segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Superliga_83

Esta foi a melhor jornada do campeonato, não tenho dúvidas em dizê-lo! Não pelos resultados que aconteceram, mas pela emoção que recheou as partidas. Senão, vejamos:
Tudo começou com um Benfica-Boavista, de sentido único, com um Benfica ofensivo, mandão e que criou inúmeras oportunidades para marcar. Brilhou William e os postes fizeram o resto. Do lado do Boavista não vimos a equipa excessivamente agressiva que Jaime Pacheco costuma apresentar, mas também de jogo jogado viu-se pouco. Destaque para Kazmercziak que denota talento invejável. Do lado do Benfica, o destaque vai para a bela partida de Karagounis, Simão e Petit. Um 0-0 que deixa água na boca, tal a qualidade do espectáculo (apesar de apenas um sentido).
No dia seguinte, era o momento para o Porto poder recuperar a vantagem perdida na jornada transacta. O Estrela parecia adversário fácil de alcançar mas Daúto Faquirá tem hoje uma equipa bem montada, sem grandes individualistas mas capaz de bater o pé aos grandes. Assim foi, num golo de Anselmo que já antes havia desperdiçado ocasião bem mais fácil.
Chegava a altura do Sporting de Paulo Bento ganhar pontos. Podia recuperar 5 pontos frente aos seus adversários directos, regressar ao 2º lugar e depender unicamente de si para ser campeão! Mas, por incrível que pareça, foi o Nacional a equipa a jogar melhor e a conseguir marcar. Bruno Amaro adiantou o Nacional e não fosse Bueno em noite sim (a melhor noite da sua vida, digamos...!) e Carlos Brito saíria de Alvalade com um resultado positivo.
No resto da jornada, havia o interesse de ver o derby regional Naval-Académica onde Joeano regressou em pleno aos estudantes e de ver o Setubal-Belenenses onde Carlos Cardoso ficou em situação delicada depois da derrota. Quem aproveitou foi o Beira Mar (também num duelo de regiões) que venceu a União Leiria, terminando o jogo só com 9 jogadores.

Equipa da semana: Estrela Amadora
Jogador da semana: Bueno e William: têm mesmo de repartir o título!
Golo da semana: Luiz Carlos (Paços Ferreira)
Treinador da semana: Daúto Faquirá
Positivo da semana: as assistências nos clássicos/derbys Setúbal-Belenenses e Naval-Académica; o discurso de Carlos Brito no final do Sporting-Nacional, não culpando o árbitro pelo mau julgamento no lance do empate.
Negativo da semana: assobiar uma equipa que praticou um futebol como o Benfica fez frente ao Boavista é não gostar de futebol.
Triste da semana: Ávalos...cinco golos leoninos ,todos na sua área de jurisdição!

Comentários:
Tivessemos mais jogos como os desta jornada e o nosso campeonato teria outro impacto.
Falando dos 3 grandes, vou deixar propositadamente para o fim o Benfica pois há mais para falar.
O Porto, perdeu e perdeu de forma injusta. Sem Quaresma o Porto perde metade da sua capacidade ofensiva. Depois há que contar que também nao havia Anderson e na defesa a ausência de Pepe, faz-se notar quando o seu substituto se chama Ricardo Costa.
No Estrela, repare-se que só 5 clubes sofreram menos golos! 5!! O futebol é um jogo colectivo, mas não posso deixar de destacar o papel dos 2 centrais Fonte e Amoreirinha. E foi o Benfica buscar um miudo de 19 anos ao Brasil.....
O Sporting-Nacional foi um jogo completamente atipico. Charly Good resolveu ao marcar 4 golos e fez o jogo da vida dele. Um jogo que a arbitragem teve papel decisivo e onde espero que tão cedo os sportinguistas não venham fazer o tradicional papel de vitimas.
E o Benfica?? Bem, aquilo foi um fartote de rir!! Hà muitos anos que não via o Benfica jogar tão bem!! Durante 80 minutos fez um jogo fantástico. Que categoria!!
Umas vezes azar, outras por mérito de William, outras por total inoperância (não é Sr. Nuno Gomes!?) o que é facto é que o Benfica não conseguiu marcar um unico golinho!!
A estreia de Derlei desiludiu e a verdade é que deveria ter sido expulso.
Sendo também verdade que o Benfica fez uma grande exibição, também o é que Fernando Santos acabou por falhar novamente na parte final.
Passo a explicar: tal como o próprio Kramer afirmou, Karagounis estava a fazer um grande jogo e a sua saída foi a meu ver uma má opção. A partir do momento em que ficou só com o homem no meio do ataque (Nuno Gomes) o Benfica ficou menos perigoso e menos consistente com a saída de alguem (Karagounis) que fazia bem o transporte de bola e fazia passes a rasgar a defesa. O Benfica tem de jogar sempre com 2 homens no meio e Derlei entrou para uma das alas. Podia perfeitamente jogar no meio e Nelson fazia todo o corredor direito. Só precisava de ter mais liberdade.
Mantorras que por exemplo foi decisivo contra o Leiria, entrou a menos de 5 minutos de fim. Não percebo. Ainda mais dificil de perceber tendo em conta a péssima exibição de Nuno Gomes.
Vi por exemplo o Sporting e vi Paulo Bento a terminar o jogo em 3-4-3 em que dos 4 medios, 2 deles eram altamente ofensivos. 20 minutos a jogar com Romagnli, Nani, Yannick, Bueno e Liedson é obra. É obra se tivermos em conta que 2 dos outros medios (Moutinho e Pereirinha) são 2 médios que sobem com frequência, que sabem ter posse de bola, passar, rematar. Não eram trincos.
Não havia necessidade nenhuma de ter Luisao e Anderson nos ultimos 15 minutos. Arrisque Sr. Engenheiro!
Mas atenção, não lhe retiro mérito na exibição. Mas é tão mais fácil quando não se inventa! À quanto tempo eu nao ando a dizer para jogar sempre com 2 homens no meio e preferencialmente em losangulo ou se nao o fizer que jogue sem ala direito, reforçando o meio (Petit, Katsouranis, Karagounis, Rui Costa) Simao na esquerda com total liberdade e Nélson a fazer o corredor direito com Nuno Gomes e Micolli ou Derlei. É tão fácil!
O golo da jornada é de Liedson!!
Destaque positivo na 2º Liga onde o derby regional Portimonense - Olhanense registou a presença de 6000 espectadores!! Nada como a rivalidade! Grande exibição do nosso amigo Kongolito (Diogo Silva) no centro da defesa do Portimonense!!
 
Na altura não concordei com a entrada do Derlei. A saída do Karagounis, acho que se deveu à subida que registava a exibição do Rui Costa (lançou 3 contra-ataques em muito pouco tempo). Poderia ter saído o Katsouranis (dá sempre o berro aos 75'-80') mas realmente não havia nada para mexer porque a equipa estava bem. Mas há muito tempo que não via tão bom futebol naquele estádio.
O golo do Liedson é bom, a nozada no Ávalos é excelente! Mas o tiro do Luiz Carlos, de fora da área, a valer um ponto precioso...

GANDA KONGOLO!!! Foste lá?
 
Claro que fui! Era o primeiro jogo da época em Portimao! Até agora tinham jogado sempre no novo Estádio do Algarve (Faro / Loulé) e nao podia faltar, sobretudo sabendo que o Kongolito ia jogar de inicio!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!