sábado, outubro 29, 2005

Treinadores_2

Carlos Carvalhal foi o 4º treinador da Superliga a caír. Antes já tinham caído Juca, José Gomes e José Peseiro. Todos por razões diferentes. E é isso que importa entender quando estas situações acontecem apenas por resultados desportivos.
Por exemplo, a aposta em Juca vinha do ano passado depois da saída extra-futebol de Mariano Barreto. 8 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas (Porto e Benfica fora) e o 7º lugar a um ponto da Europa. A aposta em Juca para a nova época num ano de transição (20 caras novas) fazia todo o sentido e não deveriam ser 4 jogos sem vencer que deveriam atirar Juca para o desemprego. Mas realmente a direcção do Marítimo planeeou mal desde início: se mais de 50%do plantel é brasileiro, já agora era bom que o treinador também fosse...
O caso de José Gomes também é caricato: a chegada a Leiria tinha um risco assumido / calculado. Vitor Pontes tinha ficado em 15º e era a vez de outro novo treinador assumir o comando da equipa do Liz. Mas se o treinador é jovem e não tem tido sucesso, há 2 hipóteses: confiar nele e apostar desmedidamente ou então não apostar. O Leiria ficou entre as 2 hipóteses e não apostou depois de apostar um pouco só.
José Peseiro é outra situação: a sua boa vontade retira-lhe lucidez. Depois da derrota na UEFA deveria ter saído e talvez ainda causasse saudade a alguns. Assim, arrastou uma situação inevitável e de dimensões maiores. A demissão foi, segundo dizem, sua.
Por fim, Carvalhal. Teve 5 derrotas seguidas, mas deixa o clube em 13º lugar, a um ponto do 9º, com o 2º melhor ataque, o 2º melhor marcador, depois de 5 derrotas seguidas tendo a última da Liga ter sido polémica (frente ao Rio Ave). Uma pergunta: quando o Belenenses ganhou 3 jogos seguidos, Carvalhal foi aumentado?

P.S. - O Everton foi a equipa-revelação do ano passado da Premier League. Este ano, tinha perspectivas elevadas: possível entrada na Liga dos Campeões e nem na UEFA está. Contratou nomes como Simon Davies, Ferrari, Van der Meyde e Phil Neville, mas não deixou de ter 6 derrotas seguidas e está em último lugar. A direcção do Everton sempre demonstrou total apoio no seu trabalho. E não é que acredita mesmo nele? Qual seria o treinador em Portugal a conseguir resistir a esta catástrofe??

Comentários:
Tb ha que admitir que o Everton esticou-se um pouco oano passado, e e isso que mantem David Moyes na sua cadeirinha...
Mas falamos de um clube que nao tera a falange de fanaticos, como por exemplo tem o Sporting (bom clube em inglaterra, atencao, com historia e tradicao, mas dificilmente um grande). E concerteza que David Moyes tera adeptos descontentes contra si (e futebol, e igual em todo o lado, quer se goste ou nao). Alias nao fossem os adeptos e Peseiro ainda la estaria, como esteve Jaime Pacheco a viver no Boavista do titulo que conquistou em 2001 (ai esta um exemplo). Moral da historia? A paciencia tem sempre limites, uns sao e maior que outros.
 
Fanáticos em Inglaterra são diferentes dos de Portugal. Os nossos têm memória curta...quanto tempo durou Inácio no Sporting, clube a quem devolveu o título 18 anos depois?
Acho que é necessário o adepto português perceber que o bom trabalho não se vê só nos bons resultados. José Couceiro desceu de divisão com o Alverca e ainda hoje é admirado por aquelas bandas. Porque lhe reconhecem trabalho.
 
O Inacio foi o culpado menor do pessimo planeamento que dessa epoca fez o Sr. Luis Duque, com contratacoes sem nexo e dotadas de novo riquismo.
Todos o recordam por ser o homem que quis trazer o Mourinho e que trouxe o titulo em 2000. Eu recordo-o como o homem que quando teve que planear desde o inicio trouxe uma data de baroes para o plantel e juntou JVP, Sa Pinto, Barbosa, Rodrigo Fabri e Nuno Assis no mesmo plantel... para um, dois lugares no maximo. Planeou mal, chorou na saida do Inacio, mas antes ja tinha falado com o Mourinho. Consta que chorou tb. E um homem de emocoes, nao ha duvidas.
 
Parece-me que estão a particularizar muito num clube, quando na realidade este é um mal comum a todos. É um problema cultural. Acho que piores que nós só mesmo os brasileiros.
Ainda assim, com o aparecimento das SAD´s, há hoje em dia uma maior contenção, há um maior rigor orçamental e em que populismo e a fuga para a frente já não é tão marcante.
Mas ainda assim sou da opinião que cada caso é um caso.
Eu sou apologista da estabilidade, mas há casos em que claramente não dá e não vale a pena insistir no erro!
Juca no Maritimo (ainda que a construção do vergonhoso plantel seja culpa da Direcção) e Peseiro no Sporting são exemplos em que na minha opinião nao havia que pensar!! Rua!! Logo!! Incompetentes!
Já no caso do Belem, para mim Carvalhal é muito mal despedido. Apresentou alguma qualidade e era daqueles casos em que tinha o grupo de jogadores com ele. Qd se perde o plantel (como Peseiro) não há volta a dar, mas quando o grupo está com o seu lider e em que alguns resultados saõ fruto de algum azar, sou apologista de manter a aposta.
Alguem se lembra dos primeiros tempos de Jesualdo no Braga?? Os resultado nao foram positivos mas via-se qualidade e via se um grupo unido.
Temos dirigentes tão burros que gastam dinheiro em despedimentos de treinadores que é uma coisa parva! Nojenta! Dirigentes de Merda!
O FC Porto gastou 5,7 milhoes de euros em indemnizaçoes a Del Neri, Fernandez e Couceiro!
Olho para o Setubal: que fdp aquele Chumbita Nunes! Quinito o Director Desportivo tem contrato ate 2011!! E Carlos Cardoso o treinador adjunto e parte da mobilia tem contrato até 2010!!
Mas o que é isto!! Já pensaram em indemnizações??!!
Ah!! Tiro o chapéu a António Oliveira por manter a aposta em Luis Castro!! Excelente!! Seria um despedimento injusto. Os resultados vão aparecer! Boa gestão desportiva e financeira de A Oliveira!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!