terça-feira, novembro 14, 2006

Talentos escondidos...


Refiro-me a Heinze e Tinga. Os dois jogadores tiveram uma passagem fugaz pelo Sporting onde nem sempre (ou quase nunca, principalmente o argentino) foram titulares. Sensivelmente, dois anos depois, eram seleccionados para representar as cores do seu país.
Boa prospecção de talentos ou má optimização de recursos?

Comentários:
Então não é o clube da formação? O expoente?

http://bolaoposte.blogspot.com
 
Ainda sou do tempo...
...em que o Benfica não aproveitou um gajo chamado Mário Stanic e fartavam-se de gozar o Benfica. O Sporting não aproveitou o Heinze e o Tinga e é tudo muito normal e natural.

PS: é verdade que um dos maiores desperdicios da história foi o do Deco pelo Benfica, mas isso... prefiro esquecer.
 
muito bom blog pessoal...
continuem....

visitem tambem o:
www.futebolnatv.blogspot.com
 
São muitos os exemplos de jogadores que por uma razão ou por outra não tiveram sucesso no futebol português.
Nestes 2 casos que são mencionados, as razões também são diferentes: Heinze era muito novo, não tinha a estaleca que tem hoje em dia. Até começou muito bem e logo na estreia marcou na derrota do Sporting frente ao Porto por 3-2. Depois apagou-se e não sei de facto quanto era o valor do seu passe. Mas quem pagou por 13 milhoes por Rodrigo Tello.....
Tinga é um caso diferente. Apanhou um meio campo forte onde não era facil ser titular indiscutivel. Mas fez bons jogos e era na minha opinião claramente um jogador de qualidade e uma mais valia no plantel.
Não sei de quem partiu a vontade para a saída de Tinga. Foi o jogador que pediu para sair? Foi dispensado??? Independentemente disso, o erro a meu ver surge no negócio efectuado. Tinga era um jogador credenciado no Brasil. Tinha sempre mercado nas maiores equipas brasileira, e com um bom empresário teria mercado no estrangeiro. Sim, estava desvalorizado, mas ai é que deveria entrar a boa gestão! Se um jogador tem valor, há que rentabiliza-lo! É uma questao de tempo! Empresta-se o jogador, ele facilmente poderá confirmar o seu valor e despertar um interesse para a sua contratação!
Foi isso que o Benfica fez com Roger e o Porto com Leo Lima. Emprestaram os jogadores, valorizaram-se e posteriormente foram vendidos por um bom dinheiro!
Tinga foi para o Internacional e em troca recebeu Labarthe! Pessimo negocio! Má gestão!
Nisto, eu sou a favor dos empresários! Conseguem excelentes negócios a troco de uma boa comissão!!!
 
Claro que este caso não está relacionado com a formação, concordo contigo Santinni. Creio que as referências que o Sporting obteve foram boas e, realmente não me lembrava, Heinze veio emprestado. Mas pouca ou nenhuma utilização teve, o seu lugar estava coberto por Rui Jorge (que até jogava a médio) e Nuno Valente. Ou seja, 21 anos, emprestado e lugar ocupado...é dificil assim!
Já Tinga tinha concorrência de peso e no segundo ano até começou como titular mas penso que decidiu (ele mesmo) deixar o Sporting. Pelos vistos, tomou a opção correcta se bem que hoje, naquele losango, certamente seria utilizado com alguma regularidade.
Diria que a prospecção de talentos é boa mas nem sempre a contratação é a adequada para as necessidades da equipa.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!