segunda-feira, janeiro 30, 2006

Derby_Análise_3

Confirma-se: a tradição ainda é o que era! O Benfica começou melhor que o Sporting mas isso durou 5-10 minutos. Cedo se percebeu que o Sporting tinha 2 flechas apontadas (Liedson matador como sempre, Deivid um pouco apagado) e um meio campo com 4 unidades, sendo que 3 rodavam o jogo com uma velocidade considerável e que deixava Petit e Beto desarmado. Nem Nélson nem Manduca ajudaram a diminuír a inferioridade numérica do Benfica a meio campo e, por aí, muito passou a melhor qualidade de jogo do Sporting.
Depois do golo de Simão (penalty indiscutivel por mão de Caneira), o Sporting galvanizou-se. Com tudo a perder, decidiu dar tudo para…ganhar! Até ao intervalo, atirou ao poste por Carlos Martins e Sá Pinto “ofereceu” a Moretto a defesa do jogo.Via-se que o Sporting poderia aproveitar-se do seu melhor jogo a meio campo. Geovanni e Simão eclipsaram-se, Manduca não se soube libertar de Custódio (muito bem na marcação ao longo de todo o jogo) e os erros defensivos começaram a aparecer (Alcides desconcentrado, Anderson disparatado, Nélson apagado, Luisão aflito).
No início do segundo tempo, percebeu-se o recado de Paulo Bento no balneário: continuando assim, chegaremos ao golo! Porque, até então, o Sporting estava a ser menos mau do que o Benfica. Interviu Koeman para, como de costume, errar. Tirou Manduca (não tem muito fôlego, ainda para mais para jogar no meio) e meteu Manuel Fernandes. O meio campo do Benfica deixou de transportar jogo para a frente (não há ali qualidade de passe) e Simão, Geovanni e Nuno Gomes deixaram de existir. Paulo Bento respondeu com Nani (longe do que já demonstrou) saíndo Carlos Martins (curiosamente, o melhor até então). O golo do empate surgiu pouco depois, originado por um erro infantil de Beto que se deixou antecipar pelo rapidissimo Liedson e pontapeou-o. Sá Pinto marcou e o Benfica tremeu. Por esta altura, a transição defesa-ataque do Benfica foi, como sempre, lenta, mas ainda mais do que o habitual. Koeman tinha que intervir e voltou a errar ao pôr Marcel (saíu Beto). Se a bola não chegava na frente, para quê outro ponta de lança?
Apareceu então Liedson para resolver. Isolou-se pela esquerda (depois de falhanço incrível de Alcides que recuou a passo!), fintou Luisão e fez o 2-1. Koeman trocou homem por homem (Roberto por Geovanni), Paulo Bento reforçou o meio campo (João Alves por Deivid). O treinador leonino não foi o único a deixar Liedson sozinho na frente, Alcides também ajudou e permitiu a Liedson isolar-se e estabelecer o resultado final. Moretto foi lento a saír da baliza e o levezinho calou os cerca de 62 000 adeptos benfiquistas.
O Sporting foi melhor, o Benfica não soube criar perigo e denotou fragilidades defensivas que só costumam aparecer quando Quaresma ou Liedson aparecem pela frente, ou seja, se o adversário é muito forte as coisas tornam-se demasiado dificeis.
Relativamente à arbitragem, Pedro Henriques não esteve bem. Já se sabe que gosta de deixar jogar mas disciplinarmente foi desastroso. Abel entrou duro por trás em Simão logo aos 10 minutos. Beto teve uma entrada dura ainda na 1ª parte e não viu amarelo. Nos lances de grande penalidade (que ele não viu, foi o árbitro auxiliar que os assinalou), nem amarelo para Beto nem para Custódio. A Sá Pinto foi permitido demorar a saír de campo minuto e meio. Tecnicamente, não viu os 2 penaltys mas teve, no restante, bem. O que não invalida que, sem o bom trabalho dos auxiliares, estaria hoje a ser avaliado por uma fraca actuação.

