quarta-feira, novembro 16, 2005

The Chosen One

Temos em Inglaterra um portugues que e conhecido como "The special one", e temos agora a nossa versao portuguesa:
Joao Ferreira - The chosen one!! E ele o arbitro escolhido para apitar o SC Braga vs SL Benfica de sabado, as 17 horas.

Correndo o risco de me precipitar (mas neste caso, a historia diz que nao seria uma precipitacao, mas sim um engano episodico), acho esta escolha muito gira... Nao faco este tipo de juizo relativamente a arbitros de futebol, mas este senhor e ,nao um arbitro, mas antes um desiquilibrador nato, ao jeito de Bruno Paixao e Lucilio Baptista. Um verdadeiro numero 10, que daria jeito a muito boa gente.

Por favor, as vossas opinioes.

Comentários:
Não concordo!!
Não concordo nada!
Penso que João Ferreira não será um tipico nº10!!
Será mais um médio ala! Tipo Simão!
Tendo em conta que o "Capitão" não joga, João Ferreira pode muito bem vir a ser o desiquilibrador do jogo.
Já o escrevi anteriormente aqui, que 9 em cada 10 jogos, João Ferreira em caso de duvida beneficia o Benfica! E as vezes nem tem dúvidas!
 
Mas também podemos ver as coisas de forma mais abrangente! Ou não??
Não poderia então o Sr Neiva e Augusto Duarte uma versão B de "The chosen one´s!!!"
 
Bom, penso que o que queremos entender é o porquê da nomeação de João Ferreira para o jogo da jornada. Por aí, há a dizer que é estranho porque é um árbitro que erra muito mas é justificável porque é internacional.
Agora, um "à parte":
Bem, realmente João Ferreira é erros atrás de erros. Foram esses mesmos erros que lhe permitiram chegar a internacional. Por estranho que possa parecer...
Já agora, lembram-se quando Vitor Pereira acorria a quase todos os jogos europeus (Lucilio Baptista fazia as sobras) em representação do futebol português? Pois bem, os tempos mudaram, o Vitor já foi, o Lucílio tá a caminho. Ficam os Duartes, Pedros, Olegários e Joões do nosso campeonato. Serão todos maus? Não creio. A única verdade absoluta é que todos erram. Quer por vontade própria, alheia ou simplesmente por azar.
Agora, quando se erra demais há 2 hipóteses: ou o árbitro não presta ou é um "árbitro do sistema". Sim, porque eles existem. E não tenho problemas nenhuns em afirmar que João Ferreira pode ser um deles (claro que a cabeça de cartaz é Bruno Paixão).
Mas quando vejo uma arbitragem como a que vi de João Ferreira no particular Sporting-Middlesbourough no início desta época, fico a pensar..."Será possível que tenha sido por causa do sistema? Num amgável??"
 
Podemos ver isso...
O Sr Neiva tem um historial? Daí a diferença entre a precipitação e o engano episódico... Esta questão do Sr. Neiva, é ridiculamente escandalosa, é um vergonha, mas até confirmação (ou repetição) é um engano episódico.
Augusto Duarte? Era o árbitro do jogo com o Leiria? Se é, tudo o que foi decisão exclusiva dele nesse jogo, só prejudicou o Sporting. Só que a enorme gravidade do erro do Sr. Neiva faz (e justificadamente) as pessoas esquecerem isso. Ninguém se pode queixar do que quer que seja num jogo em que acontece isto ao adversário, que foi espoliado de um golo que com muito trabalho obteve.
 
Esse jogo não conta para nada de pré-época não conta para nada. Aí eles são todos condescendentes, e pensam duas vezes no que fazem, e falam com os jogadores e sorriem... Não são pontuados, nem observados...
O que aconteceu nesse jogo? Confesso que a memória me atraiçoa... lembro-me que o João Moutinho devia ter sido expulso...
 
Neiva tem hostorial!
Não em jogos em que entrem jogos grandes, mas em outros com menos mediatismo, sendo um célebre Gil Vicente - Setubal da época passada em excelente exemplo. O jornal "O Jogo" fez um excelente artigo com o hostorial do Sr. Neiva.
Augusto Duarte foi o jogo do Sporting - Leira. É um dos implicados no Apito Dourado.

Extrapolei e se calhar não o deveria ter feito porque apenas João Ferreira era para aqui chamado e quanto a esse senhor não tenho duvidas! Beneficia quase sempre o Benfica! Exceptuando um jogo o ano passado que penso que terá sido contra o Penafiel (nesse jogo ou foi ele ou Pedro Proença).
Provavelmente João Ferreira até já terá comprado o Kit!!
 
Não, extrapolaste bem. Foi com propósito. A questão é que João Ferreira, pelo seu historial, que tu conheces e já o referiste, é a escolha errada por várias razões:

- A primeira é que é mau
- A segunda é o seu historial
- A terceira é a conjuntura (viemos de uma jornada que foi a pior de que tenho memória, em termos de arbitragem)

A sua nomeação, não ajuda a eliminar o clima de suspeição... Pelo contrário, potencia-o.
 
Em relação à arbitragem o que errou, se bem me lembro, foi na agressão do Moutinho, num penalty inventado sobre o Varela ou o Douala e um golo off-side (este n me recordo bem mas apetece-me criticar).
Não tá em causa se é amigável ou não. Se o é, tem todas as condições para fazer uma boa arbitragem! É um jogo mais fácil de dirigir!
 
Atenção que o Moutinho não agrediu, foi agredido. Teve foi uma entrada dura por trás sobre o Boateng que o agrediu barbaramente. Deveria ter sido expulso pela entrada, mas em N casos de pré-época não há expulsão nestes casos. Só houve expulsão na agressão porque foi tão descarada... Mesmo assim, o aconselhável era solicitar ao treinador a substituição do jogador, como tb acontece. O que está mal.
E agora lembro-me desse panalty sobre o Varela, que ao passar por um adversário tropeçou nele próprio e o arbitro considerou rasteira.
Creio que estás a querer dizer que é mau arbitro - nisso estamos de acordo.
Neste jogo beneficiou o clube do seu país.
 
Não tá em causa se ajudou A, B ou C. É igual. O jogo particular só prova, que até a feijões, não tem qualidade. Mais nada.
 
Isso está claro... as vontades dele também. Custe a quem custar.
 
Marselha-1 Herenveen-0

"Aos 85 minutos Niang foi derrubado por Hansson e João Ferreira mandou seguir. Aos 89, Mendoza deixou-se cair na área procurando o contacto com o guarda-redes e o juiz assinalou um penalty inexistente. Na conversão Taiwo apontou o golo do triunfo."

in www.Maisfutebol.iol.pt
 
Pronto, entao no caso deste senhor, entao vou ser claro com relacao ao que digo, e sem qualquer receio de me enganar, porque a historia suporta a minha afirmacao:

Se em cada jogo do Benfica, tiver 10 lances para decidir, 11 sao decididos a favor do Benfica.

Maus arbitros ha muitos, este e um deles, mas o maior problema dele nao e ser mau. E ser tendenciosamente mau.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!