terça-feira, março 14, 2006

Superliga_59

Esta acabou por ser uma jornada decisiva em termos de título. Porto e Sporting tinham desafios mais ou menos complicados e o Benfica não. Afinal, quem se atrasou foram mesmo os campeões nacionais e agora o título é uma miragem. Porque recuperar 7 pontos relativamente ao Porto parece, neste momento, impossível até porque o Benfica vai ao Bessa e à Choupana e recebe o Braga, enquanto que o Porto "apenas" tem de ir a Alvalade e ao Bessa. Quanto ao Sporting, tem a vantagem de receber o Porto mas a recepção ao Braga e as visitas a Leiria e Guimarães podem complicar-se. A luta para o título fica entregue a 2, sendo que o Benfica ainda pode espreitar o acesso directo à Liga dos Campeões. Quem se atrasou nessa luta foi o Braga (que é quem tem o calendário mais dificil com visitas à Luz e Alvalade) com a derrota no Restelo frente a um Belenenses motivado pelo forte apoio do publico. Relativamente aos grandes, o Porto, mesmo depois do 2-0 continuou a ser uma equipa ofensiva e em busca de mais golos; o Sporting foi feliz mas o Boavista também não fez nada para merecer muito mais. Quanto ao Benfica, desperdiçou demasiadas oportunidades mas pagou a factura da exibição do primeiro tempo.
De resto, destaque para as vitórias forasteiras de Leiria (está a salvo) e Estrela Amadora e para a 6ª jornada consecutiva do Guimarães a pontuar.

Equipa da semana: Naval
Jogador da semana: Tonel (com Scolari a ver foi sempre a somar pontos...)
Golo da semana: Filipe Teixeira
Treinador da semana: Co Adriaanse (a ganhar 2-0 e a equipa continuou a carregar no acelerador)
Positivo da semana: As bancadas bem compostas em Paços Ferreira e no Restelo (Se bem que neste jogo foi preciso borlas para sócios e acompanhante e ainda para as mulheres...)
Negativo da semana: 14 golos marcados...

Comentários:
Jornada importantissima!
Se dúvidas ainda houvessem, de certeza que agora ficaram dissipadas! Sò há 2 candidatos ao titulo! Adeus Benfica, adeus Braga!
Obviamente que o Porto venceu em Setubal, e está muito forte. Calendário acessivel e penso que será campeão.
Há claro que contar com o Sporting! Excelente o trabalho de Paulo Bento!! Mas excelente mesmo!! A nivel táctico e mental esta equipa parece outra! Estão muito bem! Sente-se a equipa forte, consistente e muito dificil de bater! Vai dar grande luta e pode mesmo ser campeão!
Um dos jogadores que claramente pode agradacer a vinda de Paulo Bento é Tonel. Tonel era bom jogador, mas tal como muitos outros jogadores acusou a pressão de passar de um clube médio para um clube grande e o seu rendimento era mediano. A tremideira, a falta de confiança era gritante! Hoje é um jogador confiante, decisivo, cheio de moral e na minha opiniao deve essa transformação a Paulo Bento.
Nota também para o facto de jogar com 8 jogadores portugueses no 11 inicial, sendo que 3 (Moutinho, Martins e Caneira) foram formados em Alvalade. Muito bom!
E o Benfica? Que miséria!
Concordo com Koeman quando diz que quem não ganha à Naval (2 jogos, 2 empates, 4 pontos perdidos!) não pode ser campeão!!
Não concordo com a grande maioria das substituições que faz! Acho que é muito mau nesse aspecto! Tem boas qualidades mas a mexer no banco é pessimo! Nisso tenho uma inveja dos adeptos do Porto!! Sempre disse que apreciava as qualidades de Adriaanse e neste jogo voltei a ter inveja!
Vejo Adriaanse quando está empatado e mesmo jogando 11 para 11 arriscar tudo no ataque, tirando 1 ou mais defesas na busca da vitória. E depois vejo Koeman....e dá vontade de chorar!!
Ainda neste jogo, jogando na Luz, perante uma Naval inofensiva (nao assustava uma mosca!) e com um homem a mais em campo, Koeman nao arriscou nada!! Nada!! 4 defesas e ainda Beto (que so destroi) perante uma equipa que nao fazia...nada!!
Mau de mais!!
Diga-se contudo que a sorte (e alguma azelhice dos jogadores) nao quis nada com o Benfica. Para além disso o Guarda-Redes adversário volta a ser o melhor jogador do adversário!
 
O título parece de facto reduzido a dois. Embora matematicamente seja ainda possível para o Benfica, teria o Porto de perder 7 pontos e o Sporting 6 pontos (não esqueçamos que em igualdade de pontos ganha o SCP).

Koeman já o percebeu, mas admití-lo em público (ainda que só ao público Espanhol, por enquanto) parece um sacrilégio.

O Porto tem tudo para ser campeão. Mas se o Sporting conseguir passar incólume em Guimarães e Leiria, e chegar ao jogo com o Porto a depender só de si (muito difícil mas não improvável) então será um jogo de loucos.

E eu vou lá estar a recordar aquela noite de 2000 em que André Cruz primeiro e Acosta depois (obrigado Secretário) lançaram o Sporting, em circunstâncias semelhantes, para uma reta final de 8 jornadas que culminou com um campeonato há muito esperado.

Quem sabe se a história não se repete? Quem depender apenas desse jogo e ganhar será seguramente campeão.

Saudações Leoninas
 
E cedo para estas conclusoes. O Benfica continua a espreita, mas acho que dificilmente la chega.

Ate porque ha dois meses a conversa seria:
O Sporting ganhou mais tres pontos aos rivais pelo terceiro lugar, Braga e Nacional, e continua acima das suas melhores perspectivas que seriam o terceiro lugar.

O Porto nao me parece equipa p vacilar com os pequenos, mas tb esta longe de ser brilhante.
Temos campeonato, mas esta semana ha uma deslocacao muito complicada para o Sporting... A ver vamos se nao escorrega.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!