Comentários:
Justo!! Justo!! Mas tão justo!! Justissimo!!
E de tudo, é isso que me deixa mais fodido!! Fico mesmo fodido!
É que o Sporting foi de uma superioridade tal que não existem argumentos, não existem dúvidas sobre a justiça da vitória a qual acaba por pecar por escaça!
A 2ª parte do Sporting foi um festival!! Tiro o meu chapéu!!
Benfica jogou mal, mal, mal!! Mas tão mal!! Irreconhecivel!! Mal defensivamente, mal no pressing, mal na circulação de bola, mal na saída para o contra-ataque, mal no passe. No remate é que não teve mal!! Não esteve mal...porque não rematou!!! Ridiculos!!
Paulo Bento (um bocado cagão, mas excelente treinador!) deu também ele uma lição a Koeman!!
O Sporting é claramente uma equipa que não é nada perigosa no jogo aéreo pelo que claramente Alcides não era para aquele jogo. Nélson na direita e Léo na esquerda tinham de ser as opções. No meio continuo claramente a preferir R.Rocha.
Depois há Beto! Odeio!! Meu rico Manuel Fernandes!! E quando tirou Manduca (nunca é para jogar naquela posição e sobretudo contra um Sporting!) quem tinha de entrar era Karagounis!! Posse de bola! Circulção de bola!! Acorde Sr. Koeman!!
Fico tão fodido!!
Os meus parabéns ao Sporting!!

2 Notas:
- os niveis fisicos entre as 2 equipas foram de uma diferença assustadora!!
- terá havido um penalty sobre Nuno Gomes ( a tal questão da intensidade) . Do Benfica ninguem fala nisso. Porquê?? Porque a postura é diferente. A superioridade do Sporting foi tão grande que não se justificam derrotas com erros de arbitragem! Até pareceria mal!! A sensação que dava é que mesmo que o Benfica tivesse feito o 2-1 (atraves do tal penalty), o Sporting daria sempre a volta ao resultado!!

Grande Sporting!!
 
justissima a derrota..
e o benfica entrou com um unidade que fui o Anderson
 
Mas estas a falar do melhor marcador de Euro 2000?? Estarás a falar do homem que decidiu o jogo contra a Espanha (curiosamente em Alvalade) no Euro 2004?? Estarás a falar do homem que no Dragão marcou 2 golos que deram a vitória por 2-0?? Estarás a falar do homem que é o actual melhor marcador do campeonato???
Se isso não é ser decisivo....!!!!!

Liedson é de facto muito bom jogador, muito bom mesmo. Mas onde é que resolveu (contra boas equipas) na Europa?? Resolver! Não falo de marcar um golo quando o resultado é 2 ou 3 a 0!
Só me lembro do jogo contra o Feynoord!!
 
Comparar Liedson com Nuno Gomes é ridiculo. Liedson e 35 mil vezes melhor que o Nuno Gomes e nem pode haver discussão nisso. E o Nuno Gomes é bom, mas o Liedson é fora de série. 12 golos nesta altura do campeonato é para Liedson uma época menos boa, 13 para Nuno Gomes é fantástico.
Não se pode aceitar uma comparação destas. Liedson anda a resolver desde que chegou a Portugal e dizer o contrário é absurdo. Critiquem a postura dele fora do campo, mas quando entra nas 4 linhas dá o que tem e o que não tem.
 
Vantunes is alive!!! Se soubesse tinha feito um post tipo "Nuno Gomes vs Liedson" mais cedo!! ahahaha. Ou então deveria ter convidado o Santy há mais tempo!

Bom, em relação à comparação, não percebo porque razão veio à baila, mas tenho a dizer que concordo que o Nuno Gomes é um jogador mais de equipa, de tabelas e também não o considero temível. Mas ninguém lhe tira o facto de ter mais de 100 golos no campeonato, ser o melhor marcador português em fases finais de campeonatos da europa/mundo e ser o actual melhor marcador do campeonato. E não esquecer outra coisa: Nuno Gomes precisa de jogar com alguém na frente para marcar. Sozinho marca menos do que acompanhado. Não há duvidas disso.
Já Liedson é um fora de série, mais matador que Nuno Gomes, mais de área, melhor rematador, melhor cabeceador, enfim, é melhor jogador. Mas a diferença não é abismal.
13 golos para Nuno Gomes é fantástico? Já o conseguiu outros anos, não é assim tão fora do normal. Acho que está a um bom nível e a voltar aos tempos antigos.
 
Ridiculo é não ver que isso é verdade por questões clubísticas e ponto final.
 
Sobre o jogo não falo por razões que guardo para mim. Prefiro ler. Francamente prefiro ler.
 
Desculpem, atitude desnecessária, eheheheheheheheeh. É o stress do trabalho. Desculpa lá, ó Alive.

Para mim não são comparáveis, é uma opinião sustentada pelo futebol de um e de outro. Como já disse antes, Nuno Gomes é bom, Liedson é fora de série.

