segunda-feira, novembro 07, 2005

Árbitros_27

Esta semana fomos de encontro àquilo a que já algum tempo é referenciado aqui no blog: a importância dos árbitros auxiliares (os ex-fiscais de linha, esses senhores que não tinham funções quase nenhumas). Aí vamos nós (perdoem-me se me esquecer de algum erro, é que foram mesmo muitos!):
Augusto Duarte e os seus auxiliares tiveram noite não em Alvalade. Ainda na primeira parte, não validaram um golo limpo à União Leiria (Maciel parte em posição duvidosa), não expulsou Sá Pinto por acumulação de amarelos (falta sobre Harison), não expulsou por vermelho directo (ou acumulação, era à escolha) Fábio Felicio por agressão a João Moutinho. E não puniu os (supostos) simuladores de faltas com amarelos. Nota muito negativa.
Em seguida, outro jogo polémico: Benfica-Rio Ave foi prejudicado por vários erros de arbitragem, entre os quais 1 fora de jogo mal tirado a Leo, 1 por tirar a um jogador do Rio Ave no lance do segundo golo, 1 penalty aquando do livre do Karagounis a fechar a 1ª parte. O árbitro auxiliar viu uma cotovelada em Nuno Assis e o árbitro apenas marcou falta. Se houve agressão, teria que haver acção disciplinar.
Por fim, o golo anulado a Hugo Almeida é muito mal analisado pelo árbitro auxiliar. Claramente em jogo.

P.S. - O árbitro auxiliar do Sporting-Leiria, ou não viu o lance por estar encoberto por um defesa, ou estava muito desatento. É quase impossivel não ter assinalado golo querendo prejudicar o Leiria/beneficiar o Sporting.

Comentários:
Bom, esta semana e realmente complicado algume que goste de futebol vir dizer que nao fala de arbitragens. Os arbitros sao um agente do jogo, sao pagos e como tal sao sujeitos a criticas!!! Nao ha volta a dar... Nao ha razao nenhuma para beneficiarem de imunidade, portanto...

Comeco pelo erro mais grosseiro do ano, e ja a contar com os que ai vem!! Se fosse com o meu clube, andava um mes a bater mal... assim como assim foi com a Uniao de Leiria, que e o clube com menos adeptos da Europa, logo nao deve ter incomodado muita gente.
E impossivel a um auxiliar minimamente competente, justificar seja de que maneira for o nao ter visto aquele golo. Ve-se da China, quanto mais do interior do Alvalade XXI. A partir dai so desejava para o SCP ganhar por mais de um golo, porque nao me ia saber a vitoria de outro modo. O resultado deste jogo foi 2-2, mas os arbitros nao quiseram.
Mas nao se ficou por aqui, a equipa de arbitragem: Fabio Felicio lembrou-se de pisar violentemente Joao Moutinho e nao viu amarelo... A falta foi marcada, o arbitro viu, mas achou que nao era passivel de amostragem de cartao. DEpois, mais uma vez Liedson derrubado na area por Gabriel (despiu-lhe a camisola ate meio) num lance de bola corrida apos cruzamento de Sa Pinto, mas como e Liedson nao se marca... E mais, o comentador consegue ver Liedson a agarrar Gabriel tb (ele que tao sagazmente havia avaliado o lance do golo) - E uma vergonha o que estao a fazer com Liedson. Dps quando os bons jgadores vao embora dizem que nao ha qualidade em Portugal... Vergonhoso. Nao contentes com isso, o Sr Augusto Duarte e companhia lda lembram-se que Fabio Felicio pode carregar Liedson a caminho da area num contra ataque perigoso e nem ver amarelo... Ate me admira como marcou a falta.

