segunda-feira, novembro 27, 2006

Superliga_78

Depois de mais uma jornada europeia regressou o campeonato. Com um Porto vindo de uma brilhante e moralizadora vitória em Moscovo, a deslocação ao Restelo era encarada como um obstáculo dificil e os rivais da 2ª circular esperavam uma escorregadela do líder. Não é contudo fácil ver o Porto perder pontos. Mesmo sem Anderson, Jesualdo já achou um onze base, uma estrutura sólida sobretudo no centro do meio campo e um Quaresma revigorado que desiquilibra a todo um instante. Depois há Postiga. Não parece o mesmo jogador que em 3 anos, não consegui marcar sequer 10 golos.
Controlando o jogo, mantendo a posse de bola, impondo o ritmo que mais lhe convinha, o Porto logo no inicio do jogo terá chegado ao golo. Golo esse não validado mas que dá a sensação de ter existido. Não marcou ai, marcou já perto do intervalo, também numa jogada polémica mas que dizem os peritos ter sido legal.
Logo de seguida e pressionado pela vitória do Porto, o Sporting deslocou-se ao campo da Naval. Com Liedson de regresso as expectativas leoninas eram as maiores. Apenas vi a ultima meia hora do jogo mas do que vi, vi um Sporting diferente daquele que vi no inicio da época. Pressionam pouco, perdem muitas bolas e têm claramente 3 jogadores fora de forma: Liedson, Carlos Martins e Nani. Obviamente o rendimento da equipa cai a pique. Depois de Tello na Madeira veleu de novo um lateral esquerdo (desta vez foi Ronny) e de novo na marcação de um livre a resolver o jogo.
Dos 3 grandes, deixei para o fim o Benfica. Vinha de uma vitória com um certo sabor a amargo frente ao Copenhaga (tendo em conta a derrota do Man. Utd) sabendo que um qualquer deslize seria a confirmação do adeus na luta pelo titulo. Começou bem o jogo, com ritmo, velocidade, boas tabelas e Marcos lá foi evitando enquanto pode o golo. Não podia contudo evitar um auto-golo do seu colega. Se o Maritimo até ao golo era pouco mais que inofensivo e onde apenas se preocupava em defender, após se encontrar em desvantagem lá se soltou um pouco e à beira do intervalo numa boa jogada de Marcinho chegou ao empate. Se o golo é bom, também se deve dizer que é um tipico golo sofrido à Benfica !!! Katsouranis e sobretudo Petit são muito fracos quando se confrontam com médios com boa mobilidade e que ora caem para as alas ora aparecem nos espaços vazios sobretudo à entrada da area. Lançamento lateral, Marcinho sai do meio para a ala esquerda, ninguem o acompanha, leva a bola consigo e de fora da area e para não variar com Quim adiantado, dispara um excelente remate que porventura, repito, porventura com um bom guarda-redes posicionado no sitio certo seria defensável. Pensei que o Benfica abanaria muito com o golo sofrido mas isso não se veio a verificar e o caudal ofensivo manteve-se e as ocasiões sucediam-se umas às outras. Só um grande Marcos (talvez estivesse numa de se redimir após o frango da semana passada no remate de Tello) evitou o 2-1 e posteriormente o 3 ou 4-1. No computo geral foi uma vitória justa.
No resto da jornada, parece que o Nacional está de novo uma equipa consistente e chata de ultrapassar, um Boavista que tem bons jogadores (Linz , Zé Manuel, Ricardo Silva, Ricardo Sousa) mas que não engrena nem por nada.
Equipa da Semana: Porto (pela vitória em Moscovo e em Belém)
Jogador da Semana: Ronny (entrou e resolveu!!)
Golo da Semana: Ronny (mas o que é aquilo???? Uma pantufada como à muito não via!!!))

