quarta-feira, março 29, 2006

Benfica-Barcelona

Foi o melhor jogo no qual o Benfica participou este ano na Champions. Fora os golos desperdiçados de lado a lado que impediram acontecer o mais belo do futebol, houve paixão, emoção e até velocidade, algo pouco habitual em jogos do Benfica. A decisão fica para a segunda mão mas apenas porque o Barcelona foi muito perdulário. Um segundo jogo assim e o Benfica poderá sonhar com as meias finais...
Nas equipas iniciais, 2 novidades de lado a lado: Motta a central (entrando Iniesta para "trinco") e Larsson no lugar de Giuly do lado do Barcelona; Ricardo Rocha a marcar Ronaldinho e Geovanni na frente com Robert na ala (Miccoli foi preterido).
O Benfica apresentou-se um pouco diferente. Manuel Fernandes começou como um nº10 recuado, Beto deitava um olho a Deco e Petit a Van Bommel. Mais tarde, essas funções iriam alterar com Petit a subir no terreno e Manuel Fernandes a recuar. Beto foi, dos 3, o melhor. Mais voluntarioso, mais incisivo, mais lutador. Do outro lado, Deco espalhou magia e classe, não se incomodando com as constantes vaias de que foi alvo, Van Bommel desperdiçou dois lances de golo e Iniesta fez um grande jogo, sempre a marcar o ritmo e a transpôr o jogo para a ofensiva. O meio campo do Barcelona foi mais forte e também por isso passou mais tempo "em cima" do Benfica. Mas, quando chegou ao ataque, o Barça não foi o que costuma ser: infalível. Eto'o desperdiçou escandalosamente um golo, Larsson o melhor que conseguiu foi obrigar Moretto à defesa da noite (com a bola ainda a bater no poste). Ronaldinho foi muito bem marcado no 1º tempo, viu-se a espaços mas no 2º tempo, jogando no meio (Eto'o descaíu para a esquerda), embalou várias vezes em lances que foi impossível travá-lo. Ricardo Rocha conseguiu pará-lo (e bem) na 1ª parte, sendo que na 2ª parte deitou mais o olho a Eto'o. Do lado oposto, Leo foi o mais esclarecido do onze benfiquista. Impressionante a personalidade deste jogador, nunca desistindo de um lance dividido no ar com Larsson e, inclusivamente, a fazer de ala direito num contra-ataque. No meio, Luisão fez um bom jogo, com cortes decisivos, enquanto que Anderson se mostrou nervoso desde o primeiro minuto. Pior só mesmo Moretto cujas 2 ou 3 belas defesas não apagam a tremideira que foi vê-lo jogar com os pés. Conforme escrevi ontem, Moretto pensa que sabe jogar com os pés e daí aquele excesso de confiança ao tentar passar a bola para o lado para Anderson.
Na baliza oposta, esteve outro guarda-redes inseguro com os pés. Valdés não teve muito trabalho mas portou-se bem. Os centrais Motta e Oleguer souberam sempre reagir às incursões de Geovanni ou Simão mas quando entrou Miccoli acusaram algum desgaste e dificuldades de acompanhar o italiano. Beletti, enquanto não subiu, manteve os dois olhos fixos em Simão, quando decidiu arriscar e subir, foi quando o Benfica conseguiu criar mais desiquilibrios, fosse por Simão ou por Miccoli. van Bronchorst teve a um bom nível, não atacando muito mas sempre seguro a defender. Quanto ao ataque do Benfica, cedo se percebeu que não era jogo para Robert. Se o extremo era necessário para as bolas paradas, estas só iriam aparecer se houvesse velocidade no ataque que obrigasse o Barcelona a fazer faltas. Ora, com Robert em campo, um terço de velocidade no ataque deixa de existir. Apagadíssimo. Já Simão teve 3 ou 4 investidas de bela qualidade mas também não foi capaz de "sacar o coelho da cartola". Os seus remates, ou foram fracos, ou á figura. Geovanni correu muito mas não chegou a ter uma bola bem metida em profundidade. Efectuou um jogo de qualidade.
Do banco saltaram Karagounis (agarra-se muito à bola mas, quando sai dos seus pés, leva sempre um selo de qualidade no passe) e Miccoli (muito interventivo e poderia mesmo ter marcado). Do outro lado Giuly e Gabri que, coincidiram com o fim da pressão do Barça, e por isso pouco de significativo fizeram.
Para a segunda mão, uma grande dose de esperança encarnada, mas, apesar de não ser muito dificil marcar no Camp Nou, difícil mesmo será sofrer só um ou nenhum golo.

