segunda-feira, abril 10, 2006

Jogo do título

Alvalade, Sábado 8 de Abril.

Frente a frente os dois primeiros classificados do campeonato, num jogo que assumia contornos decisivos.

Os dois treinadores não planearam surpresas. Já se tinha visto do jogo da taça, o que ambos pretenderiam. Ainda assim, Adriaanse apresentou a enésima nuance no seu sistema táctico, jogando com Jorginho no meio campo, claramente com o intuito de dar a Custódio alguém que o fixasse, e impedisse mais uma opção de circulação de bola ao Sporting, quando os caminhos para a frente estivessem (e invitavelmente estariam) fechados. Ao mesmo tempo visava garantir uma maior posse de bola no meio campo ofensivo, não se entregando tanto a um domínio territorial do Sporting (que, pensava-se, o clube de Alvalade iria procurar).
O jogo comecçou com o Porto por cima, a fazer uma pressão no meio terreno do grémio de Alvalade, e a obrigar a equipa do Sporting a sair com bolas longas para o seu ataque (o chamado pontapé para a frente e fé em Deus).
Mas ao mesmo tempo que fazia isso, o Porto não criava perigo, poderão dizer que não lhe competia, mas o único local aonde havia espaço era nas alas, e o Porto sempre que podia metia a bola em Ricardo Quaresma à espera de um truque de magia que nunca aconteceu (Moutinho estava lá para ajudar e Abel saíu-se relativamente bem na marcação). Na defesa do Sporting Anderson Polga estava imperial e não permitia que ninguém jogasse na área do Sporting.
Por volta do quarto de hora, o jogo toma o sentido inverso, e curiosamente, nos mesmíssimos moldes. Espaço no meio não havia (estamos a falar de 8 homens fixos no meio campo, e com as ajudas dos avançados esse número crescia para 11 ou 12 - McCarthy era o único homem em campo sem preocupações defensivas).
O Sporting não tinha Sá Pinto (teve um último derby muito relaxante), Moutinho tinha que se conservar para tarefas defensivas, e portanto o cavalo de corrida era Carlos Martins. Foi através das suas acções que o Sporting se lançou para a frente e durante cerca de meia hora pôs o FC Porto em sentido. Nesse período o Sporting teve a grande oportunidade para marcar (desperdiçada por Moutinho numa rara incursão ao meio) e teve ainda um livre perigoso de Carlos Martins que Helton desviou para canto (calculou mal o GR do Porto, mas emendou bem a tempo). Chegámos ao intervalo, e já se pensava num jogo de muito baixo nível, sem grandes oportunidades, com o Sporting mais chegado à frente, e com um Porto pouco incomodado com isso. Não havia espaço para nenhum dos meio-campos jogar, e sendo essa a força do Sporting, tava fácil de ver que só com um golpe de génio o Sporting marcaria, porque o seu jogo nunca fluiu. Na segunda parte, o jogo morreu ainda mais. Quaresma e Martins não tinham capacidade física para continuarem a explodir de cada vez que tinham a bola, ambos arriscaram o segundo amarelo e foram as primeiras opções para a saída de cada um dos treinadores. Era um jogo para operários, estava mais do que visto. E por falar em operários, Sá Pinto operou uma entrada duríssima que só podia resultar em amarelo. E quando se pensava numa entrada conservadora de alguém para o meio campo, Paulo Bento manda entrar Douala e retira Deivid. A partir de então o Sporting passaria a apostar na velocidade do jogador para ganhar bolas nas costas. Só que o Porto nunca atacou, nem nunca deu as costas. Controlava o jogo (nesta altura já tinha mais posse de bola no meio terreno do Sporting e jogou sempre pela certa) e sabia exactamente o que queria do mesmo. Nem a expulsão de Bosingwa (ridícula, não havia necessidade) retirou este cariz ao jogo. E se durante a semana Paulo Bento tivera o discurso de que o empate não era mau para o Sporting, a 12 minutos do fim tira Abel e lança Koke porque o seu bluff não havia funcionado durante todo o jogo e o Sporting precisava mesmo da vitória. O Sporting só não tinha era como levar a bola até lá à frente. O seu meio campo foi manietado, não há volta a dar. Aí o grande mérito de Adriaanse, e o único homem que abalou esta realidade era um jogador que por norma não dura mais de 60 minutos em campo, e que com o esforço a que foi sujeito (tanto esticão, tanta aceleração) acabou a primeira parte literalmente deitado no relvado num misto de desolação e cansaço (imagem que conta toda uma história).
Bom, o Sporting esticou-se um pouquinho e o Porto (que já antes havia ameaçado por Jorginho - boa defesa de Ricardo) acabou por resolver através do mesmo jogador. Num lance em tudo identico ao de Moutinho na primeira parte, Jorginho colocou um ponto final no campeonato. Faltavam 5 minutos para o fim do jogo (dejá vu)... O Porto venceu bem. Foi mais equipa, interpretou melhor o que era preciso, e ficou a ideia que o Sporting não conseguia fazer mais. Paulo Bento tentou variar o ataque (da presença física de Deivid, à velocidade de Douala, ao transporte de bola de Koke) e para todas as variantes o Porto apresentou soluções e não vacilou um instante que fosse. O esquema de 3 defesas, que na verdade foram 5, é sólido. Se dúvidas houvessem, elas foram dissipadas. E se dúvidas houvessem quanto à melhor equipa deste campeonato, também elas foram dissipadas. Numa versão moderna do jogo do gato e do rato, a vitória sorriu ao Dragão. Ou foi o Dragão que sorriu à vitória?

