quarta-feira, agosto 02, 2006

Falta de Personalidade


Disse após a derrota (categórica e inequivoca) por 3-0 frente ao Sporting, que a mesma seria positiva. Argumentei que traria vantagens na medida em que faria voltar o realismo e baixar os euforismos.
Pensava eu (na minha santa ingenuidade!) que mais do que o resultado, a exibição era não a regra mas sim a excepção. Nada mais errado! Pelos vistos é mesmo a regra!
Derrotas frente ao Corunha e AEK, mas derrotas com exibições de arrepiar! Não jogaram nada! Mas nada mesmo!
Mas o que mais me assusta é a falta de personalidade do Engenheiro do Penta!! Já vai mudar o sistema táctico ! Volta ou 4-3-3 ou 4-2-3-1 !!
Baixou completamente os braços! Desistiu!! Muda tudo a 6 dias de um jogo para a Liga dos Campeões!! Ridiculo!! E isto depois de supostamente ter estruturado o plantel a pensar no 4-4-2 lonsagulo! Digo supostamente, porque na realidade o plantel é desiquilibrado, onde só existem 2 laterais (Nelson e Leo) e em que faltam medios que se adequam aquele sistema! Medios em quantidade e qualidade! E se muda agora para o 4-3-3 vai ficar com 5 pontas de lança (Nuno Gomes, Marcel, Miccoli, Mantorras e Fonseca) para apenas jogar 1 !!
4-4-2 em losangulo leva tempo a aperpeicoar! E mais do que tempo, requer talento! Requer categoria! Qualidades essas que pessoalmente penso que Fernando Santos não tem muitas! E que falta de personalidade!
Porto e Sporting estão muito melhor servidos em termos de treinador!

Comentários:
Fernando Santos é obrigado a mudar porque fica com Simão. Parece claro, e antevi isto na apreciação que fiz ao seu losango na crónica do Sporting - benfica...

Penso que Fernando Santos é um treinador que apresentou bom futebol em todos os clubes por onde passou, quer seja em 4-3-3 no Porto (Drulo, Capucho e Jardel), quer em 4-4-2 losango no Sporting... Falta-lhe é ganhar coisas. E sempre precisou de tempo para pôr a equipa a funcionar, mas quando funcionou, francamente entusiasmou. Tanto num lado, como no outro. Lembro-me do célebre SCP-FCP da camisola rasgada, em que pela primeira vez vi uma equipa do Mourinho a sofrer, a não passar do meio campo, a não controlar o jogo, provocando o descontrolo emocional do próprio Mourinho.

Fernando Santos é bom. Talvez tenha que provar o seu espírito de vencedor.
 
Gosto do Fernando Santos mas ainda não percebo porquê.
Mas essa não é a questão mais importante:
Ele vai mudar de sistema das duas uma:
- ou porque Simão chega e não sai.
- ou porque quer ganhar a eliminatória da Champions jogando com segurança.

Vamos ser directos: os jogadores do Benfica são tacticamente maus. MAUS! Nelson, Petit, Nuno Assis, Manduca...quem vocês quiserem...ponham aí que é mau tacticamente. Petit então é ridiculo. Tal como o era Manel Fernandes mas a esse parece que já não é preciso bater mais.
Voltando ao principal, para o losango, é importante perceber de futebol do ponto de vista táctico. E aquele meio campo não dá para isso! Rui Costa não corre, Karagounis é preguiçoso, Nuno Assis é jogador da bola, Petit só dá, Katsouranis...
Quando esteve no Porto, o 4*3*3 resultou e fez grandes jogos. Teve um ano muito mau, só com derrotas a sul do Porto e com Jardel a marcar mais de 30 golos, não foi campeão mas jogou bom futebol. No Sporting, perdendo as estrelas Quaresma e Ronaldo, fez uma boa equipa e não fosse a lesão de Roca, era 2º.
E nessa equipa também havia o Luis Filipe, o Clayton e o Tello, tal como o Benfica tem o Manu, Manduca e Paulo Jorge. Enfim, o Benfica não dá neste momento porque é TACTICAMENTE mau. E, como se mudou a táctica, agora nota-se mais essas falhas.
Koeman e Trappatoni não desenvolveram nenhum trabalho táctico, Camacho pouco o fez (não estão em causa resultados, atenção!)...
Co Adriaanse tem a equipa tacticamente muito bem trabalhada, tal como Paulo Bento. E, o futebol de hoje, é 80% táctica...
 
