sexta-feira, dezembro 09, 2005

Jorge Costa_1


Jorge Costa sai hoje pela 2ª vez do Porto pela porta pequena. Um facto estranho ver o capitão de equipa, no clube há 14 anos, ser "convidado" a saír pela 2ª vez por um treinador que está no clube há menos de 1 ano. Foi assim com Octávio (que diga-se de passagem enfureceu o "bicho" de tal forma que este atirou a braçadeira para o chão aquando da sua substituição num jogo em casa frente ao Setubal), foi assim com Co Adriaanse. As razões da dispensa penso que são iguais, mas os argumentos apresentados (alguém se chegou verdadeiramente a justificar?) diferentes: Ambos treinadores queriam ser a figura de proa dentro do balneário e por isso temiam a força do "bicho" junto dos colegas. Co Adriaanse justificou-se com "Jorge Costa já não é o que era", Octávio limitou-se a dizer que haviam soluções no plantel e que a proposta do Charlton era boa para todos.
De qualquer das formas, o mais importante nestes processos é a tomada de posição do presidente Pinto da Costa: Ninguém lhe pede que vá contra as decisões do treinador que contrata. Se o contratou é porque confia nele. Também não se espera que assuma uma posição oficial ao lado de Jorge Costa, mas e em relação ao facto do nome de Jorge Costa ter surgido na 1ª lista de dispensas de Co Adriaanse e ter sido vetada pela direcção? Terá sido mesmo verdade? Se calhar Pinto da Costa deu um tempo a Co Adriaanse para provar que estava certo e que Jorge Costa já não era necessário.
Mas será que o Porto (e Pinto da Costa obviamente) não perde com a saída de Jorge Costa? Parece-me que sim. Sai um homem devoto ao clube, um líder exemplar, o patrão do balneário, um confidente da direcção.
Ficará o Porto órfão de pai no balneário? Chegará Vitor Baía, Pedro Emanuel e Ricardo Costa (há alguém mais que o possa fazer?) para passar a mística? São perguntas de resposta teórica óbvia, mas falta confirmar na prática o que vai acontecer...

Comentários:
Isto é pode ser visto de maneiras: Copo Meio Cheio ou copo Meio Vazio!

J.Costa vitima ou faz se de vitima?

Nos tempos de Octavio, J.Costa teve um gesto que de facto cai muito a um capitão de equipa, e sobretudo a uma referência como era o Bicho.
Recordo que na altura O.Machado justificou o facto de J.Costa ser potencialmente a 3ª escolha para central em virtude de segundo ele, dispor da melhor dupla de centrais da Europa: R.Carvalho & J.Andrade!!
Na altura muito me ri e pensava: Mas este gajo é assim tão parvo??!
Hoje em dia alguem discordará que de facto seria a melhor das 3 melhores duplas????!!
J.Costa não aceitava ser suplente e pelos vistos fazia questão de o demonstrar.

Os anos passaram, e já o ano passado o Bicho dava sinais que a sua longa carreira caminhava para o fim.
Adriaanse tb assim o pensa. Pessoalmente acho que ainda teria lugar naquela equipa, mas felizmente o holandês nao pensa dessa forma.
Mas a questão é que tudo na vida têm um fim. Sem dramas há que aceitar isso. Ou se resigna ou se faz um "bicho" de 7 cabeças! Por exemplo no Porto, Paulinho Santos e Secretario viveram situações semelhantes e por lá ficaram o ultimo ano da carreira sem jogar, mas ficaram até ao fim passando a mistica e formando um nucleo importante. Sem dramas!

Recordo por exemplo no Milan, o caso de Costacurta, que lá está e não faz birras porque não joga e querendo assinar por A ou B.
E Aloisio?? O mesmo!!

No Benfica Veloso viu que não podia mais e saiu!
Preud´homme fez a passagem para Ovchinikov!

Quanto ao "Ninguém lhe pede (Pinto da Costa) que vá contra as decisões do treinador que contrata". FALSO!!

Del Neri quis dispensar McCarthy, Costinha, Derley e Carlos Alberto.
Pinto da Costa não deixou e já so mais tarde é que isso aconteceu!
 
Octavio tinha a desculpa da qualidade, e realmente ha jogadores que nao servem pra ser suplentes, porque simplesmente a sua veia competitiva nao lhes permite ficar a ver. E como suplentes podem ser corrosivos (Romario na seleccao do Brasil, por exemplo). Entendi a dispensa nessa altura, ate porque foi o jogador que (como agora) procurou sair a ficar a vegetar (Eu acho que Jorge Costa faz muitissimo bem!!!! E de artista!).
Quanto a PC, sem ir contra o seu treinador, penso que deu foi tempo a Jorge Costa de provar a Adriaanse que estava errado (e esta!! Claramente, Jorge Costa tem ali lugar, so nao ve quem nao quer, ou... quem ve os treinos). Pinto da Costa esteve bem ao impedir a dispensa... protegeu o seu balneario. E nao tenho duvidas que Jorge Costa so sai porque quer. Prefere ir jogar, arriscar num lugar aonde nao e rei (nao me admira que conquiste aquele balneario, e acabe como capitao no inicio do ano que vem) do que ficar a viver da admiracao do passado.

A minha homenagem a Jorge Costa fica feita, porque sempre admirei a postura dele fora de campo (em campo nao, porque nao sou do FCP), a forma de estar no futebol e a facilidade com que conquista o respeito dos que com ele trabalham. Boa sorte e espero que brilhe na Belgica, para acabar a carreira como a viveu - por cima.
 
Há coisas que eu admiro em J.Costa. Outras não! E perdeu 90% da admiração que tinha por ele, aquando do célebre jogo com AC Milan, acabou por levar (e bem) uma cabeçada de Weah após insultos racistas proferidos pelo Bicho.
Comportamentos e Atitudes de Bicho!

Quanto ao facto de este pretenteder sair para jogar, aceito perfeitamente! Mas não se faça de vitima nem façam disso um drama, atirando pedras a Presidente ou Treinador!
Ninguem é eterno!
Até Eusebio foi acabar a sua carreira no Beira-Mar!
Sem vitimização! E voltou a ser, é e sempre será a grande referência do Benfica!
 
Não querendo ser picuínhas, na verdade o que se passou foi que Jorge Costa ATIROU a braçadeira PELO AR na DIRECÇÃO de Capucho, a a braçadeira obviamente não é pesada, logo, não chegou ao jogador e caiu no chão. O que, mesmo sabendo que Jorge não estava contente, não é bem a mesma coisa que atirá-la para o chão! Cumprimentos
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!