quarta-feira, agosto 23, 2006

Superliga_69

Pronto, mais uma época desportiva a começar. Depois do Porto ter ganho, uma vez mais, a Supertaça frente a um Setúbal pouco perigoso, temos a nossa querida Superliga de volta à ribalta do nosso blog. Inclusivamente, até já sabemos que o Belenenses é quem vai participar relegando para a 2ª divisão o Gil Vicente de Mateus. Fantástico conseguirmos saber isto mais de 3 dias antes de começar a prova!
Este ano não haverão especiais novidades, manteremos a análise à jornada, se for caso disso, à arbitragem e, claro, o destaque (positivo ou negativo) a quem o merece. A única diferença é que, sempre que possível, a análise aparecerá feita logo na 2ª feira mesmo que hajam jogos nesse mesmo dia. Quando a análise aparece à 3ªfeira e há, por exemplo, Liga dos Campeões, já ficamos sem tempo para comentar tudo o que apareça no blog!!
Relativamente às expectativas para a nova época, é interessante ver como reagirá o campeão à saída do seu treinador e se Jesualdo estará à altura das expectativas. Aquando da sua passagem pelo Benfica, a equipa não jogou muito bom futebol mas era agressiva e atacante. Será o modelo de 3 defesas para manter? E se não for? Quem sairá? Meireles ou Anderson? Boas soluções para todas as posições, excepto na lateral direita onde Bosingwa não tem concorrência.
No Sporting, tudo normal. Retoques de Verão com a chegada de Paredes, Bueno e Ronny. Um meio campo feito em casa (Custódio, Martins, Moutinho e Nani) e a curiosidade de ver quem alinhará ao lado de Liedson. Boas opções para o modelo de jogo pretendido mas falta de soluções para se for necessário alterar a forma de jogar (falta um ala forte e um ponta de lança típico).
No Benfica, a chegada de Rui Costa animou as hostes mas a dúvida relativamente ao sistema de Fernando Santos mantém-se. Com a permanência de Simão, o 4*3*3 é o mais natural. A outra ala entregue a Paulo Jorge ou Manu e apenas um avançado. Sendo Rui Costa o mentor de jogo, parece que Petit e Katsouranis não terão capacidade para ir lá à frente desiquilibrar. A opção de jogo passará pela troca de Rui Costa (ou até Katsouranis) por um avançado passando a um 4*4*2 - não losango. É dos 3 o que apresenta o plantel mais desiquilibrado. Saíram furadas as contas da venda de Simão (e de Manuel Fernandes vamos a ver...) e entretanto Karagounis desistiu do projecto. Continua a faltar um médio recuado mais dinâmico, um ala mais desiquilibrador e maior rapidez no fluxo de jogo.
Temos ainda o Braga. Este é, sem dúvida, o desafio a Carvalhal. Tem matéria-prima suficiente para lutar para os 3 primeiros lugares sendo que, não ficar nos 4 primeiros, é uma derrota brutal. É um plantel muito equilibrado, recheado de qualidade. Alguma expectativa também para ver o seu comportamento na Taça UEFA.
Para a luta por uma vaga na UEFA, parece que temos na linha da frente Nacional, Boavista e...o auto-candidato Beira Mar. Será mesmo Jardel capaz de conduzir Aveiro ao sucesso? (Bom, se não houver teste do álcool, talvez...)
Num ano com menos equipas a luta pela permanência será mais intensa e a incerteza da classificação será maior.
Expectativas para ver o Estrela Amadora e Nacional depois das boas prestações da época passada e mudando de treinador. Interessante também acompanhar a estreia dos técnicos Domingos Paciência e Dauto Faquirá.

Comentários:
Até que enfim que o campeonato está de volta!!
Será um campeonato diferente. Haverá menos 4 jogos, logo há menos hipoteses de recuperar terreno perdido e portanto começar bem é importante. Ao contrário da maioria, eu sou daqueles que pensa que o escalonamento do calendário é importante. Penso ser muito importante defrontar os rivais (falo dos grandes) em casa na 1º volta. Jogando em casa por norma aumenta as possibilidades de vencer, vencendo distancia-se, fragiliza o rival e aumenta a confiança de quem ganha.
Penso que essa poderá ser mais uma das vantagens com que parte o Sporting e que será a meu ver o clube que neste momento reune mais condições para ser campeão. Joga em casa na 1º volta com Porto e Benfica (O Porto faz um fora e um em casa e o Benfica vai os 2 fora), foi o unico clube a manter o treinador ( e que treinador !!!) , não perdeu ninguem (ao contrário dos outros rivais) e para alem do bom reforço que foi Paredes (já para não falar da manutenção de Caneira) vê jogadores com Romagnoli mais adaptado ao nosso futebol. Não me deixo impressionar muito (para não dizer nada) pelos resultados de pré-época, que para mim não passam disso mesmo , pré-época. Mas o Sporting, tem um futebol organizado, definido, onde cada jogador sabe o que fazer quando a equipa tem a bola e quando não a tem. Quando se consegue fazer isso é meio caminho andado para o sucesso! Unico senão: a defesa. Continua a não me convencer.
E o Porto??? Por norma o Campeão parte na época seguinte como favorito! Só que a saída de Adriaanse veio mudar muita coisa! Adriaanse saiu em cima do inicio do campeonato, mas mais do que isso, a tactica com que jogava o Porto é muito diferente de qualquer outra equipa e não são muitos os treinadores no mundo que joguem assim. Ora, entra Jesualdo Ferreira (boa escolha) que herda um excelente plantet, mas um plantel que foi estruturado a pensar numa forma de jogar (sobretudo a nivel defensivo) que agora vai dificultar a vida a Jesualdo. Na direita so ha Bosingwa (Ricardo Costa poderá ser adaptado) e na esquerda Ha Chec e Ezequias mas nenhum deles impressiona.
Jesualdo irá jogar no seu 4-2-3-1 com Assuncao, Lucho e Anderson no meio (excelente meio campo) mas sendo Adriano o homem so da frente, entao ai perderá influencia. Adriano rende com alguem ao lado. Se o Jesualdo engrenar nos primeiro 4 ou 5 jogos, é o principal favorito.
E o Benfica?? Nao tenho vontade nenhuma de falar do Benfica! Para alem de ser ter reforçado mal (Paulo Jorge????!!) e não haver alas à altura (Manu rende é na esquerda!! Ai está Simão, logo faltam 2 alas direitos com condições!!) eu fico doente so de ver o Ruim na baliza!!
Este Fernando Santos começa a dar cabo de mim! Eu até sou daqueles que apoia, nao critico muito, etc. Mas fo..-se!! O Ruim na baliza é que não!!
Não falo mais sobre o Benfica por agora! E odeio o que estao a fazer ao Marcel!
E os outros?? Bem o Braga, tem a obrigação de no minimo dos minimos ficar à vontade em 4º. Jesualdo saiu pq a direccao do Braga entendeu que deviam alcançar mais do que o 4º lugar. Tb tenho expectativas na UEFA.
Depois ha os outros. Não confio no Boavista nem no Nacional. Do 4º para baixo vai ser tudo mt equilibrado. Mas era bem feita que o Braga se entalasse.
Leiria e Estrela podem ser agradaveis surpresas.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!