domingo, outubro 29, 2006

Clássico_8

Havia enorme expectativa para ver a reacção do Benfica de Fernando Santos, novamente testado em jogos de maior dimensão, e isto depois de vitórias contra equipas mais pequenas. Foi um grande jogo de futebol como há muito tempo não se via a este nível em Portugal. Diferentes fases de jogo em que as carências de cada equipa foram postas a descoberto. Vamos por partes:
Jesualdo apresentou o esquema táctico que se esperava com uma nuance. Meireles no banco (não soube parar Nuno Assis), Assunção titular (bom jogo, a ajudar bem os centrais). Já Fernando Santos surpreendeu ao apostar num 4*4*2 aberto com o regressado Paulo Jorge (muito apagado) e Kikin na frente (sentiu-se muito só, a bola não lhe chegou muito mas falhou um golo claro). Antevia-se inferioridade numérica na zona central do meio campo e momentos complicados para a dupla Katsouranis (bela partida!) e Petit (o inverso do colega de sector). Foi um início de jogo demolidor do Porto, sobretudo porque o Benfica não acertou marcações. Durante 30 minutos, o Porto rematou por 10 vezes à baliza!! Quaresma e Anderson deslubravam, Nélson e Katsouranis sofriam pelas diabruras dos dois. Num lance furtuito o Porto marcou às meias entre Postiga (o homem do jogo, que bela exibição!) e Lisando (muito esforçado e mexido), mas louvava-se até então o trabalho que realizava para chegar ao golo. Iam 12 minutos de jogo e o Benfica até parecia interessado em preocupar os dragões. Mas, com Quaresma a um alto nível, o Benfica sofreu o 2-0 oito minutos depois num lance genial do extremo portista. Ele já tinha ameaçado, nem Quim nem Nélson sabiam como parar um lance daqueles. Tudo parecia encaminhado para uma exibição e vitória tranquilas do Porto mas o momento do jogo fez com que tudo mudasse. Anderson sai lesionado e o Porto adormece.
É tempo agora de dar Benfica e as oportunidades aparecem: Kikin aos 37' e Paulo Jorge aos 42' vêem Helton negar-lhes o golo com classe. Pensava-se que tudo poderia mudar caso uma dessas bolas entrasse mas o intervalo chegou com 2-0 no placard.
A segunda parte começa com o Benfica a mandar (como seria de esperar) na partida. Petit e Paulo Jorge tentam pôr em sentido Helton até que Fernando Santos lança Nuno Assis e aposta num futebol mais interior com um maior risco já que permitia que os laterais subissem mais no terreno e Katsouranis e Petit compensassem essas zonas facilitado pelo facto de já não haver Anderson em campo.
Apesar disso, a substituição apenas traz um equilibrio maior e um Porto novamente a procurar a baliza de Quim. Foi então que Fernando Santos lançou Mantorras (decisivo na recuperação) para o lugar de Kikin e o Benfica chegou ao empate através de um cabeceamento vitorioso de Katsouranis após canto de Simão. Depois de meia hora inicial de pesadelo, o Benfica tinha meia hora para conseguir o golo do empate. Foi então altura de Jesualdo retirar de campo o já inexistente Quaresma e Lucilio Batista exibir os seus unicos cartões: amarelo a Fucile (já desgastado, arrastou-se na parte final do encontro) e Paulo Assunção. Nuno Assis e Simão alternavam a condução de jogo benfiquista, Mantorras arrastava os defesas e Leo e Nelson (já que nem Tarik nem Lisandro incomodavam) apareciam para cruzar. E foi num desses lances que Mantorras abriu na direita, Nelson cruzou e Nuno Gomes, oportuno, marcou o golo do empate. Os 5 minutos posteriores demonstravam um Porto fragilizado e um Benfica moralizado. Parecia que o 3-2, a surgir, caíria para o lado encarnado. Até que, ironia do futebol, Tarik centra da direita, Leo corta para fora, cai no relvado e tem de sair do terreno de jogo. Fucile lança para a área, Pepe salta com Luisão e o entrado Bruno Moraes aparece solto a marcar o golo da vitória. Num pormenor, decidiu-se o jogo. Se o Porto jogava com 2 avançados e ainda apareceu Pepe para cabecear, Luisão e Rocha não eram suficientes para travar o ataque portista.
Parabéns às 2 equipas que realizaram um jogo interessante, com muita emoção e que nos permite concluir que a emoção do futebol tem muito para nos oferecer e são este tipo de espectáculos que nos fazem amar o futebol. Lucilio esteve bem, a um bom nivel apesar de abusar da ameaça e do "olhar de mau" aos jogadores que podem tomar (de forma natural) como uma provocação do árbitro internacional.

