domingo, julho 23, 2006

Lá voltamos nós!!!

Mais um competição das camadas jovens, mais uma desilusão!
Desta vez foram os sub-19!!
Quer dizer, desilusão só para quem anda distraido!!
Enquanto eles senhores (Os Agostinhos, os Caçadores, os Diniz, os Violantes) lá andarem ao serviço de outros interesses, os resultados serão sempre os mesmos.
Nem uma unica vitória neste Campeonato da Europa!!
Quando olhei para a convocatória, estava a prever algo semelhante! Foram 18 os convocados. Desses 18, 12 pertecem aos 2 de sempre!! Boavista e Estoril que fizeram um excelente campeonato de juniores (onde de facto o Sporting foi superior e um justo campeao) nem um unico jogador la têm!! O Boavista que até à ultima jornada discutiu o titulo! Estoril fez uma campanha notavel! Isto para falar dos casos mais evidente em termos colectivos!
Sr. Scolari, será que não pode treinar todas as selecções?? Que jeito daria!!!!

Comentários:
Não acompanho muito os escalões jovens mas realmente é pena que não consigamos melhores resultados nesta altura. As convocatórias são sempre dificeis nesta faixa etária mas realmente é estranho que o 2º classificado não consiga colocar nenhum jogador.
As influências? Não sei como funciona...antigamente eram os filhos dos antigos jogadores do clube as principais opções. Hoje em dia não sei bem...
 
Carlitos... o Sporting foi campeão em todos os escalões das camadas jovens... TODOS!!!! Portanto, acho que está claro qual o clube que melhor trabalha a parte da formação.

A culpa aqui não é dos jogadores que vão, ou deixam de ir... a questão é tão simplesmente a dos treinadores que lá estão, que não conseguem potenciar as qualidades de quem lá está, como o fazem nos seus clubes (o seu historial de insucessos é incrível) e/ou também o facto de não sermos se calhar tão bons quanto pensamos...

Estamos sempre à espera de grandes resultados... Mas porquê??? Porque não conhecemos os outros jogadores? Nos países deles ninguém conhece os nossos. Há falta de qualidade nos jogadores e também nos treinadores. O problema não é estarem lá muitos jogadores de Sporting e Porto... São os clubes que melhor trabalham a formação.

Queres exemplos??
Aqui vão: Nuno Valente, Miguel, Ricardo Carvalho, Simão, Figo, Cristiano Ronaldo, Boa Morte, Helder Postiga, Caneira, Ricardo Costa, Paulo Santos, Hugo Viana...

Aí tens 12 bons exemplos que Scolari aproveitou.

A eles juntas:
Quim, Tiago - Braga
Petit, Nuno Gomes - Boavista
Costinha - Oriental
Maniche - Benfica
Paulo Ferreira - Setubal
Deco - Brasileiro
Ricardo - Montijo
Fernando Meira - Guimarães
Pauleta - (não sei qual foi o clube, mas penso que é açoriano)

Qual é a dúvida??? A formação em Portugal é Porto e Sporting (sobretudo Sporting, embora a hegemonia varie consoante a geração, mas penso que não é nenhuma heresia dizer que os maiores talentos saem de Alvalade)... O Scolari que tanto pedes para todos os escalões será o primeiro a dizer-te isso. A base do plantel dele é de formação verde e branca.
 
Paulo Santos, quem???? Desculpa???
Ou entao o teu conceito de formação está desvirtuado! Faz me lembrar aquele artigo (brihante Marketing!) em que 13 dos convocados foram formados no Sporting! Mentira!
Paulo Santos teve 1 ou 2 anos no Sporting!! Dos 12 aos 13! Depois teve até chegar a sénior no Benfica!
Miguel teve um ano no Sporting. Depois teve todo o resto no Estrela, onde ai sim, foi formado!
O critério é lindo! Denominador comum?? Sporting! Basta la ter estado um ano! É que se é assim não faria mais sentido dizer que Cristiano Ronaldo teria sido formado no Nacional?? Esteve lá até aos 14 ou 15 anos! E Hugo Viana a mesma coisa no Gil Vicente!
Ricardo Costa??? Ricardo Costa esteve até aos 17 anos no Boavista!!! 17!!! Quem achas que o formou!!!!??
Sporting foi campeao com toda a justiça. Mas mesmo quando nao o é, estão lá as convocatórias sao a mesma coisa!
Não está em causa o valor, mas repare-se de onde aparecem do nada, Varela (jogava no Pescadores da Caparica!!!....emprestado pelo Sporting) ou Semedo! Há que valorizar os meninos! Ou Vitor Rodrigues do Porto! Ou o famoso Pedro Ribeiro! Foram agora dispensado do Porto. Alguem quer apostar que nunca mais seram convocados????!
Sub-19. Eram 12 em 18!! E nao foram mais porque à ultima da hora um ficou de fora lesionado!
Hugo foi dispensaso do Setubal. Comentário de Hugo: "Felizmente ou infelizmente nunca tive à minha volta uma campanha de marketing...."

