quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Universo Sporting


É um dos 3 "Grandes" Clubes de Portugal, tem uma forte história, tradição e sucesso que suporta o prestigio alcançado ao longo de um século.
Historicamente tem raízes associadas à burguesia, camada social alta em oposição ao seu grande rival de sempre, o Benfica, o qual está mais ligado ao povo.
Porventura coincidência, nos últimos anos o Sporting em termos de Dirigentes têm feito juz a essa fama. Há muitos anos que não se assistem a eleições presidenciais, assistindo-se às famosas cooptações, que mais faz parecer uma Monarquia!!
Finalmente parece que este ano isso vai mudar! Um pouco por toda a Europa, os Clubes estão no "red line" no que à situação financeira diz respeito. Uns mais do que outros é certo, mas a situação ainda assim é quase dramática.
Contudo, os Clubes de Futebol continuam a ser um doce apetecível! Uns mais conhecidos do que outros, uns com maior riqueza pessoal/empresarial do que outros, mas quase todos ambicionam um dia chegar à Direcção de um grande clube.
Gerir um dos grandes do futebol português, traz por norma prestigio, exposição mediática, contactos importantes, abre muitas portas, que no futuro ou até mesmo no presente acabando por ser importante nos negócios que cada desses dirigentes tem extra-futebol.
O Sporting, começou á alguns anos o chamado "Projecto Roquete". Homem de intocável prestigio e reputação, Roquete tentou ser na sua optica inovador. Novas ideias, novos projectos, rigor de gestão, etc.
Foi durante muito tempo intocável, o seu projecto era considerado uma enorme mais valia e desportivamente conseguiu 19 (?) anos depois voltar a ser campeão.
Claro que dirigir um clube tem pouco a ver com o mundo da Banca. Foram vários os incidentes que levaram á sua saída (não vale a pena voltar a chover no molhado) , Roquete saíu e começou o periodo das cooptações.
Se Santana Lopes já la havia estado num periodo de transição, depois da saída definitava de Roquete, surgiu Dias da Cunha.
Homem de ideias fixas, Dias da Cunha foi tentando dar continuidade ao tal Projecto ainda que com algumas diferenças. Desportivamente teve opções melindrosas, sendo porventura a tal parceria com Luis Filipe Vieira (Benfica) sobre o Manifesto a mais contestada e que terá eventualmente dado inicio às primeira ruturas não só na direcção mas também no universo de sócios sportinguistas com a ambição de um dia chegarem ao poder. Era o argumento que faltava! O assalto ao poder avisinhava-se!! Fálamos aqui nisto no blog. Poucos foram os Sportinguistas que aceitavam essa ideia!
Dias da Cunha cai, e nova cooptação surge! Filipe Soares Franco!
Filipe Soares Franco que supostamente seria apenas uma ponte! Pelo menos foi isso que foi acordado com Dias da Cunha e outro membro da Direcção.
Dias Ferreira (adorava que fosse eleito presidente) Abrantes Mendes entre outros já se anunciaram como candidatos e entretanto começa a lavagem de roupa suja.
Afinal nem tudo são rosas no reino do leão , e o projecto Roquette afinal.......
Hoje 2 grandes jornais, publicam 2 entrevistas: Achei de particular interesse a entrevista do dinossauro João Rocha. A de Dias da Cunha tem ideias e afirmações interessantes. Já Filipe Soares Franco tem uma ideia (condição) fixa relevante. Aqui ficam algumas das idieas chave:
João Rocha:
"O Projecto Roquette liquidou o Sporting. Ninguém soube o que era o projecto, porque ele não dizia. Sabia-se, apenas, que era uma dezena de sociedades, dirigentes e funcionários superiores a ganhar centenas de milhares de contos. O projecto foi reduzir os sócios de mais de 100 mil para pouco mais de 30 mil, foi acabar com as modalidades amadoras, foi vender património, foram dezenas e dezenas de milhões de contos de prejuízo que não aparecem nos resultados, porque parte deles foram executados pelo Sporting. No caso da SAD deram-se informações falsas aos associados e à própria CMVM para a entrada na bolsa.
O que lhe posso dizer é que era tudo tão bom que ele próprio, José Roquette, ia subscrever capital e a primeira coisa que fez quando saiu foi vender todas as acções da SAD que tinha comprado. Isto levou os sócios a perderem quase 14 milhões de contos só na subscrição e nos resultados negativos
José Roquette julgava que o Sporting era uma operação tão fácil com a do Totta, em que ele, numa operação ilegal, ganhou 20 milhões de contos sem pagar um tostão de impostos
Havia um projecto com o FC Porto que era muito prejudicial para o Sporting. Era mesmo inqualificável. José Roquette dizia que era um projecto válido, porque era a única maneira de Sporting e FC Porto estarem sempre representados na Liga dos Campeões. "
Filipe Soares Franco:
Filipe Soares Franco confirmou ontem que só apresentará a sua candidatura à presidência do Sporting nas próximas eleições se os sócios aprovarem o projecto de venda de património, na assembleia geral marcada para o dia 23, na antiga FIL. Em causa, recorde-se, está uma proposta de venda do Edifício Visconde de Alvalade, da Alvaláxia, do Health Club do estádio e da Clínica CUF de Alvalade.
A pouco mais de uma semana do seu primeiro sufrágio perante os associados, Soares Franco reitera que a aprovação da alienação de património é decisiva. “É completamente determinante”, declarou, depois de uma reunião com os grupos de referência do clube (Stromp, Leões de Portugal e Cinquentenários). Se a proposta for rejeitada, Soares Franco desiste.
Dias da Cunha:
"Começo por lembrar que o dr. Soares Franco só está onde está porque resolvi dar-lhe essa oportunidade. - Depois das declarações públicas do dr. Soares Franco, no sentido de que queria avançar para a presidência do Sporting caso os sócios lhe dessem cobertura à venda de património do clube, é evidente que rompeu a continuidade a que se propusera e é evidente que não o posso apoiar nem posso concordar com ele. Quando o convidei a assumir funções de presidente foi, como disse, numa perspectiva de continuidade, até porque o próprio dr. Soares Franco, depois de curta reflexão, me disse que aceitava substituir-me apenas na condição de tornar imediatamente público que não se candidataria nas eleições para a presidência do Sporting"

