segunda-feira, março 06, 2006

Espectáculo_1

José Peseiro veio à praça publica fazer, uma vez mais, a sua defesa pessoal sobre alguma poeira que parece que ainda não assentou.
Entre outras coisas, criticou a qualidade do futebol praticada por Paulo Bento e referiu que no seu tempo havia espectáculo.
Depressa, o actual treinador leonino respondeu:
“Para assistir a grandes espectáculos vou ao cinema, não ao futebol”

Para o comum adepto, aquele que gosta de ver a equipa ganhar seja de que maneira for, que prefere ver o jogo no sofá porque os bilhetes são caros, tá frio ou porque gosta de ver a repetição do lance para poder julgar no imediato o árbitro, a frase de Paulo Bento faz sentido, e chega a ser dona da razão, caso o Sporting seja campeão. Afinal, Peseiro jogou bonito mas morreu na praia quando quase ganhou campeonato e taça UEFA.
Para outro tipo de adeptos (onde eu me incluo), a frase de Paulo Bento fere porque eu pago um bilhete de futebol para ver espectáculo. Foi por isso que, quando tive oportunidade enquanto estive em Espanha, paguei (e não foi pouco) para ir ver um Sevilha-Saragoça (35 euros), um Barça-Osasuna (32) e um Barça-Depor (29).
Se para Paulo Bento, um estádio de futebol não é sitio para se ver um espectáculo, tenho pena que seja treinador de futebol, por muito que possa ganhar.

P.S. – Não acho que seja a única razão mas, nos tempos de Peseiro, o estádio tinha mais gente do que a quem tem agora com Paulo Bento. Mesmo ganhando 7 jogos seguidos...

Comentários:
Ambos foram indelicados.
Peseiro veio falar numa altura em que o clube está bem e precisa de estabilidade.
Para além disso não tem que falar especificamente das opçoes de Paulo Bento.
Já Paulo Bento, também nao foi feliz nas suas declarações. A forma como disse as coisas não foi correcta. Independentemente de jogar melhor ou pior futebol e de na realidade os resultados serem o mais importante, o futebol nao deixa de ser um espectaculo e essa é uma das razoes para se ir a um estadio.
Um Barcelona até pode perder. Um Real até pode perder, mas ir a um estádio e ver um Ronaldinho ou um Zidane dá gosto.
As opções são os treinadores que as tomam e as mesmas tem imlicações no espectaculo.
Exemplo no Benfica: Se Koeman optar por Beto não há espectaculo possivel. Se optar por um Karagounis ou por um Mantorras já possibilidade de um bom espectaculo.
Se um treinador a 15 minutos do fim der instruções para queimar tempo, atirando as bolas para fora, simular lesoes, etc, não há espectaculo. E os estádios ficam vazios.
Tal como toda a gente, Paulo Bento prefere resutados a boas exibições mas inocuas. É obvio! Mas o que disse foi infeliz.
 
Entendo a tua comparação, tanto para os jogos da Champions, como nos do campeonato do ano passado. Mas o que Trappatoni dizia é que aquela era a melhor forma para ganhar. O Benfica tinha que se fechar bem porque ele viu que o meio campo do Benfica não estanca nada! Daí quase sempre utilizar 3 médios e alas um tudo ou nada recuados! Mas atenção: Trappatoni foi acusado de anti-jogo inclusivamente aqui no blog depois de ganhar ao Sporting, o Prof. Karlos e o Zorro disseram que Trappatoni nunca mais! A 1 ponto de ser campeão dizer isto é muita fruta!! Eu não disse e hoje digo que preferia ter Trappatoni que ter Koeman (OK, ofendam-me!). E, para além do mais, a média de assistências até Janeiro/Fevereiro foi sempre baixa.
Em relação à postura da Champions, acho que são os únicos jogos bons de Koeman (ganhou com sorte). na retranca, a ser mais paciente que o adversário. Mas tem de ser assim quando olhamos e vemos que o Benfica é mais fraco do que eles e que essa é a postura do actual campeão europeu, o Liverpool, do Chelsea (ontem nem parecia que estava em desvantagem a jogar tão devagar), da Juventus (O Bremen, em vantagem na eliminatória, atacava mais do que a Juve).
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!