quinta-feira, março 30, 2006

Selecção_8

Luiz Felipe Scolari sempre foi muito criticado enquanto seleccionador nacional. Não só pela qualidade do futebol apresentado, mas pelas opções técnicas que desde início efectuou.
Os afastamentos de Vitor Baía, João Pinto e Sérgio Conceição nunca foram bem explicados, já sem contar com as ausências prolongadas de Maniche e Fernando Meira. No Mundial, Meira será titular e Maniche, provavelmente, também.
Mas, abordando antes a situação dos "abandonados", estes têm vindo dar razão a Scolari se as razões que os levaram ao seu afastamento tiveram relacionadas com disciplina, ambiente de balneário ou profissionalismo.
Digo isto porque João Pinto, apesar de estar a fazer uma boa época este ano, já foi duas vezes expulso e o ano passado, para além de ter jogado pouco e mal, ficou sempre no ar a ideia de que não se entregava a 100% nos treinos e jogos (o episódio com o preparador físico do Boavista ficou registado. "faz tu", disse JVP a um exercício que o preparador lhe indicou para el fazer). Hoje, olhando para a selecção, não cabe um jogador como João Pinto porque Deco pode desempenhar o seu papel e...muito mais.
Em relação a Sérgio Conceição, ser eleito o melhor jogador do campeonato belga é de realçar mas, desde que chegou à Bélgica, o extremo tem-se portado sempre mal, com expulsões constantes e birrinhas típicas de um mau profissional. Jogar bem não chega, também convém ter um pouco de brio no que se faz e atitude perante os companheiros. A recente agressão ao árbitro vem dar razão a Scolari até porque de extremos estamos muito bem servidos (Figo, Ronaldo, Simão, Boa Morte e Quaresma) e Conceição não faz falta à selecção. Felizmente.
Por fim, Vitor Baía. Bom, já ouvi histórias recambolescas da situação de Baía. Já se tentou explicar tudo e mais alguma coisa sobre o que se terá passado para Baía não ser convocado. Baía já foi gay, já andou à porrada com Ricardo num estágio da Selecção, já virou o mundo do avesso mas o que é verdade é que, para mim, é opção técnica de Scolari. Escolheu entre Ricardo e Baía e, para não ter ambientes de rivais dentro da Selecção, "deitou fora" o suplente. Foi buscar Quim que não se queixa e já está. O recente episódio na meia final da taça entre Ricardo e Baía, para mim, é manobra de distração. Coisas do jogo, seja pelas ofensas que supostamente aconteceram, ou pela bola atirada à cara (que também não foi bem assim).
De qualquer das formas, Scolari ganhou todas as apostas que fez. Até porque Ricardo realizou um europeu cujo nível Baía dificilmente conseguiria atingir.

Comentários:
O futebol é feito de ciclos e o ciclo desses 3 jogadores chegou ao fim em 2002, depois da campanha ridícula no Mundial. João Pinto está em boa forma, mas não tem espaço. Conceição, neste momento, para além de indisciplinado, não tira lugar a Quaresma nem Figo e muito menos Cristiano Ronaldo. E já se sabe como ele iria reagir no banco...Baia está tapado por um guarda-redes muito melhor que ele e, como se viu no jogo da Taça, sofre de falta de carácter.

Malta da Tropa que curte Bola
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!