terça-feira, fevereiro 21, 2006

Árbitros_33

Lucílio Baptista: é pena termo-lo como a referência nacional em termos de arbitragem. Tem uma coisa a seu favor: controla bem o jogo mas isso não chega. A nível disciplinar é desastroso. Como é possível Cléber não ser expulso? Se não o expulsasse no lance com Nuno Gomes (que era para expulsão), mais tarde houve outro lance em que Cléber deveria ter visto amarelo por uma entrada dura. No lance de Leo, Svard mete lá o braço mas a verdade é que Leo não soube ganhar o penalty, precisa de treinar esse tipo de lances se quer fazer carreira (já a semana passada tentou e não conseguiu)! Ah, e se Nélson faz falta no 1º minuto de jogo para amarelo, é aí que o deve ver. Não é depois numa falta perfeitamente normal (Lucílio Baptista justificou-se ao indicar ao jogador que era a segunda falta. Algo que serviu de argumento a Neca para contestar o amarelo que viu porque era a sua 1ª falta do jogo).

Carlos Xistra: felizmente voltou atrás na decisão do penalty de Williams. Mas é necessário compreendermos o que, efectivamente se passou: Xistra tinha campo de visão (vê-se na televisão que tem), viu uma mão que mais ninguém viu e o árbitro auxiliar correu para a linha da grande área (posição onde se deve colocar aquando do penalty) e só depois de Williams correr na direcção dele é que o árbitro auxiliar disse a Xistra que não era penalty. E se Williams não tem protestado? Como seria?

Paulo Pereira: um pouco a mesma situação que Carlos Xistra no lance do penalty. Viu algo que não aconteceu mas não teve a ajuda (preciosa) do árbitro auxiliar. No lance do segundo golo, acontecem duas faltas a meio campo de jogadores do Sporting não assinaladas, antes de Nani se isolar na direita.

Comentários:
É isso mesmo! Foi a diferença do Lucilio com o austriaco!
Por cá (principalmente nos jogos grandes) a 1ª é sempre de graça. Depois aparecem o Petit, o Miguel Garcia e o Bruno Alves (para ninguém se chatear) a ver se a dão o mais rápido possível para serem ilibados!
Luis Garcia viu amarelo, donde estava no campo era o que lhe dava tb. Se fosse para vermelho era isso mesmo que levava, o árbitro tem q olhar para o relógio qd o jogo pára por algo, nada mais. Não é para ver se tá na hora de começar a agir disciplinarmente!
 
Não consigo elogiar a atitude de Xistra! E não consigo pq não aceito o argumento que deu para assinalar o penalty! É tão claro o lance e se ainda por cima se tiver em conta a posição de Xistra (curioso que 3 dias antes do jogo no Site do Maritimo, foi emitido um texto fazendo alusão à pessima arbitragem nos 2 ultimos jogos entre Maritimo - Porto , cujo arbitro foi sempre .. Carlos Xistra) não tenho dúvidas em dizer que não foi uma decisão inocente de Xistra.
Ele só emendou pq todos, mas todos viram que foi demasiado descarado! Elogio sim mas é o arbitro auxiliar que teve a coragem de ter a posição de não assinalar penalty! Foi firme! Não se acobardou! Ai Xistra teve que se axentrar!!
Parecia aqueles ladrões que depois de roubar mas depois vê que a policia se prepara para prendê-lo e logo então diz: "foi sem querer! eu ia pagar! só pus no bolso para não perder!"

Lance do Cléber? Muito dificil. Acho que não expulsava.

Uma dúvida: qd se toca 1º na bola, e depois se dá o habitual (e inevitável contacto) tb é penalty? Ou é consoante a cor em causa? É para uns ou é para todos?
 
O lance do Moutinho não é penalty (se é a isso que te referes). Acho estranho que todos os orgãos de comunicação social digam que é... mas para mim não é, claramente.
A entrada é impetuosa mas ali é mesmo assim que tem que ser. Se em câmara lenta se vê que tocou primeiro no jogador (é o que se argumenta nos jornais, e é possível, não digo que não) a verdade é que o arbitro viu o lance ao vivo... E ao vivo não é penalty em lado nenhum do mundo.
 
Quanto aos amarelos e vermelhos, defendo o que sempre defendi. O árbitro tem a obrigação de preservar o espectáculo e de compreender o ponto de vista do jogador que entra em campo com a adrenalina no máximo e a 100 à hora.
É uma questão de sensibilidade, e acho muitíssimo bem que não se mostrem amarelos que condicionem o jogador para o resto da partida, ou que não se mostrem vermelhos que estraguem um jogo. A entrada era para vermelho e o árbitro de ontem (NA EUROPA) condescendeu e fez muito bem!
Assim como o Lucílio terá condescendido com o Nélson (não vi o jogo).
 
Mais valia ter o Lucilio no jogo de ontem entre Chelsea e Barcelona!
Vergonha!
Expulsa Del Horno daquela maneira e depois vejo uma entrada a varrer de Puyol (que já tinha amarelo) e....nem um amarelito lhe mostra!

Mas percebe-se! O Chelsea incomoda muita gente! Há que correr com eles! E há que preservar um clube espanhol na competição!

Força Chelsea!
 
Vamos por partes...
Del Horno teve duas entradas, no mínimo, para amarelo. Foi bem expulso (por acumulação ou vermelho directo, escolhe tu).
Puyol faz falta para segundo amarelo. Devia ter sido expulso.
E os 2 penaltys contra o Chelsea não marcados? Terry atira-se para cima de Messi, e ainda joga com a mão (2ª parte) e Geremi (ou Makelele, podes escolher tu tb q eu n sei qual foi) parou um remate com os braços fora do raio do seu corpo.
Arbitragem dificil, com decisões polémicas, mas que prejudicaram mais o Barcelona do que o Chelsea.
 
Exacto.

Aquela entrada do Del Horno que nem amarelo deu e acho que nem falta foi... meus senhores... Piton no joelho??? Se isso não é agressão, não sei o que é.

Os jogadores do Chelsea tinham instruções claras : Ronaldinho e Messi não podiam receber a bola... Paulo Ferreira soube fazê-lo e mesmo assim acumulou muita falta (para além do Gaúcho não ser de fitas), Del Horno não e teve o que se esperava.

Antes do lance da expulsão já o Barça era melhor que o Chelsea, é preciso não esquecer isso.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!