A seguir veio o Maritimo-Braga, apitado por Lucilio Baptista!! Um pessimo arbitro. Neste jogo, Nem (ja com cartao) fez uma excelente imitacao do Karate Kid, atacando com os pitons o jogador Kanu do Maritimo... Nas partes baixas!! O Fiscal de linha viu, e mandou seguir, o arbitro nem falta considerou!! Impressionante! Mas parou o jogo para a assistir o jogador do Maritimo e marcou lancamento para o braga... porque Nem nao tocou na bola. Nao se percebe. Logo a seguir o mesmo Nem tem uma falta dura sobre o mesmo Kanu, passivel de amarelo, e nao contente com isso levanta-se e encosta a cabeca na do jogador do maritimo... Nao se passa nada , disse o Sr. Arbitro. Isto tudo antes da meia hora de jogo.

Porto... Bem, o golo anulado a Hugo Almeida e ridiculo (o fiscal esta a dormir... Ou entao so ve metado do campo) e os jogadores do Porto tem muito talento para o andebol!! Dois tocaram a bola com a mao na mesma jogada (A primeira e casual, a segunda ...epa, nao interessa a intencao, e Penalty). O Arbitro viu... estava de frente e disse : "Siga"

Benfica-Rio Ave : SEgundo golo do Rio Ave e precedido de fora de jogo (pese embora o jogador do Rio Ave venha para tras, nao deixa de ser fora de jogo por isso, desatencao do fiscal e... do defesa tb ja agora) e depois um caso que nao e, porque ninguem fala dele. Ha uma falta a meio do meio campo do Rio Ave, o arbitro marca, mas a bola fica a uns bons 5 metros do sitio aonde e cometida a falta, um jogador do Rio Ave apresta-se para pegar nela e o arbitro diz para ele deixar a bola... Acto continuo, vem Petit de tras e marca a falta longe do local aonde foi cometida e depois ha uma daquelas faltas que so se marcam se nao forem sobre o Liedson (Mantorras - e falta) e a seguir da golo. Nao se pode por em causa a legitimidade do golo, mas a atitude do arbitro empurra deliberadamente a equipa pequena para tras, e isso acontece muito nos jogos dos grandes (menos se o carregado for o Liedson, ai e simulacao). E preciso muita atencao a isso!! Por fim, mais um lance de grande penalidade entre Ricardo Rocha e Gaucho (penso que ainda na primeira parte, porque nao vi o lance em directo)... Ta na hora de comecar a punir isto. Ate porque o agarrao continua depois da bola ser chutada.

Nao sei se falei de tudo... Nao vi os primeiros 45 mins do Benfica, e possivel que me tenha escapado alguma coisa.

Nao falar de arbitragem?? Porque?????? Fala-se de arbitragem! Resolva-se a arbitragem.
 
Bem, eu sou daqueles que por sistema não fala muito de arbitragens ou que pelo menos não atribui (quase) sempre os insucessos aos erros de arbitragem.
Há erros e há erros! Erros normalissimos e que qualquer um cometeria (para não ferir susceptibilidades vou apenas dar exemplos dos jogos do meu Benfica) como o cometido na semana passada no golo da Naval contra o Benfica.
O golo nasce de um fora de jogo. Mas é daqueles foras de jogo milimétricos!! Só mesmo com várias repitições e em camara lenta é que se detecta! Não consigo criticar quem quer seja (quer dizer conseguir até consigo!! Que vontade de bater no Nereu!!) porque é daqueles lances muito dificeis de decidir e tal como diz a lei, em caso de dúvida há que beneficiar quem ataca! Como tal acho o fiscal ai teve bem. Isto é um exemplo de um erro que so quem não está la não comete.
Depois há os erros gritantes! Erros que nos fazem pensar no tal sistema, ou em subornos, ou em clubite pura. Exemplo disso é o penalty assinalado sobre Karadas o ano passado frente ao Estoril! Ridiculo!

