domingo, maio 28, 2006

A Vergonha do Nosso Futebol!


À cerca de 12 anos, era Carlos Queiroz o nosso seleccionador e aquando a sua saída (após derrota frente à Itália por 1-0 e que nos deixou fora do Mundial de 94) e saiu com uma frase que ficou para a história do nosso futebol. Disse então Queiroz: "enquanto nao limparem / acabarem com a porcaria toda que temos no nosso futebol (Federação) não vamos a lado nenhum!!!!!!!!!!!"
À muito que andava para escrever sobre as nossas selecções jovens e a vergonha que são as convocações!!! São uma vergonha!!! Mas uma vergonha completa!!
À muitos anos que não ganhamos nada ou temos resultados positivos (como por exemplo uma final, mesmo que perdida!) nas camadas jovens. Os Sub-16 em 2002 foram a excepção!!
Como espectador atento do futebol acompanho com atenção tudo o que rodeia o fenómeno. Vejo por exemplo as frequentes convocatórias para as selecções. Normalmente são convocados 20 / 21 jogadores, e desses 13, 14, 15 pertencem sempre a Sporting e Porto!! Não falha!! Não quero de forma alguma tirar-lhes o mérito, mas estão la sempre batidos!! Joguem ou não joguem, estando no clube de origem ou emprestados, há sempre aquelas convocatórias fantásticas!! Pareece que o universo de jogadores em Portugal se resume a 2 clubes em Portugal!! Isso é muito mais notório até aos Sub-20.
Escrevo este post, porque não consigo conter a RAIVA / ÓDIO que me domina numa altura ( já esperada depois de ver a convocatória) em que a selecçao sub-21 teve uma actuação vergonhosa no campeonato europeu!! VERGONHOSA!!!!!!! NOJENTA!!!!!!
Vivemos num páis que os seleccionadores das camadas jovens são ridiculos, são parte integrante dos tais lobbies, em que sobretudo os empresários dominam!!
Cada vez mais gosto de Scolari!!! Bem vindo ao nosso futebol Sr. Scolari!!!!
Agostinho Oliveira, esse atrasado mental faz convocações de merda, é burro, vaidoso ( dizia antes do jogo com a Sérvia que era um jogo de Feijão com Arroz!!! Como quem diz que são favas contadas!!! Idiota de merda!) e não tem personalidade!!
Os Agostinhos Oliveiras, os Rui Caçadores os José Romãos, nao convocam os melhores e quem merece!! Convocam que lhes interessa!! Mas não um interesse desportivo!!
Focando nos Sub-21!! Vejo convocados como a MERDA de Nuno Morais (que além de ser uma merda, pouco jogou e quando jogou NUNCA jogou a defesa esquerdo!! Nunca!!)
Vejo um Pedro Ribeiro (quem??!!! devem perguntar vocês!! Mas não interessa!! Se pertence ao Porto é porque é bom!!!!! Ahaahahaha)
Vejo um Semedo convocado!! Até Dezembro esteve SEMPRE na bancada ou no banco!! Em Janeiro, foi emprestado ao Feirense da 2º Divisao de Honra. Jogou muitas vezes, só não jogou quando foi expulso ou tinha feito a série de 5 amarelos!! Razão pela qual não jogou contra o meu Portimonense!! Disciplinado o menino!! Outra excelente convocatória!!!
Rolando!!! Outra merda!! Mas alguem viu a época do Belenenses e por onde sofreu a maioria dos golos!!!!!????
Vejo depois de fora, alguem como José Fonte que fez metade da época fantástica no Setubal e que depois no Paços também esteve a bom nivel (exceptuando o jogo dos tais auto-golos). Vejo de fora Santamaria e Amoreirinha!! Viram a época do Estrela e consistência da defesa?? Foi das melhores defesas!! E Amoreirinha foi MUITA vez defesa esquerdo!!
Defesa esquerdo que foi ocupado pela tal merda que é Nuno Moraia e imagine-se por Diogo Valente, o qual nunca na vida dele havia sido!! Mas percebe-se!! Há que convocar jogadores de 2 habituais clubes!!
Olho para o ataque e vejo um Ricardo Vaz Te (que só agora é convocado!! antes nunca havia vestido a camisola das selecçoes!! Miudo devias ter vestido de verde ou de azul!!) que apenas jogou 15 minutos, vejo um Furtado que nem convocado foi (joga no CSKA de Sófia e tem 15 golos!) vejo um Ruben (Portimonense que foi das revelações da 2º Divisao de Honra e que esteve para ir à experiência para o P.SGermain e para o Charlton, mas não foi porque foi pré-convocado para os Sub-21, para acabar por ser..... dispensado nos utimos dias (!) e assim perder a oportunidade de ir para tentar a sua sorte e e perder a hipotese de ir ao Torneio de Toulon!! Rui Caçador queixou-se do mesmo que Agostinho Oliveira se queixou de Scolari!!) um bom defesa esquerdo / central , canhoto ficar de fora!! Ou Vitor Vinha que fez um boa época na Académica!! E tantos outros!! Só que têm azar!! Não vestem de verde nem de azul!!
Não tiveram a "sorte" de um Varela que jogava no Pescadores da Caparica (!!) ou de um Vitor Rodrigues (que jogava no Tourizense!) e que foram "descobertos" pelas olheiros da selecção!!
Meu rico Scolari!! E Quaresma????!! Ainda são precisas mais provas????!! Rua !! Criei ódio a Quaresma!!! Não tem nivel para tirar nenhum dos 4 alas que foram convocados para o Mundial!
Este Europeu de Sub-21 foi uma vergonha!! Há que mudar as coisas!! Corram com aquela cambada de chulos, ponham alguem com pulso a comandar aquela cambada de meninos mimados!! Lembram.se quando partiram os balneários em França??! Todos pó ca......!!
Temos lá muita qualidade, pelo menos no meio campo (quem tem um meio campo com Meireles, M.Fernandes, Moutinho, Nani, Quaresma) tem de ir mais além!! Tem de fazer melhor!! Muito melhor!!
Há que dar uma vassourada naquela Federação!!

