sexta-feira, setembro 01, 2006

Prémio Teatro_2

O caso-Mateus é uma novela, mais uma, triste do futebol português. Não é nada que não esperávamos, aliás, foi comentado aqui no blog ainda antes do Mundial começar que poderia levar demasiado tempo a ser resolvido.
Chegámos ao ponto em que as equipas portuguesas podem ser afastadas da Champions, cenário que não considero possível, mas que ajuda a encontrar uma decisão definitiva porque é assim que funcionam as coisas em Portugal: quando cai o Carmo e a Trindade aparecem soluções.
Não basta dizer mal, convém identificar bem onde estão as lacunas do nosso futebol.
No fundo, o que temos, acima de tudo, é:
- Ponto de partida: porque razão foi o Belenenses a levantar esta questão depois de ver confirmada a descida de divisão? Porque não foi a Liga de Clubes a levantar a questão? E como foi aceite uma inscrição irregular?
- Burocracia excessiva: os trâmites legais das exposições deste tipo de casos são longos. Ainda recentemente, o Leixões apareceu (com legitima razão de o fazer) a ver se sobrava algo para si...
- Falta de capacidade de decisão em tempo útil: não há uma responsabilização de quem não decide em tempo útil. Passou-se o Mundial e o caso-Mateus ficou na gaveta. Como a selecção se estava a portar bem, não convinha trazer à baila um assunto escuro do nosso futebol. Até porque a FIFA podia-se zangar antes do previsto...
- Dirigentes enganadores: a postura adoptada pelo presidente do Gil Vicente, António Fiúza, é de lamentar. Deslocar a equipa para um hotel em Lisboa, dizendo que ia jogar com o Benfica e que tinha esse direito, mesmo depois do Benfica anunciar que não estaria em campo é triste e...dispendioso. Esperemos que a meio do ano não apareçam ordenados em atraso em Barcelos...
- Fraca informação: poucos ou nenhum foram os órgãos de informação dispostos a estudar este caso a partir da sua raíz, ou seja, da lei em que se baseiam Belenenses e Leixões.
- Falta de entendimento e cooperação: as relações entre Valentim e Madaíl (leia-se Liga e Federação) continuam azedas e não se notam melhoras para um entendimento com vista a melhorar o estado das coisas.
- Imagem: Portugal é também um país do 8 ou do 80. Depois de vencermos a taça UEFA e Liga dos Campeões (Porto), finalista vencido da UEFA (Sporting), 2º lugar no Camp. Europa, 3º lugar no Camp. Mundo (Selecção), da organização com sucesso de Euro-2004 e Euro sub-19, continuamos a acumular vergonhas perante os mais altos poderes organizativos: casos como o Apito Dourado e o caso-Mateus apenas servem para demonstrar as lacunas organizativas e de justiça que temos no nosso país.


P.S. - Na próxima jornada já teremos decisões finais. Belenenses na I Liga, Leixões e Gil Vicente na II Liga e Mateus num banco de suplentes qualquer. Parece-me o cenário mais provável.

Comentários:
O Ponto de Partida está parcialmente incorrecto. Ainda antes de terminar o campeonato, várias equipas (Académica, Paços de Ferreira, Belenenses) começaram logo a falar dessa ilegalidade e na possibilidade de avançar com queixa , nem que fosse protestar o jogo directo contra o Gil Vicente. Entretanto, Mateus ficou impossibilidado de jogar ( a meia do inicio do jogo de Alvalade ). O Unico clube que depois avanço com o processo foi o Belenenses. E pq o Belenenses? Pq na realidade foi o mais prejudicado! Os outros safaram-se! Se tivesse descido o Paços , o Belem teria fico sossegado e teria o Paços protestado. Se fosse a Academica a descer a situacao seria a mesma.
Principal culpado?? Valentim Loureiro!!! Foi dar ouvidos ao Tribunal Civil quando nao tinha nada de o fazer! Voltou à ribalta, luzes centradas nele, conferencia de imprensa, show-off!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!