quinta-feira, outubro 27, 2005

Treinadores_1

Johann Cruyff revolucionou, à sua medida, o futebol enquanto jogador e treinador. Na respectiva década, Cruyff-jogador e Cruyff-treinador desenvolveram futebol vistoso e ofensivo. Mas os anos passaram e Cruyff saíu do futebol. Bom, saíu mas deixou a porta encostada de modo a que a sua voz fosse ouvida (principalmente no Camp Nou). E por esse facto não raras foram as vezes que foi conotado com o cargo de treinador ou dirigente do clube catalão. Mas já lá vão uns anos que Cruyff não vive o futebol por dentro...e o que terá mudado no futebol desde a sua saída?
Uma delas é, sem dúvida, a forma de jogar para ganhar. Hoje importa ganhar, jogando bem ou mal. Na altura de Cruyff o bom futebol era regra primordial. E é por este tema que Cruyff decidiu confrontar / desafiar Mourinho.
Na realidade (e para que fique bem claro desde início), estamos a falar de uma lenda do futebol do passado recente e um fenómeno do futebol actual. Ora, a lenda diz que pode ensinar ao fenómeno a ganhar mas jogando bom futebol. Tal como ele fez o Barça de inícios dos anos 90 jogar. O problema é que se passaram 15 anos e Cruyff andou arredado do futebol esse tempo todo. Não será antes o fenómeno que poderá ensinar novas metodologias de treino à lenda?

P.S. - Não sou um defensor de Mourinho, nem desde sempre, nem desde agora. Mas há alguns que não o podem criticar porque esses já não têm espaço no futebol moderno para criticarem seja quem for. Entre eles está Cruyff...

Comentários:
E preciso recordar que cruyff abandona o futebol, nao porque quis ou porque prefere ficar na cadeirinha sentado a mandar bitaites, mas antes porque a isso foi aconselhado (obrigado ate) pelos medicos por questoes de saude.
Posto isso, esta numa posicao confortavel para criticar e nao deveria tirar vantagem disso.
Mourinho faz o seu trabalho melhor do que ninguem alguma vez fez (cruyff incluido, goste-se ou nao - e eu ate nem gosto) e so ficava bem a cruyff admitir isso.
 
Sempre fui admirador de Cruyff, mas desde á uns 3 ou 4 anos que deixei de o ser!
O homem tá pior que o Miguel Sousa Tavares!!
Tá sempre a falar mal! E considera-se como um Deus!´
Só porque foi campeão europeu! E isso faz dele em Barcelona um Rei!
O Barça é grande mas em termos de titulos na grande competiçaõ é pequeno!
Até Del Bosque foi campeão europeu pelo Real Madrid!
Cruyff tá sempre a criticar, tem imensa influencia sobretudo no Barça (onde os holandeses são mais que as mães!) e gosta mandar uns bitaites sobre os outros!
Mourinho uma vez mais teve excelente ao lhe responder!
Sobretudo aquela "ele que me ensine por exemplo a perder 5-0 com o Real Madrid e 4-0 com o Milan" . 4-0 do Milan do grande maestro Cappello!!
Cappelo (campeão em 4 clubes diferentes - Milan, Real Madrid, Roma e Juventus) que em Barcelona seria o Deus Maior!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!