Comentários:
Este Porto é uma cópia refinada do Braga de Jesualdo. Um 4*3*3 rigido, mas cheio de qualidade. Gostaria de destacar Ibson que, em breve, irá aparecer em grande. Só mesmo Lucho lhe pode tapar o lugar. O Sporting realmente tá em baixo de forma, mas e depois? Ganha, como qualquer equipa digna desse nome. Liedson não marca, fazem-no os laterais esquerdos. Um misto de sorte com eficácia.
Quanto ao Benfica há 2 formas de analisar, de forma sucinta, a sua exibição: ou ganhou à tangente com um auto-golo e a marcar o golo da vitória quando o Maritimo jogava temporariamente com 9 ou fez uma exibição de qualidade, numa grande noite de Marcos que salvou 3 golos certos e onde o Maritimo só por uma vez teve uma chance de golo na única falha da defesa benfiquista. Qual será a verdadeira?
Privates:
Prof.Karlos - Em relação ao Quim, tá super adiantado. Dá 3 passos para a frente, mas o golo é muito bom. Sim, o Buffon talvez defendesse.
Mad Dog - contei 3 centros por alto do Nelson para o apanha-bolas. Chama-se Filipe, entrevistei-o no final do jogo e ele diz que a bola chega-lhe sempre às mãos quadrada. No unico cruzamento à meia altura, Nuno Gomes cabeceou (sem saltar) ao lado.
Equipa da semana: Porto
Jogador da semana: Ronny
Golo da semana: Marcinho
Positivo da semana: belos golos, fazem sempre folta!
Negativo da semana: as lesões de Hugo e Miccoli, dois jogadores que, pelo que têm feito, não mereciam esta desfeita.
Treinador da semana: Paulo Bento segue fiel aos seus ideais e com frutos.
Triste da semana: o lance de Postiga a "roubar" o golo a Quaresma que parece que foi mas Postiga não deixou confirmar. Hélder, tranquilo...ganhas a bota de ouro sem precisar deste tipo de episódios!!
 
Vejo que finalmente o descontentamento com o Ruim começa a ser generalizado!! Aleluia!!
Volta Moreira!!
Pior é que o Fernando Santos que gosta muito de dizer "na realidade" não vê a verdadeira realidade à frente! Ruim não presta!
Quanto à embirração para com o Nélson, não passa disso mesmo. Para mim o seu pior defeito é a mania de fintar em zona proibitivas. Tem de jogar mais simples!
 
Para mim, o Alcides e o Quim têm uma coisa em comum. Quer um quer outro não são é nada!! Ou melhor, são sim um erro de casting!!
Concordo que se diga que a culpa maior é de Fernando Santos e que portanto se deve evitar assobiar Quim. Mas é o mesmo Quim que devia pensar da mesma forma quando o ano passado Koeman apostou em Moretto! É que na altura Quim descarregava tudo em Moretto como se este tivesse a culpa!! Nem a palavra dirigia ao colega!! Se queria uma explicaçao e descarregar a frustação que sentia, então era Koeman quem deveria ser alvo da sua ira.
Ora como nao o fez, como foi mau profissional, mau colega de equipa, não pode agora exigir que o sejam com ele.
Eu nunca fui à Luz assobiar ninguem do meu clube, fosse ele Beto, Michael Thomas, Nelo ou quem quer que fosse. Mas Quim merece ser assobiado!!
 
Não preciso (nem quero) defender o Quim. Só acho ridiculo este tipo de ataques. Em 15-20 anos de clube, achas que só o Quim mereceu ser assobiado? E porquê? Porque foi mau colega de equipa e não falou ao Moretto? Sabes que o Donizete e o João Pinto também não se falavam? Que o Panduru andou ao soco com o Thomas? Fico-me por aqui...não vamos mais longe neste assunto.
Apenas deixar claro que considero Moreira o melhor dos 3 e que Moretto tem mais qualidades que Quim. Apesar de não ter a certeza se é melhor ou não. Porque Moretto sofreu por chutar mal numa bola num jogo com o Barcelona (acho eu). Pois eu digo que dos 3 é o que joga melhor com os pés. Mas no Benfica o destino do jogador traça-se por um simples acto...
Quanto ao Nélson, é bom jogador, claro que é! Mas não é tudo o que dizem. Não sabe centrar, não sabe safar-se de situações complicadas na área mais recuada, inventa em demasia. Mas é rápido, marca razoavelmente bem e é determinado e desiquilibrador para lateral. Agora que não haja demasiadas ilusões!
 
Mad Dog, escusas de falar na exibição do Nélson que eu reconheço-lhe talentos. O problema é que nesses talentos não está incluído os centros! E agora, também está provado que não está incluído as variações de flanco!! ahahha
O Marcinho é bem expulso (não fiz post sobre árbitros por falta de tempo), se bem que a patada do Ricardo Rocha no Kanu também seja suspeita.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!