quinta-feira, dezembro 08, 2005

Pontos fortes e fracos_SLB

E uma nova rubrica no controversias, e pretende ser sobre futebol. Nao sobre o falado, mas sobre o jogado. Visa explicar resultados, ver o que cada equipa faz bem e menos bem. Nao e tarefa facil, mas vamos encarar o desafio de peito feito. Preveem-se seis capitulos para esta rubrica, e hoje surge o primeiro.

Comecamos por uma equipa em voga, nao so por ca, mas tb na Europa do futebol: o SLB. Actual campeao nacional e sexto classificado da Liga Portuguesa.
O que faz o Benfica andar? O que prejudica o Benfica?

Ponto forte :
O ponto forte do Benfica e a sua defesa. Nao tenho duvidas absolutamente algumas em referir que o Benfica e a equipa que tera os melhores defesas no nosso campeonato. Centrais, sao todos bons, com Luisao a confirmar a epoca passada, e Anderson a ganhar terreno a Ricardo Rocha, fruto da sua maior sobriedade e ocupacao de espacos. Alcides, sendo bom, tem que esperar. Para alem de que agora e opcao para o lugar de defesa direito.
Neste lugar o Benfica tem apresentado Nelson em grande forma. Mais do que pelas correrias pelo flanco acima, Nelson tem sido eficaz na cobertura do segundo poste (qdo o ataque adversario se desenrola pelo lado de Leo), e da velocidade na saida para o ataque. Alcides, traz estabilidade defensiva, e curiosamente nao tem sido facil passar por este gigante, mesmo quando afastado do centro do terreno.
Na canhota, o Benfica tem jogado com Leo , e com Ricardo Rocha. Leo parece-me debil defensivamente, nao da garantias no jogo aereo, e a seu favor tem a sua velocidade. Ricardo Rocha e um marcador por excelencia. Ate marca melhor na ala, do que no meio. Mas nao garante profundidade ofensiva. O Benfica tem modelos, opcoes , rotatividade, profundidade... procurem os adjectivos que quiserem. Esta defesa e o ponto forte do Benfica e pode-se adpatar consoante o adversario.

Ponto Fraco: Cobertura defensiva no meio campo
O meio campo do Benfica tem como actores principais Petit, Beto, Manuel Fernandes e Karyaka. Sobretudo os tres primeiros. E este meio campo, tem o condao de estragar com uma enorme facilidade o bom trabalho desenvolvido pela sua defesa. O meio campo do Benfica e composto por jogadores que so querem marcar com bola... Sem bola, nao estao preocupados com tarefas defensivas (Petit e um pouco a excepcao), e isso provoca desiquilibrios. SE um lateral sobe, nao ha medio centro que lhe proteja a retaguarda, o que deixa um enorme espaco para o aparecimento nesses locais dos adversarios directos dos centro campistas. Se um central sobe, o outro fica la atras soiznho, e se Petit tenta fazer alguma destas coisas, nao ha quem deite um olhinho pelo homem do internacional portugues.
Pior do que isso, e algo facil aos adversarios do Benfica trocar a bola, porque se tiverem medios que se movimentem, Manuel Fernandes nao esta interessado em ir atras de quem nao tem bola e dai a insistencia de Koeman em Beto, mas Beto e pessimo na transicao defesa-ataque... Perde inumeras bolas (ainda ontem com o Man Utd.), e elemento perigoso para a propria equipa. KKoeman tem que ter uma conversa com Manuel Fernandes, porque ja e demasiado tempo sem evolucao nessa materia ,e nem me interessa se remata bem, se e forte, etc e tal... Defensivamente e prejudicial a equipa.

Figura: Simao Sabrosa
Nuno Gomes vai desculpar, mas e de Simao que o Benfica vive. Sobretudo porque a incapacidade do meio campo do Benfica, obriga a que se carrile todo o jogo do Benfica pelas alas (esta nos livros que perder la a bola, tem menores consequencias que no meio). Do lado Direito, se ha Geovanni, as vezes nao lhe apetece, e por vezes Koeman joga Beto para tapar mais o meio. Logo sobra Simao, para em 3-4 segundos pegar na bola e leva-la do meio campo ate a entrada da area do adversario. Simao, inclusive, obriga sempre um medio centro contrario a estar de olho na esquerda para provocar alguma superioridade numerica nessa faixa, e isso cria desiquilibrios na faixa central para os remates dos medios centros.

