quinta-feira, abril 20, 2006

Thierry Henry

Falamos provavelmente do melhor jogador a nunca ter sido considerado "O melhor do mundo". Thierry Henry e sinonimo de golos. E o caso raro de um jogador que se sente a baliza por perto, so tem um pensamento - Golo! E para mim todos os anos, o melhor jogador em Inglaterra (nao me interessa quem ganha titulos, Henry e o melhor). E veloz, fisicamente muito forte (pese o seu aspecto franzino), tem drible, tecnica e a melhor recepcao de bola do mundo - sempre a pensar na progressao. E em frente a baliza, simplesmente faz. E o finalizador mais mortifero que ai anda.
Porque motivo este fabuloso jogador nunca foi o melhor do mundo? Porque o seu Arsenal nao conseguiu resultados na Europa? Parece-me injusto, se pensarmos que falamos de um campeao do mundo (tenra idade, mas 3 golos na prova), campeao da Europa, Campeao Ingles, vencedor de inumeros trofeus, e acima de tudo o melhor marcador de golos que joga na Europa. Para alem disso falamos de um jogador carismatico, que agrada ao publico, com boa postura dentro de campo (arrogante a festejar golos?? Prefiro dizer desafiante) e que este ano leva o Arsenal as meias finais da Liga dos Campeoes. O Arsenal que e quinto classificado em Inglaterra (nao e melhor equipa que em anos anteriores, mas e o ano em que Henry tem mais hipoteses se porventura o Arsenal vencer a Champions - ridiculo), onde Henry discute com Nistelroy a possibilidade de , pela SETIMA VEZ consecutiva, ser o melhor marcador em Inglaterra (apesar do seu periodo de lesao este ano).
A mim, nao restam duvidas, este jogador merece reconhecimento pela sua fantastica carreira, e mais do que isso, nao merece ser conhecido como o melhor jogador a nunca ser "O melhor do mundo". Se tivesse que escolher os melhores avancados do mundo, eles seriam , por esta ordem:
Henry, Shevchenko, Eto'o, Ronaldo e Nistelroy. Discutam os lugares dos outros, deem ao rei o trono que ja fez por merecer, porque a regularidade conta e se for nivelada por cima, entao nao deve ser subvalorizada como tantas vezes acontece.

Comentários:
Por acaso tb nunca fui um grande entusiasta de Henry! Confesso que em parte embirro um bocado com ele, porque o desgraçado, volta e meia dá cabo do meu Newcastle! Tá mal!
Mas é de facto muito bom jogador, excelente mesmo, mas tem caraceteristicas opostas aquelas que eu preconizo para um verdadeiro avançado. Se eu fosse treinador, e tivesse os milhões de Abramovich, e partindo do pressuposto que teria Ronaldinho na minha equipa, dificilmente optaria por Henry.
Passo a explicar: sendo Henry um grande marcador de golos, é contudo um jogador que descai muito para os flancos (sobretudo o esquerdo) que não é um verdadeiro matador (pode parecer um contracenço tendo em conta os mts golos que marca) um verdadeiro homem de area, jogo de cabeça não tem e detesto ver um avançado a marcar os pontapés de canto! Se não tivesse Ronaldinho já o escolheria, podendo partir da meia esquerda num 4-3-3.
Sendo como disse muito bom, a teoria da consagração como o melhor jogador / mundo é algo de complicado. Isto porque se formos a pensar assim, por exemplo um Paulo Maldini teria que ter alcançado esse prémio. E não há como tirar esse Prémio / Reconhecimento a Ronaldinho!! Depois de Maradona, vem Ronaldinho! Ronaldinho está a um nivel muito superior ao de todos os outros.
Voltando a Henry, acho que o aspecto referido por Mad Dog, tem toda a razão. Henry ao nível de selecções tem fracassado. Não há uma explicação muito lógica para isso mas o que é facto o seu rendimento é fraco. Jogue com quem jogar, seja ao lado de Trezeguet (com quem despontou no Mónaco, treinados por.. Wenger) , seja ao lado de Cissé ou de Anelka, Henry deixa a desejar e sabe-se como é importante um rendimento elevado nos Europeus e Mundiais. No Euro 2004 realizado em Portugal e no Mundial da Coreia, foi mau demais.
Se eu tivesse que escolher um avançado para jogar no meio esse alguem seria :
1º Shevchenko
2º Nistelrooy
3º Trezeguet
4º Ronaldo
5º Etoo
6º Ibahimovic
7º Adriano
8º Drogba

Henry, não. Só poria Henry se jogasse em 4-4-2 como joga por exemplo um Milan ou Man. Utd.
Jogando em 4-3-3 ou 4-2-3-1 que é como gosto mais de jogar, tipo Barcelona no seu 4-3-3 Henry nao encaixava no meu modelo de jogo. Só se fosse na meia direita (fazendo de Giuly como joga o Barça) mas o desgraçado gosta de jogar na meia esquerda.