Neste fim de semana, aconteceu de tudo um pouco!! Erros normais e erros gritantes!!
Numa altura em que o Apito Dourado ainda paira no ar, eu tenho alguma dificuldade em acreditar que algum arbitro ou fiscal se deixar manietar por factores exteriores (seja por causas de pontuações, subornos, etc)mas depois vejo o que aconteceu em Alvalade e começo a pensar que provavelmente estarei errado!!
Em Alvalade existem para mim 2 erros grosseiros. Sem desculpas, sem hipotese de tentar perceber todo e qualquer cenário que possa explicar as decisões de arbitro e fiscais. Indesculpáveis!
O lance do (não) golo será porventura o maior e de maior gravidade (em termos desportivos).
É impossivel não ter visto que a bola ultrapassou claramente a linha de golo! Impossivel!! E mesmo que por algum ataque repentino de miopia / estigmatismo , Nevia não tivesse visto a bola, bastava ter reparado na posição de Ricardo e ver que era impossivel este ter tirado a bola fora da linha de golo!
Este é um erro fundamentelmente do fiscal e em ultima instância do arbitro que ate estava bem colocado (vê se ele a aparecer nas imagens) e poderia validar o golo.
Acho que se este lance acontecesse para o Benfica 99% dos sportinguistas falariam no tal sistema ou subornos , ou algo do genero. Como aconteceu para o lado verde não estou crêr que alguém equacione esse cenário.
Outro erro gritante é na minha opinião o lance de Fábio Felicio com João Moutinho!! Grrrrrrrr!!
Amarelo??? Mas qual amarelo??!! Vermelho!! E nem era um cartão!! Era logo uma cartolina daquelas bem grandes!!
São 2 erros gritantes! Absurdos!
Os lances com Liedson, sinceramente não vi porque ia vendo o jogo a espaços e nos resumos da tv (que foi onde vi o lance de F.Felicio, dado que nao vi esse lance em directo) e nos jornais não me recordo de mencionarem nada sobre isso.
De qualquer forma, julgo que Liedson estará a pagar o preço do teatro que fez e ainda faz, dado que em cada 5 vezes que cai, 2 ou 3 vezes é fita dele. O mesmo se passou com João Vieira Pinto, Simão. Exageram no teatro e depois pagam esse preço. Por vezes sofrem mesmo falta mas os arbitros jogam na retranca e desconfiando, não marcam nada. É triste mas é assim.

Não vi o Braga pelo que não posso comentar.

No Benfica - Rio Ave, há lances polémicos. Um erro claro e daqueles que na minha opinião não deixa duvidas que é o lance do 2º golo do Rio Ave. Fora de jogo demasiado visivel.
O 1º golo do Benfica nasce do lance que acho que nãó é falta. Acho que é Karagounis quem lá poe propositadamente a perna procurando o contacto. O lance é muito rápido e complicado de ajuizar e aceito que tivesse marcado falta tal como aceitaria se nao tivesse marcado nada.
O lance de R.Rocha. Agarra sim senhor. Se querem marcar penalty então que se assinale penalty em cda pontapé de canto ou livre lateral! Que se arranje um critério uniforme e não apenas quando convêm !! Isso irrita-me!
Todos agarram nesses lances de bola parada! Todos!
O lance de Ze Gomes. Amarelo! Quando foi Karagounis nas Antas exigiam Vermelho. Como foi Zé Gomes ninguem diz nada! Mas era amarelo! Descarado!

No Paços Ferreira - Porto, existem 2 erros.
Há um penalty cometido por C.Peixoto, mas acho que não é fácil. O lance é muito rápido, e se já custa a ter a certeza que realmente o contacto é na mão , mais ainda custa discernir se é bola na mão ou mão na bola. Aceito a decisão.
Já o lance do golo anulado não me parece que exista grande desculpa.

É a arbitragem de merda que temos!
 
Ou então podemos pôr a questão ao contrário... Qtas pessoas se indignaram com os penalties que ficaram por assinalar no Gil Vicente-Sporting?
Qdo toca aos outros é perfeitamente normal...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!