Comentários:
lol, jogo de feijão com arroz quer dizer que os jogadores têm que jogar de maneira simples e não tentar embelezar cada acção, ahahahahahahah. Não quer dizer que vai ser um jogo fácil, ahhahahaha.

Qto ao teor do post: Nuno Morais, não é jogador do FCP... nunca foi, tanto quanto sei. É do Chelsea, e antes disso era jogador do Penafiel.
A selecção não tem a performance que tem por ter jogadores de FCP e SCP... todos os que lá estão são de indubitável qualidade, incluindo esse Pedro Ribeiro de que falas (talvez Semedo seja o mais duvidoso, vou concordar aí...).
A selecção perdeu porque tem um atrasado como treinador... Se não estou em erro, o mesmo atrasado que já desperdiçou o mundial 99 de sub 20 (quase de certeza que não estou em erro - numa equipa com Simão, Hugo Leal, Ricardo Sousa entre outros).
Outro mal das nossas camadas jovens, é acharmos que somos sempre favoritos. Somos sempre os maiores e temos sempre os melhores jogadores... A mim bastou-me ver o jogo com a França para chegar á seguinte conclusão: Qualquer jogador francês seria titular na nossa selecção.
Da mesma maneira que não conhecemos os jogadores das outras selecções, tb eles não conhecem os das nossas... ou seja, por essa ordem de ideias, todas as equipas seriam candidatas indiscutíveis...
Enfim, requere-se mais humildade. Menos conversa e mais trabalho, e já agora uma reformulação no quadro técnico dos treinadores das camadas jovens. Se não ganhamos há tantos anos, porque é que os treinadores são sempre os mesmos? Estão acima de resultados?? Agostinho Oliveira, Rui Caçador, o não sei quê Violante, etc e tal...
 
O Santamaria já não tem idade para isto pois não???? O gajo tb faz anos... Pelas minhas contas deve ter uns 24 anos... E é tb ele das camadas jovens do Sporting.
Amoreirinha é bom mas é para pisar cabeças... e mesmo assim... se os gajos se mexem muito, é capaz de ser dificil. E tb ele veio das camadas jovens do Sporting (dispensado nos júniores para ir para o Alverca). E para além disso o gajo chama-se Eurípedes!!! Não me lixem!
Esse rapaz, o Furtado, acho que até muito recentemente não era português e francamente não sei se já é (poderei estar equivocado, mas acho que é esse o caso).
O Rolando é outro desses casos e tb o acho fraquinho.
O facto de um jogador ser expulso, não faz dele indisciplinado. O Semedo é expulso por uma falta... logo aí não há indisciplina, e ainda por cima creio ser mal expulso, e que efectivamente estava a fazer um bom jogo.
 
