segunda-feira, maio 08, 2006

Superliga_67


Semana de decisões, tanto a nível europeu, como a nível de permanência (este muito mais interessante e emotivo). Se no ano passado, por esta altura do campeonato, já havia decisões de quem descia e a emoção estava na atribuição do título de campeão, este ano foi diferente. Com o campeonato entregue ao Porto, faltava decidir quem se apurava directamente para a Liga dos Campeões e quem se qualificava para a UEFA. Os “favoritos” Sporting e Nacional não deslizaram e bateram Benfica e Boavista que não provaram merecer alcançar tal feito. O Benfica foi péssimo em Paços Ferreira, nunca demonstrou vontade de ganhar (se Geovanni e Robert têm menos vontade do que os outros, então é porque andam lá a brincar) e a táctica inicial de Koeman foi mais uma brincadeira séria com os adeptos. Se não faz por se ir embora, anda muito perto disso…quanto ao rival Sporting, fez um jogo concentrado, motivado e de qualidade. Revelou rigor e merece, sem dúvida, alcançar o 2º lugar. Quanto ao Nacional, voltou a revelar-se uma equipa matreira e assassina. Foi fora de casa que conseguiu atingir os melhores momentos da temporada. Quanto ao Boavista, paga a factura de um mau término de campeonato. Destaque para a boa exibição do Porto “B” e para Anderson que vê-se que tem muita qualidade.
Mas, a emoção maior estava destinada ao fundo da tabela. Antes da jornada começar, 3 vagas, 2 praticamente preenchidas por Rio Ave e Guimarães (precisavam de milagres) e uma a preencher por Naval, Gil Vicente, Académica, Paços Ferreira e Belenenses. Cedo o Rio Ave se “suicidou” ao sofrer 2 golos e a jogar com 10 por expulsão do seu guarda-redes. Ficavam 2 vagas: o Guimarães e a Naval não marcavam, a Académica e o Paços já perdiam e o Gil Vicente adiantou-se face ao Belenenses. Estes tinham agora a cabeça a prémio e tinham que marcar para não depender de terceiros. No decorrer da segunda parte com o Estrela a marcar em Guimarães, ficava apenas uma vaga para preencher, mas com o Paços a dar a volta ao Benfica e o Marítimo a marcar em Coimbra, tínhamos aos 70 minutos de jogo, a Naval a depender só de si para não descer, dado os resultados negativos de Académica e Belenenses. Ouvidos expectantes em Penafiel e, já depois da Académica chegar ao empate, a Naval a marcar ao minuto 83. Estavam 3 equipas igualadas na luta pela descida. Pelo confronto directo entre as 3, descia agora o histórico Belenenses. Um golo azul e haveria outra reviravolta mas tal não aconteceu e Portugal vê caír dois históricos como o Guimarães e Belenenses num ano onde seria bom ter equipas desse nível já que teremos apenas 16 equipas e o objectivo passa por aumentar a qualidade e o nº de espectadores.


Equipa da semana: Paços Ferreira
Jogador da semana: Leo Guerra
Golo da semana: Junior
Treinador da semana: Rogério Gonçalves
Positivo da semana: A atitude da "equipa B" do Porto que provou que o esquema de jogo
Negativo da semana: ver dois históricos como o Guimarães e Belenenses descerem à divisão de honra custa, ainda para mais numa próxima época onde apenas contaremos com 16 equipas...
Tristes da semana: José Couceiro e Moretto.
Heróis da semana: Leo Guerra e Joeano.


P.S. – Durante a semana, serão publicados textos com a análise da Superliga, a equipa do ano, as desilusões e as revelações do campeonato.

Comentários:
Chegou ao fim e em talvez 90% dos casos a classificação é justa e reflecte de facto o valor das equipas.
Porto justissimo campeão.
Sporting (com Paulo Bento) foi de facto a 2º melhor equipa e merece o 2º lugar e quem sofre apenas 5 golos na 2ª volta se calhar até merecia mais.
Benfica foi uma desilusão e jamais merecia mais do que um 3º lugar.
Acho que apenas 2 equipas não merecem o lugar em que ficaram. Falo de Belenenses e Guimarães. São equipas para claramente muito mais!! Olho para uma Naval e acho que não tem condições nenhumas!!
Que pena a descida destes 2 historicos!

Um aspecto muito positivo desta jornada (e até da anterior) teve a ver com as elevadas assistências! Jogos todos à mesma hora, muito mais emoção, bilhetes mais baratos, menos TV, portas abertas a estudantes e o espéctaculo é outro!!! Devia servir de lição!
Barcelos esteve cheio, Coimbra igualmente, e até em Guimarães e com a equipa praticamente condenada, estavam 15 mil pessoas!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!