domingo, março 26, 2006

Está na Moda!!


Portugal sempre foi um país com alguma tradição na arte de "produzir" bons Guarda-Redes. De Costa Pereira, a Carlos Gomes, a Damas, a Bento ou até mesmo Vitor Baía, sempre estivemos habituados a ver bons Guarda-Redes portugueses no nosso campeonato.
Em oposição sempre tivemos habituados a ver o Brasil com grandes selecções, jogadores fabulosos em todos os sectores do campo, exceptuando a baliza!
Como em tudo na vida, também o futebol parece aderir á moda! Pelos vistos agora está na moda contratar Guarda-Redes brasileiros!
O fenómeno na Europa, parece ter começado com o surgimento de Dida no AC Milan. Dida chegou e após um começo titubiante pegou de estaca e foi decisivo para a vitória na Liga dos Campeões frente á Juventus na marcação de penaltys. Pouco tempo depois surgem por exemplo Gomes no PSV e Julio César no Inter.
Claro que em Portugal, fazemos tudo á grande!
Olhava eu este fim de semana, para os Guarda-Redes das 18 equipas no nosso campeonato e dou por mim a verificar que destas 18, 11 são estrangeiros!! E das 7 que jogam com portugueses, 2 (Penafiel e Naval vão alternando de Guarda-Redes). Destes 12, 8 são brasileiros!
Porto (Helton); Benfica (Moretto), Boavista (William - Camarones); Nacional (Benaglio - Suiço); Setubal (Rubinho); Maritimo (Marcos); Belenenses (M Aurelio); Académica (Dani - Espanhol); P.Ferreira (Peçanha); Rio Ave (Mora - Espanhol); Guimarães (Nilson)!!
Muita fruta não é??!!
Não há de Scolari ter dificuldades em arranjar 3 Guarda-Redes para o Mundial!!
12 estrangeiros e ainda por cima de qualidade muito duvidosa!!
O génio Baia (palavras de Pinto da Costa) é suplente de Helton! Helton tem qualidades mas acho que é muito de engate!
Moretto veio e numa decisao contestadissima logo entrou para titular! Acho que Moretto não provou nada! Nada! Mas confesso....odeio o Quim!! Tão fraco!! Quim na baliza é sinonimo de panico!! Pior que Quim só mesmo.....Nereu!!! Volta Moreira!! Ainda assim dou o beneficio da duvida a Moretto. Acho que é daqueles que acusou o peso da camisola.
Marcos do Maritimo tem qualidade. Marco Aurelio já a teve! Mora também tem alguma qualidade.
De resto......ui!! São péssimos!! Nilson, Peçanha, Rubinho, Dani e companhia são fracos! Muito fracos! De vez em quando lá fazem uma jogatana, mas isso não é nada!
Com isto tudo, vemos os Guarda-Redes mais jovens como era o caso de Sérgio Leite, e outros tantos das camadas jovens ou a ir para o estrangeiro ou a irem paras as divisões inferiores!
Vergonha!!!!

Comentários:
Sei bem que odeias o Quim, mas com o que acabas de escrever sobre ele, estás a identificar o porquê desse problema. É que se o Quim que é o guarda redes suplente da selecção já já muitos anos é mau, então isso faz o quê do Pedro Roma, do Paulo Santos, do Sérgio Leite e do Nélson?
A qualidade dos guarda-redes do nosso campeonato não é por aí além, mas há 10 que são bons: Ricardo, Baia, Helton, Moreira, Quim, Moretto, Rubinho, Mora, Marcos e Paulo Santos (este melhorou com o tempo porque era um frangueiro).
5 (metade) são portugueses e seleccionáveis.
Bruno Vale e Benaglio são ainda jovens mas promissores. William e Marco Aurélio já estão em fase descendente da carreira.
Agora é realmente pena ver o Pedro Roma no banco pelo Dani e ver jovens promessas desaparecerem sem deixar rasto. O Sérgio Leite é um desses casos.
Há um estigma relativamente ao guarda redes nacional e este tem tido dificuldades em vencer esse estigma.
Quem é que não chama de frangueiro ao Costinha, ao Marco Tábuas, ao Tiago ou até ao Ricardo e ao Baía?
Quando os 2 melhores guarda redes portugueses são constantemente atacados, não há quem resista...
 
Há outro jovem português com talento tapado: Paulo Ribeiro. O Carlos (ex-Boavista) também é bom e ainda tem margem de progressão. Discordo quando dizes que, por exemplo, o Rubinho é fraco. Nos poucos jogos que fez em Portugal mostrou serviço e no Brasil jogou durante 18 anos no Corinthians que, como sabemos, é um clube de topo. O Moretto é bom guarda-redes, mas não é o fora-de-série em que o quiseram transformar. É natural que acuse a pressão, pois sempre jogou em clubes de pequena/média dimensão.

Malta da Tropa que curte Bola
 
Moretto é melhor que Quim!!
Quim é fraco! Tremo cada vez que vejo aquele gajo na baliza!! Claro que comparado com o Nereu, Quim é um Deus!! Mas é tão fraco!!
Prefiro o Nélson (2º GR do Sporting) em relação ao Quim!!
Moretto?? Tem qualidades, e por exemplo os problemas que apresenta nos cruzamentos, é algo que não se verificava ao serviço do Setubal. É daqueles jogadores que claramente acusa o peso da camisola.
 
Epá, Ricardo é bom! Porque é que não podemos ver em Ricardo que tem qualidades acima da média? Um gajo que faz aquela série de penaltys com a Inglaterra, que demonstra aquela personalidade, que é campeão pelo Boavista, cobiçado por grandes de Portugal, por outros estrangeiros, epá...o homem é bom! Não está ao nível do melhor Baía que já vimos, mas não entendo porque é que tão pouca gente gosta dele (enquanto guarda-redes, porque eu não gosto de o ouvir falar).

Em relação à dupla Moretto-Quim, tenho a dizer que:
- nenhum dos dois se posiciona bem.
- nos cruzamentos, um tenta agarrar e não consegue (Moretto), o outro soca para onde está virado (Quim).
- São elásticos, sendo que Moretto tem a vantagem de ter maior envergadura.
- São lentos a saír dos postes.
- Com os pés, Moretto pensa que sabe, Quim sabe que não sabe e por isso não enterra (aqui Ricardo dá baile a quem quiserem).
 
Este Ricardo que tem andado por Alvalade de há algumas semanas a esta parte é muito, muito, muito, muito bom Guarda redes!!!! Não é só acima da média, é muito, muito, muito, muito bom Guarda Redes.

E estou mesmo convencido que essa melhoria se deve à melhor defesa que tem! Defesas que empurram os adversários, que se fazem aos lances, que abrem espaço para as saídas do GR... Desde o jogo com o Setúbal, (em que socou uma bola para cima dele próprio) que Ricardo tem estado optimo, sem erros inclusivé no jogo aéreo. E a jogar com os pés... nem vai haver discussão. Bola redondinha aonde ele quer.

Moretto-Quim, é Quim por goleada.
Moreira-Quim é Quim também. Quim é o guarda Redes do Título, e o Quim é também o GR que qdo saíu da equipa do Benfica este ano, não sofria golos há 5 jogos. É um GR seguro, sóbrio.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!