Em relação ao teu post, e dizendo claramente o que penso:
Fernando Santos não revela falta de personalidade, revela cautelas. O que é inteligente dada a situação: o mais importante, neste momento, é a Liga dos Campeões.
 
Vamos partes: Fernando Santos náo é mau. Mas também não é bom! È assim assim!! Tem as suas qualidades, mas não está ao nivel de Paulo Bento e sobretudo de Adriaanse!
Se tacticamente a equipa está mal, a culpa é dele! É ao treinador que cabe arrumar e treinar a equipa tacticamente!! Náo é so escolher 11, dizer lhes para jogar em 4-4-2 ou 4-3-3 e o resto que se façam ao mar!!
Esteve 1 mes a treinar um esquema tactico e agora a 6 dias de uma competiçao que decide uma epoca vai mudar!!
O argumento Simão náo é valido uma vez que não irá jogar esta eliminatoria! E continuo convicto que Simao nao fica no Benfica.
Falta de personalidade sim!! Falta de convicçao nas suas ideias e no que defende!!! Um esquema alternativo (consoante o decorrer do jogo ou das caracteristicas do adversario) sim, mas abdicar do conceito principal de jogo nao!
Falas em Paulo Jorge?? Ainda bem que falas! De certeza que tem o aval de Fernando Santos!!
Contrataçao ridicula!! Jogador mediano!! E Kramer, recordo-me de teres elogiado a sua contrataçao!
 
Porque um losango nao tem extremos... tem 4 medios centros, dinamicos, que trocam constantemente de posicao (na sua forma ideal)... E esta movimentacao que desequilibra, e que para alem disso defendem muito, mas muito atras. Simao num losango fica longe da baliza, e longe da baliza nao passa de um jogador esforcado. E essencialmente um jogador de velocidade, e o jogador do losango e um jogador de circulacao de bola.
 
Elogiei Paulo Jorge na altura. Mas agora falei mal dele no texto? Não vejo onde...
Posso até escrever que, com as 2 atitudes que teve com Sporting e Bordéus, é um jogador que tem que ir ao sitio e é necessário fazer-lhe ver onde está. Está no Benfica, não no Boavista.
Relativamente a Simão, afinal fica, nem que seja para a Champions. E se fica, muda o esquema. Obrigatoriamente.
 
Simão tem lugar no losango, sendo o 10. e sendo um losango de "biqueira larga", ou seja, como era o de Fernando Santos no Sporting com João Pinto mais adiantado. Mas será Rui Costa capaz de desempenhar as funções do tridente de trás? Aí está o problema para o losango: cohabitar Rui Costa e Simão
 
O jogo com o AEK foi na 3ª feira. Ontem 4º feira nao treinaram (folgaaaaa!!!), hoje de manha tb nao treinam em virtude do funeral de Jorge de Brito. Ou seja, sobram 3 dias e meio para treinar uma nova tactica! Brilhante!
Correndo o risco de ser MUITO teimoso, continuo a achar que Simao não fica ( o Benfica está desesperado para o vender e acabará por ceder e pressionará Simao para baixar as propria exigencias) e mesmo que ficasse, considero que seria ridiculo po-lo a jogar com apenas uma semana de treino!!
E em Portugal, o meio mais facil para o sucesso é jogar com 2 avançados! Foi assim a formula de sucesso do Porto (Adriano e McCarthy) e do Sporting (Liedson e Deivid).
Jogar com 1 avançado requer alguem com bom jogo de cabeça. Claramente o Benfica náo tem ninguem muito bom nisso. Talvez Fonseca, mas acho que ninguem acredita que se o Benfica jogar apenas com 1 avançado o eleito seja Fonseca (que so vi jogar contra Portugal).
Um bom treinador, criar metodos, mecanismos, estratégias, motiva. Olhe-se para Paulo Bento. Para mim é o melhor exemplo. Sem grandes ovos, faz uma muito boa omolete! Faz Custodio parecer o Makelele! Faz Polga parecer o Nesta! Todos sabem o que fazer, como fazer e quando o fazer! Bem sei que tudo requer tempo, mas porra o Benfica parece um conjunto de jogadores que nao se conhece de lado nenhum e que entraram pela 1º vez num campo de futebol!
Como digo sao os resultados em si. Considero normal / perfeitamtente aceitavel perder contra um Sporting ou um Depor, sobretudo na pré-época, mas sao as exibiçoes que assustam!
Fernando Santos que seja coerente e que mantenha a aposta no 4-4-2 losangulo!
 
