quarta-feira, março 22, 2006

FCP vs SCP - Take 1

Frente a frente estarão, o primeiro e o segundo classificado do campeonato, e discutivelmente as duas equipas em melhor forma.
Porto e Sporting terão, abordagens diferentes ao jogo. O Porto assume-se como mais ofensivo, o Sporting é agora uma equipa mais consistente. O curioso é que nem por isso o FCP sofre golos (recordo que o seu sistema de jogo é um incrível 3-3-4!!!!), e nem por isso o Sporting deixa de criar muitas oportunidades de golo em cada jogo.
Ou seja, isto tem tudo parta ser um grande jogo. Ao jogar com 4 homens numa primeira linha ofensiva, o Porto obriga o Sporting a recuar uma das suas unidades do meio campo - provavelmente Custódio. E logo aí estabelece-se o equilibrio no meio campo. 3 para três, devendo ser João Moutinho a pegar em Lucho Gonzalez - perspectiva-se aqui um grande duelo.
Mas é aí que Paulo Bento tentará ser mais esperto. E a tentativa dele deverá passar por jogar com uma unidade de apoio a Liedson, que simultaneamente possa ser um elemento de meio campo. E o Porto fica com Raul Meireles e Paulo Assunção em situação mais defensiva, e com Carlos Martins, Sá Pinto e Nani (?) como alvos. De recordar que jogando com três homens atrás, um terá que marcar Liedson, e os outros 2 (Cech e Bosingwa) têm sempre que estar preocupados com a eventualidade de um deles ser obrigado a fazer a dobra. Não acredito que Adriaanse se dê ao luxo de pedir que um deles crie desiquilíbrios nas alas... Se o fizer, ganha dinâmica, mas expõe-se em demasia.
Com relação ao ataque do FC Porto, ele poderá ser demolidor. Quaresma e Anderson (?) terão missão importantíssima face a Caneira e Abel, e Adriano e McCarthy no meio tb encaixam bem nos três homens do SCP que vão guardar a zona do meio (Custódio com o avançado mais móvel, Tonel e Polga a revezarem-se na marcação ao outro ponta). O Porto vai ficar muito dependente do trabalho de Lycho Gonzalez (que por norma, é bom). As suas movimentações e incursões pela defesa Sportinguista poderão contar a história. Terá João Moutinho capacidade para o acompanhar?? Aí, claramente a chave. E com relação ao Sporting, quem assumirá a condução do jogo? É que Moutinho não poderá fazer tudo. Da capacidade em compreender isto (por parte do jogador, de Paulo Bento e dos colegas) depende a eficácia do leão.

Agora, posta a forma como as equipas encaixam, perguntam vocês: Que tipo de jogo se espera? Contem os elementos do meio campo... Espero um jogo tipo xadrez, rendilhado no meio, muita gente nos mesmos terrenos, e que vai acelerar muitíssimo quando a bola eventualmente chegar ao ataque! O Sporting vai segurar, na tentativa de espreitar o contra ataque, o Porto vai tentar ser rápido e dinâmico e constantemente ofensivo. É obrigado a isso pela forma como dispões as suas peças no tabuleiro.

Os dados estão lançados. Fico à espera dos vossos prognósticos. Para mim, vence o Sporting nos penalties (pensamento positivo).

Comentários:
Penso que é claro que a chave do jogo está no meio campo, bolas perdidas nesse duelo significa jogadas de contra ataque de 4 para 5 (ataque do Porto), ou de 2 para 3 (ataque do Sporting).
Do lado do Porto penso que Cech não vai entrar nas contas. Pedro Emanuel oferece mais garantias para tentar ajudar Pepe a segurar Liedson. Agora se Deivid joga, perspectiva-se complicada a vida de Adriaanse porque, se fica com mais espaço no meio, terá o problema do ala não ajudar a desiquilibrar na frente e..atrás!
O quarteto defensivo do Sporting tá em boa forma, mas como será que se adapta a esta frente de ataque com 4 homens sendo um deles Quaresma? Teste de fogo para os centrais! Na luta Lucho-Moutinho, penso que não será muito vista, apesar do confronto entre os 2 ser inevitável. Acho é que o Porto vai tentar meter a bola na ala muito rápido e aí Moutinho deverá deitar mais o olho a Quaresma, sempre que a bola lhe chegue. A dúvida sobre Lisandro, Ivanildo ou Anderson faz-me pender para que seja o 1º o titular.
Caso Sá Pinto seja o 5º homem de meio campo, prevê-se um jogo mais fechado e com o Porto a carregar mais, mas Paulo Bento disse que queria ir mandar no jogo por isso...

