sexta-feira, julho 28, 2006

Uma questão de Losango

A procissão ainda vai no adro, o jogo não tinha importância nenhuma, não havia pressão para nenhuma das partes (embora um derby tenha sempre um cariz especial) e por isso previa-se um jogo em que as equipas se soltassem e pudessem demonstrar qualidade.
Estes jogos de pré-época valem sempre para se aferir da evolução futebolística das equipas, ver o quão rapidamente estão a assimilar as ideias dos seus treinadores.

Se todos esperavam um Sporting com mais debilidades, pelo facto de ter metade do tempo de preparação do rival, devo confessar que esperava exactamente o oposto, pois o SCP tem processos de jogo consolidados que o SLB não tem (nem poderia ter) por força da alteração táctica que parece que se vai processar no modo de jogar do Benfica.

Ambos os conjuntos estruturados num 4-4-2, com o meio campo em Losango, mas o Benfica a demonstrar elementos pouco rotinados nessa táctica, e sobretudo um pouco incapazes de fazer as duas missões que quem actua neste esquema tem que fazer. A Karagounis, Rui Costa e Nuno Assis é pedido que defendam a contento, e que ainda tenham a capacidade criativa para libertar a equipa rapidamente para o ataque. O problema? O problema é que se Karagounis defende bem, não conseguiu soltar-se a contento para o ataque (e acho que criatividade não é o forte do grego, mas isto tem que ser revisto). Rui Costa e Nuno Assis defenderem, pressionarem alto, colocarem dificuldades ás equipas adversárias na saída de bola... Também me parece que vá ser dificil. Não é com estes elementos que o Engº vai conseguir fazer valer o seu sistema.
Do outro lado, um SCP rotinado, com uma ou outra inclusão de jogadores da casa, que conhecem os companheiros e cuja integração foi mais simples (Miguel Garcia, Djalló). Um meio campo a funcionar muito bem, só com a dúvida Romagnoli... o argentino está a ter as suas chances, fas a assistência para o primeiro golo, e inicia a jogada do segundo... mas, parece estar ali um pouco a mais. O tempo o dirá. Mais rápidos, mais criativos, mais objectivos, mais entrosados.

Losango... ou não? Eis a questão...

Comentários:
Vamos ver...o Sporting foi muito superior ao Benfica, em termos tácticos e como equipa. Isso é natural mas revela preocupações para o lado da Luz.
Isto porque o losango de meio campo ainda não assimilou as ideias de como é jogar em losango. Lembro-me do losango de Fernando Santos no Sporting com Custódio mais atrás, Roca, Barbosa e J.Pinto (era assim n era?). Ora bem, a Rui Costa pede-se que apareça nas costas do ponta-de-lança mas a verdade é que o objectivo de Fernando Santos é colocar o nº10 a abrir jogo para os laterais e a lançar bolas compridas para Miccoli. A Nuno Assis e a Karagounis é pedido para fazer algo que não sabem: abrirem nas linhas, pressionarem alto, fecharem cá atrás quando é preciso. Karagounis ainda se safa, agora Nuno Assis não traz nada a esta equipa, apenas movimento...inconsequente. Precisa-se solução. Até porque a equipa do Benfica é, cada ano que passa, ainda mais lenta. Apenas Leo ou Nelson imprimem velocidade. Por exemplo, Karyaka seria melhor opção que Nuno Assis caso a equipa fosse...mais rápida. Assim, Assis conta porque se mexe. Na frente, 5 avançados para 2 vagas. Miccoli é titular, Nuno Gomes também. Fonseca será primeira opção de banco, Marcel para os tempos de desespero e chuveirinho e Mantorras não parece ser a gosto de F.Santos...
Do lado do Sporting, cada vez mais é melhor a adaptação de quem chega. Custódio e Moutinho estão muito bem desenvolvidos naquele losango, C.Martins se se concentrar só em futebol também melhorará bastante, Romagnoli nao me parece que vá ser titular. Há Nani e...Paredes.
Liedson continua endiabrado e quem o acompanhar deverá ser Deivid ou, se continuar a revelar este talento, Djalló. Na defesa, o valor individual de discutível qualidade é superado pela qualidade posicional que apresenta a equipa a defender.
De um lado, um losango que já funciona, do outro, um losango que tem que ser muito bem trabalhado.
 