É preciso é calma.
A época ainda nem começou.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Caros opinion makers,

Após umas merecidas férias, cá estou eu de volta, retomando a minha actividade opinativa.
Antes de mais, quero dar os parabéns a este blog pela sua amplitude e pela forma como junta "à mesa" vários desportistas ( Notem que digo desportistas e não portistas, sportinguistas, etc.....), conseguindo-se fazer um "repasto" delicioso! :)
Johnny....és grande!:)
Agora vamos ao q interessa!
Na minha opinião, Fernando Santos não tem perfil para ser treinador do Benfica ( Sempre o disse, já na altura em q este era ventilado como hipotese para o cargo,e dp do q anda a inventar......reafirmo-o ainda mais vigorosamente!!!!!!)
Para mim, esta táctica do losango é ridicula!
Futebol sem extremos????? Karagounis e Katsoranis encostados nas pontas, sendo os vértices do mesmo Rui Costa e Petit????????
Mas andamos a brincar com isto, ou q?????????
NUNCA FUNCIONARÁ, NEM DAQUI A 1454545454 TREINOS!!!!!!!!!!
Não estou a dizer q noutros clubes n possa funcionar, mas no BENFICA, pura e simplesmente (É minha convicção!) não funcionará!
Lembram-se da ultima experiência que tivemos, com uma táctica mais centrada numa amálgama de jogadores no meio campo?
O nome de Paulo Autuori e a táctica do "pirilau" diz-vos alguma coisa????????
Lembram-se de como é q jogava o Benfica e o q é q aconteceu, como consequência, a este Sr?????
Pois.........foi MAU de mais!!!!!!!
O Glorioso tem de jogar com extremos....SEMPRE!
Os nomes de Vitor Paneira, Poborsky ( Que saudades!!!!!!!!), Simão, entre outros, dizem-vos alguma coisa?
Jogadores idolatrados pela massa associativa, que faziam as nossas delicias com aqueles raides, com aquelas fintas espectaculares, com aqueles centros.....Qual era mesmo a posição destes jogadores?!?!?!?!?!?
Até pela história e pelos resultados obtidos, consigo fundamentar a minha opinião!
Levando o conceito de treinador de bancada mesmo à letra, a minha táctica passaria sempre por um 4-4-2 clássico(Mais adequada,tendo em conta os jogadores q temos) ou até um 4-3-3, mais......até um(Mais arriscado!) 3-5-2 seria mais adequado ( Lembro-me perfeitamente de estar na Luz, a ver o Glorioso jogar um futebol ofensivo e eficaz!- Era Souness).
Em relação ao Fernando Santos ter alterado já (Devia ter sido era ontem!!!! :))a táctica (Até q enfim percebeu q esta não funciona!), acho q foi precisa muita coragem e uma enorme dose de humildade, para reconhecer q estava errado nas suas ideias e q era necessário tomar medidas drásticas.
Neste aspecto, tenho q louvar e aplaudir de pé, a sua atitude!
O Benfica tem obrigatoriamente q marcar presença na liga dos campeões e para isso, a táctica tem q ser é.......EFICAZ!!!!!!!!!

Viva o BENFICA!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!