Prognóstico: Porto-2 Sporting-1
 
Sendo um jogo de tripla, eu penso contudo que o FC Porto é superior e como tal parte para mim como favorito.
Não sei o que Paulo Bento pensa e qual a disposição táctica que vai utilizar, mas sou da opinião que a melhor forma de ultrapassar o Porto é jogar com 2 homens na frente, 2 verdadeiros avançados como são o caso de Liedson e Deivid.
Isto é mesmo um péssimo dia para escrever! Não da mesmo para escrever mais!
Prognostico: Passa o Porto (antes dos 90)
 
...e aos penalties chegaram!
Miguel Garcia e Cech foram as surpresas da noite. O 1º parou Quaresma mas também parou de correr aos 60 minutos. Paulo Bento ganhou a aposta mas perdeu espaço de manobra de banco. Cech teve influência directa no golo do Sporting e não fez grande exibição. Paulo Bento, como prometido, atacou e, sempre que pôde, assumiu o jogo. Muito bem Sá Pinto, o melhor possivelmente, e, claro, Liedson. Do outro lado, Adriano tentou mas a jogar na linha não podia fazer muito mais. Paulo Assunção foi muito acima da média, belíssimo jogador! Pepe voltou a fazer das suas com as hábeis mãos que tem (penalty não assinalado).
Foi um jogo muito táctico, o Sporting muito bem organizado com e o Porto estranhamente cauteloso. A 4ª unidade de meio campo apenas retirou vivacidade ao jogo de Quaresma e deixou a equipa manca num dos flancos. Equivaleram-se. Só podia ser mesmo nos penalties.

Arbitragem fraquinha de Olegário, mal auxiliado. Em relação às expulsões, concordo com a de Caneira (nas circunstâncias em que foi) e de Bosingwa. Só foi pena Meireles não ter sido expulso, bem o fez por merecer.
 
A expulsão de Caneira é ridicua, sobretudo se repararmos que quando o Olegário lhe mostra o cartão ainda o jogador não tinha respondido ao Lucho... Já para não falar no resto do critério, ao longo da partida.

A não expulsão de Bosingwa é muito engraçada, se tivermos em conta que o Sr. Benquerença marcou a falta...

Depois quando finalmente lhe mostra o cartão já noutra jogada, ficámos a saber que só o fez porque não sabia que o jogador já tinha cartão, e disse para Paulo Bento : "O que é que queres que faça? Calma!!" - Calma?!?!?!?!

Interessante tb a vontade de não ver o fora de jogo de McCarthy a acabar a primeira parte, e que só a defesa de Ricardo evitou que tivesse proporções maiores.

O Penalty nem vamos falar.

O Árbitro foi,
Extremamente incorrecto,
ah pois foi!!

Posto isso, o Caneira foi um passarinho de se ir meter lá no meio. E o Sporting teve falta de classe... Marcar num clássico, fora, a 10 minutos do fim e não aguentar o resultado... Senhores!!
 
Raiva!!! Frustação!!! Custa perder assim, mas é o futebol.

O Sporting sai da taça com muita dignidade e com a certeza de não ser inferior ao Porto, o que me abre a expectativa para o jogo da Liga.

A vingança será terrível.

Quanto à arbitragem, nem vale a pena comentar. Sabem que o árbitro disse a alguém do Sporting que quando mostrou o amarelo ao Caneira não se lembrava que ele tinha já outro? E que nesse caso não teria mostrado?

E já agora: alguém explica como é que um árbitro de 2ª categoria, que tem em curso um processo disciplinar contra o Sporting, é nomeado para o próximo jogo em Alvalade? Será que não havia mais ninguém????

Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há!!!

Saudações Leoninas
 
Epá, o Olegário teve mal mas gostava só de dizer 3 ou 4 coisas mais:
A mão do Bosingwa e a não amostragem de amarelo nesse lance é vergonhoso. Apita falta, dá amarelo.
Vantunes,
O Olegário, ou perdeu a caneta a meio do jogo, ou deixou de poder escrever por alguma razão, porque quando Custodio vê amarelo ele faz sinal para o 4º arbitro para tomar nota do amarelo ao capitão do Sporting. Olegário não estava a apontar os amarelos por isso n sabia se Bosingwa tinha ou não tinha. Devia ter parado o jogo e arranjar forma de apontar isso.
Caneira errou porque tava a ver uma arbitragem tendenciosa e devia ter percebido que, à minima coisa, alguém saltava fora. Para além do mais, foi essa expulsão que ditou o empate, não a falta de classe do Sporting. 11 contra 11 o Porto não chegava lá.
 
Mas essa expulsão é falta de classe... Foi atitude de passarinho. Falta de classe no sentido de acordar uma equipa adversária que já estava morta, a ouvir assobios por tudo o que era lado, e com muita gente a abandonar o estádio.

