quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Europa_2

Seria, provavelmente, fácil escrever aqui palavras bonitas sobre as equipas portuguesas pelos bons resultados alcançados esta semana, respeitantes aos jogos das competições europeias. De tal modo também seria fácil criticar a queda (caso aconteçam) de Porto frente ao Chelsea, Braga frente ao Tottenham e Benfica frente ao PSG.
O que, na verdade, me interessa realçar depois de acompanhar boa parte destes 3 jogos é a postura das equipas portuguesas:
Começo pelo Porto que defrontou um Chelsea muito diferente daquele que tinha encontrado há 3 anos atrás. Este Chelsea é mais lento, joga mais a partir de trás, aquele losango no meio campo tem dificuldades em fazer chegar a bola aos 2 avançados que costumam receber a bola na linha de meio campo, a não ser que joguem através de um futebol directo, algo onde o Chelsea é das melhores equipas do Mundo. Mas, porque não dizê-lo, o Porto jogou muito bem. Foi muito pressionante em todos os sectores, a defesa jogou bem subida, os centrais sempre muito atentos e fortes perante dois dos melhores avançados do Mundo. Num pequeno espaço, Shevchenko marcou e pode até ter decidido a eliminatória. Mas a exibição da defesa do Porto foi boa tendo cometido muitos poucos erros. O meio campo desempenhou um papel importante: Assunção esteve bem nas segundas bolas, não teve que se preocupar com Ballack que não existiu e contou com a preciosa ajuda de Meireles (enfrentou bem Essien) e Lucho (jogo melhor defensiva que ofensivamente). E no ataque, Quaresma brilhou, Lisandro correu muito e Postiga teve bons pormenores. Creio que faltava só não ter sofrido aquele golo e estaria o Porto na mesma posição que Braga e Benfica estiveram hoje. O Benfica teve uma primeira parte apática, com Simão sem conseguir ligar a defesa ao ataque. Só na 2ª parte é que apareceu um Benfica com fôlego e com domínio de jogo. Incrível as oportunidades desperdiçadas por Simão e Luisão mas que não impediram a reviravolta com duas bolas paradas em lances estudados. Um pequeno susto mas no fim uma vitória importantíssima para Portugal que se destacou no ranking da UEFA.
E, para terminar, que tal uma vitória em Itália? Foi assim que o Braga nos brindou com uma exibição à imagem de Jorge Costa: a lutar com a mesma intensidade por cada bola e a deixar tudo em campo. Uma vitória preciosa e que nos faz pensar que, mesmo estando o Parma numa situação delicada, esta é muito mais do que uma "simples" vitória a uma equipa italiana: ela quer dizer que conseguimos ser mais cínicos que os italianos, tivémos mais fortuna que eles (o Parma nos últimos 15 minutos dispôs de, pelo menos, 5 chances claras de golo), fomos mais pragmáticos.
Foi uma semana de pontos para Portugal, esperemos que PSG fique também pelo caminho e que os ingleses Chelsea e Tottenham tenham que suar bastante e...não tenham sorte do seu lado. Porque poderá ser que os nossos portugueses consigam mais uma surpresa!

Comentários:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
A europa sorriu as equipas portuguesas que tiveram na taça uefa e até mesmo nos orteio mais em particular ao Benfica que irá jogar em casa tanto na Luz como em Paris onde irá ter o apoio dos muitos portugueses que la vivem; pouca sorte para o Braga mas não impossível este Tottenham que embora esteje a atravessar uma crise parece ser uma equipa com um potencial maior que o Parma , mas nós os portugueses damo-nos bem com o futebol inglês, a ver vamos...quanto ao Porto fez uma exibição agradável encostou o Chelsea em muitos momentos do jogo na sua defesa mas atenção o Chelesea fez um jogo mais calculista, na tentativa de controlar o jogo e proporcionou esse dominio do jogo ao Porto. estou convencido que a 2ª mão vai ser diferente e que o Porto não vai ter pernas para aguentar o melhor futebol do Chelsea...ainda assim boa sorte!!!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!