quarta-feira, janeiro 25, 2006

O grande derby: Benfica-Sporting!


A tradição diz-nos que quem está pior ganha. Foi assim nos 7-1, nos 6-3 e em muitos outros jogos. Se a tradição ainda for o que era, o Sporting tem o pássaro na mão…mas um derby é sempre um derby o que o torna imprevisivel!
Passemos à análise de cada um:
A equipa de Paulo Bento trabalha à imagem do treinador. Esforçada, combativa, táctica. O Sporting ataca em progressão, apresenta uma defesa um pouco mais sólida nos últimos jogos (apesar dos centrais estarem a falhar muito, as laterais estão hoje bem melhor servidas), um meio campo trabalhador (Custódio voltou à boa forma) e, ao mesmo tempo, criativo (C. Martins começa a ser preponderante mas Moutinho perdeu fulgor) mas poucas soluções no ataque (Liedson chega a valer por 2, mas sem ele…). O banco não tem muitas soluções, apenas com João Alves (para dar frescura ao meio campo), Nani (para improvisar), Deivid (para resolver).
Já o Benfica apresenta uma defesa de betão, um meio campo frágil e um ataque polivalente e forte. 6 opções fortíssimas na defesa (R. Rocha e Leo deverão ficar no banco), a dúvida entre Beto ou Manuel Fernandes (uma substituição a meio do jogo poderá passar por esta dupla, caso o titular já esteja amarelado) e a incógnita no ataque. Sendo Simão e Nuno Gomes garantidos, Geovanni (depois do belo golo em Barcelos) e Miccoli parecem estar em melhor situação para começarem de início. Mas não seria descabido começar com Manduca (atrás de Nuno Gomes) ou Robert (na esquerda, passando Simão para a direita e Geovanni para a frente). Desta incerteza sairá uma arma importante para o Benfica que, se lançar mal os dados de início, terá no banco muitas alternativas para rectificar o que fez mal.
A vantagem do Sporting poderá estar nas trocas do seu meio campo que podem baralhar Petit e Beto/M.Fernandes enquanto que o Benfica terá a mobilidade ofensiva de Simão, Nuno Gomes, Geovanni e o 4º elemento (Miccoli, Robert, Manduca ou Marcel?) como principal arma para desarmar o rival. Em termos de bolas paradas, vantagem para os da Luz que têm resolvido muitos dos seus problemas por aí.

O derby principal do nosso futebol vem já a seguir!

Onzes prováveis:
Benfica – Moretto; Alcides, Luisão, Anderson, Nélson; Petit, Beto; Geovanni, Nuno Gomes, Simão; Miccoli

Sporting - Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Custódio; Carlos Martins, João Moutinho; Romagnoli, Sá Pinto; Liedson

Comentários:
Avanço desde já com o meu prognóstico:
Benfica-2 Sporting-0
Nuno Gomes e Luisão.
 
Dérby é Derby e tudo em volta do jogo é diferente e acaba por ter reflexos dentro de campo. Talvez por isso também se diga que por norma em quem está na mó de baixo acaba por sair vencedor. Mas independentemente dessa tendência que se tem verificado nos ultimos tempos, acho que Benfica tem obrigação de vencer. Qualquer resultado que não a vitória frente a este Sporting é mau resultado!!
Acredito piamente que o Benfica vai vencer e vai fazê-lo confortavelmente.

Prognóstico: Benfica 4 (Simão 2, Marcel e Anderson) Sporting 1 (Carlos Martins)
 
Isso então deve ser um problema de disléxia!
 
Não diria dislexia...diria antes "profundo desconhecimento de futebol".
Não conhecer o nome da equipa campeã nacional ou não dar valor a enormes talentos que a escola de Alvalade produz como Moutinho, C.Martins ou Caneira...é típico de quem vê mal e não de quem lê mal!
 
Só porque outros (jornalistas, segundo dizes) menosprezam o Sporting, tu não precisas de o fazer. Ao menos diz que o David (é assim que o pequenino se chama) voltou a ganhar ao Golias. 2 em 2 este ano. Sem espinhas!
Aqui no blog tentamos, apesar da clubite da qual todos (felizmente) sofremos, trazer ao de cima o melhor do futebol e isso são os golos e o espectáculo em si. Pouco nos importa os facciosismos dos jornais desportivos ou as declarações infelizes dos dirigentes que nós temos. Mas, claro, é um espaço livre para tudo o que queiras dizer. És bemvindo!

Nota: A tua frase foi esta: "equipa de júniores, inexperientes e que não sabem jogar futebol". Calculei que estivesses a dizer mal da qualidade do futebol dos jovens de Alvalade. Pelos vistos enganei-me. Peço desculpa.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!