Outro episódio que me lembrei. Atiraram parte de uma cadeira para ao pé da baliza do SCP, aonde se encontrava a claque do FCP. Polga, pegou no objecto e entregou-o ao àrbitro, é sólido e pode cortar. Mandam as regras que o àrbitro pegue no objecto e o entregue ao delegado ao jogo para além de o anotar no seu livrinho. Olegário pegou, tentou dobrar, não conseguiu e fez a sinal a Polga que aquilo não era nada e mandou o objecto para longe!!!! Muitíssimo grave!! Tem pouco a ver com o jogo, mas é revelador de qualquer coisa!!! Estas coisas dão multas e podem dar interdição. Aposto que nem o incidente do foguete foi referido no relatório...
 
Tens completa razão Vantunes, mas a falta de classe do Caneira não pode ser culpa de toda a equipa...
Em relação ao Olegário, se somarmos pontinho a pontinho, foi uma daquelas arbitragens à moda antiga que havia nas Antas.
Aquele canto tornado em pontapé de baliza em que o Bosingwa tira a bola ao Liedson (no mesmo local da mão de Bosingwa).
Mas o discurso de Pinto da Costa deixava antever isso mesmo: são as 2 melhores equipas de Portugal. Quando ele ataca o Benfica fazendo-se amigo do Sporting, é porque o leão vai sofrer na pele.

Outra coisa, Caneira viu amarelo depois do confronto com Lucho. Ah, e Lucho tb viu amarelo.
 
O Caneira faz parte de uma equipa. Não ganhou o jogo com o Nacional sozinho, e não perdeu o de ontem sozinho.
 
Eu acho que em algumas coisas vou ser mais radical, noutras serei mais condescendente!
Vamos por partes: a derrota (na eliminatória) do Sporting é totalmente injusta e claramente acontece em virtude de se ter assistido a uma arbitragem vergonhosa! Má demais!! Tendenciosa e decisiva.
O jogo na minha opiniao até nem teve grande qualidade e grandes oportunidades (e não me venham com aquelas defesas de Baia em que a bola ia á figura e ele atirava-se para o ar /chão! Só teve uma grande defesa!), momentos em dominou uma equipa, noutros dominou outra.
Adriaanse, surpreendeu e pos Chec, Paulo Bento e bem jogou com 2 verdadeiros avançados.
O 0-0 advinhava-se (tanto se advinhava que ainda deu para ganhar uns trocos na Betandwin, aos 70 minutos, eeheeeh) e já no prolongamento Chec e Liedson resolveram!
Mas já antes Benquerença ( o tal do Benfica - Porto do ano passado no golo de Petit que Baia tirou lá dentro) tb resolveu. Penalty de Pepe claro, indiscutivel!! Bosingwa tinha que ser expulso tambem por cortar com a mão um ataque do Sporting. Os foras de jogo por norma não critico muito. Mas 2 houveram descarados!
Quando está 1-0, dá se a expulsao de Caneira. Quanto a mim é injusta! Digo isto porque a percepçao com que fiquei é de que Caneira tentou por agua na fervura na conflito de Raul Meireles vs Deivid. Raul Meireles é o incendiário! Depois dá-se a molhada e Caneira para mim foi vitima.
O golo do empate surge logo a seguir e em que o Sporting estava ainda a fazer reajustes tacticos. Não considero falta de classe o facto de ter sofrido aquele golo.

3 Notas:

1º Aguardo para ver o que acontece relativemente ao very-light que por pouco não acertou em Ricardo

2º Foi de morrer a rir a reaproximação entre Pinto da Costa e Filipe Soares Franco (agora que se afastou de Luis Filipe Vieira, procura outro aliado.) Eles que andaram ás turras e que ia metendo Tribunal! Filipe Soares que afirmou "o Papa está a morrer!"
3º Claques de ambos os clubes muito fraquinhas! Muito gostam de imitar os canticos do grande rival! Que falta de imaginação!
 
Parece-me óbvio que foi a expulsão do Caneira que criou o desiquilibrio suficiente para o Porto marcar.

Por onde o Quaresma entrou devia estar o Tello. O Tello ficou onde devia estar o Caneira. Na área havia um homem do Sporting a menos e um do Porto a mais, pois o Hugo Almeida acabara de entrar. Por instantes, as marcações baralharam-se.

Então, 114 min de concentração absoluta ficaram perdidos por uma única desatenção.

Mas eu não responsabilizo apenas o árbitro. Na minha opinião, o Caneira já com um amarelo nunca se devia ter metido ao barulho. Desse ponto de vista foi um autêntico "palerma".

Quanto à suposta aproximação entre Soares Franco e o Pinto da Costa, dá-me vontade de rir.

Então voçês limitam-se a vê-los sentados lado a lado e concluem logo que há uma aproximação???? Só se for física.

Significa isto que se 2 presidentes dos grandes não conseguirem ver um jogo lado a lado, então isso é que é normal???

E já agora, essa teoria do Soares Franco andar à procura de aliados ainda dá mais vontade de rir.

O homem já passou à história.

Saudações Leoninas
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!