Comentários:
Bom, já era tempo de haver eleições a sério no Sporting. A frase de Dias da Cunha diz tudo: "resolvi dar-lhe uma oportunidade...". As eleições ajudam o clube (competitividade interna), mas também trazem cá para fora alguns dos podres que se vivem ali dentro. Agora, há que diferenciar a verdade da mentira...
Começo por João Rocha: está associado ao título de 1981/82, na altura muito se falou que de forma polémica. Foi um presidente suspeito, com ligações perigosas (penso que foi ele que roubou Sousa e Jaime Pacheco ao Porto como vingança da saída de Futre). Não o conheci bem mas é o que rezam as crónicas. A declaração dele: "O Projecto Roquette liquidou o Sporting. Ninguém soube o que era o projecto, porque ele não dizia. O projecto foi reduzir os sócios de mais de 100 mil para pouco mais de 30 mil." não faz sentido nenhum. Para além de ser mentira (nem 8 nem 80 em termos de sócios), a verdade é que o projecto Roquette sempre foi virado para o futuro e o capital. Penso mesmo que esta venda de património (o Alvaláxia) estava prevista desde o início. Tem uma margem de lucro brutal e acredito que os gestores leoninos o tivessem imaginado à nascença do projecto. Do que João Rocha se pode queixar é da visão exageradamente virada para a gestão. Principalmente depois da saída de Miguel Ribeiro Telles que ainda dava ares de apreciar o futebol. Hoje vê-se as referências do Sporting apenas como gestores, sem grandes conhecimentos de futebol e de outro tipo de modalidades, essas sim, abandonadas (também por um puro acto de gestão). Não que esteja errado termos este tipo de dirigentes (até era bom haverem mais assim), mas a realidade é que não há uma figura da direcção que se mostre capaz de convencer os adeptos leoninos, futebolisticamente falando. Até porque as últimas contratações foram sempre de preço reduzido ou nulo.
Relativamente a Dias da Cunha e a Filipe Soares Franco, não me lembro bem o que foi dito na altura. Apenas que Dias da Cunha disse que Filipe Soares Franco era a pessoa ideal para o cargo naquele momento. Se esse momento já acabou (ou não) para Dias da Cunha são outros 5 tostões...

Nota: se não fosse tempo de eleições, certamente não se falaria tanto nos 8,5 milhões de euros por 4 anos mais de Liedson. Esta foi a melhor contratação que Filipe Soares Franco fez e faz questão de utilizá-la como bandeira de campanha.
 
Não percebo nada desta história do Sporting... É tão confusa que não dá para formar uma opinião.

a) Todos falam em venda de património, mas ninguem explica que implicações isso poderá ter.

b)Pessoas que há apenas um par de meses se admiravam, agora nem podem uns com os outros.

c) Muitas outras coisas que agora todos falam, mas que antes eram negadas.

A única coisa que me parece coerente no meio disto tudo é o facto de Soares Franco sempre ter dito que era contra as modalidades porque só consumiam recursos que deviam ser canalizados para o futebol - o ÚNICO desporto com mercado em Portugal, logo se há uma visão de gestão, aposte-se no que poderá dar retorno - o futebol.

Pessoalmente gostei da renovação com Liedson, acho que é apenas justo aquilo que agora lhe vão pagar - e dá uma imagem de preocupação com o futebol. Posto isto, não me parece que Soares Franco possa usar isso como bandeira eleitoral, porque a vontade do jogador seria mesmo a de permanecer em Portugal (como aliás, sempre manteve), desde que lhe pagassem o que o seu rendimento justificava.

Quanto ao resto, quem roubou, quem não roubou, o que se fez, o que ficou por fazer... não sei. Mas o projecto Roquette valeu dois títulos, e isso ninguém pode apagar.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!