quarta-feira, agosto 09, 2006

Co Adriaanse

Antes de passarmos ao assunto Porto, acho importante dedicar um post a Co Adriaanse. Primeiro que tudo, gostei muito da passagem de Co Adriaanse no nosso futebol. Teve aspectos negativos (sobressai a questão dos lenços brancos, dos problemas que resultaram do idioma - nem sempre causados directamente por si -, as teimosias com Postiga, Diego e César Peixoto que, de amados passaram a detestados sem percebermos bem porquê. Mas,também por isto, foi boa a passagem de Adriaanse pelo nosso futebol. Adriaanse conseguiu ser campeão a jogar futebol ofensivo (sim, eram 3 defesas) e a ir contra o que é adorado pelos adeptos. Afastou o capitão Jorge Costa e a estrela Diego porque não serviam para o seu modelo de jogo. Jorge Costa não era rápido e Diego não marcava golos suficientes. Era melhor ter Pepe e Jorginho, menos conceituados mas mais úteis segundo o holandês. Acima de tudo, Adriaanse provou-nos que as nossas ideias devem prevalecer acima de tudo. E sai por isso mesmo, porque as suas ideias não prevaleceram perante o presidente.
Para este ano, tinha Adriano e McCarthy (mais os mancos Bruno Moraes e Sokota) e ainda queria Hesselink. Ficou com...Adriano e dois jogadores com pré-época incompleta. Disse que assim não dava depois de perder com os grandes da europa Man Utd e Inter, porque precisava de fazer golos. E não é que tem razão? (Aqui um apontamento: tudo bem, pode-se dizer que tinha Postiga. Podia apostar nele se não tivesse outro. Mas se o criticarmos por isso, também podemos criticar Rijkaard que também já disse que não conta com Saviola).
Mesmo tendo sido campeão, poucos foram os portistas satisfeitos com o comportamento do holandês. Pela teimosia, por não se explicar bem, pela atitude perante as críticas, por ser intransigente na defesa dos seus interesses. Del Neri não era assim? E Pinto da Costa tambén não é? Fica material para o próximo post dedicado ao campeão nacional...

Comentários:
Hugo Almeida e Postiga não terem lugar num plantel aonde estão Adriano, Bruno Moraes e Sokota só pode ser piada de mau gosto.
E depois querer ir buscar Hesselink porque não tem pontas delança e despachou 2?!?!? Está encontrada a base do conflito. E qdo 2 teimosos discutem um bate sempre com a porta.
 
Eu acho que Adriaanse veio dar uma lufada de ar fresco ao futebol português. Desde muito cedo que fiquei entusiasta com a forma de ser de Adriaanse e com as suas concepções futebolisticas. Não concordei com algumas coisas mas no geral a imagem que tenho dele é positiva. Sendo este holandês alguem com uma personalidade muito forte e muito vincada e tendo vindo de uma cultura muito diferente da mentalidade latina, era obvio que se iriam verficar muitos choques. Acabou por ser fatal. Mas de longe prefiro alguem com convicções do que um qualquer Fernando Santos que desiste à primeira!
A questão do ponta de lança é de facto complicada. Dispensar Hugo Almeida não terá sido boa politica em termos desportivos, mas há que pensar se não existem outros factores como por exemplo os disciplinares que estejam na origem de tal decisão.
Volta agora Postiga. E ainda bem que volta! É muito fraquinho!! Quanto a Sokota: Bem feita!! Filho da P.... ingrato!! Vais pelo mesmo caminho do Jankauskas!!
E agora que venha o Agostinho Oliveira! Era lindo!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!