Quanto ao jogo, já lá vamos daqui a uns dias. Agora tou morto, debaixo de àgua, com 30 pessoas à minha volta a gritar o meu nome. E sim, a presença do Santy ajudou, eheheheheheehheeh. É claramente uma mais valia.
 
Com isto ninguem foi concreto relativamente ao lance entre Tonel e Nuno Gomes. Acham ou não que foi penalty?? Mera curiusidade!!

É que a vitória é justissima!! Sem espinhas!
 
Quanto á teoria do " 2 médios contra 3 do sporting, foi o ourinhooooooo", essa mata-me!!!

É que nao tem nada a ver com isso!! Se eram 2 de um lado ou 3 do outro! Futebol não é uma formula matemática!
Bastava que Simão e/ou Geovanni, apoiados por um lateral (esquecem Nélson na esquerda. Alcides não existe! É um erro de casting) estarem dentro do jogo e necessáriamente pelo menos desses 3 do Sporting ter de descair para as alas!! As superioridades no meio campo resultam de desiquilibrios! Movimentações, desmarcações!!

Experimentem jogar contra uma Juventus (num amigável, pq Liga dos Campeões é areia a mais para os lados de Alvalade!) a qual só joga com Emerson e Vieira , e verão a história dos 2 deles contra os 3 do Paulo Bento!! Nem sabem de onde é que elas caem!!
Ainda por cima o Benfica nao jogou com 2 no meio campo! So jogou com 1,25!! Porque o Beto só conta para efeitos de estatistica!! Mais nada!! Nem é justo por Beto no mesmo mundo de Petit, Moutinho, Carlos Martins e até mesmo Custódio! É comparar o ouro com a merda!! Não dá! Mesmo que ele pinte o cabelo por forma a dar uma ilusao de optica !!
 
O Tonel toca realmente com o peito nas costas do Nuno Gomes... Não é marcado penalty porque o Nuno Gomes caíu com muito entusiasmo, teve a mesma queda do que se tivesse sido agarrado e não foi.

Se é penalty ou não... se tivesse sido marcado estaríamos aqui todos a dizer que sim, que é penalty, porque há toque. Não tendo sido marcado (parece paradoxal, mas lá no fundinho faz sentido) parece-me que o árbitro decidiu bem, porque o toque não é suficiente para o Nuno Gomes cair.

Aliás, o Nuno Gomes fica na história deste jogo como o homem que simula um penalty fora da área com o jogo a acabar. Se tivesse mais vontade de chegar à bola, e menos vontade de mergulhar...
 
Boa Santy!!
É contradição em pleno!!
Acabas de arruinar a tua (desastrosa) teoria do 3 para 2 (mais o ourinho!)!! Porque de facto o que conta é a QUALIDADE e não a QUANTIDADE!!
O meio campo (como o resto dos sectores) do Sporting teve melhor que o do Benfica e essa teoria do 3 para 2 não é a explicação!!!

"3 jogadores contra 2 com dinamica ou sem dinamica faz sempre diferença!"

"Srº Makelele é menino para sozinho limpar um meio campo, ou seja um jogador de classe mundial é capaz de valer por dois normais"

Olha que excelente exemplo de contradição!!
 
já se passaram vários dias sobre o jogo, não me vou alongar... e vou escrever 'à joaquim rita (esse limitado lampião de merda'), com hífens para n perder o fio à meada:
- jogo ganho e muito bem pelo Sporting. quase sempre superior, não me lembro de tamanho esmagamento futebolístico na luz em 20 anos q vejo derbys.
- kramer: não é o caneira q faz penalty, é custódio
- kramer: o Sporting não foi melhor só depois do 1-0, já o era antes disso
- prof.karlos: o liédson não será melhor q o nuno gomes 35000 vezes mas é melhor a rematar, a cabecear, a finalizar, a driblar, em velocidade e em resistência. não é melhor a tabelar, passar ou assistir. alguém prefere um avançado destes?
- o penalty do tonel? é penalty pq o tonel tocou no n.gomes... mas esperem lá. o ano passado o luisão tocou no ricardo e não foi falta. para se dizer falta num lance terá que ser no outro. continuo a dizer: o tonel fez penalty (mas o mergulho do nuno gomes precisa de ser trabalhado)
- a todos: quanto aos disparates sobre 'juventus', 'champions', beto', etc, etc... o benfica para mim´ainda é o favorito ao título e o Sporting vai ter mtas dificuldades perante o nacional
 
Faneca: Até ao 1-0, o Sporting foi menos mau (por isso n digo que foi melhor) porque tb estava a jogar pouco. Penalty do Custódio sim senhor, no estádio pareceu-me do Caneira. Cortassem a gadelha!
 