E se Simão fica?? Não cabe no losango...
 
Simão já não entra nas contas de Fernando Santos, aliás, ele já tem isso claro há algum tempo. Quando disse que não tinha alternativas ao losango. Simão não quer ficar, o Benfica quer vender, resta aparecer quem queira comprar. Aí está o Valência...
 
Quanto ao Sporting.
Tem, ora por ora, uma defesa sólida com bons elementos. Polga (muito bom jogo, a prometer continuidade da segunda parte da época passada) e Caneira são excelentes jogadores. Abel e Tonel são jogadores que têm que confirmar o nível superior do ano passado, e se o fizerem estão encontrados 4 titulares de bom nível.
No meio campo, Custódio esteve bem ontem e isso poderá significar sarilhos para Paredes, Moutinho e Martins igualmente eficazes mas em estilos completamente diferentes (o pequenino tapa muito buraco, o maluco dá o toque de imprevisibilidade que qq equipa precisa e fisicamente pareceu melhor) e a dúvida tá no homem que ocupa a outra posição. Com Nani, Paulo Bento garante que as posições dos três não são fixas. São elementos dinamicos, que conferem criatividade. Com Paredes numa dessas posições perde-se muito em termos de criatividade, mas ganha-se em consistência defensiva (e aqui poderia ser Martins a saltar), Romagnoli ainda tem que mostrar qualquer coisa.
Na frente, Liedson e Djalló combinam bem, fazendo lembrar a dupla Liedson-Douala dos tempos de Peseiro. O Levezinho parecia que já tinha 3 meses nas pernas, e levou o jogo muito a sério (são de evitar tantas picardias com os adversários, porque os árbitros não vão na conversa do santinho durante uma época).
Deivid parece amorfo e Douala apareceu bem, mas só correr não chega.
 
Acho que o 1º texto do Vans diz tudo e diz muito bem!
Pouco há a acrescentar tirando 2 ou 3 notas.
Naquele meio campo, irá sair Nuno Assis e irá entrar Petit o que dará outra capacidade ao meio campo. Capacidade de defender, de luta, de ocupação de espaços, de pressing.
Não concordo que seja uma equipa velha. Tem 3 jogadores na casa / ou acima dos 30 anos. Rui Costa , Leo e Karagounis.
Quanto a prognósticos para o resto da época não faz sentido fazer já projecções. Não é cedo. É cedissimo!
Para além disso e por muito que não acreditem, fico contente por o Benfica ter perdido. 3-0 é abuso como é óbvio mas ainda bem que perdeu! Se há coisa que o Benfica tem de mau é o exagerado optimo dos adeptos! E que ainda por cima contamina os jogadores! Uma derrota faz baixar à terra, faz repensar muita coisa.
Quanto ao Sporting: 2 grandes dúvidas para Paulo Bento. Custodio está bem é o novo capitão. Onde por Paredes?? E no ataque?? D´jaló promete! O que fazer para gerir o comportamento de Deivid e Douala.
Simão não conta para o Benfica. Alcides a defesa direito mata-me!
 
Sim, Petit entra. Mas para onde? Para a direita? que suplicio? ou passa para lá o katsouranis? Bom, a avaliar pelo que se tem visto, qualidade técnica não é com ele. O que tem faltado ao Benfica nos últimos tempos são médios completos, que atacam, defendem, correm. Este ano, mais do que nunca, o Benfica precisa deles. E eles não estão lá.
 
1º - Sporting de Paulo Bento tem 6 meses de avanço em relação ao benfica de fernando santos.
2º - ao benfica, fará sempre mais falta 3 titulares (luisão, petit e n.gomes) que ao Sporting pq no Sporting são todos mais ou menos iguais e no benfica há uns com mais qualidade que outros
3º - no Sporting, vê-se um pouco do q era o porto no início da década de 90 em que tinha jogadores pouco mais que medianos mas uma EQUIPA forte com jogadores que tinham orgulho e vontade de suar a camisola.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!