Pronto, a participação foi fraquinha. 3 pontos caídos do céu mas algum azar nos dois primeiros jogos. Sobretudo, a equipa revelou instabilidade emocional e insuficiências tácticas. Tudo trabalho do treinador. Até porque, quando se trata de miudos, o trabalho está mais no treinador do que no jogador.
Vamos por partes:
- A convocação dos atletas não é tão "simples" como a dos AA. Por exemplo, João Pereira e Miguel Garcia ficaram de fora. Não entendo o porquê, pelo menos, de João Pereira ficar de fora. Com ele na direita e Nélson na esquerda tinhamos uma solução melhor do que Nuno Morais. É um exemplo.
- A alteração táctica de Agostinho Oliveira do 1º para o 2º jogo: substituir 3 elementos da defesa é dizer que a culpa do meio auto-golo foi toda deles; lançar dois médios ala para laterais (Filipe Oliveira e Diogo Valente) é brincar com o destino; não fazer 3 substituições no último jogo é parvoíce; colocar Raul Meireles como falso ponta-de-lança contra a Alemanha é acabar o campeonato em pleno! Agostinho Oliveira, tal como quando foi na Austrália em 93 (Costinha, Hugo Costa, Porfírio, Bambo, etc) saiu de forma vergonhosa do Mundial.
É o pior treinador de todos os que lá andam (simpatizo com o Caçador, o Romão tb é fraquinho).
 
Yah, yah, yah!!! 93!!! Ridiculo!!!
Mas essa selecção tb era muita fraquinha...
Lá está, claro exemplo de como nos convencemos que somos muita bons e depois afinal...

Mas o gajo era o coach!! Fraquinho, fraquinho, fraquinho...
 
O Furtado é português e esteve pré-convocado mas foi dispensado!
Nuno Morais é representado por Jorge Mendes. Tal como Filipe Olviera. Em termos de empresários fico me por aqui.
Amoreirinha era de facto do Sporting. Dizes bem, era! Curiosamente deixou de ser convocado!! E não sendo um talento, tem alguma qualidade e é certamente melhor que Nuno Morais!!
Santamaria não pode ter 24 anos! Digo eu! O gajo estreou-se com 17 anos! Não poder ter sido assim à tanto tempo!
Jogadores como Nuno Morais e Filipe Oliveira serem convocados em desfavor de Joao Pereira e de José Fonte é uma vergonha!!

Quanto ao sermos favoritos. Jogando em casa e com a qualidade que temos no meio campo, baliza, temos de ser candidatos! Mas temos um treinador que é um atrasado.
Mas mesmo no resto das selecções jovens é o mesmo!!
Não sei que raio de observações fazem e quais os seus critérios!! Jogadores como Ricardo Vaz Tê (Bolton) , Furtado (CSKA Sofia), João Moreira (Valencia B)só foram pela 1º vez convocados para as selecções depois de seniores e porque jogam no estrangeiro!!
 
Relativamente à qualidade dos jogadores desta selecção, também tenho algo a dizer. Não queria esquecer que há factores de âmbito psicológico que afectaram o grupo e, por isso, não quero avaliar jogadores só por aquilo que fizeram aqui.
Por isso aqui vai:
Bruno Vale - bom guarda-redes, teve um Europeu demasiado azarado.
Zé Castro - muito bom jogador mas parecia que tudo na defesa dependia dele. Tem óptimo futuro apesar de ter escolhido mal o clube (Atl. Madrid).
Nuno Morais, Rolando, Semedo - eram os elos mais fracos e demonstraram-no.
Custódio - que medo que tem da bola!
Raul Meireles e João Moutinho - os menos maus de toda a campanha. Moutinho demonstra carisma. Parece que estou a endeusá-lo mas foi ele que aguentou o barco e bem mereceu o golo.
Manuel Fernandes - esperava-se mais, tem que provar a fama que tem e evoluír.
Hugo Almeida - tá sentenciado. Não quer evoluír, nem aprender. Acha que, porque é forte, joga bem de cabeça e tem bom pontapé, é suficiente para singrar. Engana-se. Não tem atitude.
Quaresma - tinha o mundo em cima das costas. Provou, uma vez mais, que não aguenta com ele.
Varela e Nani - bons talentos que necessitam ter definido o que deverão fazer dentro de campo e já é tempo de começarem a definir-se a posição onde deverão jogar no futuro. Se não, desaparecem num instante.
Ricardo Vaz Tê - 15 minutos, foi um oásis...
 
ahahahahah, estreou-se com 16 anos, mas foi no ano do Mirko Jozic, ahahahahah. Isso foi em 1998-1999.

Já confirmei e tem de facto 24 anos.