O árbitro passou ao lado do jogo. Não teve influência nenhuma no resultado e só o achei demasiado rigoroso no segundo amarelo a Bosingwa. Acho que teve demasiada vontade de reequilibrar as contas.

Comentários:
Não me parece que não tenhamos visto o mesmo jogo Mad:

"Achei o jogo fraco, muito táctico" - Mad Dog

"Chegámos ao intervalo, e já se pensava num jogo de muito baixo nível...Na segunda parte, o jogo morreu ainda mais. Era um jogo para operários" - Vantunes

"Cada equipa teve os seus momentos" - Mad Dog

"O jogo comecçou com o Porto por cima...Por volta do quarto de hora, o jogo toma o sentido inverso...o Porto nesta altura já tinha mais posse de bola no meio terreno do Sporting e jogou sempre pela certa" - Vantunes

"a perdoar expulsões a Quaresma (tinha que ir para a rua, aquela situação era perfeitamente evitável) e C. Martins" - Mad Dog

"Quaresma e Martins...arriscaram o segundo amarelo" - Vantunes

"inventar outras como no cado do Bosingwa" - Mad Dog

"a expulsão de Bosingwa (ridícula, não havia necessidade)" - Vantunes

"P. Bento foi audaz" - Mad Dog

"Paulo Bento tentou variar o ataque...tira Abel e lança Koke...o Sporting precisava mesmo da vitória" - Vantunes

"e Adriaanse matreiro, o que lhe permitiu ganhar o jogo." - Mad Dog

"e para todas as variantes o Porto apresentou soluções e não vacilou um instante que fosse. O esquema de 3 defesas, que na verdade foram 5, é sólido" - Vantunes

"Realmente um jogador tão novo e sem capacidade fisico -stlética é muito estranho" - Mad Dog

"o único homem que abalou esta realidade era um jogador que por norma não dura mais de 60 minutos" - Vantunes

Não me parecem tantas assim as diferenças Mad... Acho que devemos ter visto o mesmo jogo.
Quaresma foi anulado, mas apareceu. Teve muita bola nos pés. Mas produziu pouco, isso concordo (aliás, daí o bom trabalho de Moutinho e Abel que refiro nesse campo).
Liedson apareceu tão pouco, que nem o mencionei no post (e eu adoro o Levezinho, portanto logo por aí...).
Carlos Martins... Opá, desgostos não se discutem (ahahahah) mas há que convir que tudo o que foi aceleração do jogo do Sporting partiu dele. No resto estamos de acordo (quanto à rambóia não sei, mas é mais fácil dar qualidade física a um jogador, do que ensiná-lo a jogar futebol e isso ele sabe melhor que qualquer outro médio centro em Portugal, na minha opinião).
 
