sexta-feira, dezembro 02, 2005

Clássico_7

Porto-Sporting, nunca é fácil de "lançar" um jogo destes. Vamos tentar:
Tanto um como o outro alteraram a sua filosofia de jogo desde há 5 ou 6 semanas. Com a diferença de que o Porto manteve o treinador. Co Adriaanse aprendeu com o Benfica que não é só ter uma equipa de ataque que se ganham jogos. Lançou Paulo Assunção, abdicou de Diego e ganhou consistência defensiva. Paulo Bento fez algo parecido: acertou o modelo defensivo, joga um futebol de menos risco do que Peseiro.
Penso que vai ser um jogo equilibrado em que o Sporting vai saber conter a maior parte das ofensivas portistas. Quaresma será factor de desiquilibrio e Tello terá muitas dificuldades para o segurar. Mas não será o único a poder desiquilibrar: Lisandro e Lucho poderão afirmar a sua enorme qualidade num jogo desta dimensão. Resta a dúvida: haverá ou não ponta-de-lança de início? Jorginho está fora de forma, Benni aos saltos no banco e Hugo Almeida com motivação suficiente para entrar forte.
Já Paulo Bento optou por não arriscar pelo desiquilibrio 1x1. Liedson fica de fora por opção, Douala por lesão. Perde-se a velocidade e o poder de finalização. As opções que ficam são de equipa (tal como foi Paulo Bento enquanto jogador): Defesa já definida há algum tempo, meio campo da "cantera" com Custódio, Moutinho e Sá Pinto (este um pouco mais adiantado) a assegurarem consistência e as 3 armas de fogo: Nani pelo repentismo, Carlos Martins pela qualidade de passe e Deivid.
Nos bancos, mais opções para Co Adriaanse (pode lançar, por exemplo, Diego e McCarthy). Paulo Bento tem "apenas" Wender, Pinilla e Varela.

Comentários:
Excelente noticia para o Sporting!!
Após lesão de O.Benquerença, Lucio Batista irá ser o árbitro do clássico de hoje!!
Polga, Tonel e companhia podem fazer penaltys à vontade pois sabem que nada irá ser assinalado!!
Melhor, só mesmo Elmano!!

Teremos um "The Chosen One" parte III ??????
 
Lucílio Baptista não é um árbitro Sporting... isso fica já claro. Ou melhor, árbitro Sporting, só se fôr nos jogos com o Porto (à semelhança de João Ferreira...), e para bom entendedor...

Falando de bola, este jogo será muito, mas muito complicado para o Sporting. O FCP tentará apresentar muita dinâmica ofensiva, com Diego e Lucho - acho que Diego vai jogar no meio campo com Lucho e Assunção,se bem que Adriaanse apresenta um discurso surpreendentemente cauteloso, quiçá pensando ser o mesmo Sporting que defrontou nas meias finais da UEFA o ano passado.
As movimentações dos referidos médios colocam desde logo uma questão? Quem marca quem? Custódio de olho em Diego (porque o Porto só deve ter um avançado) e Lucho é um jogador que partindo mais de trás, até aparece maisna frente, mormente na área a finalizar. Ora, Carlos Martins para marcar, é mentira (só nos seus tempos de líbero nos juvenis do Sporting, e mesmo aí era só para não ter marcação), Nani parece-me verde para este jogo, logo a tarefa deveria ser de Moutinho. Ou de Sá Pinto. Mas se a Sá Pinto é pedido isto, Deivid fica lá na frente para 4 homens. Ou seja, prevê-se um jogo ofensivo para Bosingwa e para Peixoto - como eles gostam.
E o Sporting? Aonde pode o Sporting desequilibrar? Exactamente por aí. Com dinâmica ofensiva no meio campo, a pedir trocas de posição entre Moutinho, Nani e Martins, com estes a aparecerem nos espaços vazios a solicitarem qualidade de passe (Sá Pinto tb, claro).
O Sporting tem que oferecer o jogo ao Porto, convidá-lo a subir, e assim que recuperar a bola, lançar ataques em dois três toques, pelo lado em que o FC Porto está a atacar. Tem jogadores para tudo, menos para recuperar bolas (Custódio, Moutinho e Sá Pinto têm que ser recuperadores eximios, e os dois últimos ainda têm que se soltar rapidamente)... e como esse é primeiro passo, prevê-se uma noite dificil para os leões. O meio campo da cantera pode estar muito verdinho, ou será esta a primeira vez em que, com toda a legitimidade se pode afirmar que : "A Academia resolve!".
 
Aposto num empate de 1-1
Jorginho e Deivid
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!