terça-feira, outubro 18, 2005

Superliga_42

Pois é, parece que a Superliga deste ano (contrariamente ao que eu pensava) será mais do mesmo. E pelo mesmo, entenda-se o ano transacto. A noção de grande esbate-se, a não ser que o Benfica de Koeman (atenção, 4ª vitória seguida depois da derrota de Alvalade) consiga ser regular, não se vê nos outros grandes capacidade para vencer fim de semana após fim de semana. A jornada começou na sexta com o líder Braga a cumprir o seu papel, e a deixar os outros a ver navios: "Adeusinho, apanhem-me se conseguirem!!". Tem 17 pontos em 21 possíveis, e é o mais aproximado de uma grande equipa que podemos ter. É seguro e de processos ofensivos simples, mas declarados e eficazes. O Braga veio para este campeonato como qualquer equipa deve abordar uma competição em que tem aspirações: Determinado desde o início, e assim se tem mantido. Venceu 2-1 num jogo não muito bonito, e em que até já teve a sorte pelo seu lado. O Braga é candidato, até porque não sofre muitos golos.
Depois veio o Porto-Benfica, com o Dragão cheio de adeptos encarnados, muitos deles vestidos de azul. O Porto é uma equipa de equívocos sobretudo na defesa. Não tem um lateral de raíz (nem à direita, nem à esquerda) e tem nos centrais titulares jovens promissores, mas de momento erros de casting. Na frente não se percebe porque é que Quaresma não é titular, mas pelo menos Jorginho já tirou o lugar a Diego... Sem laterais e com médios de cobertura chamados Lucho e Ibson... Bom, viva o Lucho. Sempre disse que este FCP não era fiável defensivamente, e agora começa a ver-se. O Benfica fez o seu jogo, tranquilamente esperou pela avalanche do Porto (o Benfica é muito seguro a defender) e quando o Porto desesperou foi lá à frente matar o jogo. Ganhou a melhor equipa (no dia e no momento) que tem um ponta de lança em momento fenomenal. Se antes já o elogiei, e já o critiquei, aqui ficam de novo os meus elogios. Nuno Gomes está em excelente forma e merece até ser titular da selecção, agora que Pauleta já ultrapassou Eusébio.
Depois veio o Sporting-Académica... E aqui, se houve algum grande em campo, foi a equipa de Coimbra. Tudo o que foi perigo foi criado pela Académica, e os jogadores do Sporting não tiveram vontade de fazer absolutamente nada. Uma equipa que tem 63% de posse de bola, e não cria um único lance de perigo, nem daqueles fortuitos, não efectua remates à baliza do adversário (devem ter sido uns cinco...) e não consegue obrigar o adversário a fazer mais do que 10 faltas (pensem nestes números, porque são importantes, não são daquelas estatísticas sem sentido) é uma equipa que anda a passear... Que não muda de velocidade, que não arrisca um passe mais longo, que não procura rematar, mesmo quando não consegue entrar na área adversária. Os jogadores do Sporting são os principais responsáveis pelo momento do clube, quanto a isso não tenho dúvidas. Uma equipa que consegue ter 63% de posse de bola... até está bem disposta em campo, mas se não há vontade de materializar isso... Não há treinador que resista. Até porque o principal culpado da falta de vontade dos jogadores tem que ser o seu líder e este chama-se José Peseiro. Peseiro nunca mais conseguirá fazer nada da equipa do Sporting, porque os seus jogadores não querem saber dele para nada. Perderam-lhe todo o respeito e admiração. Peseiro tem que se ir embora, para chegar alguém que possa motivar estes jogadores de indiscutível qualidade, até porque não se pode mandar um plantel embora. Adeus, volte sempre, mas só como amigo. Como treinador não serve.
Injusto seria não falar de Nelo Vingada e da sua Académica que interpretaram na perfeição o jogo que tinham de fazer, que era simplesmente esperar que o SCP arranjasse maneira de perder o jogo: Custódio fez-lhe o favor, se não fosse ele, outro tentaria (Sá Pinto na segunda parte deu o seu melhor) e só Ricardo tentou desempenhar o seu papel (anda sempre desligado da equipa... será que ninguém lhe conta o que se passa?). Marcel marcou o seu golinho, é bom jogador, assim como Filipe Teixeira (muito boa forma), José Castro e Hugo Alcântara.

No resto da jornada, destaque para o Setúbal, que provou que não precisa de dinheiro para ganhar jogos. Os jogadores continuam a cumprir, os dirigentes continuam a falhar - retrato fiel do futebol português.