Era na teoria o jogo do titulo, que poderia decidir o titulo e que nao realidade acabou mesmo por sê-lo.
Não vi o jogo com muita atenção e perdi mesmo os primeiros 10 minutos da 1ª e da 2ª parte.
Mas do que vi, vi um jogo muito táctico (parecia um Chelsea - Liverpool ou Juve - Milan), muito concentrado a meio do meio campo, e em que a preocupação era naõ deixar jogar.
Concordo plenamente com a análise de que a espaços uma equipa teve momentos melhores e que depois esses momentos alternavam para a outra.
Penso que o Porto esteve melhor no centro do terreno, com um Raul Meireles em destaque (até nas pauladas) e um Lucho que sendo discreto (acho Lucho parecido a Lampard)tem muita importancia na capacidade de posse /circulação de bola, ocupação de espaços, capacidade de criar desiquilibrios.
Pareceu me que o meio campo do Sporting não consegui sair daquele colete de forças que era criado pelo meio campo do Porto, e com isso o jogo do Sporting ressentiu-se e nem Liedson conseguiu aparecer no jogo. Para alem disso Deivid foi uma nodoa!
No Porto, uma vez mais Quaresma nos jogos contra os grandes foi uma nodoa!! 5 jogos esta época, e nos 5 teve exibições muito fracas!
Ha que referir que o jogo foi fraco e para isso contribuiu Duarte
Gomes. Nao se pode dizer que tenha tido interferência no resultado, mas condicionou o mesmo e para além disso Quaresma tinha de ser expulso.
No resultado final aceita-se a vitoria do Porto, mas o empate talvez fosse mais justo. Talvez.

Sobre Carlos Martins, mantenho a minha opinião. Não é nem de perto aquilo que (alguns) apregoam. Qualidade? Tem sim senhor, indiscutivel isso, mas não aquilo que se quer fazer passar.
 
Prezo em ver q Paulo Bento encostou Moutinho no lado do Quaresma e resultou. Moutinho é mesmo mto bom. A saída de Abel para Koke é péssima opção, mesmo sem ter visto o jogo.
Porto é justo campeão, n tenho duvidas. E Sporting merece o 2º lugar.
 
Uma das maravilhas do futebol é que á semelhança do futebol, por vezes as pessoas veêm o que querem ver!!
A para além disso ainda conseguem estabelecer relações causa / efeito com uma facilidade brilhante!
 
Epá, vou ter que te pedir que elabores, juro que não percebi.
 
Não explicam!!!!
 
Ahahahahahahah - Explica lá pá!!! Vamos debater a cena!! Deixo-te fazer de Fernando Seara!!!!
 
O que afirmei era num sentido generalista e nao estava a particulurizar. Mas tudo partiu tendo por base a análise ao rendimento / qualidade da dupla Quaresma / Moutinho.
Tal como eu disse no 1º comentário, eu não vi o jogo todo e não estive particularmente concentrado, mas do que vi, não vi (perfeita contradição) Moutinho em cima de Quaresma!! Pontualmente terá feito algumas dobras, alguma compesações mas nada mais do que isso! Não se pode atribuir o fraco rendimento de Quaresma a Moutinho! Aceito que o atribuam a Abel e/ou Caneira mas não a Moutinho! Não está em causa o valor do miudo, porque de facto esse valor é irrefutável mas neste caso particular já se está a sobrevalorizar uma exibição que para mim neste jogo apesar de ter sido positiva, não foi transcendental! Calma!
Mas como digo, o meu comentário nem tem a ver com o jogador A ou B seja da equipa X ou Y.
Acho que em traços gerais, as pessoas elogiam o que lhes interessa elogiar sobrevalorizando as suas qualidades ao maximo, ignorando todo um conjunto de defeitos. E quando é o oposto, insistem em apontar defeitos e mais defeitos, subvalorizando ou ignorando mesmo as qualidades.
Nesse aspecto as criticas a Manuel Fernandes são exemplares. E nessas criticas está a implicita a relação causa - efeito sendo esquecidos aspectos como a questão colectiva.
Noutro lado, acho por exemplo que Custodio é subvalorizado. Ninguem lhe dá a devida importancia.
Mas isto são pequenos exemplos de muitos outros, quer numa prespectiva micro quer numa mais macro
 
