terça-feira, maio 02, 2006

Zinedine Zidane


Começou com 17 anos no Cannes, numa altura em que este era um clube conhecido por lançar jovens talentos para a ribalta. Permaneceu aí 4 épocas, aumentando aos poucos a sua importância na equipa. Por ele se interessou o Bordéus que adquiriu o seu passe na época 92/93. Uma época e meia depois a estreia pela selecção francesa com 2 golos, saltando do banco num encontro frente à Rep. Checa. Previa-se um caminho de sucesso...
Toni, treinador do Bordéus na época 94/95, revelava o encanto que era vê-lo jogar tendo, inclusivamente, recomendado o atleta ao Benfica (segundo rezam algumas crónicas). No ano seguinte, uma brilhante temporada na taça UEFA onde apenas perdeu na final frente ao Bayern, depois de eliminar o poderoso Milan recuperando de uma desvantagem de 2 golos, assumiu-se como um génio de qualidade técnica muito acima da média. Ao lado de jogadores como Lizarazu, Fournier ou Dugarry (o seu grande amigo), o Bordéus fez uma campanha histórica. Estava então lançado o isco da Juventus para onde foi na época seguinte, sob o comando técnico de Lippi (que ainda recentemente disse que aprendeu mais com ele do que lhe pôde ensinar). O calcio aos 25 anos, altura indicada para explodir. Venceu 2 scudettos consecutivos, foi, nas mesmas épocas, finalista da Liga dos Campeões e foi eleito o melhor estrangeiro a jogar em Itália. Ainda em 1998 venceu o campeonato do Mundo, disputado em França, marcando 2 golos frente ao Brasil na final. França caíu a seus pés e idolatrou-o! A eleição como melhor jogador do Mundo foi unânime. Depois, venceu em 2000 o campeonato da Europa e sentiu necessidade de um novo desafio. Florentino desafiou-o, a mulher, espanhola, pediu-lhe que aceitasse e Zizou tornou-se o jogador mais caro do mundo: 75 milhões de euros e a herança do nº5 de Sanchis. A pressão dos media espanhóis sufocou-o o que não lhe permitiu render muito no primeiro ano. Mesmo assim, venceram a Liga dos Campeões. Chegou ao mundial de rastos e a sua estadia junto da selecção não foi mais do que uma fonte de motivação que acabou por não resultar. A campeã do mundo em título era, pela primeira vez, eliminada na primeira fase e Zidane apenas jogou o último jogo, frente à Dinamarca. Na segunda época de "branco", aliviado um pouco pela chegada de Ronaldo, participou de forma mais decisiva e ajudou os merengues a vencerem o campeonato espanhol.
Desde então a foi baixando de ritmo de jogo mas a qualidade suprema nunca desapareceu. Encantou o mundo cada vez que dominou uma bola, cada vez que bateu um livre, cada vez que dançou ao driblar uma adversário. Zidane será, para mim, a par de Ronaldinho, o nº 2 do futebol mundial (que eu conheci e acompanhei) logo atrás daquele que foi o melhor jogador da história: Maradona.
Mas, a carreira de Zidane não teve só momentos maravilhosos. Temperamental, algumas foram as vezes que perdeu a cabeça e agrediu adversários, fosse por sofrer entradas violentas, fosse por simples momentos de loucura.

Momento mais alto: a eleição como melhor jogador do Mundo em 1998 depois de uma temporada fantástica depois de vencer o campeonato italiano, o campeonato do mundo e perder a final da Liga dos Campeões para o Real Madrid.
Momento mais baixo: a expulsão num jogo da Liga dos Campeões pela Juventus depois de dar uma cabeçada num jogador do Werder Bremen, ficando assim suspenso por 5 jogos.
Melhor golo: aquele remate à meia volta frente ao Bayer Leverkusen na final da Liga dos Campeões em 2001/2002 que permitiu-lhes vencer a nona taça de campeão europeu no ano de centenário merengue.

Comentários:
Zidane é sinonimo de Classe!
Tem uns pezinhos que é um luxo!! Dava gosto ver jogar! Nao o Zidane dos ultimos 2 anos, mas o antigo Zidade!! É daqueles jogadores pelos quais vale a pena pagar um bilhete para ir ao estádio. Nesse aspecto melhor só Ronaldinho. Com Ronaldinho tive esse privilégio, com Zidane infelizmente já não.
Vai fazer muita falta ao futebol.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!