sábado, dezembro 03, 2005

Mantorras_1



Mantorras chegou a Portugal em 1999 ao Alverca. Rosto de menino, vistoso a driblar (tanto parecia trapalhão como parecia habilidoso), penso que o primeiro jogo foi mesmo em Alvalade. 1 ano e alguns jogos depois, marcou um golo a Schmeichel, deixou André Cruz de cabelos em pé e saltou para a ribalta. O interesse dos grandes passou a ser falado e Luis Filipe Vieira (seu protector e amigo) decidiu vendê-lo ao Benfica. Um negócio, no mínimo duvidoso, de cedência de 50% do passe por 1 milhão de euros. O dinheiro nunca se sabe se chegou ao destino, mas isso são outras contas...
Chegado ao Benfica, muito se falou no seu valor e no que iria significar a sua chegada: "O novo Eusébio", "o passe de 18 milhões". Nos jogos, a bola passava sempre por ele e os adversários também...uma primeira época na Luz que rendeu 13 golos e um problema que durou 2 anos. Jogou lesionado mas, na sua inocência, achou sempre que era em prol do clube. Com Toni foi ponta-de-lança, com Jesualdo alternou a ala direita com a frente de ataque ao lado de Jankauskas.
O ano passado voltou, aos poucos, disponível a ajudar, nem que fosse 10-15 minutos. Trappatoni geriu ao máximo a sua utilização e Mantorras entregou de bandeja 6 pontos em 3 jogos marcando nos últimos 5 minutos (Estoril, Marítimo e Leiria). Se Simão foi a figura do campeonato benfiquista, Mantorras foi quem decidiu nos momentos críticos.
No fundo, vê-lo entrar em campo foi sempre motivo de alegria para os benfiquistas. As demonstrações de afecto e simpatia com um jogador que, enquanto deu pouco ao clube (3 primeiras épocas), foi um herói. Hoje, depois de ter contribuído decisivamente para a recuperação do título para as bandas da Luz e de ter declarado a sua simpatia pelo Sporting, é assobiado num estádio que, um dia, o colocou ao nível de Eusébio...

P.S. - Qual seria a reacção dos adeptos benfiquistas se Nuno Gomes, Simão Sabrosa, José Veiga, Nuno Assis e Manuel Fernandes revelassem o clube da sua simpatia de sempre?

Comentários:
Vamos por partes: Mantorras, na referida entrevista não afirmou ser sportinguista. O que aconteceu foi que o entrevistador (quem te a mania que é engraçado) colocou um caschecol em Mantorras, o qual inicialmente o quis retirar e até disse que deveria era ser um do Benfica, mas o entrevistador deu-lhe a volta, e na sua tradicional ingenuidade Mantorras acedeu. Até pelo modo como foi antecedida a mostragem dessa reportagem, claramente se via que aquilo era uma pequena armadilha.
Posto isto, há que dizer que se efectivamente Mantorras foi assobiado, tê-lo á sido por uma muito pequena minoria do universo benfiquista.
As exibiçoes de Mantorras desde que teve a lesão e sobretudo este ano, têm sido fracas. Muito fracas!
Sou um admirador incondicional deste grande jogador, vibrava com as suas jogadas, com as suas fintas. Esperava sempre algo de mágico cada vez que ele pegava na bola. Não eram nem são os seus golos que me fazem admira-lo, mas sim as suas jogadas de sonho. Jogadas que nao creio que voltaremos a ver. A lesão que ele teve, tirou-lhe velocidade, tirou-lhe resistência, poder de choque, aquela massa muscular que lhe permitiam aquelas arrancadas fabulosas. Sem aquela lesão, sou da opinião que Mantorras seria dos melhores jogadores do Mundo. De Top.
Mas aquela lesão......
Lesões como as de Marco Van Basten, Ronaldo, Shearer mudam o destino. Não voltam a ser os mesmos. Mantorras teve esse destino.

Quanto à questão clube. Não sei se é sportinguista. Mas e se for?? E então??? Não vejo o minimo problema nisso.
O que é interessa é o profissionalismo que se põe em prática. A garra, o querer.
Olho para o Benfica e vejo por exemplo que ao nível dos jogadores as 2 referências não são benfiquistas de gema. Simão (sportinguista) N.Gomes (portista) são exemplos de profissionalismo, de querer, de garra.
Vejo Veiga (portista) com uma garra, uma sede de vencer que impressiona e que faz corar muito benfiquista de gema.
Tiro-lhes o meu chapéu.

Em todos os clubes, existem profissionais que torcem por clubes que não aquele que representam.
No Porto até o próprio Baia admitiu que em pequeno era benfiquista. E eu sou da opinião que não se muda. A partir do momento em que se é, sê-lo à para sempre.
No Sporting, por exemplo vejo actualmente Paulo Bento, que sendo benfiquista, defende a sua camisola com unhas e dentes. Profissionais assim são exemplos.

Quem assobia, na minha opinião é....parvo!
 
Não viste a entrevista toda... ele afirmou textualmente que era do Sporting. Eu tb só tinha visto um excerto (Mas depois o Kramer alertou-me para o facto), e não tinha ficado com essa ideia. Mas depois vi tudo... o Mantorras foi passarinho. Foi antes disso do cachecol... a cena do cachecol foi realmente hilariante. Qdo ele se apercebeu da cena á volta do pescoço, ficou branco!!! ahahahahahahah. Ele até já tinha admitido isto qdo estava no Alverca - mas estar no Benfica e fazê-lo, doi muito mais.

Mas isto é uma falsa questão (é uma falsa questão com piada - "O padrinho não te vai bater por isto" - ahahahahah). A não ser que ele dissesse que ainda sofre pelo clube. O Profissionalismo é assim. Os jogadores são obrigados a jogar por outros clubes, senão se o clube do coração não os quisesse não jogavam em lado nenhum.
 
Mantorras, nunca seria um dos melhores do mundo... Bom jogador, sim, mas nunca um dos melhores do mundo.
Só pensa assim quem pensa com o coração - na minha opinião, infelizmente nunca o saberemos.
 
Tenho 99% de certeza que ele disse que era sportinguista. Pelo menos a familia toda é. E, no mínimo, disse que tinha simpatia pelo Sporting. E eu vi a entrevista toda!
Em relação ao potencial de Mantorras, não chegaria para ir tão longe (melhores do mundo) mas é daqueles jogadores que fazem falta pela alegria que transmite.
 
Claro que disse. O Zorro é palhaço, ahahahahah.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!