Comentários:
Da análise à equipa, vejo que consideras que Luisão jogou mal (eu não), Beto não esteve assim tão bem (mas afinal SECOU Deco) e que Petit fez um bom jogo (não gostei, falhou muitos passes).
De resto, tudo igual. Ou não?
Do lado do barça, concordas com a grande exibição de Iniesta e a má exibição de Eto'o.
Não vejo grandes (ou praticamente nenhumas) diferenças entre as duas análises...
 
O Barcelona teve estas oportunidades de golo:

Ronaldinho no livre indirecto, Ronaldinho na ressaca desse mesmo livre, Deco a pisar a pequena àrea, Van Bommel depois da avenida aberta por Petit e Anderson, Eto´o depois da falha de Anderson, Van Bommmel após mais uma assistência de Moretto. (não vou contar com a do Iniesta, quando fintou mais de meio mundo...)
Na segunda parte, Larson ao Poste, Motta à trave e Van Bommel quase na pequena àrea...

Uma equipa que a jogar em casa concede todas estas flagrantíssimas ocasiões de golo... Necessariamente, não jogou bem. A primeira parte foi um descalabro, a segunda assim foi até aos 70 mins quando o Sr. Koeman se lembrou de subir as Linhas (O Benfica melhorou muito com Karagounis e com a saída de Deco, ou melhor a entrada de Gabri - menos geometria). Pedir a Petit que acompanhe as movimentações verticais de algum médio centro é pedir-lhe o mundo. Beto foi voluntarioso, mas... não chega. Manuel Fernandes estendeu uma passadeira a Iniesta e outra a Van Bommel. Continuo a dizer que o meio campo do Benfica é o calcanhar de Aquiles. Péssimo, péssimo, péssimo. Vejam as ocasiões flagrantes do Barça e percebam aonde comçam os desequilibrios.

Mas nem tudo foi mau. O Benfica podia ter marcado Por Micolli, Geovanni (primeira parte - bom remate), Geovanni (segunda parte na sequência da jogada de Micoli) e Simão. O benfica podia ter roubado o jogo. Aliás, bastava o árbitro não ter fechado os olhos ao Penalty que Thiago Motta faz. E era bem roubado, para punir a falta de humildade dos jogadores do Barça que quiseram adornar todos, todos, todos os lances.
Koeman já deve ter percebido que se se fechar na retranca, vai sofrer golos, porque o Benfica não conseguiu defender bem enquanto equipa. São demasiadas oportunidades flagrantes. E não aproveitar um Thiago Motta a defesa central, para fazer um golinho... pode ser mau (mas repito que o árbitro tb não deixou).

Grande jogo de Léo e Ricardo Rocha (gigantes!! E Rocha até mostrou inteligência... se fosse sempre assim...). Moretto no melhor e no pior...ou antes, no pior e no melhor. Simão, engraçado, mas sem impressionar Beletti por aí além. E repito, demasiado vacilar naquele meio campo e defesa... O Barça não volta a falhar 9 golos feitos. E em Barcelona, Ronaldinho (um completo zero, ainda que tenha oferecido dois golos feitos a Eto´o e Larson) já deve jogar.
 
