domingo, março 19, 2006

Treinadores_5

Rio Ave e Guimarães queixaram-se da arbitragem este fim-de-semana. O primeiro perdeu com o Benfica e viu um golo limpo ser anulado, o segundo empatou com a Académica e queixa-se de um penalty não assinalado. Eis os discursos de cada treinador:
Vitor Pontes, treinador do Guimarães:
"Houve uma falta sobre Antchouet, na área, que não foi assinalada. Não sei se isto acontece por eu ser treinador do Vitória.....Se calhar não gostam da minha cara. Por que não gostam de mim?"

João Eusébio, treinador do Rio Ave:
"Já estive a falar com o árbitro no balneário depois do jogo e disse-lhe que as pessoas têm o direito a errar. Desta vez o Rio Ave foi o prejudicado. Acho que estamos a centralizar o jogo num árbitro, quando devemos falar dos jogadores, que merecem toda a importância. Os árbitros não têm assim tanta importância."

Sinceramente, considero a postura de João Eusébio correcta. Ele que até foi expulso por chamar a atenção ao árbitro auxiliar para ter atenção a uma jogada (confirmo porque vi esse lance e ele estava desatento) tem o discernimento de produzir declarações sensatas. Agora, Vitor Pontes que depois de 4ª feira na Luz ter feito tristes figuras e ter vindo ao flash interview pedir desculpas por essas mesmas intervenções, passados 4 dias volta a balbuciar autênticas aberrações como que a insinuar que é o mal amado do futebol português (já se percebe porque Mourinho vê nele tanto talento).
Vou acreditar que esta intervenção de Pontes foi uma forma de dar motivação ao barco vimaranense. Mas, mesmo assim, será este o melhor caminho?

Comentários:
Eu era daqueles que admirava Vitor Pontes.
Justifo esta admiração pelo facto de Vitor Pontes, ser um bom treinador, gosto dos seus conceitos tacticos e da forma como prepara os jogos e os seus jogadores, e pela sua postura no futebol a qual sempre me pareceu serena, discreta, correcta. Gostava!
Mas depois das declarações apos o jogo com o Benfica para a Taça e após o seu novo conceito, para mim este senhor caiu no total descrédito!
A justificação que dá no lance da sua equipa e o qual considera como legal, vem revolucionar o futebol! É o maior!! Basicamente quase que deixam de haver lances ilegais no futebol!!
Diz Pontes que o lance do golo ser limpo, em razão de a lei "dizer" que em caso de dúvida, deve-se beneficiar o atacante e como o arbitro terá tido duvidas no lance, entao tomou a decisao correcta e fez o que manda lei!

Quanto a essa do "não gostam de mim" é mais uma nova faceta. Quanto á boca para Mourinho, digo-te já Kramer que não pega!
O discurso que do "nao gostam da minha cara / nao gostam de mim",, é comum nos nossos treinadores. Basta lembrar Manue José, Jose Peseiro (ambos nao se dão bem com Mourinho) ou Manuel Cajuda.

Uma nota: há treinador que não gosto e que acho sinico. Durante os jogos perde muitas vezes a cabeça, insulta, quer bater e faz trinta por uma linha, e depois na conferencia de imprensa vem pedir desculpa, dizendo que se exaltou e que nao vai voltar a acontecer. Mas basta as coisas correrem mal e para se repetirem as mesmas cenas. Falo de Carlos Brito! Chorão!!!

Em termos de postura perantes as arbitragens , num modo geral (obvio que numa outra ocasião la podem chorar um bocado mais) gosto da postura de Adriaanse, Paulo Bento, Luis Castro e até mesmo Koeman.
 
Mas porque é que achas sempre que eu tenho que atacar o Mourinho? Nem sou eu que costumo estar sempre a dizer que treinador X, Y ou Z (Luis Campos, José Gomes, etc)querem imitar o Mourinho (até és tu e não tenho nada contra isso, apenas acho exagerado).
Mourinho está sempre a dizer bem de Vitor Pontes (como sempre disse mal de Peseiro, são as teimas dele também não têm mal nenhum) e, neste caso, lembrei-me de associar as declarações de Vitor Pontes ao Mourinho porque o "special one", este fim de semana, voltou a ter uma saída feliz que aproveito para adicionar (li-as praticamente ao mesmo tempo):
"Na Premiership há 19 treinadores e clubes e depois há o outro". Mourinho queixou-se do mesmo que Pontes: Drogba marcou um golo mas jogou com a mão, Mourinho admite-o, mas não gostou que o árbitro fosse tirar dúvidas com o auxiliar mudando a decisão de golo limpo para falta. Isto é razão para chorar, mesmo tendo o árbitro decidido bem?
Não vi o lance do penalty sobre o Antchouet mas como te digo: prefiro pensar que é forma de motivar as tropas porque se não for, volte lá para preparador físico e esteja calado!
 
Preparador físico era o José Gomes, o Vítor Pontes era treinador de guarda redes, não?

Com relação ao tema... o Carlitos tem alguma razão quando diz que é uma característica dos treinadores portugueses, mas o Mourinho exalta-a ao expoente máximo como tb diz , e bem, o Kramer.

Faz isso desde que chegou a treinador principal. O homem tem muitas virtudes, mas tem esse grande defeito... "Eu contra o mundo!!".
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!