Mas não desanimes Titi! Mereces a Bola de Prata!
 
Mas o erro habitual das pessoas é exactamente esse. Henry marca golos como único avançado dum 4-3-3. Não precisa do jogo de cabeça porque consegue receber a bola nos espaços mais reduzidos nos pés. Em 4-4-2, muitas vezes por ser móvel, ele tem que sair da área e acaba por ter que servir a referência que não é tão móvel - neste caso Trezeguet... e que desespero é ver Thierry Henry a ter que servir de muleta a Trezeguet, qdo na frente da baliza, não há melhor do que ele.
 
Pensar na possibilidade de ver Henry a terminar a carreira e ser conhecido como o "quase melhor"...acho tremendamente injusto mas, na verdade, em nenhum momento o considerei o melhor do mundo. Apesar de ser temível pela velocidade, de ser um predador assasino pela quantidade e qualidade dos golos que marca, de ser encantador pelo charme (para mim, os festejos não só são ousados, são charmosos), de ser um líder, a Henry sempre lhe faltou algo: não sei se pelo fracasso na Juve, se pela não-explosão em Mundiais/Europeus, se pelas curtas campanhas europeias do Arsenal, se por usar bigode. Não sei mesmo... Mas, para melhor jogador do mundo, já há eleito e o ano ainda nem chegou a meio. Poderemos vê-lo ser eleito como bola de prata mas o mediatismo e a qualidade apresentada por Ronaldinho não irão deixar dúvidas. Gostava também de destacar Eto'o que é impressionante. Estes 3 serão, certamente, os melhores do mundo. Shevchenko também poderá entrar nas contas.
Prof. Karlos,
Quem fracassou nesse Mundial foi o treinador que não soube aproveitar a equipa que tinha.

Em relação ao melhor avançado, acho que se depende sempre para o que se quer esse avançado. Se for para participar activamente no jogo: Eto'o, Shevchenko, Henry e Zlatan. Se for para "apenas" facturar: Adriano, Ronaldo e Nistelrooy.

P.S. - Henry ganhou o titulo de melhor marcador nos ultimos 6 anos?? Se assim foi, não sabia.
 
Ninguem, repito, NINGUEM factura mais do que Thierry Henry.
 
http://catennac1o.blogspot.com/2006/04/thierry-henry-fast-and-furious.html#comments

Artigo sobre Thierry Henry, incluindo vídeo com alguns dos seus melhores golos. Vale a pena ver: Thierry Henry -> fast an furious!

Parabéns pelo blog.
 
Jovens!!
Em matéria de golos, um nome: Shearer!!
Alan Shearer!!

Em Inglaterra, "Ninguem, repito, NINGUEM factura mais do que"...... Alan Shearer!!

Mas sobre Shearer, vai sair um post!
 
Ah, e Henry não ganhou 6 as ultimas 6 vezes o titulo de melhor marcador. Desde que está em Inglaterra, foi por 3 vezes o melhor marcador. Se vencer (como é provavel) este ano, será a 4ª vez.
Em toda a sua carreira em Inglaterra foi uma vez considerado o melhor jogador. Uma vez.
 
Sim, em termos de golos, Shearer bate Henry.
 
Bate henry o cara*** em bom portugues!!!!

Comparem os golos de um e de outro desde que Henry esta em Inglaterra!!! Bate mas e o ca*****.

Tamos a brincar ou que??
Li isso num artigo (das 6 vezes, nao me dei ao trabalho de confirmar, mas se calhar consideraram todas as competicoes) - seja como for, em Inglaterra, e desde que la esta o HOMEM GOLO chama-se Henry. E no fim da carreira vai ultrapassar Shearer em golos.
Shearer e um bom avancado. Henry e fenomenal!!! Ja viram o video que esse rapaz ai pos??? Vao la ver, leiam os comentarios da malta inglesa e vejam o que pensam as pessoas de la. Opa, eu fico maluco com estas comparacoes!!!!!!!
 
Vitor: Vai sair um post sobre Shearer amanha ou 4ª feira. Entretando vai ao site da Premier League!!
De qualquer forma eu depois faço transcrição de parte do que é escrito!! Mas deixo aqui um cheirinho!!

"In the history of the FA Premier League, Alan Shearer is, quite simply, a striker without equal."

"PROFILE - ALAN SHEARER

In the history of the FA Premier League, Alan Shearer is, quite simply, a striker without equal.

"No other forward can even come close to matching his goal-scoring record.."

"He has been selected for both the Domestic and Overall teams of the Decade as well being recognised for the unbelievable feat of scoring 204 Premiership goals over the past decade. His final award is perhaps the most prestigious as Alan Shearer has been selected by our esteemed panel to receive the inaugural Premier League Outstanding Contribution to Football."

Fonte: www.premierleague.com
 
Ah!! E o argumento "que Henry esta em Inglaterra" não é valido! Para mim não é! Obvio que nos ultimos anos, Henry tem mais golos!! Shearer vai fazer 35 anos!! Jamais poderia ter o mesmo rendimento! E 40% dos jogos não os fez devido a lesões! Um está no auge da carreira (25 a 30 anos) com 28 anos o outro está na reforma!
 