Nota: mais uma vez, houve incidentes no tunel do Dragão. Acredito que tal deveu-se ao calor com que se viveram os ultimos minutos da partida. Se, o nivel de jogo das partidas do nosso campeonato aumentar, tais emoções passarão a ser mais habituais e os jogadores passarão a acatar melhor as incidências da partida. Assim esperamos!

Comentários:
Esqueci-me de um pormenor importante: a haver um vencedor, esse deveria ser o Porto porque foi quem, de igual para igual (leia-se, enquanto houve empate), demonstrou mais querer, mais determinação e mais capacidade. E porque perdeu Anderson muito cedo, ele que foi o grande dinamizador da equipa. Mas o empate ficava-lhes tão bem...
 
E a defesa do Quim ainda com o resultado em 0 a 0? Não prestou? Quando não sabemos justificar o que de mais natural tem o futebol procura-se sempre os pontos mais fracos de cada um.
No primeiro golo, Luisão não tem culpa de nada. Apenas Ricardo Rocha deixa Postiga rodar e rematar...ao lado. Leo tem que estar a marcar Lisandro? Epá...tem que marcá-lo mas não tem que esperar que a bola lhe bata no rabo e entre! Lance casual sem culpas de ninguém.
No 3º golo, tá explicado que é uma falha colectiva. Bruno Moraes tinha entrado e andava a deambular, não tinha marcador directo. Pepe subiu no terreno, o Katsouranis também andava por lá para equilibrar as coisas, mas é preciso ver que Bruno Moraes vem do lado direito, ou seja, do lado onde defende Leo que estava fora do terreno...
No lance do segundo golo, Quim não tem hipótese!!! O Helton também não a defendia! Aliás, tenho que ir ver um treino ao dragão, fazer um filme para se acreditar que aqueles remates são indefensáveis! O guarda redes está no primeiro poste, a bola sai em balão (e tensa) para o segundo. Milagres? Não brinquemos...
 
Mad!!!!!!!!!!!!
Ganhaste um amigo para a vida!!
Este Kramer anda parvo de todo!!
Quim, ou melhor, Ruim tem culpa sim!! Só não vê quem não quer ou tem a conscìência pesada!!
Vamos por partes: Porto ganhou e existiram a meu ver 2 grandes razões para o desiquilibrio na qualidade de jogo e consequentemente no marcador. O Porto teve Helton, o Benfica teve Ruim!! É uma MERDAAAAAA!!!! MERDA, MERDA, MERDA!!!
Repito: MERDA!!!!
Helton safa claramente 2 golos!! Ruim faz uma boa defesa, a uma bola que foi rematada à queima-roupa e que foi à figura! Quase que foi contra ele!
" O guarda redes está no primeiro poste, a bola sai em balão (e tensa) para o segundo". Foda-se!! (kramer obrigas-me a ser mal educado!!) Mas o quê é que aquele animal mamifero estava a fazer tao coladinho ao 1º poste???? O quê??? Aquilo é melhor que um convite para uma festa de ladies night! Qualquer um aceita o convite!!
Depois a 2º grande diferença: durante 30 minutos, o Porto teve Anderson. Nem durante 5 minutos o Benfica teve Rui Costa. São jogadores que fazem toda a diferença. Posse de bola, circulação de bola, capacidade de remate, capacidade de aparecer nos espaços vazios, de desmarcar alguem, de ajudar os 2 homens do meio campo.
Assim que Anderson saiu, o Porto caiu a pique.
Ainda assim, o Benfica começou muito, mas muito mal! Petit e Katsouranis pareciam lebelinhas! Claro que estavam em desvantagem numérica (2 vs 3) mas recuavam muito para juntos dos centrais e davam um enorme espaço no meio do terreno! Tanto remate! Nem Nuno Gomes, nem Fonseca nem Paulo Jorge (nao podia ser titular depois de 2 semanas de fora lesionado) ajudavam no meio campo! Era um sufoco!
Fernando Santos?? Só dizia "calma"!!
Calma???? Calma o ca.....!!!!
Ainda assim se nao fosse Helton, o Benfica merecia ter marcado um golo na 1º Parte.
Na 2º parte, tudo mudou! Um Benfica diferente, outra postura, mais mandao, Katsouranis (que nao fez um bom jogo, uma vez mais discordo de Kramer) melhorou, o Benfica passou a pressionar, a entrada de Nuno Assis veio equilibrar a luta a meio campo, mais posse de bola, mais capacidade de circulacao e a saida de Quaresma veio ajudar ainda mais! Com 2-1 , ainda assim estava convencido que o Benfica nao se safaria. O meu amigo Vantunes insistia que ia dar em empate. Eu dizia que acreditava mais num 3º golo do Porto que num golo do Benfica. O Benfica ate chegou ao empate e deu a sensaçao que podia chegar à vitoria. Mas num lance de bola parada, com muita confusao à mistura o Porto teve a estrelinha.
Justo??? Talvez. Dificil de responder. Se formos a ver no conjunto dos 90 minutos o Porto foi melhor. Talvez 60%-40%. O sabor amargo surge do facto de o golo ter surgido ja em tempos de desconto e apos uma recuperacao notável do Benfica!
Grande Quaresma, grande Postiga, grande Helton.
No Benfica nao consigo destacar ninguem pela positiva. Só pela negativa!! Ruim e Nélson. Tao maus!!
 