Quanto ao Eurípedes (reforço, o homem chama-se Eurípedes), acho que só foi convocado quando passou para o Alverca, e não quando esteve no Sporting, porque do Sporting foi dispensado. Porque essa equipa do Alverca (Eurípedes, Filipe Falardo, José Rui, Manu etc entre outros) foi campeã nacional de juniores. Portanto, não é por aí...

Qto ao Furtado, okis. Mea Culpa, mas estava convencido que esse gajo era cabo verdiano de origem. O que não é impedimento, basta ver Rolando, Nelson e Nani. Mas não sabia se já estava naturalizado. Pelos vistos sim.
 
Dassss!! O tempo passa rápido!!
Pensava que o gajo era mais novo!
 
Meus amigos,
Quanto à participação da selecção Sub-21 no "nosso" campeonato da Europa, só me apraz dizer uma coisa.................VÃO APRENDER A JOGAR À BOLA!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMO É Q JOGADORES COMO ESTES SE QUEREM IMPOR NO FUTEBOL PORTUGUÊS?????SÓ SE FOR NO CAMPEONATO DAS CARAÍBAS E MESMO ASSIM.........TENHO AS MINHAS DÚVIDAS!!!!!!
Quaresmas,José´s Castro, Rolando´s(Isto é nome de jogador???Só se for de jogador de wrestling!:)),Nanis,Nuno´s Morais,Hugo´s Almeida(Este gajo deve pensar q jogar à bola é só dar 1 peitadas na bola!).....entre outros, podiam dedicar-se era à pesca, porque de futebol não percebem rigorosamente NADA!!!!!!!
Gostei muito de ouvir o seleccionador Agostinho Oliveira afirmar, na conferência de imprensa a seguir ao jogo de ontem(Que sacudidela tão bonita da água do seu negro capote!), que a sua missão não é ganhar jogos com os "putos",mas sim prepará-los para os inserir futuramente(Com sucesso, pensa ele!), nas suas equipas!!!!Pergunta pertinente: " Como é q s pode preparar um jogador sem lhe incutir motivação, espirito de equipa,ambição e acima de tudo, um espirito VENCEDOR????"
Sem comentários!!!!!!!!!
Acho que em relação a este Sr está tudo dito!!!!
ESTOU CURIOSO PARA SABER QUAIS VÃO SER AS CONSEQUÊNCIAS DESTA PARTICIPAÇÃO NOJENTA DA NOSSA SELECÇÃO!
VIVA PORTUGAL!!!!!!!!!!
 
Cada vez mais gostas do Scolari,só que criticas o que o Scolari abusa:

Costinha ??? Jogou onde???

Maniche??? Quanto jogou????

Hugo Viana? Deixa-me rir....

Quim? Está com o cu de tanto ficar no banco...

Etc,etc

Mas consegues afirmar que bastaram 3 jogos de Quaresma para apagar os 40 jogos no campeonato, na Taça, onde foi só o MELHOR JOGADOR DA LIGA, como decisivo na equipa do FCPORTO.

Vai-te tratar.
 
concordo plenamente com o que o josedasilvapereira disse
 
concordo plenamente com o comment anterior e acrescento que quem é o "chefe" dos sub-21 é o scolari(é ele que diz não sou eu).
 
concordo plenamente com os 2 posts anteriores, mas mais com o último, mas acrescento ainda que quem faz as convocatórias dos sub-21 é o "chefe".
E já agora se a maior parte dos jogadores das selecções jovens são do scp e do fcp é porque são só os clubes com a melhor formação do país, são aqueles que ganham normalmente os campeonatos de juniores e juvenis e daí que seja normal encherem as convocatórias.
 
São opiniões mas o Lucho Gonzalez foi, para mim, o melhor jogador da Liga. Com grande avanço sobre Quaresma. Foi fundamental para o título, o melhor marcador do Porto...para mim nem há comparação. E arrisco-me a dizer que Moutinho foi mais jogador que Quaresma. Porque foi mais constante, mais regular, também marcou golos decisivos e, no final, cresceu mais como jogador. Quaresma fez uma boa época, ninguém pode dizer que não. Mas "só" apareceu à 8ª jornada, e para o final do campeonato já não existia. Teve 20 jogos muito bons. Decisivo para a conquista do campeonato mas não foi o melhor.
 