A expectativa era de facto muito para este grande jogo. Expectativa essa que apesar de tudo, estava à partida com o destino traçado!
Provavalvemente 9 em cada 10 dava como certa a vitória do Barcelona e 7 ou 8 dos tais 10 vaticinavam uma goleada!
É um facto que qualquer destes cenários teve fortes hipóteses de acontecer no jogo de ontem, pelo menos no que à vitoria espanhola diz respeito!
Não aconteceu por.....sorte!! Há que admitir!! Benfica teve sorte!
O Barcelona teve de facto várias oportunidades de fazer o golo (a esmagadora maioria delas na 1ª parte) mas 3 ou 4 surgem em consequência de inexperiência / nervos de jogadores que claramente ainda não tem calo para alguns jogos grandes e que se amedrontaram perante o nome do Barcelona. Falo de Moretto (que nunca Brasil so jogou em divisões inferiores) e que ontem terá feito o 3º ou 4º jogo europeu da sua carreira e de Anderson (que sendo campeão brasileiro e ir ja ter representado a selecção brasileira) o qual fez um jogo muito mau!!!
Para além disso, durante 45 minutos o Benfica jogou com 10!! Isto porque Robert não jogou nada!! Nada!! Mesmo nada!! E é precisamente ai que reside o problema do Benfica!! Não no centro do terreno, mas nas alas!! Quer Robert ou Geovanni (depende de quem joga) ou Simão, nenhum deles tem sentido posicional, não acompanham o lateral nem ajudam a acompanhar um dos 2 centrais adversário que frequentemente sobe e que assim criam desiquilibrios a meio campo, obrigando os elementos que ai jogam a desposicionar-se, a deixarem o seu homem para tentar estancar o jogador adversário que vem solto abrindo assim autenticas carateras! Petit, Manuel Fernandes e até mesmo Beto são os menos culpados porque frequentemente ficam no meio de 4 e 5 adversários!! Por exemplo por 2 vezes Ronaldinho fugiu para o meio, criou superioridade numerica no meio campo, isto por Van Bronkhorst subiu no terreno como um extremo, Robert /Geovanni não o acompanharam e como tal R.Rocha não pode acompanhar Ronaldinho para o meio, tendo ficado Ronaldinho sem marcador!! Assim que viram Ronaldinho solto, Petit e na outra jogada Manuel Fernandes deixaram o seu homem (Petit / Vam Bommel e Manuel Fernandes / Iniesta) foram no encalce de Ronaldinho, e o homem que era suposto marcarem ficou solto! Porque não houve compesaçaõ das alas! E com isso ficou tudo desposicionado!! É essa dinamica que falta ao Benfica!! Mecanismos tácticos dos alas e quem sofre são os médios centros!!
Sem Robert e com Miccoli (entrou muito bem!!) e com Leo cada vez mais subido no terreno, o Benfica na 2º parte foi muito melhor e já esteve proximo do seu real valor. Voltou a ter sorte nos cabeceamentos aos postes mas também podia ter marcado. O lance do penalty (mais claro que aquilo nao podia ser!! Mas é obvio que o Barcelona não pode ser eliminado! Preparem-se para um arbitro de leste na 2º mão) a ser assinalado e dando origem a golo era de uma tremenda injustiça!!
Sou da opinião que com Karagounis no lugar de Beto, e com Nuno Gomes a titular e Geo na direita, o Benfica pode passar a eliminatória em Barcelona. Tenho seriamente essa convicção.
O problema chama-se Deco e sobretudo Ronaldinho. Se Ronaldinho é claramente o melhor do mundo, Deco será porventura o 2º melhor. Que jogador!!

Ainda assim ontem foi perceptivel R. Rocha (que mantenho a opinião que é melhor que Anderson e que claramente deveria ser o substituto de J.Andrade para ir ao Mundial) dizer a Ronaldinho: "menos ais, menos ais, menos ais...!!!!"
 
Acho que nao vimos o mesmo jogo... Laterais a subir????? Do Barcelona??? Nao vi... Tvz a meio da segunda parte Beletti...

Oleguer sim, veio com ela uma vez por ali a baixo...

Agora isso nao tem nada a ver com a falta de marcacao que as movimentacoes de Van Bommel, Iniesta e ate Deco tiveram... Karlitos, o meio campo do Benfica e um BURACO!!! Os jogadores sao claramente sobrevalorizados e trabalham muito menos do que deveriam...

Ali eram 3 para 3. Os outros pareciam era mais. Se algum jogo deixou isso claro, foi este. Agora atencao, estamos realmente a falar de jogadores com uma qualidade tecnica e tactica muito acima da media (sao os 3 bons) - se me disseres isso ainda aceito. Agora que fizeram um bom jogo??? Nao, nem pensar nisso, e a responsabilidade e deles. Quantas vezes Ronaldinho e Larson ficavam qdo o lateral do benfica subia (o Barca deixou sempre 3 na frente, e as grandes equipas fazem isso - Um lance ate deu uma jogada de perigo qdo Ronaldinho deixou o Rocha ir e depois recebeu com todo o espaco do mundo para ir sozinho) e nem por isso se viu desequilibrios no meio campo do Barca... porque os medios acompanhavam, e tb claro porque os do Benfica nao sao muito bons sem bola na desmarcacao. O meio campo e um buraco. Isso e claro e so nao ve quem nao quer.

Quanto ao Rocha... Tem dias fantasticos, e dias em que lhe para o cerebro. Este foi claramente fantastico. Mas na defesa valoriza-se regularidade nivelada por cima e sobriedade. Tem-lhe faltado isso em TODA a sua carreira. E, claro, tem o azar do Benfica ser a equipa com melhores jogadores na defesa em Portugal, e uma das melhores da Europa - Anderson ontem menos feliz, mas e muitissimo bom jogador.

Essa dos laterais a subir... Sinceramente nao vi essa regularidade toda a subir, que justifique 9 (atencao, 9!!!!) ocasioes de golo feito, daqueles que nao se falham ( remates frontais, na gde area, so com o boneco pela frente... e com os desequilibrios quase sempre no centro do terreno - isso so aconteceu naquela do Eto'o, em que realmente Van Bronckhorst subiu e nao teve acompanhamento do Medio CENTRO!!! porque se o lateral sobe, o trinco tem que ficar la a tapar e portanto ha uma unidade da equipa que defende que fica so no meio - a logica e essa, sobretudo se o medio ala do Benfas nao acompanha o Lateral - Futebol sao 11 para 11...)!!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!