sexta-feira, março 16, 2007

Bom, mau ou vilão?


Desde há algum tempo para cá, temos assistido ao descrédito, por parte dos respectivos treinadores, de alguns jogadores a quem reconhecemos, de uma forma geral, algum talento. Falo, especificamente, de Ricardo Sousa no Boavista, Carlos Martins no Sporting e, noutro tipo de contexto, Moreira no Benfica.
Bom, comecemos por Ricardo Sousa: no modelo de Jaime Pacheco, é sempre complicado haver espaço para criativos. Se olharmos para os médios habitualmente utilizados por Pacheco, eles são Essame, Tiago e Kaz. Dois alas bem abertos, Zé Manel e Grzelak (com Hugo Monteiro e Livramento na segunda linha) e, na frente, Linz. Mas não será que Ricardo Sousa seria uma opção válida para inverter o triângulo de meio campo? O excessivo rigor de Jaime Pacheco não dá, definitivamente, azo a criatividades...


O mesmo se parece dizer de Paulo Bento que apesar de encontrar lugar para Nani, a verdade é que Carlos Martins parece não ter lugar para competir com outros cujo talento é inferior. Apenas Romagnoli demonstra algum extra de habilidade comparado com o que faz Pereirinha, Farnerud ou Paredes, típicos "jogadores de plantel". Estará o defeito em Carlos Martins ou não haverá liberdade para jogadores que não trabalham assim tanto para a equipa?


No fundo, as duas questões têm a ver com rigor. Ou falta dele por parte do jogador, ou excesso dele por parte do treinador. Em que ficamos?

Comentários:
Situaçoes diferentes. Jaime Pacheco é um treinador ultra-defensivo, um treinador que priveligia quem dá pancada.
Ricardo Sousa (quem até tem uma certa panca e é indisciplinado) como futebolista é um criativo, de bom trato de bola, pouco agressivo. Ou seja tudo o oposto do tipico jogador à Jaime Pacheco.
.
Carlos Martins é outra situação. É bom jogador sim, mas não rigosamente nada daquilo que tentaram ( e ainda tentam ) fazer dele. Sinto me á vontade porque sempre o considerei uma especie de jogador de Marketing. Tanta era essa a ideia que o próprio jogador se convenceu disso e age como vedeta. Deve pensar que é um Ronaldinho Gaucho!!
Paulo Bento (que eu particularmente considero um excelente treinador) tem sido a unica pessoa ligada ao Sporting a adoptar a mesma portura: "nao endeusem os jogadores!!" . Em tempos fiz um post sobre isso!
Marketing, Marketing!!
Paulo Bento faz os jogadores voltarem à terra. Há os que reagem bem (como Nani) e há os que se fazem de vitima e ainda fazem pior como é claramente o caso de Carlos Martins, que faz birras, foi expulso com 2 cartoes amarelos em menos de 3 minutos, tem queixas frequentes de dores que os exames nada acusam, parece que faz fretes em campo, etc.
Tem qualidade sim. Isso é obvio. Mas não é um fora de serie. Devia olhar mais para o exemplo Joao Moutinho. Esse sim é uma referencia a todos os niveis. Esse nao é Marketing. É qualidade!!
Carlos Martins faz me lembrar Roger. Potencial / Qualidade sim, mas e o resto????
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!