E o que é que isso diz do Henry, aí nessa fonte??????

Então espera até o Henry acabar a carreira e depois falamos.
Shearer não tem a qualidade de Henry... só não vê quem não quer...

Não tem os golos (em comparação directa, se o Shearer é velho agora o Henry era novo antes, olha que m**da), não tem a técnica, a qualidade de remate, a velocidade (nunca teve, não é de agora) e nem sequer os títulos.

É muito bom jogador, mas unca na vida foi para o futebol o que representa Thierry Henry e nisso estamos de acordo - Gostas do homem, tudo bem... Eu tb gosto, mas nunca foi o que é Henry. Que raio de comparação. Henry é para ser comparado com Ronaldos, Shevas, etc e tal... Não com heroís do campeonato lá do sítio...
 
Heróis do campeonato lá do sitio???
Mãe de Deus!
Nem discuto mais! Não dá! Nem sobre Henry nem sobre mais nada!
 
Hey, o Prof.Karlos (e eu mesmo) disse que o Shearer facturava mais do que o Henry. Ninguém disse (pelo menos não percebi que fosse isso que o Prof. tava a dizer) que Shearer era melhor jogador. Disse-se sim que era melhor marcador.
Fui a um site fazer a comparação dos dois a nível de Premier League e não contei com as últimas 7 anos de Shearer (começaram os dois com 17 anos e Henry é 7 anos mais novo que Shearer). Bom, na práctica os dois têm uma média de 1 golo em cada 2 jogos (51,70% para Shearer, 51,25% para Henry).
Não contei com outras competições mas que fique claro que é ela por ela em termos de golos.
Quanto ao "herói lá do sitio", não esquecer que Henry é famoso a nível mundial pela sua passagem em Inglaterra. Teve boas temporadas no Mónaco (campeonato pouco competitivo) mas depois fracassou na Juventus onde esteve um ano. Explodiu e cresceu nesse "campeonato lá do sitio".Esse argumento não é válido Vantunes...
 
Não chores Carlitos, o homem é o herói lá do sítio pá! E o Henry é um Deus!!!

Agora comparar o Henry com um reformado... era só o que me faltava.

Mas concedo que ambos estão a defender bem o vosso caso. Agora quero ouvir-vos dizer: "Henry é melhor que Shearer!!".
E sem soluçar Carlitos!!!!!!!!
 
Ele ainda não está reformado!!!! O processo só deu entrada no ministério a semana passada, tá em estudo!
O Henry que ganhe mas é a Liga dos Campeões e deixe o seu advogado de defesa (sim, tu!!) ir descansar! ahahahah
São jogadores diferentes mas também prefiro o Henry porque oferece mais soluções para o futebol actual, apesar de não jogar de cabeça. E sim, é melhor. Mas o que estava inicialmente em discussão não era isso.
 
Carlitos pá, só ouço soluçar... Vá, diz lá de tua justiça. Quem é que é melhor?? Mas dizes isso sem lágrimas!!!! Não, agora dizes!!!

O que estava inicialmente em discussão era mesmo isso. Basta ler o post. Se depois fomos buscar para aqui outras questões de golos, e se pelos vistos para além do que joga, o homem marca tanto como os melhores (e Shearer era o melhor até Henry... Antes de Henry é um testamento, Depois de Henry o testamento é novo) nos seus tempos áureos...
 
O nome de Shearer só aparece depois de tu, Vantunes, dizeres que, em matéria de GOLOS, Henry era quem facturava mais.
Logo, o que estava em causa nessa altura passou a ser quem marcava mais, não quem era melhor.
 
Não, o nome de Shearer surge qdo TU dizes que para facturar escolhias outros, e eu digo que ninguém factura mais do que ele - tempo presente... É mentira?? Não, não é! Vamos dizer todos juntos - Não, não é!!! Se o Shearer, o Pélé, o Garrinhcha, o Puskas ou até o Eusébio marcaram mais, ou deixaram de marcar...
 
Então, temos:
A conversa surge quando eu digo que escolhia outros para facturar e o nome de Shearer aparece quando o Prof. Karlos fala nele. Eu falei em Adriano, Ronaldo e Van Nistelrooy. E falei nesses 3 porque, para mim, a sua função é essa: facturar. Henry tem mais funções em campo, conforme descrevi.
 
Sim, correcto, aceito, tudo bom. Mas Henry factura. E mais do que esses (discutível, em função dos contextos). Logo, se a tua escolha para facturar são esses que só facturam, a minha é a do jogador que não só factura, como faz tudo o resto que disseste.
É a tal história do preferir ter um jogador com todas as qualidades, ou ter dois que reúnam as mesmas (A la Gattuso e Pirlo, como muito bem referiste no post do jogo de ontem).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!