Ovelha negra: Beto
E o mal amado, essencialmente porque a sua enorme disponiblidade fisica, nao compensa o defice de tecnica, o desacerto nos passes, as perdas de bola (se existissem turnovers no futebol, era o rei dos mesmos) e nao tem movimentacao que o faca aproveitar o seu bom pontape (essencialmente porque o treinador nao deve querer), pois tem um papel mais de contencao e nao de aproveitamento de espacos.

O Treinador:
Koeman precisa de um reforco no meio campo, para que este benfica seja consistente. Ou entao precisa de falar com os seus medios centro (principalmente Manuel Fernandes, que tem que assumir as responsabilidades da sua reputacao). Acho inteligente a movimentacao que o Benfica faz a direita do ataque, qdo joga com Beto. Este cai para o meio e abre uma avenida mais mortal para os adversarios do que a 24 de Julho, para Nelson ir por ai acima. Tenta fazer o mesmo do lado esquerdo com Leo, agora que nao tem Simao... Mas perde defensivamente, porque por vees os laterais sobem ao mesmo tempo... e entao Koeman opta por fazer um dosseus jogadores avancar para o meio campo, e ter centrais a faerem de laterais. Parece-me que Koeman pensa no que esta a fazer, em termos de equilibrio da equipa, mas nao encontra solucoes ofensivas a medida dos jogadores que tem. Esse e o seu maior desafio.

Comentários:
A análise parece-me boa, a ver se consigo acrescentar alguma coisa...
O ponto forte do Benfica é, sem dúvida, a defesa o que acaba por ser estranho porque o Benfica começa a defender mal, isto é, o seu meio campo não marca. E passa-se automaticamente para o ponto fraco (ou um deles): os médios centro. Até acho que Petit trabalha bem sem bola mas as suas lacunas são mais a nível de avançar no terreno. Essa função pertenceria a Beto (que obviamente não pode ser solução para isso) ou Manuel Fernandes (que há muito que não justifica o bonito rótulo que tem: não defende, passa mal a bola, prende o jogo, ataca pouco). O outro ponto fraco é o ataque na zona central. Nuno Gomes é bom jogador, tem 10 golos mas não é goleador e Mantorras é a mesma coisa (só não marca tanto). Falta algo naquela zona até porque Nuno Assis, Karyaka e Karagounis não são típicos 10 completos. Não se entende bem se falta um criativo ou um finalizador...mas que falta lá alguma coisa, falta!
A nível individual, considero que Nélson defende MUITO melhor que ataca, os centrais (principalmente Luisão) têm qualidade, Leo defende e ataca bem, muito inteligente a jogar, tem o problema da baixa estatura.
A figura é Simão, por tudo aquilo que representa e transmite aos colegas. Nos momentos dificeis tem sido ele a resolver (Mantorras e Geovanni também ajudam nesse campo) e é quem apresenta mais recursos técnicos dentro da equipa.
Se a ovelha negra é o mal-amado, então aí penso que o Geovanni é o indicado. O Soneca é criticado por só jogar na primavera/verão mas eu vejo-os a marcar golos decisivos a Porto, Manchester, Sporting e outros independentemente da altura do ano. Se a ovelha negra é o jogador com menos qualidade para jogar na equipa, então penso que o indicado é Beto. Apesar da grande capacidade de entrega e outras qualidades que possui. Há que refiná-lo (o que não será fácil), mas se alguém lhe dissesse para, assim que recuperasse a bola, a soltasse para o lado...era meio caminho andado.
Por fim, o treinador...Koeman não me convence. Parece ser um tipo porreiro para os jogadores, mas falta-lhe algo a nível táctico e, principalmente, em termos de substituições. De todas as vezes que inventou, só ganhou por uma vez a aposta: Geovanni a ponta de lança com o Manchester. De resto, desde a táctica de Lille à derrota com o Gil Vicente que se nota lacunas graves na sua análise.
 
O Benfica partiu para esta época com legitimas aspirações a renovar o titulo e simultaneamente com a esperança de ultrapassar a fase de grupo da Liga dos Campeões.
Para isso reforçou-se com algum critério e com qualidade. Talvez não o suficiente (sobretudo na ausência de um verdadeiro matador, um ala de qualidade, e um 3ª elemento à altura de M.Fernandes e Petit.)