Não disse que ele andava em cima do Quaresma, mas teve mérito nos problemas que este sentiu
O Moutinho era o médio interior direito do Sporting, nunca andou em cima de Quaresma (nem tem que andar), mas fecha aquele espaço quando ele recebe a bola e ajuda a criar situação de 2 para 1.
Tb não achei a exibição dele grande espingarda. Foi rigoroso e cumpriu tacticamente, como sempre. É um jogador importante pelos equilíbrios que traz, e não tanto pelos desequilibrios que provoca (sendo que pela capacidade física que tem, tb os consegue provocar).

Quanto ao Custódio... Quase cortou a bola que isolou o Jorginho... Isto porque quase percebeu a troca de posição entre Jorginho e Adriano, que veio fazer o passe da zona dele, e que quase estava marcado pelo Custódio. Aliás, tão quase, como o Jorginho. É uma jogada que define o Custódio: Quase...

O pensamento dele deve ter sido: "Bom, qual deles é que eu marco agora?? Os gajos podem trocar de posição?? Epá, se calhar fico aqui a quase marcar os dois".
Mas fez um bom jogo, atenção. Melhor do que aqueles que costuma fazer. Simplesmente, por hábito é um jogador que quase faz as coisas. Arrisco dizer que é quase bom.
 
Quase que me sinto tentado a dizer que embirras com o Custodio! Cá está só vês o que queres ver! Custódio até pode ter deixado fugir o Jorginho, mas e os outros!!? Aquilo é zona dos centrais! Têm que varrer! O porto só tinha Adriano! O Sporting tinha 2 centrais!
É esta dinamica do futebol que falo! Queres ou tens interesse ou até o podes fazer inconscientemente uma critica nua e crua a Custodio, mas não tens interesse ou não queres ver que pelo menos um dos centrais falhou! Consegues elogiar Polga de cima a baixo, mas esqueces-te que ele ou Tonel (nao me recordo quem estava com Adriano) falharam!
Muito raramente o erro é individual!
E sei que não foste tu que disseste que Moutinho tinha estado em cima de Quaresma. Fê-lo pontualmente. Mas por exemplo , Kramer por exemplo estabeleceu claramente uma relação causa-efeito: "Ah! Esta explicado pq Quaresma teve exibição tão fraca! Foi pq Moutinho o marcou em cima!"
A minha opinao?? Nada mais errado!
As pessoas veêm o que querem ver!
Uns de forma inadvertida outros propositadamente. Assim nasce o tal marketing (seja para que jogador for e de que clube for) e assim se matam outros jogadores que por uma razao ou por outra nao caem no goto.
Nota: jamais a minha ideia é por em causa o imenso valor de João Moutinho. É muito bom. Mas o seu a seu dono.
 
Eu não posso com o Custódio, isso tá claro!! Mas tb não gosto do Polga... apesar de ter feito um excelente jogo, assim como o Custódio fez um bom jogo.
Sim, da mesma forma que o Custódio falhou na marcação ao Adriano (eles trocaram de posição, Adriano ficou 10, Jorginho ficou ponta) um dos centrais falhou com Jorginho.
Mas o primeiro erro obriga aos outros.
Repara, se eu estou a marcar um gajo e nem o largo, nem deixo de o largar o central não sabe em quem é que há-de pegar... É um erro do central, mas é provocado pelo trinco que não define a sua marcação, quer ao homem, quer á zona. Querer estar em todo o lado é sinónimo de não estar em nenhum!

O primeiro erro é do Custódio e desequilibra a equipa defensivamente. Depois os outros tb erraram nesse lance, isso tá claro. Mas só falei no Custódio, porque foi nele que falaste.
 
