É só rir!
 
Eh pá oh Kramer! Tu tas louco!
Nem sempre quando o uma equipa sofre golos a culpa é necessariamente de um jogador ou do treinador. Mas existem casos em que isso é facilitado!
Este golo é culpa dos centrais e do treinador!!
Um dos centrais tem de estar em cima do ponta de lança! Sempre!!!! Quero acreditar que Fernando Santos antes do jogo terá dado indicaçoes para um dos centrais ficar em cima de Liedson e outro ficar na sobra. Nao sei qual estava incumbido de marcar Liedson. Mas alguem deveria estar!
Tu nao podes pedir a Nelson (nem a 90% dos laterais) que ganhe um lance de bola aerea a um avançado, sobretudo um avançado bom cabeceador!!
Sabes qual foi se calhar o erro de Nelson??? Foi ter tentado lá ir remediar a merda dos colegas!! Porque se ele tem ficado de olho no jogador que deveria controlar (Nani) entao de nada disto ele era acusado! Imagina que Nelson ate consegue o corte ou que Quim defende e depois Nani aparece solto a fazer a recarga! La iam culpar de novo o Nelson pq deixou o Nani solto!
Temos visoes tacticas completamente opostas!! Eu defendo que o central tem de andar permanentemente em cima do avançado! Nem o deve deixar respirar! Viste por exemplo o Liverpool - Chelsea ??!!! Tinhas ali 2 dos melhores treinadores do mundo que pelos vistos partilham da mesma filosofia! É que Drogba, Crouch e Kuyt eram marcados em cima! Ninguem os deixava receber uma bola! Os centrais ate lhe respiravam para cima! É assim que se marca um bom avançado! Não é ir tapar buracos a outro lado e deixar o seu homem nas costas! Tu viste alguma vez o Rise ou Finnan sozinho com o Drogba???!! Viste o Cole ou Paulo Ferreira sozinho com o Crouch ou com o Kuyt ?? Nao viste?? Ainda mais no coraçao da area??!!
Tacticamente pessimos!!! Assustador!!!
Tal como foi assustador o ano passado ver Alcides a lateral direito e a ser constamemente comido com lançamentos nas costas, fazendo as diagonais aproveitando o espaço entre Alcides e Luisao!
Por favor nao defendam o que é indefensável e nao ataquem o que é inatacável!!
Tu já falas como um lagarto! Para defenderes o que queres, fa-lo atacando outro! A tua forma de defenderes Fernando Santos, é atacando Koeman!!
O Mad fala em lançamento de jovens, tu defendes o Engenheiro ( já agora ele é mesmo engenheiro ou tirou o curso com o Socrates??!!) questionando sobre o lançamento de novos jogoadores da parte de Koeman! Critica-se o meu posicionamento tactico da defesa em consequencia das opcoes de Fernando Santos e logo tu falas novamente de Koeman !! Irra!! Larga o osso!!!!
 
Prof. Karlos, tens razão: não tenho que atacar o Koeman para defender o Fernando Santos. Apenas o faço com vocês os dois porque sei que preferem um ao outro. E pretendo apenas desmistificar as possíveis diferenças. Vejo em Fernando Santos um técnico que praticou melhor futebol do que Koeman o fez.
Atenção, o Drogba estava só para 2 centrais, não compares com Liedson e Djalló para 4 defesas. Mas aceito e compreendo o que me dizes.
Mas quero realçar mais uma vez...a má coordenação entre central e lateral, no Benfica, não é deste ano...vem dos tempos de Souness!!! E depois disso ainda houve Camacho, Trappatoni e Koeman!!
 
É pá, eu continuo na minha, nem Engenheiro nem Koeman, prefiro o Camacho.
Krmer se ficas contente com o futebol praticado pelo Benfica em alguns momentos, então sabes que nunca vamos ganhar nada falta um avançado decisivo e um meio campo mais agitado, com mais nervo, mas inteligente a jogar, que tal o Manel ? Lá vens tu dizer que não presta, e o João Coimbra esse também não presta, mas se fose o ZéMaria Pincel do SCP já era um puto maravilha.
Nelson tem culpa no golo, mas o lance nunca devia ter existido se o meio campo e Léo não tivessem sido tão displicentes.
No SLB falta rotação de jogadores, é impensável o sacrificio exigido a muitos jogadores durante esta época, com dezenas de jogos seguidos sem descanso, e os outros ? são só para fazer número ?
 
Pelos vistos o Manuel Fernandes estará de regresso ao Benfica porque ninguém lhe pega por aquele preço. Ou seja, não é aquilo tudo! O que sempre defendi! Bom jogador mas vamos com calma...tem que provar muito mais.
O João Coimbra é tão bom quanto o Pereirinha...
O Rijkaard também não muda muito os jogadores...a equipa base é quase sempre a mesma e está em 1º. Essa história do cansaço para mim é treta! O Katsouranis anda cansado de quê? Então não é que os jogadores do Espanyol têm mais jogos nas pernas do que ele e continuam a correr???
Cansado ando eu a trabalhar 10-11 horas por dia!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!