quarta-feira, dezembro 14, 2005

Pinilla_1


Pinilla, antes de ser jogador de futebol, já era...sul americano. Digo isto porque acabo de ler uma entrevista dele onde descreve que, enquanto esteve em Alvalade, o mundo foi (quase) perfeito: Carlos Freitas que foi quem o contratou sempre foi muito amigo dele, Paulo Bento é um profundo conhecedor do futebol e teve as suas razões para não o pôr a jogar (tal como Peseiro), a liga portuguesa pode ser das melhores do mundo, os adeptos foram espectaculares, o balneário é muito amigo, etc. Discurso "abrasileirado" do qual não sou fã por isso questiono algumas afirmações suas porque sempre tive a sensação de que Pinilla seria um elemento destabilizador do balneário. Sempre deixou implicita a sua insatisfação por não jogar.
Este ano somou azares com lesões mas a promessa que fez de marcar 20 golos apenas indiciou que esses 20 golos (ou muitos deles) teriam de ser apontados ao serviço de outro clube porque no Sporting não teria espaço para tal. Pinilla sai, dificilmente voltará, mas, apesar de tudo, conseguiu criar uma empatia com adeptos pouco habitual em jogadores que sem darem muito e sem serem muito famosos, nunca conseguiram criar no clube grande português. Terá sido por prometer muito?

P.S. - Quem se lembra do jogo em Braga e em Vila do Conde o ano passado e do jogo da meia final da taça UEFA com o AZ em Alvalade, recordar-se-á como Pinilla tem potencial para ser craque. No mínimo, um bom jogador. O seu problema tem que ser de foro psicológico. Não deverá ser muito forte nesse aspecto específico. Foi craque muito jovem no Chile, ainda hoje é sex-symbol lá (género o que foi Dani aqui), casou com uma modelo também muito famosa no Chile, assinou com 19 anos pelo Inter Milão e a partir daí...foi sempre uma promessa adiada. Celta, Chievo, Sporting, segue-se o Racing Santander. Possivelmente, deu um passo maior que a perna e hoje paga essa factura. Em Janeiro terá contrato com 3 clubes (Racing, Sporting e Inter), e dizer que nenhum deles o desejará em Junho do próximo ano não é, de todo, impossível...

Comentários:
Pinilla é na minha opinião um daqueles jogadores que atinge um estatuo fruto do tal Marketing. Tem qualidades é um facto mas que claramente não justificam o estatuto de estrela que alcançou.
Tiro o meu chapéu ao seu empresário!
Quanto ao seu percurso em Portugal: passou do 8 a muito perto do 80! Recordo-me que nos primeiros 6 meses, todos assobiavam o homem! Diziam que se atrapalhava com a bola, que nem sabia correr com a bola, diziam que era pior que o Gimenez! Era um pesadelo! Mas depois, 3 ou golos decisivos e já era uma estrela! Não houve ali um meio termo!
Além de muito novo e fruto do estatuto de estrela que alcançou, sobretudo no seu país, Pinilla teve ainda o azar de apanhar com Liedson e mais tarde com Deivid, que tendo sido uma aquisição dispendiosa era natural que a opção caisse no brasileiro por forma a justificar e rentabilizar o investimento.
Quanto à sua saída em si. Eu pessoalmente louvo o seu discurso! Não arranjou fantasmas onde não existem, e teve palavras simpáticas para com colegas, treinadores e adeptos. Todo um conjunto de pessoas que o tratou bem, que o fazia sentir bem e o quase sempre o apoiou.
Acho esse discurso justo, sério e honesto e não fez como Luis Fabiano que acusou tudo e todos do seu fracasso! A culpa era de todos menos dele!
Pinilla foi um homemzinho!! Muito bem!!
 
Sim, mas acho que o Pinilla e um gajo que nao tem nocao da realidade!!!!
Tudo correu bem, todos o tratam bem, ele tem todas as condicoes psicologicas e realmente ele e um optimo jogador (isto sao palavras dele), portanto pergunto eu... o que e que raio falhou aqui????? Acho que ele nao e um optimo jogador. Tem qualidades sem duvida, mas e um sonhador, tenta sempre fazer coisas impossiveis, e de vez em quando assinala gds golos (Moreirense e AZ Alkmaar), faz gds passes (Gil Vicente o ano passado para Liedson e um passe fenomenal) mas falha golos incriveis e faceis (jogos com o Leiria e Academica em casa - valeram pontos perdidos, 5, que chegariam para ser campeao, por exemplo).
Adeus, es simpatico, mas nao deixas saudades e muda de alcunha, o Pinigol parece gozo, ou uma ironia pa!!! Tenta PiniNice, ou PiniCool, uma treta assim desse genero.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!