O melhor jogador da Liga, não foi o Quaresma, foi o Lucho Gonzalez. O próprio FC Porto considerou Pepe como o melhor jogador do clube!!
Não foi Quaresma!!
Quaresma falhou SEMPRE nos grandes jogos.
Falhou na Luz e em Alavalade, falhou no Dragão frente ao Benfica e frente ao Sporting (2 vezes). Falhou em TODOS os jogos da Liga dos Campeões!! Todos!!
Costinha e Maniche, por exemplo estão sempre em grande nos momentos decisivos! Quando são chamados, raramente falham!
Hugo Viana, concordo que não é uma opção feliz. Mas há alternativas!!?? Só se for Moutinho! Aceito e preferia Moutinho.

Scolari é o chefe sim, em termos de hierarquia!! É ele quem tem a prioridade! Direito de veto! Mas não pode ser culpabilizado directamente pelos erros dos outros! Tal como ele não se vanglorizou do "sucesso" da campanha de apuramento para o Europeu em que os sub-21 tiverm 10 vitorias em 10 jogos!
É como na politica (dizia ontem e bem Dias Ferreira): O 1º Ministro não é directamente culpado se um dos seus Ministros ou Secretários de Estado meter a pata na poça!

É como diz o ditado. Os cães ladram a carava passa!
Cá em Portugal (como em Inglaterra fazem com o Mourinho) os portugueses, os treinadores de bancada e que pensam que percebem de futebol reclamam, insultam, gozam, choram pelos Quaresmas (tal como os brasucas chroravam pelo Romario) e Scolari vai somando sucessos!!
Contra factos, não há arguementos! Scolari tem titulos!! Tem algo para mostrar! Vitorias!
 
Concordo a 100% com os meus amigos que consideram que o MELHOR JOGADOR DA LIGA PORTUGUESA,este ano,foi..........LUCHO GONZALEZ!(Para mim, de longe o melhor jogador!O homem não consegue jogar mal, é impressionante!)
A melhor e futuramente mais rentável, contratação do Porto nos últimos tempos!Que jogador extraordinário(Quem me dera te-lo no BENFICA!)
Quaresma não é ainda um grande jogador, faltam-lhe algumas "nuances" para o ser(Mais constância exibicional,+ colectivismo e acima de tudo CALMA/experiência para ultrapassar certas situações),se-lo-á, talvez, daqui a 1 ou 2 anos!
Neste momento julgo que se trata de um jogador de altos e baixos, capaz de num jogo dar um golo a marcar,com aqueles cruzamentos de trivela(Extraordinários!) e noutros não se dar por ele em campo(Tipo-agora vou ali marcar o canto e a seguir vou beber um cafézinho!):)Tem e pode ser decisivo mais vezes-Fenómeno da constância exibicional!
É um diamante semi-trabalhado que ainda tem algumas arestas por limar!
 
Todos os comentários têm o seu fundo de verdade. Independentemente do Quaresma ter, ou não ter sido o melhor jogador do FCP (para mim não foi) o que é inegável é que foi muito muito muito bom!!! Decisivo em jogos dificeis, mas que realmente não decidiu nos grandes. Assim como não decidiu neste europeu. Mas tem 21 anos, e merecia estar neste mundial pela importãncia que o futebol português precisa que ele venha a ter no futuro. Posto isso, tb o Boa Morte merecia lá estar por tudo o que tem mostrado em termos de futebol e sobretudo de carácter.
O homem só podia levar 23. Escolheu, está escolhido, merece o benefício da dúvida pelo que já mostrou e agora a alternativa dos portugueses é simples : Ou estar com ele, ou estar com ele. Porque estar com ele é estar com a selecção e com o país.
 
Caro Vantunes,
Julgo que apesar das discordâncias que todos nós aqui referimos, em relação ao melhor jogador da liga portuguesa, existe um denominador que é comum/será sempre, a todo este nosso cardápio oratório.............o APOIO INCONTESTÁVEL E INCONDICIONAL À SELECÇÃO NACIONAL!
Han han han han
( Tentativa.......frustrada de imitar a sonora gargalhada Vitoriana!:))
Caramelo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PORTUGAL.....PORTUGAL!!!!!!!!!!
Abraço Iseguiano
 
Mad!! 2 reparos nas tuas observações: o facto de Quaresma ter falhado em Barcelona , não faz dele um mau jogador , não é de todo desprestigiante , não pode de forma alguma por em causa o valor que tem. Dezenas e dezenas de jogadores falharam na sua primeira experiência no estrangeiro! Jogadores que vieram a provar ser fenomenais (não estou a dizer que Quaresma venhou ou não a ser fenomenal).
2º Reparo: o golo de Moutinho, de chouriço nada tem!! Eu chamar-lhe-ia classe! Categoria!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!