Excelente texto Faneca!!
Concordo em quase tudo!
 
Vamos ppor partes. Obviamente que a superioridade numérica a meio campo é um factor importantíssimo.

Óbvio que a qualidade , sobretudo táctica, de um jogador pode fazer com que sozinho ou com outro, possa atenuar eventuais desvantagens numéricas.

Óbvio igualmente que a dinâmica de uma equipa é tão importante quanto o número de elementos que ocupam a dada altura determinado espaço, porque o futebol não tem fronteiras e nada impede um jogador da defesa de se adiantar no terreno e atenuar essas diferenças.

Beto e Petit, contra o Manchester jogaram 2 para dois (Scholes e Smith), com as equipas num 4-4-2 identico.

O que é certo, é que os jogadores do meio campo do Benfica têm características de marcação, mas só com bola. Só marcam homem a homem, e quando pela frente apanham um meio campo que promove movimentações e troca de posições, simplesmente não há acompanhamento. A pergunta que ainda ninguém se lembrou de colocar é a seguinte: Quem marcava Sá Pinto?? Vi o Petit e o Beto várias vezes desposicionados do seu objectivo de marcação porque simplesmente pegaram primordialmente em Carlos Martins e João Moutinho. A ajuda das laterais podia vir (mas não veio), mas ainda assim havia o problema Sá Pinto para resolver. Não esquecer que o SCP jogou com 2 avançados, o que por via dessa inferioridade numérica no meio campo, obrigou a que fosse um dos laterais do Benfica (por norma Alcides) a pegar num dos avançados, e do lado de Nelson caíam muitas vezes Sá Pinto e Moutinho. Sempre que o Simão tentou descer, Abel veio com ele, Geovanni do outro lado nunca tentou, mas havia Caneira e Manduca foi presa fácil para custódio, porque nunca chegou a perceber se era segundo avançado, se era o vértice mais adiantado do meio campo. Em suma??? O Meio campo do Benfica é frágil, e não sabe lidar com 2 situações: Jogadores que se movimentam, e inferioridade numérica. Isto é assim desde o ano passado e não há razão alguma para quem quer que seja, pensar que isso mudou.

A vantagem do SCP passa pela sua vantagem no meio campo (o que aliado à maior qualidade dos seus jogadores nesse sector por oposição aos que ocupam o mesmo espaço no Benfica dá vantagem ao quadrado), e quanto a isso não pode haver dúvida alguma. Só se alguém não viu o mesmo jogo que eu.

Juventus? Aconselha-se um olhar mais atento para as movimentações de Nedved, por oposição com as de Camaronesi e digam-me aonde é que eles têm apenas 2 homens no meio campo? (e não esquecer a superior qualidade fisica e técnica de Emerson e Vieira - ou também vamos discutir isso?).
Essa do Liedson não ser melhor a passar, e a assistir tb está gira, ele quando quer mete-a lá redondinha e quase que aposto que tem mais assistencias no campeonato que o Nuno Gomes (quase... desde que cá está, tem com toda a certeza)... A tabelar sem dúvida que o Nuno Gomes é melhor. Não há comparação possível entre os dois.
Ou melhor, haver até há: Este ano, Nuno Gomes 13- Liedson 12 - é a chamada frieza dos números. Fico zangado com esta história do Liedson, porque há sempre um jogador do Benfica que pode ser comparado, seja o Sokota de há dois ano, seja o Mantorras dos velhos tempos, seja o Nuno Gomes dos novos. O do Sporting é que é sempre o mesmo, chama-se Liedson e resolve ano após ano. Para o ano vamos estar aqui a compará-lo com o Micoli. É bom, sinal de regularidade.
 
Ó Karlitos, apenas para criar algum consenso : se tiveres dois jogadores de qualidade 5 contra três (ou 4) de qualidade 5... Como é?
Partindo do princípio que todos os jogadores dos grandes têm uma qualidade semelhante (menos Liedson e Nuno Gomes, eheheheh) está provada a teoria do Santy.
 