A defesa é indicutivelmente o sector mais forte do Benfica e de longe a melhor de Portugal.
Muitas e boas opções.
3 centrais de grande qualidade, sendo que Luisão está cada vez melhor. Muito bom! Sou grande fã de R.Rocha (que até ja nem tem tanto aquelas entradas à queima) e Anderson tem vindo a mostrar boa qualidade, sendo para mim uma agradável surpresa! Recordo-me de até aqui no blog se questionar a sua contratação , servindo a mesma uma vez mais para criticar a dupla Veiga e LFV. Quanto a Alcides, não tenho ainda uma opinião formada. Acho que para 4ª opção está bem.
Miguel saiu e entrou Nélson. Está a sair melhor do que a encomenda! Muito bom enquanto defesa! A médio não gosto!
Leo, jogador experiente e recentemente titular (aproveitando a ausência de R.Carlos) na selecção do Brasil que venceu a Copa América, foi mais um excelente aquisição. Não concordo com a opinião que seja debil defensivamente! Ronaldo nos 2 jogos que o diga!! Bom no corte, bom no 1x1 e dobra bem os centrais (futebol aéreo à parte).
Manuel dos Santos qeu até deu bem conta do recado na época passada, eclipsou-se! Ninguem se lembra dele!

E no Meio Campo??! São vários os problemas. Mas problemas solucionáveis.
No nucleo central a dupla M.Fernandes & Petit, não tem tido este ano o rendimento que já teve no passado.
M.Fernandes (de quem tenho sido critico este ano) está muito abaixo, mas considero que existem atenuantes. Recordo que já no final da época passada este jogador actuou debilitado, dado que se encontrava afectado por uma publagia, facto que inclusivé o levou á mesa de operações. Perdeu parte da pré-época ( e toda a gente sabe como é importante realizar uma boa pré-temporada) e regressou ja com a época em decurso. Só que terá regrassado prematuramente! Uma vez mais! Algo que já aconteceu com Simão, Karagounis e Miccoli.
Como tal regressou sem estar a 100% e com isso obviamente o seu rendimento é afectado. Não havendo total disponibilidade física, a sua movimentação é deficitária, não faz o pressing que já demonstrou fazer com qualidade, não faz a ocupação de espaços que deve fazer, não acompanha o adversário directo. Enquanto conseguiu foi jogando. Louve lhe o espirito de sofrimento , a capacidade de luta.
Tem tido contudo falhas que o défice físico não explica: muitas perdas de bola, muitos passes falhados, muito vez a agarrar-se à bola! Como isso irrita!!
Tudo isso dificulta a articulação com Petit e emperra todo o jogo ofensivo e desestabiliza defensivamente.
Sem um nº10 ou um medio centro que transporte a bola e que descubra espaços, o Benfica procura desesperadamente Simão!
É a referência , é ele quem tem por missão transportar a bola (na ala) , é ele quem tem de criar desiquilibrios, é ele quem tem de marcar golos! Muita coisa para um só jogador! E quando Simão não joga, ou tem um rendimento fraco, a equipa abana por tudo o que é lado! Karagounis ou Geovanni que serão os elementos que à partida jogarão partindo do lado direito têm sido de uma irregularidade desesperante! Karagounis têm sido perseguido por lesões e o Soneca só gosta dos jogos grandes. E se o põem preso á linha então ai está mesmo o caldo entornado!
As opções de banco têm falhado e há que reforçar as alas: Carlitos (que gostava de o ver na esquerda – à semelhança de Simão) na direita tem sido um desastre. Hélio Roque está esquecido por Koeman. Que pena! Karyaka tá mais que provado que não dá para jogar na esquerda!

No Ataque, está outro dos problemas do Benfica. A dupla N.Gomes & Miccoli parece complementar-se bem, mas o italiano lesionou-se e têm estado de fora. Quem com isso ainda sofre mais é Nuno Gomes o qual apesar dos seus 10 golos não é de forma alguma um goleador nem o tipico homem de area.
Ora, Nuno Gomes não o é, Miccoli também não é e muito menos é Mantorras!
Está aqui um problema grave para o Benfica. Estão limitados! As soluções existentes são semelhantes e perante problemas diferentes não existem alternativas capazes de resolver. Há que reforçar o ataque com um homem de área: Marcel!!

E o treinador: Suporta-se!!
Tem qualidades, mas por vezes inventa e tacticamente além de teimoso é limitado. Mas gosto da sua forma de liderar, da sua psicologia (que por exemplo nas Antas foi importante)
 
Copa América não (nem foi convocado), taça das confederações.
E o titular era o Gilberto (que joga agora na Alemanha), o Léo só fez um jogo, com o Japão (ficou 2-2) - isto só para deixar as coisas certas, o que não invalida que seja bom jogador. Penso que Léo ainda não foi exposto, mas as suas características defensivas são duvidosas... Sobretudo qdo tem que compensar ao segundo poste (e aqui até já foi exposto). Ou seja, é o típico defesa que se safa qdo tem uma referência, alguém para marcar, mas que qdo o jogador lá aparece é mais dificil...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!