Miguel e Paulo Santos, formados no Sporting faz me rir! Tinham 12 e 13 anos e jogaram lá um ano! Eu quero entao ver, o que dizem de Miguel Veloso!! Jogou no Benfica 7 anos!! 7!! Mas nos jornais, já se diz que é mais um formado no Sporting!! Adoro estes critérios!! Ah!! Mas seguindo esses mesmos Critérios, Moreira não é formado no Benfica! É que só jogou 2 anos nos Juniores!! Segundo esses mesmos especialistas, Moreira é formado no Salgueiros!

Nota: Benfica foi campeao de juniores à 2 anos. Sabem quantos vao à seleccao de sub-20/21??? Um!
 
~Carlitos, o Paulo Santos foi dispensado do Sporting a seguir ao seu ultimo ano de juvenis porque num europeu disputado na Escócia baixou os calções para o público e foi suspenso pela UEFA e aí sim rumou ao Benfica. Essa equipa acabaria por ser campeã do mundo em 91, e o Paulo Santos não mais foi convocado.

Miguel foi até aos juvenis onde foi dispensado por ser pequenino, Cristiano Ronaldo veio para Alvalade com 11 anos do Andorinha na madeira, E o Hugo Viana do Gil Vicente com 14.

Ricardo Costa sim, Boavista. Mea Culpa.

Sporting e Porto são os clubes que melhor trabalham a formação, ou há dúvidas?? Há dúvidas?? Qual é a dúvida???? Quais são os grandes jogadores da formação do benfica dos últimos 20 anos?

Não queres dizer que são 12? Pronto, são 10 tirando Miguel e Ricardo Costa... E então???????? É menos significativo por isso???
 
E o Varela é bom jogador... Não é jogador para um grande, mas é bom.

A questão aqui é que nestas camadas jovens vale muito o poder físico dos jogadores e eles nos grandes têm melhores condições para desenvolver... daí predominarem nas convocatórias.
 
Vamos por partes:
Paulo Santos saiu entao como juvenil. Ou seja 15 ou 16 anos. Se tu ou quem quer que seja, diz que por essa razao ele foi formado no SPORTING, entao todo e qualquer jogador que tenha ingressado no SPORTING com 15 ou 16 anos jamais poderá ser considerado como formado no SPORTING. Certo???? Critérios iguais!!! Logo, Custodio, Miguel Veloso ou Hugo Viana não podem ser considerados como formados no Sporting!!
Sporting indiscultivelmente é quem melhor tem aproveitado os jogadores vindo das camadas jovens. Indiscutivelmente! Claro que se depois fomos falar em titulos......
Em seniores é o que se vê. Mesmo nas camadas jovens, sugiro que se veja o histórico!
O Porto trabalha bem a formação. Onde????? No quê?????? Só se for a formação de arbitros!

O que critico são os critérios, as escolhas. Só um louco poria em causa que o Sporting é o clube que mais talentos produz. Como em tudo na vida são questoes estratégicas que se selecionam. O Sporting, bem ou mal opta por priveligiar a prata da casa.
Os resultados é que depois.....
A mim custa-me ver jogadores como Costinha ou Pauleta terem de ir lá para fora por forma a poderem ser convocados! É que jogando em Portugal e não pertencendo aos "padrinhos" é muito dificil ir à selecção!
 
Este post foi feito, nitidamente, para esperar-se este tipo de discussão (diálogo) entre vocês os dois...ehehehe
Primeiro que tudo, o post:
os sub-19 não tiveram sucesso. Olhando para o elenco do plantel, penso que não há nenhum fora de série. Para além do mais, as equipas dos escalões jovens estão mais trabalhadas do ponto de vista táctico do que antigamente. Deixou de ser uma questão de valores individuais, mas de rigor táctico.
Em relação aos seleccionadores, volto a dizer que odeio Agostinho Oliveira. Falhou nas 2 competições que teve (Australia/93 e Portugal/06).
Quanto aos convocados...a visibilidade em clubes como os 3 grandes é natural que seja maior relativamente aos outros, mas é realmente estranho que o Boavista não tenha lá ninguém se fez tão bom campeonato. Sinceramente, pouco interessa porque, na realidade, só na etapa de seniores é que se vê o real patamar de cada jogador (como o vantunes diz, o Varela agora sente mais dificuldades relativamente a aspectos físicos pois já não tem tanta supremacia frente aos adversários). O Pedro Ribeiro foi dispensado? Era capitão de juvenis, juniores e a referência jovem no Porto. Tinha lugar no plantel actual? Seguramente não (se bem que quem tem Bruno Alves, até me pode ter a mim!).
Quanto à formação nos escalões jovens...há um aspecto muito importante a estudar. Qual o jovem inteligente que prefere o Benfica ao Sporting para evoluir e crescer? De um lado vê o simbolo Rui Costa, a promessa Manuel Fernandes e meia duzia de tipos que não vingaram (J.Pereira, B.Aguiar, Pepe, J.Ribeiro...etc). E do outro vê-se Figo, Ronaldo, Quaresma, Moutinho …e ainda Miguel Garcia, Lourenço, Varela, C.Martins, etc… craques e jogadores que, pelo menos, têm mais do que uma hipótese de provar o seu valor (M.Garcia já provou que valor tem pouco mas continua no plantel e a ser apoiado pelos dirigentes). Claro que é melhor escolher o Sporting. O mesmo (ou parecido) se passa no Norte entre Porto e Boavista. Lembro que, na década de 80, escalões jovens era Porto ou Benfica. E nos finais de 90, Boavista e Sporting já dominavam (continua)…
 