Equipa da Semana: Benfica
Jogador da Semana: Nuno Gomes
Golo da Semana: Nuno Gomes (era injusto o Benfica não limpar tudo esta semana)

Comentários:
Se efectivamente teremos “mais do mesmo”, eu penso que isso tinha o seu quê de previsivel.
Mas isso é tema para um outro post.
No que à jornada diz respeito, a mesma foi propicia para “matar o borrego”! 14 anos depois o Benfica vence fora o FC Porto e pela 1º vez na história Académica venceu em Alvalade.
Dos candidatos, o 1º a entrar em acção foi o Braga. Não jogou bonito mas venceu. Vê-se claramente que a mentalidade do Braga é já a de um candidato. Não se contentam com o empate fora de casa lutando pela vitória até ao fim. Tb não jogam um futebol bonito, mas isso é o de menos e para além disso há que ter em conta as diversas adversidades que têm encontrado.
Já com o campeonato a decorrer perderam Wender e João Alves, e depois por lesões prolongadas perderam João Tomás, Delibasic, Cesinha e agora no jogo com o Rio Ave perderam Hugo Leal (1 mês) e Rossato (3 meses).
Assentam o seu jogo numa defesa de betão e num meio campo combativo. Candidatos!
No Sábado o grande jogo!
Adriaanse inventou um bocado (Quaresma e Diego no banco) e Koeman felizmente não o fez!
As qualidades do Porto no meio campo ofensivo e ataque são por demais evidentes. Mas as debilidades na defesa são monstuosas! Lembro-me de aquando dos Jogos Olimpicos, eu ter rasgado completamente a dupla R.Costa / B.Alves!!
São péssimos!! B.Alves então é uma aberração!!
Toda a defesa do Porto é péssima!
Ainda por cima Adriaanse não abdicou de Lucho, o qual estava completamente de rastos após ter feitos 2 jogos seguidos pela selecção e ter chegado a Portugal na 6ª feira.
Claramente a dupla M.Fernandes & Petit controlaram as acções a meio campo. Petit finalmente joga como o elemento mais defensivo, apoiando os centrais e fazendo por vezes as dobras aos laterais.
Não sou da opinião que o Benfica tenha feito um grande jogo. Fez um bom jogo e sobretudo um jogo bastante inteligente. Sempre na expectativa, tentando ao máximo ter a posse de bola e quando não a tinha procurando fazer um pressing constante por forma reduzir espaços e sobretudo recuperar a bola. Nesse aspecto Karagounis (de quem não sou grande fã) acho que foi muito inteligente na ocupação de espaços, tendo contudo estado mal em termos ofensivos, prendendo o jogo com uma lentidão incrivel e mau timing de passe. M.Fernandes acho que tb teve muito bem.
Na defesa, o Benfica está muito bem servido! Nelson é para mim uma surpresa fantástica! Não o conhecia bem pq detestava ver jogos do Boavista. Luisão provou uma vez mais que é muito bom central, tem “crescido” a olhos vistos! Até Anderson parece ser muito bom jogador.
Koeman assentou numa estrutura, tem feito bom trabalho tactico e mental e neste momento o Benfica está muito forte. Como á muitos anos eu não via. Tem a gritante falha ao nivel do futebol aereo e nesse aspecto a qualquer momento e de qualquer equipa o Benfica pode sofrer um golo. Mas de resto está muito forte!
Refira-se que a entrada de Karyaka foi decisiva no bom futebol da 2ª parte do Benfica.
Não foi um grande jogo, mas o resultado é justo.
Já no Domingo, jogou o Sporting. Enfrentava em Alvalade uma sempre dificil Académica, mas pensava eu que Sporting iria ganhar aquele jogo.
A Académica tem claramente 2 jogadores que claramente têm lugar nos 3 grandes. Zé Castro era titular de caras em Sporting e FC Porto e Marcel pelo menos no Benfica podia ser titular. E no plantel ambos teriam lugar em qualquer um dos 3 grandes. Tal como possivelmente Roberto Brum.
Eu vi um Sporting completamente amorfo (exceptuando o verdadeiro capitão Sá Pinto), de rastos, sem garra, psicologicamente em baixo.
A melhor defesa do Sporting por natureza já é fraca ( a rossar o péssima) e quando depois vejo um Peseiro a por Joao Alves como defesa direito, ai então é o ridiculo dos ridiculos!
Eu tenho dificuldade em esplanar o que penso pq talvez fosse demasiado duro com o clube leonino. A começar na estrutura directiva e a terminar nos jogadores.
Jogadores apáticos, sem qualidade, sem nada!
Treinador........
Já vi que existe um post sobre o Sporting. Ai sim irei dizer umas coisas
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

   
Futebol Português


My blog is worth $2,258.16.
How much is your blog worth?

Web Pages referring to this page
Link to this page and get a link back!