terça-feira, fevereiro 07, 2006

Mercado_3

Janeiro é sempre o mês no qual as equipas procuram fazer os necessários reajustes de plantel. Dentro do que precisam e...do que podem.
No topo da classificação, o Porto não tinha muito para se reforçar. Chegaram Anderson (já contratado há muito) e Adriano. Qualquer um dos dois foi contratado para desarmar rivais. Se Anderson não parece ter lugar no imediato, já Adriano pode conquistar o seu espaço com mais algum à vontade: desde a saída de Postiga que faltava uma unidade na frente e a ausência de Benni na CAN justificavam a sua contratação. O Benfica precisava de se reforçar, essencialmente com poder de fogo no ataque e um ala poderoso e um guarda-redes para dar concorrência a Quim. Chegaram Marcel, Robert e Moretto, acompanhados de Marco Ferreira (a resposta ao Porto) e Manduca (para prevenir a possível saída de Simão). Tem variadas soluções de qualidade para muitos esquemas tácticos diferentes.
Para sonhar ainda com o título o Sporting foi quem mais mexeu: registou 3 saídas de Beto, Wender e Silva e viu chegar Abel, Caneira, Romagnoli e Koke. Reforçou a defesa (bem precisava) e encontrou um médio criativo rápido (só tinha Nani). Está mais consistente defensivamente.
O outsider Braga também se movimentou muito no mercado: permitiu as saídas de Abel, Nunes e Jorge Luiz (enfraquecendo a rectaguarda) e libertou Jaime para o Leiria. Como tem sido habitual, rapidamente encontrou substitutos para cada saída: Frechaut, Wellington, C. Fernandes e Marinelli. E ainda conseguiu recuperar Wender e reforçar o ataque com Mateus e Kim. Está mais forte ofensivamente, mas poderá ter problemas na defesa.
Relativamente à luta pela UEFA o Boavista perdeu Carlos e algumas peças de segundo plano (Guga, C. Fernandes e William Souza) mas reforçou-se com Figueiredo e Paulo Sousa. Mantém a estrutura da equipa. O Nacional pouco ou nada mexeu: entrou Juliano Spadacio para o meio campo ofensivo. Já o Setubal perde rigor defensivo (saídas de Moretto e José Fonte, entra Rubinho) mas abre a frente de ataque com Carlitos, Varela e Hélio Roque. Sandro substituirá Dembelé. Parece ter enfraquecido. Já o Leiria reforçou-se com Jaime e Hugo Costa enquanto que o Marítimo foi buscar Zé Carlos para o ataque e Jardel para o meio campo, "trocando" Ali por Manduca. São 2 outsiders da UEFA mas ainda podem aspirar a um lugar europeu (espera-se que Setúbal e Nacional baixem de produção na segunda volta).
Mais para baixo, há interesse em ver como reagem Belenenses e Guimarães depois de se reforçarem muito bem (Rui Jorge e Dady para os azuis, Wesley, Antchouet, Paíto, Otacílio e Vitor Moreno para os vimaranenses). Certamente sairão da zona dos aflitos.
Quem está em maus lençóis é a Naval (Del Pietro) e o Paços Ferreira (José Fonte e Junior Bahia) que continuam com muitas limitações nos seus plantéis, sendo que Estrela Amadora (reforçou-se com 3 avançados: Bevaqua, Estevez e Nieto) e Gil Vicente (foi buscar João Pereira à Luz) não estão em situação muito melhor. Já Rio Ave (comprou Anic ao Nacional) e Académica (perdeu Marcel mas reforçou-se com Serjão e N'Doye) parecem estar um pouco mais fortes que a concorrência directa e, por isso, em condições de garantir a permanência.
O Penafiel parece condenado e Dill, Yan e Juninho Petrolina não deverão conseguir ser os salvadores.

Assim, e segundo o mercado de Inverno, o Porto vê Benfica e Sporting aproximarem-se em termos de qualidade do plantel (sendo o do Benfica de qualidade já superior). O Braga, com as perdas na defesa, tira do pensamento a luta pelo título e a intromissão entre os 3 grandes em risco. O 4º lugar deverá ser deles. O Boavista prevê-se que suba na classificação, ao invés de Nacional e Setubal, devendo este ser ultrapassado por Leiria e Marítimo, não sendo provável algum destes chegar à Europa. Na cauda, calcula-se que Belenenses e Guimarães escapem à descida, conjuntamente com Rio Ave e Académica. Estando o Penafiel já condenado, os outros 3 sairão deste grupo de 4 (probabilidade em ordem decrescente): Naval, Gil Vicente, Paços Ferreira, Estrela Amadora.


P.S. - De todas as compras e vendas efectuadas em Janeiro, apenas tivémos informação oficial de um valor acordado entre clubes: Moretto custou 1 milhão de euros ao Benfica e foi preciso estarem os dois presidentes na conferência de imprensa para se ter acesso a esta informação.

Comentários:
O SPORTING TEVE 3 SAÍDAS??? O Pinilla, o Edson, o Semedo, o Paíto e o Varela tb lá andaram (jogaram pouco é certo, mas tb andaram por lá)
 
As minhas desculpas. Na verdade, quis escrever 9 saídas, entre as quais Beto, Wender e Silva (que considerava as mais importantes). Também aí outro erro porque Pinilla foi mais utilizado que Silva.

P.S. - Edson andou por lá, agora jogar é que tá quieto...
 
O Edson fez 90 mnts pelo SCP (Maritimo vs Sporting na Madeira), e aliás fez boa exibição.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!