Kramer: se queres baixar ao nivel dos Miguel Garcias, dos Lourenços e ja que recuas até ao tempo de Figo, recordava nomes (para não falar nos 3 expoente maximos que foram Rui Costa, Paulo Sousa e Maniche - curiosamente todos medios centro - que sáo / foram reconhecidamente jogadores de categoria mundial) como Rui Bento, Paulo Madeira, Dominguez (jogadores que tb foram a Campeonatos da Europa ou Mundo) ou até mesmo Hugo Leal ou Edgar
 
Qualquer jogador que tenha 3 ou 4 anos de escalões de formação num clube é formado por esse clube!!!

Até pode ser formado por dois... três é que já é complicado por questões matemáticas.

Ora se o Miguel fez iniciados e infantis no Sporting, porque não há-de este clube reclamar metade da sua formação??? (são 4 anos!!)

Se o Hugo Viana chega ao Sporting com 14 anos, então é formado por Sporting e Gil Vicente!! Aliás, o Gil foi ressarcido pela sua transferência para Inglaterra, qual é a dúvida?

Paulo Santos faz 6 anos dos escalões de formação em Alvalade... é naturalmente produto dessa escola. Depois foi jogar 2 anos (ano e meio, por via da suspensão) para o Benfica...

Miguel Veloso é produto das escolas do Benfica , por essa mesma ordem de ideias... É assim! É claro, é coerente, não deixa margem de manobra para erros.

Os resultados do Sporting não são maus. O clube cresceu à base disso. Foi da ruína total, para o que é hoje (não é um colosso, está longe de o ser, mas está a crescer sustentadamente. Só não vê, quem não quer) com base nessa política. No plantel de hoje temos Miguel Garcia, Miguel Veloso (3 anos camadas jovens, 1 de Juvenis e 2 de juniores... sendo que não sei se não fez 2 de juvenis. Quando com 16 anos foi capitão dos sub-17 portugueses, campeões em Viseu, já era jogador do Sporting), André Marques, Moutinho, Nani, Carlos Martins, Djalló, Rui Patrício, Caneira (contornos especiais,mas produto das escolas do clube)... E épocas houve em que teve mais.
Tudo jogadores que estão lá para contribuir. Jogadores de plantel, alguns com mais qualidade que são titulares e outros que têm a sua chance de evoluir para lá chegar treinando com os melhores. É essa a função das camadas jovens.

Adorei qdo o ano passado em Braga, o Sporting não tinha jogadores e o Paulo Bento foi buscar 3 miúdos aos juniores!! E 2 deles jogaram, e lá dentro já estavam Nani, Moutinho e Carlos Martins (e penso que André Marques, porque Caneira jogou a central e nessa altura o rapaz ainda era aposta). Que delícia!!! E aí o Sporting ganha uma equipa para o resto do campeonato... perde o jogo, mas ganha uma equipa.
Maus resultados??? Só se fôr por falta de aposta!!!
Até agora a aposta tem sido, formar para vender e isso tem sido conseguido. Mas se os jogadores forem utilizados, se a estratégia fôr formar para utilizar, os resultados serão ainda melhores!!! Com meio ano de Paulo Bento viu-se isso... ou então só não viu quem é cego.

Falta de resultados? Se a ideia é vender, então meus senhores aqui ficam a falta de resultados:
Simão - 13 Milhoes
Quaresma- 7 milhões mais três anos de Roca
Ronaldo - 15 milhões
Hugo Viana - 12 milhões
Boa Morte - 4 milhões (nem um minuto na equipa principal, uma pré-época com Waseige e nada mais, no fim desse ano rumou a inglaterra)

Não me parecem maus resultados, tendo em conta os objectivos.

Agora, que os objectivos possam ser mais ambiciosos... aí estamos de acordo. E isso está a ser feito agora, doa a quem doer.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!