Só posso dizer uma coisa: tristeza.
Se Quim não estivesse ao primeiro poste e a bola entrasse lá, também era culpado.
E já agora, uma pergunta interessante: Helton é mal batido no golo de katsouranis? A bola entra no primeiro poste onde Helton opta por não colocar um defesa. Calculo porque tinha coberto o angulo do primeiro poste. Ou não?
É mal batido? Eu digo que sim, é mal batido. E digo que o remate de Kikin não vai a figura mas vai para a zona onde estão as mãos de Helton. O ataque a Quim é ridiculo. katsouranis começou mal, muito mal mas depois subiu muito a qualidade de jogo. tanto no desarme, como a lançar jogo. Algo que Petit nunca conseguiu.

Nota: Porquê "um grande Quaresma"? Na segunda parte não existiu (saiu aos 73'), o golo que marcou (segundo vocês) é frango de Quim...sendo assim apenas vi meia duzia de pormenores de classe...
 
O meu amigo Kramer anda desatento! Eu não justifico a boa exibição do Quaresma com o lance do golo. Não é por ter marcado um golo que se tem uma boa exibição (a nao ser que seja um matador, porque um matador é essa a sua funçao) pelo que nao poderia justificar essa exibição com a obtençao de um golo. Alias eu disse isso em relacao a Katsouranis. Quaresma no lance do golo rasgou completamente Nelson!! É de uma categoria !! Mais do que demérito de Nelson, é merito de Quaresma! É daqueles lances que quando sai bem, qualquer defesa cai! Mas lances como aquele teve vários! Tu falas em meia duzia de lances de classe. São muitos!! Grande parte da superioridade do Benfica na 2º parte resultam da saida prematura de Quaresma! Olha o lance do 2º golo! Com Quaresma em campo, Nélson nao se aventurou no ataque!
O golo?? Sim, Ruim é mal batido!! Pessimo posicionamento! Já para a supetaça à 2 anos, também da esquerda Quaresma lhe marcou um golo com algumas semelhanças, porque Ruim nao se sabe posicionar!
Lembras-te de um golo de Deco a Moreira à uns 3 ou 4 anos?? Também ao angulo do lado esquerdo!! Moreira foi o 1º a assumir o erro! Assumiu!! Todos concordaram que foi mal batido! Acabem com este proteccionismo à merda do Ruim!!
Golo do Katsouranis?? Sem hipotese para Helton!
O Katsouranis nao fez um jogo magistral! E eu até sou fã dele! Mas na 1º meia hora esteve muito mal! Representa um 1/3 do jogo! Ninguem pode ter uma exibiçao magistral quando durante o 1/3 do jogo esteve péssimo!
Nota: uma vez mais nao percebo a não utilizaçao de Karyaka!
Epá corram com este Fernando Santos!

Nota 2: Veiga teve um gesto que nao pode ter e deve ser castigado, mas subiu na minha consideração. Nao pelo gesto como é obvio, mas pela coragem, pela determinaçao. Teve mais cojones que muito benfiquista de gema!! Provou que defende aquela camisola com garra!
 
Da mesma forma que Katsouranis esteve mal em 1/3 do jogo, Quaresma não esteve no ultimo terço do jogo. Quaresma fez um golo de génio e nesses golos os guarda redes não costumam ser mal batidos (só se se chamarem Quim!)...
Tens razão, Quim posiciona-se muito mal na baliza! Sempre o disse! Mas não foi o caso...
O golo de Deco a Moreira nasce de uma falta em que o Éder é expulso...junto à linha lateral!!! Não foi junto à linha de grande área!!! Não comparemos...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!