Ou então, tb podemos dizer que o primeiro erro foi do central que não acompanhou a movimentação do Adriano até ao meio... Isso depende das instruções que tinham, eu não as conheço.

A minha maneira de ver futebol diz-me, que se um Adriano recua até ao seu meio campo, até á sua grande àrea (por exemplo), o jogador que o marca não tem que ir com ele, desde que no seu lugar tenha outro para marcar. Troca a marcação e mais nada.

Isso não invalida que, eles possam ter instruções em contrário.

Ou seja se o Adriano vem para a direita do seu ataque e o Lisandro vai para o meio, o Polga pega no Lisandro e o Caneira pega no Adriano. Senão corremos o risco de ter o Nelson a fazer de central e o Luísão de lateral em todas as jogadas, se o adversãrio trocar sempre.

Mas aceito que se impute responsabilidades aos centrais neste lance do Sporting. Claro que sim. Nenhum dos três está em lado nenhum.
 
Qto a mim, ao Sporting dava jeito ter no meio um gajo mais decisivo (sem nunca esquecer que o Custódio cumpre naquilo que é essencial). Um gajo que de vez em quando fizesse um corte impossível, que tivesse capacidade para corrigir um erro que fosse do central (e vamos admitir que aqui o erro foi do central, por instantes), e que não fizesse sempre apenas o básico.
Não se vê ao Custódio um lance decisivo. Vê-se um tipo que está ali posicionado, que cumpre a sua parte, mas que não devolve equilibrio à equipa qdo por algum motivo ela se desiquilibra (sendo que, e agora vou parecer ou ser contraditório, é um jogador que contribui e muito para o equilibrio do Sporting... desde que não aconteça nada fora do normal).
É o Custódio pá... tá quase lá... tá quase aqui... tá quase, pronto.
 
Olha o que eu sei é que (e isso tb é irrefutável) os lagartos fugiram aqui do Blog!! Só tu (Vans) dás a cara!!
A semana passada o Benfica foi eliminado pelo Barça e era a lagartagem toda on-fire!! Agora nem piam!!
 
Mas oh Vans, sou da opiniao que não estas a ser justo com o Custódio. O teu grau de exigência, comparativamente a outros jogadores do Sporting não é equitativo. Nem o grau de exigência nem o reconhecimento dos aspectos positivos.
 
Quantos trincos queres na Superliga melhores que o Custódio??

Raul Meireles
Paulo Assunção
Petit
Andrés Madrid
Wênio
Chainho
Roberto Brum (época abaixo do esperado, mas é muito bom jogador)

Só aqueles de que me lembrei assim sem fazer grande esforço...
 
Xiiiiii!!
Não concordo!
Concordo que digas que A.Madrid e Petit e até mesmo Paulo Assunção, Rual Meireles são melhores. Gosto de Roberto Brum (gostava de ter o no Benfica).
"Não aceito" que digas que Wenio e Chainho são melhores que Custodio.
 
Foi um jogo miserável, com uma arbitragem miserável, que sem ter influenciado o resultado não deixou o jogo correr.

O Porto foi o menos miserável e ganhou bem.

Está encontrado o campeão.

Parabéns ao Porto.

Saudações Leoninas
 
Esclarecer o espiódio Moutinho:

N vi o jogo, nem sei como jogou Moutinho. O que sei é q no Dragão, Moutinho jogou do lado em que jogou Quaresma e este nada fez. Porque o lateral fechava a linha e Moutinho cobria o meio. E é assim q se pára Quaresma. Com dois jogadores bem posicionados!
No jogo da taça, Moutinho jogou do lado contrário e Quaresma esteve um pouco melhor (mas cansou-se cedo).
Comparo Moutinho a Manuel Fernandes quando for preciso. Até faço um post sobre isso se for necessário.
Moutinho é discreto. Manuel Fernandes é...por agora, uma promessa. Tenho reservas em relação ao seu futuro porque ainda n o vi evoluir. Quando chegou era melhor do que está agora. E n me falem em lesoes porque qd joga bem (com o Braga), o que ouvi foi que estava em grande forma!
Mas isso é para outras nupcias.!
Abraços
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!