Oh Vitor!!
Pega então no caso que deste!!
A Juventus!!
Relembro o que disseste (e bem): "Aconselha-se um olhar mais atento para as movimentações de Nedved, por oposição com as de Camaronesi e digam-me aonde é que eles têm apenas 2 homens no meio campo"
Ai é que está!! Com posse de bola são 2 os homens no meio campo Vieira e Emerson) mas em situações defensivas (e algumas de transição defesa-ataque) Camoranesi e Nedved são unidades moveis e que fazem o equilibrio defensivo ajudando na marcação e na ocupação de espaços no centro do terreno! Ou seja o duo do meio campo não é rigido, passando a 3 ou 4 elementos variando consoante os desafios que o próprio adversário provoca! Isso foi algo que não aconteceu no Benfica!! Simão e Geovanni não ajudaram! Mas por exemplo nas Antas, em Vilareal, Lille, ajudaram!
É essa mobilidade que por exemplo João Moutinho e Carlos Martins tinham em termos ofensivos dado que os mesmo descaiam para as alas em desdobramentos defensivos e ofensivos!
Não faz sentido de falar de 3 para 2! E muito menos falar em ourinho!! Ridiculo!! Porque se tapa de um lado destapa-se do outro! São 11 para 11!!
 
A movimentação ofensiva de Nedved também é diferente da do Camaronesi. Com e sem bola.

São 11 para onze, mas o que interessa é que são 3 para 3 num dado lugar, 2 para 3 noutro, superioridade num sítio, inferioridade noutro. Mas o sítio interessa. Ou seja, estar em superioridade na defesa não é o mesmo que estar em superioridade no ataque, ou no meio campo (sendo que há meio campo ofensivo e defensivo , e também ai é diferente).
Quando durmo prefiro ter a cabeça destapada do que ter os pés, olha que história.
 
Em relação à comparação entre avançados do SLB com as do SCP só as faz quem quer (e quem acha conveniente). Essa analogia que fazes (um do SLB para cada ano) varia porque a forma de cada jogador do Benfica também tem variado! No Sporting não! É Liedson e outro (Pinilla, Deivid, Douala, Mota, Sá Pinto, etc)! Já está! Desde os tempos de Jardel que a equipa do Sporting se habituou a ter os olhos no seu ponta-de-lança. Na altura, era Barbosa, J.Pinto, Sá Pinto, Viana, todos a olhar para o mesmo. Saíu Jardel, entrou um mais perigoso ainda (porque apresenta outro leque de soluções que o Super Mário não tinha). E repete-se a história.
No Benfica não funciona assim. A referência joga a...extremo esquerdo. Seja Sokota, Mantorras, Miccoli, Nuno Gomes ou Marcel, a referência está encostada à esquerda e quando aperta é a ele que se pede solução. Não é ao striker. E isto também vem de trás, dos tempos de João Pinto que não era matador mas era a ele que se lhe pedia soluções.
 
Quanto ao posicionamento do meio campo do Benfica, os alas não defendem porque a defesa é boa e os adversários costumam ser fracos (leia-se, equipas da Superliga), excepto os grandes (Porto, Sporting, Braga). No Dragão resultou porque os médios centro portistas não se mexeram muito, apenas levavam a bola ao ala e, por aí, o Benfica está bem precavido.
Assim, tacticamente, o Benfica não é bom (diria mesmo que é mau), mas tem uma boa circulação de bola (apesar de lenta) com um grande defeito: as unidades de meio campo não completam a qualidade da restante equipa.

P.S. - Qualquer equipa que jogue em losango contra o Benfica tem condições para jogar melhor. Basta trabalhar as movimentações que o Vantunes referiu: espaço vazio (são crateras!!) e troca de posições.
 
Sim, tudo bem, certíssimo, excelente análise... mas o Liedson está lá sempre, é só isso que quero dizer, e o nuno Gomes tb esteve lá sempre nestes 3 anos, simplesmente antes ninguém podia sequer olhar para ele.
Portanto, vamos esperar rendimento mais consistente antes de entrarmos por aí. Liedson é fora de série e se estivesse no Benfica seria ele a referência (por exemplo), assim como é no Sporting e assim como seria no FCP. E seria eu que teria que fazer um exercício de lógica para todos os anos encontrar alguém para comparar com ele. Simplesmente não o faço, da mesma forma que não comparo ninguem com o Simão e com o Quaresma (por exemplo).
 
GRANDE ANÁLISE!!
Esperou que cada qual mandasse os seus bitaites, eliminou o comentário menos positivo de cada um e resumiu num só texto tudo o que havia para dizer.
Mad, tu de cabeça fria, és o maior! O pior é que ela leva tempo a arrefecer...eheheheh
DEIXA O BETO EM PAZ! ahahahah
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!